• Percival Puggina
  • 09/06/2016
  • Compartilhe:

O MIMIMI DE DILMA

 

 Quem já passou pela experiência de encolher seu padrão de vida, apertar o cinto, mudar-se para imóvel menor, em bairro pior, vender o carro novo para comprar um usado, entenderá bem o que vou escrever. Nos últimos dias tenho conversado com muita gente vivendo concretamente essas experiências. Muitos deles eram jovens com bons postos de trabalho, colhidos pela tesoura determinada pela recessão. Profissionais bem sucedidos em diversas áreas, assumiram a direção de seus carros e se tornaram motoristas do Uber, por exemplo. Tenho ouvido suas histórias e seu esforço de adaptação a uma nova realidade. Tenho lhes conferido, principalmente pelas histórias de vida, a desejada nota cinco que os credencia a continuar no serviço. É nota dada ao cidadão, ao chefe de família, ao estudante bolsista no exterior, que precisou retornar porque o programa secou. Era um programa para crescer até a eleição e minguar depois, sabe como é. O mandato presidencial de Dilma tinha que ser "legitimamente conquistado".

 Pois eis que a tesoura, uma outra tesoura, acabou atingindo a própria presidente. Ela foi afastada segundo o rito constitucional e aguarda o julgamento do Senado. Enquanto isso, salário integral, curte as comodidades do Palácio da Alvorada, com um séquito de fazer inveja à qualquer família real europeia. No entanto, para a Dilma, ela está nas masmorras de uma espécie de Coliseu, onde aguarda algumas semanas pela decisão final. Naquele dia precisará que mais de 27 entre os 81 senadores ergam o polegar e a restituam à vida antiga, que tão mal levava o Brasil e tanto bem lhe fazia viver.

Tivesse fé, Dilma deveria subir de joelhos as escadarias da Penha. Deveria lavar o átrio da Igreja de Nosso Senhor do Bom Fim. Foi-lhe dado o privilégio de presidir a república e ela fez mau uso dessa ventura conduzindo o país a uma situação que se torna desnecessário descrever porque seria falar sobre a vida de cada um. No entanto, em vez de agradecer e penitenciar-se, Dilma reclama. Reclama de tudo, como se estivesse nas masmorras do Coliseu Romano.
Reclama de não ter jato da FAB à disposição para viajar quando e para onde bem entenda. Reclama da reduzida equipe. Reclama do cartão de alimentação. E no entanto, de uma ponta a outra, a lista de suas efetivas disponibilidades é feita de privilégios! São regalias negadas aos trabalhadores. E ainda mais recusadas aos milhões de brasileiros desempregados por sua incompetente condução da política econômica. A estes, desempregados pela corrupção, desempregados pelos gastos durante o estelionato eleitoral de 2014 e pelo dinheiro despejado no totalitarismo dos camaradas bolivarianos, ela não dedica uma única palavra.

O dedo acusador de Dilma volta-se contra tudo e todos. Só não encontra o rumo do próprio peito.

________________________________
* Percival Puggina (71), membro da Academia Rio-Grandense de Letras, é arquiteto, empresário e escritor e titular do site www.puggina.org, colunista de Zero Hora e de dezenas de jornais e sites no país. Autor de Crônicas contra o totalitarismo; Cuba, a tragédia da utopia; Pombas e Gaviões; A tomada do Brasil. integrante do grupo Pensar+.

 


Áureo Ramos de Souza -   12/06/2016 22:00:08

Em Romanos 3.10 diz : Ninguém é justo, nem sequer. Está provado que não existe justo e o que Dilma quer na lógica não é justo e depois que afundou o país o que ela pretendia de Deus?

