• Percival Puggina
  • 28/12/2014
  • Compartilhe:

O PT E A VERSÃO BANANEIRA DO PACTO DE VARSÓVIA

Descobri, há bom tempo, que o Partido dos Trabalhadores tem conceitos próprios sobre democracia e Estado de Direito. Para o PT, democracia é algo que só acontecerá quando ele, partido, exercer a hegemonia e controlar todos os instrumentos do poder. Enquanto isso não se concretiza plenamente, o PT vai manipulando os meios que o regime vigente propicia ao curso de seu projeto.

Graças a isso, o partido conseguiu não ser apenas o PT. Ele é o PT e mais um vasto conjunto de corpos sociais que gravitam ao seu redor. São sindicatos e centrais sindicais; instituições culturais e de ensino; movimentos sociais e grupos minoritários que ele transforma em grupos de pressão a seu favor; grêmios estudantis, diretórios, centros acadêmicos e uniões de estudantes; partidos políticos sem anticorpos contra o uso de recursos públicos; organizações não governamentais; entidades relacionadas às políticas de gênero, ligas pró-aborto e defensoras da liberação das drogas; igrejas e órgãos de peso como a CNBB e a OAB que, convertidos ao rebanho, se entregam à alcateia. Ah, e os conselhos capturados pelo PT! Eles se revelam tão úteis que o partido, agora, pretende "empoderá-los" (coisas da novilíngua petista...) em todo o aparelho estatal federal. A isso e a outro tanto que resultaria exaustivo relacionar, juntam-se, sempre que necessário, organismos e instituições internacionais de isenção mais do que duvidosa.

Para o PT, democrática é toda manifestação desse grupo aí acima. Democrático é o que faz cada tentáculo seu. Ouvi-los, para o PT, é ouvir o povo. E quem o nega passa a ser tratado como cordeiro intrometido no riacho do lobo, acusado das piores ações e intenções.

Tão estranho quanto a democracia petista é o "Estado de Direito" petista. Nele, Direito é o que o partido quer. Por bem ou por mal. Perguntem ao companheiro João Pedro Stédile que, nesses assuntos, fala pelo partido. E Estado de Direito é algo que vai até onde o PT quer. Por bem ou por mal. Sobre essa parte conversem com o companheiro Gilberto Carvalho. O Estado de Direito petista é moldável e elástico segundo suas necessidades. Procurem um pouco e não será difícil encontrar por aí traços comuns aos três totalitarismos do século passado.

Mas no jogo que o PT joga, o Brasil é apenas uma peça do tabuleiro. O jogo tem pretensões maiores. Começou em 1990 com o Foro de São Paulo, promovendo uma convergência multifacetária da esquerda na América Latina e desaguou na União das Nações Sul-Americanas, criada em 2006. Em mais recente estágio, no dia 5 de dezembro, em Quito, com a presença de Dilma, esse organismo, que congrega os países do continente, decidiu criar um programa de formação de quadros militares.

Trata-se da Escola de Defesa, que tem dois objetivos explícitos: produzir uma unidade interna que elimine possíveis conflitos intrarregionais e fortalecer a América do Sul contra o inimigo externo, vale dizer, contra o inimigo ianque. Procure no Google por Unasul e por "Escola de Defesa" (em espanhol e em português), e encontrará informação suficiente. Esse estrupício foi instituído pelo bloco para que o conjunto das Forças Armadas de todos os países componham algo que outra coisa não é senão uma versão bananeira do Pacto de Varsóvia.

* Percival Puggina (70), membro da Academia Rio-Grandense de Letras, é arquiteto, empresário e escritor e titular do site www.puggina.org, colunista de Zero Hora e de dezenas de jornais e sites no país, autor de Crônicas contra o totalitarismo; Cuba, a tragédia da utopia e Pombas e Gaviões, integrante do grupo Pensar+.
 


André Carvalho -   01/01/2015 20:38:28

Qualquer aproximação com a Argentina é ruim para o Brasil. Conceder que haja uma integração militar nesse nível - ainda que dissimulada num organismo multilateral - é abrir de vez as portas do inferno ao nosso país. Cuidado! Quem brinca com cobra acaba picado!

Ivan Roberto dos Santos Pinto -   31/12/2014 23:46:48

Pois eu acho que a solução do Brasil é privatizar tudo. Deixar nas mãos do Estado ( e sua incompetência) somente a educação, segurança e saúde. Se Eles conseguirem cuidar bem só disso, já é um grande triunfo. Mas tem que trocar todo esse governo e milhares de chupas cabras, pois estão todos podres e apodrecendo o país.

