O OVO DA SERPENTE
O OVO DA SERPENTE
Érico Valduga, em Periscópio
Tarso Genro fala em substituir instituições, mas quem asilou no país o assassino Cesare Battisti, contrariando o Conare e a lei dos Estrangeiros?
Disse o governador Tarso Genro, na abertura do congresso do Ministério Público contra a corrupção, quinta-feira, em Porto Alegre, que ?criou-se um jornalismo de denúncia? no país, que ?usa a corrupção como argumento para dizer que as instituições não funcionam e tentar substituí-las?. Talvez ele tenha um fundo de razão na afirmação, o que não significa que seja verdadeira, pois algo muito parecido aconteceu no Rio Grande do Sul quando dirigia o Ministério da Justiça e o subordinado Departamento de Polícia Federal, nos três anos que antecederam a eleição de 2010. É ocioso, prezados leitores, recordar os numerosos episódios de imputações vazias de crimes que vocês conhecem, mas cabe le mbrar um deles, por paradigmático, que foi a investigação policial e a denúncia circense de seis promotores públicos federais no caso ajuizado em Santa Maria contra adversários políticos do petismo. Aí não era ?jornalismo de denúncia?.
Quando lhe convém, e ao petismo cevado na corrupção desde o Mensalão, o advogado que governa o Estado esquece que a imprensa não produz fatos delituosos contra as instituições, e muito menos tenta que as instituições sejam substituídas. Tudo o que tem sido publicado, para espanto da sociedade, se origina de investigações policiais e de órgãos fiscalizadores do próprio governo. Os meios de comunicação não inventam nada que não tenha acontecido, pois trabalham com fatos. Quanto a tentar substituir as instituições, é acusação grave, que o governador nã o detalhou (fez como a imprensa que ele diz existir) pelo simples fato de que não se pode detalhar o que não existe. Mas está coberto pela liberdade de expressão, que lhe permite até criar teses estranhas, na pretensão de bloquear a publicação de denúncias de malfeitorias na União, as quais já derrubaram cinco ministros e ameaçam, agora, o governador petista do Distrito Federal, José Roberto Arruda. Ele acaba de ser denunciado pela Procuradoria-Geral da República.