Ismael de Oliveira Façanha -   12/06/2016 21:41:22

A HIPOCRISIA faz a História; é o sal da Política. (...)" Así aprendí que hay qué fingir para vivir decentemente. Que amor e fe mentiras son y del dolor se ríe la gente", " (...) MADRESELVA", de Amadori y Canaro.

ana vergara -   12/06/2016 18:05:10

Perfeita colocação! A descrição exata do que vivemos nesse momento. Isso mostra o grau de "comprometimento" da Dilma com a Nação brasileira! Com o POVO brasileiro! A quem ela deve, ou deveria ter honrado, com os 54 milhões de procurações que recebeu. Tão obtusa em suas reclamações, que não percebe o distanciamento que aumenta, de seus mais devotos eleitores. Estamos fartos dessa senhora. De sua desinteligência! De sua soberba e arrogância. Está fadada ao esquecimento. Pois em nossas memórias deveríamos guardar o que temos de mais precioso. Esse período de 13 anos de desgoverno, incompetência, irresponsabilidade, e acima de tudo, de desrespeito com a coisa pública (roubos e falcatruas) era para ser esquecido. mas como temos que aprender, que seja até com as desgraças. Para futuramente não repertirmos os mesmos erros!

Claudio Silva Rufino -   12/06/2016 15:37:22

Doutor Puggina: Suas análises serviram e ainda servem para manter animada a camada da população ciosa de seus direitos democráticos e do não retorno do governo anterior. Sintrajufe, Sindicato dos Servidores da Justiça Federal no Rio Grande do Sul tem eleições no próximo dia 29 de junho, três chapas concorrem a obter apoio e voto dos mais de 4 mil associados de um total de 9 mil servidores, entre ativos e inativos. Obriguei-me integrar a Chapa dois, desvinculada de grupos partidários, Uma é do PT e Outra é do PSTU e PSOL. Desejam se entrincheirar em Sindicatos para continuarem uma política repudiada pela maioria da população. Deve-se resistir. Claudio Rufino, Ijui RS.

Mauricio Moraes de Azevedo -   12/06/2016 13:47:06

O MIM IMI DE DILMA Prezado Puggina, Parabéns pelo artigo. Não sendo um "atleta da palavra",não ouso me extender. Você fala por mim e certamente por muitos brasileiros TRABALHADORES. Dilma não está com uso da razão. Cordialmente Mauricio

Paulo Moraes -   11/06/2016 22:59:16

Olá professor. Vi no Youtube uma certa atriz fazendo campanha dirigida aos militantes petistas para angariar recursos para a alimentação da Dilma, e, de quebra, reclamando que ela não tem mais avião. Pois é, a atriz, que sem parar para pensar no mico que estava pagando e que certamente estava lendo um texto escrito por algum idiota para uma militância provavelmente composta por pessoas com QI de ameba, nem raciocinou que muita gente por aí, além de não ter o que comer, também não tem nem sapatos para andar, quanto mais avião para passear. Eu não sabia que o presidente, o vice e certamente outras autoridades possuem cartão de alimentação. É algo parecido com o vale-refeição dos trabalhadores? Então o presidente, durante a semana, vai almoçar em restaurantes usando o cartão? Quem sabe um "self-service" esperto na Vila Planalto?! Ou, morando no Alvorada, nos finais de semana manda vir pizzas ou quentinhas e paga com o cartão? Então lá no Alvorada, ou no Planalto, não tem cozinhas e nem cozinheiros? Bem, de qualquer maneira eu vi na televisão alguém dizendo que o Temer teria suspendido o tal cartão da Dilma. Ora, não tem mais cartão mas ela continua a receber o seu salário integralmente, portanto pode pagar a sua comida. Resumindo, a verdade é que estando apenas afastada do cargo ela continua tendo casa, comida, roupa lavada, telefone e carro na porta, tudo por conta dos contribuintes. Quanto ao avião, pelo que eu sei ela, no momento, realmente não pode mais usar o Vassourão, como é chamado atualmente aquele Airbus comprado pelo Lula, já que ele serve ao presidente em exercício, mas consta que outras aeronaves da FAB estão disponíveis para ela, tal como estão disponíveis para os ministros e outras autoridades. Abraços a todos.