Jose Algave -   30/12/2014 17:55:53

Na verdade estamos correndo sério risco quanto a nossa liberdade em todos os sentidos. Trabalhei durante 52 anos tendo tudo planejado para ter uma aposentadoria tranquila e, me vejo diante da possibilidade de me tornar um classe media miserável, caso os valores sejam revertidos em direção adversa. Tenho muito receio depois que vi certos dogmas Marxistas ser infiltrados nas escolas que podem mudar valores éticos e implantadas novas filosofias que em uma única geração que poderá mudar toda a mentalidade da criança para o jovem, com isso, aceitando o que hoje é um desastre à liberdade como se fosse uma coisa normal. A antiga mentalidade e valores se apagam dando espaço a obediência cega a nova forma castrada de aceitação.

Paulo Ferro -   30/12/2014 17:03:57

Excelente conjunto de observações. Assino embaixo!

jean francisco morgado -   30/12/2014 03:47:40

Essa é a visão do futuro próximo.... só quero acrescentar que o "inimigo ianque " é um tanto desconhecido do povão, deve servir mais como aglutinador dos déspotas latinos. As campanhas de ódio racista disseminadas através de Sakamotos e MAVs, alem dos "intelectuais e artistas "esquerdopatas focam na classe média branca que , apesar de sustentar essa imensa e corrupta maquina estatal, é diariamente atacada e quase linchada por esses criminosos petistas cujo proposito gramsciano é a sua eliminaçao. A ironia é que o PT e seus asseclas são a nova elite branca e milionaria do pais, provenientes dos becos escuros da criminalidade......

Ricardo Michaelsen -   30/12/2014 02:59:02

muito bom sempre ler seus comentarios professor, realmente estamos cada vez mais embretados numa ditadura de ladrões populistas...Saude para ti em 2015!

J. Falavigna F. -   30/12/2014 00:10:00

FHC, cumprindo exigência do Diálogo Interamericano, cortou as cabeças pensantes do Comando das Forças Armadas, tirando-lhes o Poder Político e a influência que exerciam no Executivo. Para executar essa missão dada, instituiu o Ministério da Defesa e criou os cargos de Comandantes Militares, jogando-os no terceiro escalão do Governo, sem direito a opinar além do horizonte estabelecido pelas estrelas em seus ombros. As FFAA foram neutralizadas pelos seus próprios Comandantes, servilmente mantidos em seus cargos, e devidamente cooptados pela Agenda do Foro de São Paulo. "Homo homini lupus" - nós somos os mais temíveis inimigos de nós mesmos.

Astor Afonso Baron -   29/12/2014 23:49:59

O que o dizer da democracia do psdb que só não vendeu o Brasil todo por que faltou tempo , hoje eu sei o que foi que me fez mal em FW, não foi o almoço pois estava muito bom !

Jotabe -   29/12/2014 17:02:32

Professor Puggina, como mensagem de ano novo, nada mais aterrador do que essas deliberações do Unasul e Quito. Será que existe alguém que possa indicar o caminho das pedras para sairmos deste imbóglio ou a Democracia naufragou no Brasil e já somos a Pátria Grande? Diante desse pesadelo, se for possível, feliz ano novo.

Luiz Felipe Salomão -   29/12/2014 15:59:46

O Brasil tem apenas um proprietário: o Povo Brasileiro. E este povo, por sua vez, tem um grande inimigo: o Foro de São Paulo.

Sérgio Alcântara, Canguçu RS -   29/12/2014 11:48:06

Comentário preciso, instigante e sugestivo, professor! Cabe a cada participante deste significativo espaço de pensamento e reflexão, que comunga das ideias tão brilhante e abnegadamente defendidas pelo senhor, compartilhar este relevante conteúdo com a respectiva comunidade, não apenas de modo virtual, pela internet, mas buscando efetivamente fazer com que as pessoas em geral possam também refletir sobre esta inegável realidade. Abraço a todos.

Joker -   29/12/2014 00:37:03

Excelente!!!

Ismael de Oliveira Façanha -   28/12/2014 18:52:50

Enquanto isso, Brasil, Argentina e Venezuela têm suas economias destruídas por esses conspiradores incompetentes para governar.

walter Innwinkl -   28/12/2014 17:30:26

Acrescentar à lista Igreja Universal e Mundial o apresentador Jo Soares e Marcelo tas etc......

Odilon Rocha -   28/12/2014 15:09:33

Prezado Percival É bem isso daí! Excelente comentário. Abraço.