• Percival Puggina
  • 08/09/2016
  • Compartilhe:

O PT DÁ UMA CANSEIRA!


 Milicianos petistas desfilam em grandes centros aos gritos de "Fora Temer!". Aparentam grande descontentamento, como se lhes houvessem tomado algo muito valioso, tipo assim, digamos, uma presidente como Dilma Rousseff. Naquelas mentes, o Brasil, sem Dilma, sem o PT e com Lula dando explicação para delegado, será tomado pelo caos. Sob o novo governo, supõem, irromperão escândalos na Petrobrás, nas obras federais, nos programas sociais. Os fundos de pensão dos trabalhadores serão dilapidados. A inflação alcançará dois dígitos, o país entrará em recessão e cairá em descrédito, o desemprego se abaterá sobre milhões de famílias. Cairá a renda do trabalhador. Receiam que, com Temer, negocistas reunidos em torno do poder farão transações danosas ao Brasil, comprarão sucatas no exterior e entregarão patrimônio nacional a países de direita. Então, diante desse cenário desolador, as milícias se impacientam e, vez por outra, partem para a ofensiva.

Vivesse entre nós, Miguel de Cervantes não faria o indômito D. Quixote de la Mancha direcionar suas investidas a inocentes moinhos de vento, mas o faria arremeter contra as novas lixeiras. Só um conservador ordinário como Sancho Pança não percebe nelas o potencial reacionário a exigir destruição total. Eu sempre soube que as lixeiras seriam as primeiras vítimas de uma reação esquerdista no Brasil. É muito simbolismo para passarem incólumes. Logo a seguir, pelo estardalhaço que causam e pela transparência que sugerem, viriam as vidraças. Fogo nas lixeiras! Abaixo as vidraças! E, claro, "Fora Temer!".

Tenho encontrado pessoas que depois de desfilarem entre milhões, nas ruas e praças do Brasil, se deixam impressionar pela gritaria dos esparsos grupelhos esquerdistas. Ora, meus caros, nos últimos 30 anos, não houve nem há governo, municipal, estadual ou federal que, tendo o PT como oposicionista, cumpra mandato sem escutar alarido semelhante. O "Fora quem não seja nosso!" faz parte do pujante e rico arsenal retórico do partido. E quando o grito sai de um peito com estrela nada há nele de golpista. É simples manifestação de justificada "repulsa cívica".

Então, o que estamos assistindo não pode causar surpresa. O sentimento que essas manifestações me inspiram é de perplexidade pela contradição formal entre os milicianos de rostos expostos e os de rostos encobertos. Como entender condutas tão diferentes num mesmo evento? Enquanto estes últimos têm consciência da própria incivilidade e falta de compostura, os primeiros parecem orgulhar-se do que são e do que fazem. Pois prefiro os que tapam a cara. Parecem-se mais com seres humanos. Em algum lugar pulsa uma consciência. Os outros, ou deixaram a vergonha de lado em ressaca ideológica, ou, o que é bem pior, seja a soldo, seja como voluntários, querem restaurar o caos que o petismo produziu. E que o país se exploda.

 

___________________________________
* Percival Puggina (71), membro da Academia Rio-Grandense de Letras, é arquiteto, empresário e escritor e titular do site www.puggina.org, colunista de Zero Hora e de dezenas de jornais e sites no país. Autor de Crônicas contra o totalitarismo; Cuba, a tragédia da utopia; Pombas e Gaviões; A tomada do Brasil. integrante do grupo Pensar+.
 


Aldorindo Antonio Colvero -   13/09/2016 13:25:27

Os ataques as lixeiras deixam bem claro o que os petistas corruptos querem: que o lixo plantado por eles não sejam recolhidos e enterrados e, sim, permaneçam soltos por todo o país para que possam continuar roubando do povo brasileiro, principalmente dos trabalhadores, que sustentam essa corja de vagabundos espalhados pelo Brasil.

