• Percival Puggina
  • 06/06/2021
  • Compartilhe:

O PETISMO ENRUSTIDO DE FHC

Percival Puggina

 

As relações entre FHC e Lula produziriam excelente conteúdo para um drama recheado de conflitos shakespearianos.

Fernando Henrique atravessou muita avenida de braços dados com Lula em históricas manifestações. Durante a Constituinte (1987-1988), FHC liderava a bancada do PMDB e Lula a bancada do PT. FHC formou o MUP (Movimento pela Unidade Progressista), que seria a plataforma de lançamento do PSDB e juntos empurraram a Constituição para o lado esquerdo onde estamos até hoje atolados.

Em 1994, num encontro ocorrido em Princeton, combinaram a estratégia eficiente que manteria a esquerda no poder por um quarto de século. O destino agiu dentro do previsto e, logo após, colocou FHC no caminho de Lula. Quando, em qualquer confronto político com petistas, se configura essa situação, começa uma guerra.

No caso do conflito petistas x tucanos, a guerra foi claramente unilateral. Lula rosnava e FHC sorria. Lula atacava e FHC sequer se defendia. O MST invadia a fazenda de FHC e este não tocava no assunto. A gritaria petista contra Bolsonaro é como hora de recreio em escola infantil comparada com o berreiro que o partido armava contra FHC, fazendo dele, de modo permanente, o último pau de seu galinheiro. Ele era o cara da “privataria”, do “apê de Paris”, o fundador emérito da corrupção na Petrobras. No entanto, quando Lula foi preso, Fernando Henrique experimentou uma viuvez política.

 Agora, olhos postos em 2022, num primeiro movimento, FHC se reúne com Lula e diz que o apoiará numa disputa contra Bolsonaro. Num movimento subsequente, pressionado pelo PSDB, diz que os tucanos terão candidato e que a afirmação anterior se aplica ao caso de esse candidato não chegar ao segundo turno. O remendo não funcionou. Estava de novo descredenciado e descartado o futuro candidato tucano, seja quem for, como aconteceu com José Serra e com Geraldo Alckmin.

FHC sempre viu Lula e o petismo como subprodutos de seu próprio projeto para o Brasil e para o continente. Há diferenças, por certo, entre ambos. A maior delas é de natureza psicológica. Lula gostaria de ter sido FHC e este gostaria de ter sido Lula. Aquele nutre indisfarçável sentimento de inferioridade em relação ao cacique tucano. Este se constrange com a própria formação acadêmica e gostaria de ter sido um líder popular. FHC trocaria tudo pela capacidade agitar as massas num comício de operários do ABC. Há um indiscutível pigarro petista enrustido nas falas, afeições  e na alma do tucano.

Percival Puggina (76), membro da Academia Rio-Grandense de Letras, é arquiteto, empresário e escritor e titular do site www.puggina.org, colunista de dezenas de jornais e sites no país. Autor de Crônicas contra o totalitarismo; Cuba, a tragédia da utopia; Pombas e Gaviões; A Tomada do Brasil. Integrante do grupo Pensar+.


Zergui Pfleger -   10/06/2021 07:09:05

Dois ESQUERDISTAS vestem máscaras de pano, para tentar enganar um ou outro brasileiro desavisado, já que as MÁSCARAS da MORALIDADE com que se apresentavam, foram definitivamente retiradas; foram DESMASCARADOS.

Sebastião José da Silva -   09/06/2021 16:41:49

Bem didático como sempre, caríssimo Puggina. FHC e o ladrão de 9 dedos são farinha do mesmo saco. Para mim, FHC não passa de um Lula de banho tomado, com diploma de curso superior pregado na parede, um belo terno e um caro perfume francês. Dois personagens de um enredo só. O que aconteceu nessa Terra de Vera Cruz nas últimas décadas é o resultado esperado do bom trabalho de infiltração ideológica na cultura, na mídia, na academia e nas mentes incautas de um povo que demorou pra perceber que nem tudo que reluz é ouro. Finalmente os dois amantes vão poder desfilar despudoradamente suas vergonhas diante das câmeras que tanto se esforçaram pra mostrar uma relação de falsa rivalidade entre esses dois canalhas.

Luiz Gonzaga Galvão -   08/06/2021 17:20:03

Na verdade,Fernando Henrique,infelizmente,não foi um Presidente que agiu de forma muito diferente de seu Parceiro,o Traidor Lula.Eu também acreditei nele.Cabe lembrar, na oportunidade,uma crítica feita por Dona Ruthe,sua Esposa,sobre os Discursos de FHC: "Fernando seus Discursos são maravilhosos,mas,infelizmente,sua prática não é condizente com eles"... .Por outro lado,sobre o Condenado,enfatizamos,que este Movimento que vem sendo Liderado por um Grupo do Rio Grande do Sul,de não deixá-lo entrar na Região Sul do Brasil,caso venha a ser Candidato(o que não acredito),é,a nosso ver, um Movimento em Prol da Ética,da Honestidade na Política,bem como,da Dignidade do Povo Brasileiro e Merece todo o nosso Respeito.Parabéns!Puggina pelo seu Belo Trabalho.Você também Merece todo o nosso Respeito.Abraço Fraterno.

geraldo -   08/06/2021 14:11:02

Socialistas e comunistas para chegarem ao comunismo total os os mesmos, diferenciam-se que os socialistas visam mais fraudes eleitorais e outras trapaças sutis, caso do PSDB. Entretanto, dos trtaky-stalinistas do modelo PT são bandos de vãndalos para chegarem ao poder juntos com "todos meios justificando os fins" e aliados de cada um, embora sejam farinhas do mesmo saco! Assim, antes uma ditadura militar que uma ditadura comunista, porque ambas são maçonistas, e essa última citada martelo e foice é a dos linha de frente da NOM-Maçonaria, sendo uma desgraça total, ficando como na misérrima Venezuela e a Argentina quase chegando lá com um comunista no poder, o Sánchez!

gilberto lupo -   08/06/2021 13:33:12

Retrato bem nítido dessa união incestuosa de dois políticos no ocaso melancólico de suas carreiras políticas, em especial, a de FHC que amargará essa mácula em seu currículo. Parabéns Percival Puggina, como sempre, primoroso em seus comentários.