Genaro Faria -   13/09/2016 01:29:28

O coronel reformado Pedro Chavarry Duarte, de 62 anos, presidente da Caixa Beneficente da Polícia Militar do Rio de Janeiro, foi preso em flagrante no Complexo da Maré por estuprar um bebê de dois anos de idade. Lendo o corpo da notícia sob essa manchete ficamos sabendo que esse oficial da PM já havia sido, quando sua patente era muito inferior, flagrado num esquema de tráfico de crianças e nunca cumpriu pena ou sequer teve interrompida a sua carreira de policial militar. E que nada pagou por aquele crime não por evadir-se de uma condenação penal, mas porque seus advogados souberam fazer do processo legal o instrumento da sua impunidade. Ele foi absolvido do crime que lhe foi imputado. Noutros termos, nem o monstruoso criminoso foi punido nem a sociedade foi protegida por uma exclusão que a livraria do convívio com quem a ofende. Pior, permaneceu indefesa diante de um facínora investido de autoridade sobre ela. O mais estarrecedor, porém, é constatar que a lei que já não nos protegia, volta e meia do parafuso da pressão que sobre os legisladores exercem os defensores dos "direitos humanos", avança um pouco mais no sentido de criminalizar a "sociedade injusta" e vitimar aqueles que ela "excluiu" do seu convívio. Trata-se de um equívoco romântico inspirado por nosso espírito cristão? Que tolice! Trata-se de uma regra perversa que os teóricos marxistas precreveram para destruir, insidiosamente, a sociedade que eles tomam com sua inimiga a ser expugnada definitivamente.

Gustavo Pereira dos Santos -   12/09/2016 19:29:46

Complemento dizendo que eu não votei no Temer. Eles, sim, votaram unanimemente no Temer. Haja incoerência, marca registrada petista. By the way, vou de Nelson Marchezan e Lino Zinn - 30030.

marco -   12/09/2016 10:58:50

Bom dia. Infelizmente também não se pode deixar de ver que, ao demitir o AGU, o Temer está justificando o "fora Temer" e dando força para as manifestações, pois faz mais do mesmo que já fez o PT! Ele tem que sair do muro e se explicar.

Dulce Toledo -   12/09/2016 05:27:45

Meu muito querido escriba, eles são os oprimidos, coitados! Precisam gritar pelos seus ídolos, né? Todos calçando as sandálias Jimmy Choo da humildade.

Decio Antônio Damin -   11/09/2016 19:15:50

GRATIFICANTE É gratificante, e até com uma ponta de sadismo, ver a conhecida tropa de choque do lulo-dilmismo no Senado gritando, e até espumando de ódio, defender as mentiras com que por 13 anos enrolaram os seus crédulos apoiadores! A defesa que fazem é falaciosa, inconsistente e mentirosa, mas eles a repetem aos gritos à exaustão para a sua claque mas, felizmente, nem os seus pares dão mais a mínima bola! Essas manifestações de rua são estimuladas pelos petistas inconformados com as possibilidades de troca que a democracia propicia. Se dizem democratas, mas não aceitam posição diversa da sua. São, portanto, totalitários que não admitem sê-lo! A demissão do gaúcho Medina Osório da AGU demonstra por outro lado que até os conterrâneos são suspeitos: Ao invés de sair sem falar e passar por injustiçado, e até inteligente, saiu botando a boca num trombone de ressentimentos e, não duvido, talvez possa até assinar ficha no PT. As manifestações de rua podem piorar assim que as reformas necessárias para o Brasil sejam postas em discussão e votação. Mas tenho a esperança de que elas passarão e possamos enfim, com a verdade, gozar de um pouco de paz de que estamos tão carentes. Tens razão no teu excelente artigo Puggina artigo O PT dá mesmo uma canseira

José Nei de Lima -   11/09/2016 01:00:05

Eles mesmos se cansam com suas truculência de suas opiniões tão absurda que canseira deles sem convicção.

Genaro Faria -   10/09/2016 23:46:54

QUEREM VENEZUELIZAR O BRASIL Duas perguntas: (a) Por que a maioria conservadora e cristã não elege um presidente conservador e cristão há mais de 20 anos? b) Por que essa mesma maioria repudia os regimes de Cuba, Nicarágua, Venezuela e quejandos, mas ao mesmo tempo vota nos candidatos que os têm por modelos a serem copiados? Será porque, por algum fenômeno demencial , essa maioria tem vergonha de ser irrogada das inverdades, das falácias de espantalho - fascista, homofóbíco, racista - que os "progressistas" lançam contra aqueles que mesmo num mínimo e superficial aspecto contrariem sua pregação ideológica? Só falta ao Brasil o brasileiro assumir que é... brasileiro. Do contrário, é melhor começar a falar espanhol e sonhar com um green card (vermelho) de imigrante brasileño em Cuba. Ou na Venezuela.

Áureo Ramos de Souza -   10/09/2016 22:03:05

Percival eu já lí esta matéria ontem em Opinião e Noticia e comecei dizendo que pelo modo das escritas já podemos conhecer o nosso jornalista, é o seu caso que sempre acompanho, portanto o que escreveste é a realidade e sem você nossos nobres jornalistas ficamos sem saber coisas deste nosso Brasil que só por vocês vimos e aprendemos.

Joma Bastos -   10/09/2016 19:44:09

A destituição da presidente Dilma Rousseff de seu cargo, não foi um grande passo na luta contra as redes de corrupção nas altas esferas no Brasil, e mais bem sugere que ela foi vencida em uma batalha entre as elites do poder no país. Com a saída de Dilma e entrada de Temer, é pouco provável que se altere de forma visível o atual estado dos fatos no Brasil, e assim venha a acalmar aqueles que estão cansados da corrupção nas altas esferas políticas. O governo do presidente Temer enfrenta uma dura batalha para reverter o declínio econômico no Brasil e curar as divisões políticas no país, visto o PMDB ter governado conjuntamente com o PT durante a derrocada do país. Temer não goza de popularidade, pois os seus índices de aprovação rondam os 12 por cento, e também se viu envolvido em um escândalo por financiamento ilegal de campanhas políticas. Com Temer na presidência, e com a contínua corrupção nas altas esferas do país, não se vislumbram grandes chances de acontecer uma notável mudança econômica e social deste Brasil.

Pereira -   10/09/2016 19:22:46

Clamam por um pais de primeiro mundo, mas nao passam de quinta categoria. Nao sabem argumentar, por isso querem aparecer através da baderna.

maria-maria -   10/09/2016 18:40:57

A mídia alugada por benesses mil repercute notícias enganosas, na mais absoluta ação de desinformação. Comentaristas da Globonews, por exemplo, no dia do defenestramento após a ensandecida fala da nefasta vibravam com a notícia de que a criatura manifestara-se de modo vigoroso e que, por isso, ela se tornava a nova líder do pt.

Janio Kerling Cacau -   10/09/2016 17:31:56

Infelizmente não vejo Luz No Fim do Tunel. Infelizmente o Regime Autoritário errou e errou feio, o caos que hoje enfrentamos, emerge de erros cometidos no passado, e que através do voto nunca conseguiremos resolver. Essa trupe que chegou ao poder e associou-se a escória da política nacional, são os mesmos que pegaram em armas para lutar e impor a ditadura deles, apelidada de democrácia. Foram os mesmos que torturaram, sequestraram, assaltaram, assassinaram e de forma enganosa e sorrateira chegaram ao poder. Aparelharam todas os setores, criaram uma legião de incautos e seguidores, que acomodados contentam-se com migalhas, e quem realmente deveria sair as ruas e gritar contra tudo que fizeram até o momento, assim como eu, não vê saida. Esses oportunistas, escorados em sindicalistas e movimentos ditos sociais, que nada sabem fazer, nada sabem produzir, epa! ia esquecendo de uma qualidade imbatível que possuem; ( A ÚNICA FERRAMENTA QUE SABEM MANUSEAR E COM MUITA PRECISÃO, É A LÍNGUA, PARA DENEGRIR QUEM TRABALHA, QUEM EMPREENDE OU PARA ENGANAR OS INCAUTOS QUE OS SEGUEM) conseguem confundir a muitos. Bem alguém deve estar lendo este texto e perguntando: Qual o grande erro que o Regime Autoritário cometeu que hoje estamos pagando a conta: ESQUECERAM DE DEPORTAR (PARA NÃO SER MUITO CRUEL) ESSES VAGABUNDOS TODOS, PARA OS PAÍSES EM QUE FORAM TREINADOS E FINANCIADOS, SEM DIREITO A RETORNO ATÉ A QUINTA GERAÇÃO DELES. Hoje com toda certeza estaríamos nos orgulhando de ser uma potência mundial e viver na Terra Prometida por DEUS.