Marilene Brandalise -   08/06/2021 12:40:14

Me arrependo amargamente de ter acreditado no Programa e nos políticos do PSDB. Na época a social democracia tinha um ar de renovação pela ética e de repulsa aos corruptos do PMDB. Hoje, que decepção! Como podem estar contra um presidente honesto e apoiar um ladrão? Tudo foi mentira, ilusão, engodo e só sede de poder? Malditos tucanos!!!

Eduardo -   07/06/2021 19:49:28

Dois traidores da pátria.

Afonso Pires Faria -   07/06/2021 13:05:26

Não sei não se o FHC tem tanta inveja do Lula. Mas sei muito bem que eles se merecem. Um é falso e abjeto, o outro abjeto e falso.

Caubi Iram Ataide de Oliveira -   07/06/2021 13:05:22

EM 1986, FRANCO MONTORO LEMBRAVA AO JORNALISTA PAULO HENRIQUE AMORIM (PHA), "QUE ERA PRECISO TER CUIDADO COM FERNANDO HENRIQUE, PORQUE É COMUNISTA. ESSA AFIRMAÇÃO CONSTA DO LIVRO DE PHA, "O QUARTO PODER", NO CAPÍTULO "FHC ENTREGOU A PETROBRAS ANTES DE ELEITO", PÁG. 411.

Luiz R. Vilela -   07/06/2021 09:03:32

Lula só se tornou presidente do Brasil, por obra e graça deste cidadão estranho chamado de Fernando Henrique Cardoso. FHC, era apelidado pela própria esposa de "NARCISO", o grego que se espelhava em uma poça de água, e se encantava com a própria beleza. Em 2002, o candidato tucano era José Serra, disparadamente o mais preparado para ser presidente da república. Porém este FHC, queria passar a história, como o presidente democrata, que passaria a faixa presidencial a um operário. Queria ser aclamado como "estadista". Até hoje, desconfia-se que o "silêncio ensurdecedor" que acometeu os tucanos quanto as acusações do lula sobre a herança maldita, e outras coisas mais, seriam frutos de acordos entre FHC e lula. A verdade é que os tucanos apanharam quietos durante toda a era PT, sem sequer defender as privatizações que fizeram. Todos lembram da "privataria tucana" que se tornou cavalo de batalha do petismo, contra seu adversário mais próximo, de até então, o PSDB. O ostracismo relegado ao FHC, quando terminou seu mandato, era justamente o inconformismo do tucanato, com o ex presidente, que fez corpo mole, com o intuito de eleger o lula. Hoje, ele esta sozinho na "adoração" ao lula, novamente o tucanato desconfia do "sociólogo", que parece ter uma "queda" natural por lula e pelo petismo.

ODILON ROCHA -   07/06/2021 08:42:15

Nunca, nunca mesmo, acreditei nesse camarada. Nem sequer votei. Disso posso me orgulhar. Ele, Tony Blair e Rafael Corrêa são os responsáveis pelo que a Venezuela está passando.

Aici Assmann -   07/06/2021 08:22:28

Todas as matérias do Dr. Puggina são primorosas, colocando em palavras, com mira certeira, o que a gente pensa. Acompanho e já li todos os seus livros.

Mirza Maria -   06/06/2021 18:29:43

Dr. Percival, o senhor tem o temple para , com elegância, analisar o momento atual com clareza, sem ofensa ou ataque. Simplesmente a verdade.

Carlos Edison Fernandes Domingues -   06/06/2021 17:06:23

PUGGINA. Conhecemos e vivemos, no Rio Grande do Sul, a crença, a disciplina e o respeito ideológico. Empunhar uma bandeira partidária cria uma musculatura, que a criança desenvolve desde o momento que segura as fraldas. Com a formação político - partidária nas fileiras do Partido Libertador, posteriormente, acompanhei legendas transitórias e, em determinado momento, ajudei a organizar o P.S.D.B. em Santa Maria. Na última eleição para a Presidência da República votei, no primeiro turno em Geraldo Alkimin e, no segundo em Messias Bolsonaro. O que percebo e lamento agora: somos " a herança maldita" ; Fernando Henrique Cardoso sempre foi um nome simplificado de "FHC" mas , esta liderança se curva, se humilha e se penitencia, formando fila com aqueles que querem desrespeitar a decisão das urnas. Neste dia 02 de junho formalizei, na Justiça Eleitoral, a minhas desfiliação partidária e no Diário deste fim de semana tornei pública esta decisão. Carlos Edison Domingues

Saulo Santos -   06/06/2021 15:41:15

Exatamente assim! Com certeza, um resumo muito explicativo desses dois lados, que se mostraram um lado só: o lado deles! Nunca foi o Brasil, sempre foram eles, por elesepara eles! Parabéns mestre Puggina!!