João Eichbaum -   10/09/2016 17:11:51

Texto lúcido, retratando uma realidade que só energúmenos e ignorantes não veem.

geremias -   10/09/2016 16:42:33

O PT é igual bicho-de-pé: "pra sair dá um trabalho!"

paulo zaina -   10/09/2016 16:15:51

Pobre Brasil, vive a eterna ilusão de ser rico.lamento pela ilusão

MARIO SERGIO DA COSTA RAMOS -   10/09/2016 15:37:45

Artigo lúcido, de uma lógica cristalina. Essa petezada não aprende. Tudo que eles querem é um cadáver prá chamar de meu, e assim mostrar que a democracia, à moda, deles está em perigo.

Artus James Lampert Dressler -   10/09/2016 14:31:28

ELES VOLTARÃO... É CERTO!!! COISA DE POVO CACHACEIRO; GOSTA DE TOMAR PORRE...!!! COM “MUITAS VIDAS”, ELES NÃO DESISTIRÃO e voltarão com novas ofertas para ouvidos incautos continuarem ouvindo e cérebros chipados continuarem acreditando no PARAÍSO GRACIOSO (DE GRAÇA). Seguramente, será prometido que o PRÓXIMO PARAÍSO será eterno -SEM OS ERROS DA DILMA- quando todos serão cadastrados como “AMIGOS DO REI’, podendo escolher quantas mulheres/ homens quiserem nas camas e colchões d’água que desejarem; negócio tipo PASÁRGADA. Seguramente, tem gente já babando só em pensar, pois vivendo preliminares esquecem-se do principal que não existirá; isso já lhes “vale a pena”, mesmo sabendo que vão curtir mais um estelionato. “BILHETES PREMIADOS” CONTINUAM SENDO VENDIDOS. Coisa de quem gosta de ser e viver o logro – que pensam ser de graça como a foca quando é atirada para cima pela orca que a está “cevando” para seu EXCLUSIVO DEGUSTE. Apesar de tudo, os chiados ideologizados, acreditam e sonham com um MUNDO DE DIREITOS PÉTREOS e SEM DEVERES; descreem do esforço competitivo e se julgam no direito de serem usuários da bonomia de um DEUS de quem só querem usurpar. Tudo na similitude do contexto do cenário em que servem de “PATOS AOS SEUS ALGOZES”; querem um DEUS-PATO. APESAR DE TODOS os paraísos prometidos e não entregues, pelos países ideólogos, os chipados acabam sendo “aprisionados” para não fugirem de barco, nadando em mares cheios de tubarões ou mesmo derrubando muros. SOBRA SÓ A ESPERANÇA DA FUGA!!! Apesar de tudo, a insana vontade de não ter deveres é maior que qualquer racionalidade e o mundo atrasado continuam encantado, sob o suporte da gigantesca indolência ao trabalho, fraudando expectativas de uma produção com competitividade internacional. Evadindo-se dos PARAÍSOS DOS MEQUETREFES para o “execrável capitalismo”, por perda total de liberdade e livre iniciativa, coisa que não davam valor, tentam, arriscando as próprias vidas, REASSUMIREM SEUS DEVERES PARA, ENTÃO, USUFRUÍREM DOS DIREITOS DECORRENTES.

Genaro Faria -   10/09/2016 09:53:25

INCONFORMIDADE E VIOLÊNCIA DO FASCISMO VERMELHO Eles se comprazem em fazer o mal, a nós que buscamos o bem do país. É da genética socialista. Uma minoria que o Estado, por vias escusas evidentes ou dissimuladamente, alimenta com os recursos de quem trabalha. Grupelhos de máxima estridência contra uma maioria silenciosa. Se não apática. E o presidente interino que se titularizou ainda dá uma declaração patética de que pretende marcar seu governo pela pacificação nacional. Ora, nós estamos em paz, sempre fomos ordeiros e nunca agimos fora dos cânones da lei. Eles, ao contrário, são desordeiros, proclamam que vão convulsionar o país e querem impor sua vontade acima até da Constituição. Então, para ser minimamente razoável, Temer deveria referir à pacificação do PT e companheiros. Mas isso, se ele não sabe, embora devesse saber, é ignorar a natureza e colocar no mesmo aprisco lobos e cordeiros. Ora presidente, se o senhor, mesmo sendo um constitucionalista de renome, não foi capaz de defender nem a Carta Magna do esquartejamento por um ministro do STF e senadores da República, não acha que sua pretensão é um tanto ambiciosa demais? Eles não têm nenhuma contribuição a dar ao país, à democracia, ao progresso e à paz. Que sejam, pois, proscritos da cidadania.

Anderson -   09/09/2016 22:20:16

http://sensoincomum.org/2016/09/08/nacao-zumbis/ O Post acima é bastante explicito quanto as pessoas que participam de tais manifestações, um pouco extenso, mas bastante interessante.

Genaro Faria -   09/09/2016 15:26:54

VÍDEOS RECENTES - IDEIAS QUE PARALISAM O BRASIL - Muito oportuna sua iniciativa de discorrer sobre a principal origem do gigantismo do Estado e nanismo da nação, caro professor Puggina. A ideia de que o Estado é nosso papai e o povo é um menino carente não pode prosperar por mais tempo do que já prospera, sob pena de continuarmos segurando a lanterna vermelha do último vagão da civilização ocidental. Até nos tornarmos dependentes do capital e tecnologia estrangeiros, eternamente subdesenvolvidos. Mal comparando, mas nem tanto exagerando, o país reflete o morro das "comunidades" em que um narcotraficante faz justiça, dá proteção, gera e distribui renda para muitos de seus habitantes, tornando-se uma espécie de juiz, polícia, legislador e governador. Os presos de Ilha Grande, durante o regime militar, eram ciminosos comuns e criminosos políticos. Parece que uns aprenderam preciosas lições com os outros, mais tarde aplicadas na política.

Carlos Machado -   09/09/2016 07:54:29

excelente - sucinto, profundo e Exato !! Parabéns !!

Genaro Faria -   08/09/2016 22:16:38

Ainda hoje eu passei por uma experiência que confirma o quanto certas mentes se descolaram da realidade; quanto estão desarvorados os habitantes do Brasil paradisíaco da propaganda oficial. É compreensível o seu inconformismo diante dessa brusca e vertiginosa quarta-feira de cinzas. A experiência a que aludi feriu-se numa reação hidrófoba de duas colegas de trabalho que, por pouco, não agrediram a minha secretária que comentou, ingenuamente, que gostou muito da festa de abertura das paralimpíadas. Pra quê! As duas petistas viram naquele elogio uma afronta a seus brios, uma como que blasfêmia só reparável com a crucificação da colega, por sinal, superiora hierárquica delas, e que não fala de política, religião, preferência pessoal nenhuma nem por time de futebol. É assustador constatar o que dissertou o filósofo Olavo de Carvalho (*) sobre esse quadro hipnótico da histeria: "À dessensibilização da consciência profunda corresponde, em contrapartida, uma hipersensibilização de superfície, uma suscetibilidade postiça, uma predisposição a sentir-se ofendido ou ameaçado por qualquer coisinha que se oponha à vontade do grupo" . (*) - Os histéricos no poder.

Francisco José Dominguez -   08/09/2016 20:53:16

Dizer o quê? Você já disse tudo.... e bem dito. Parabéns por mais um artigo excelente. Contamos com sua inteligência para nos defender dessa loucura que está tomando conta do Brasil nos últimos anos.