João Brito -   11/06/2016 22:43:44

Vou levar um saco de osso para a dila roer lá no palácio do alvorada.

fabrice -   11/06/2016 21:47:31

Publicaram na Internet: a Afastada gastou R$ 54.000,00 só em alimentação, em 02 semanas, no Alvorada e a nota do Restaurante Nello’s em N. York, replicada no Alerta Total em 07/06 é de estarrecer (vinhos a US5.000 ?!). É a reencarnação da Maria Antonieta! Só a guilhotina, mesmo por metáfora, para confirmar o carma e nos livrar desse Mal.

Fabio Reis -   11/06/2016 21:38:42

Dilma é marxista/leninista. Suas ideologias levam qualquer pais a bancarrota. Esperar dela algum pedido de desculpas é ,no minimo, pedir um milagre. Tem a cara de pau de dizer que é honesta , agora , Marcelo Odebrecht e Zwi Skornick ja dizem q ela recebeu dinheiro de propina em contas na Suica. Obstruiu a Justica para Salvar Lula de Moro. Sabia , como Cervero delatou , dos conchavos para a Compra de Pasadena. Tem o cinismo de dizer que seu vice é golpista , uma vez q o mesmo é da sua chapa e foi eleito junto com a mesma. Liberou tanto dinheiro do BNDES para ditaduras bolivarianas / comunistas q so saberemos o real montante depois de auditoria no Orgao Estatal. Sao tantas as mentiras e trapassas a que essa mulher submeteu o Brasil e seu Povo que ela deveria ficar na cadeia para o resto da vida. Pior : suas lagrimas NAO sao de tristeza , mas de nao poder continuar a fazer mal ao Brasil e ao seu Povo. Ela é 1 mau carater e sera impichada em agosto. Deus quer e o Brasil quer muiiiiiiittttoooooo mais.

José P.Maciel -   11/06/2016 21:09:14

É pura verdade.Esta senhora,que em má hora assumiu a pre-sidência,levada pela mão de um homem que usou e abusou da ingenuidade dos brasileiros,da boa e também má fé de tantos,é exemplo ao mundo de como um país pode cair nas garras da maldita demagogia .Nunca tivemos uma situação tão grave e vexatória como a atual.Nunca vimos homens tão bem colocados na vida econômica,grandes chefes da economia,participando do assalto ao erário público.Isso tudo soa inédito em nosso país.E estamos prestes a sediar uma Olimpíade mundial ,depois de uma malfadada disputa futibolística.É estarrecedor. Mas falta o encarcelamento do principal responsável,felizmente já reconhecido,que continua agitando,por enquanto livremente,o pobre povo remenescente e alvo da astúcia satânica.

Franco Mammarella -   11/06/2016 19:25:22

Concordo plenamente com o seu comentário. Eu mesmo me encontro nessa situação, redução do padrão de vida. Aos 70 anos não tenho como conseguir trabalho, e a aposentadoria é corroída pela inflação. A pior coisa que aconteceu ao Brasil foi o lularápio e sua quadrilha.

Fernando Luiz Brauner -   11/06/2016 15:39:03

Meu amigo Puggina : Não bastasse a Dilma, bem caracterizada em este teu artigo, preocupa-me, de fato... A forma como atua Temer, A gestão econômica esta está adequada, mas a política, muito preocupa! o que achas á respeito. Responda-me . se possível!? FERNANDO LUIZ

Juan Koffler -   11/06/2016 15:01:06

Caro Puggina: Com todo o respeito que - você sabe bem - nutro pelo amigo, desta feita permito-me discordar do seu arrazoado, 'permissa venia'. A culpada não é a Dilma, o Lula ou seja lá quem for dessa quadrilha de criminosos lesa-pátria. A culpa é da SOCIEDADE brasileira. Da sua ignorância popular, da sua alienação histórica. Da falta de comprometimento com a pátria. Da ausência total de civismo e de patriotismo. "Cada povo tem o governo que merece", dita o surrado adágio popular, escancarando nossa crua e nua realidade. Esta que advêm não apenas deste governo perdulário, mastodôntico, inepto e criminoso, mas dos mais de 100 anos de República que contabilizamos, nas mãos de uma leva infindável de políticos sanguessugas que se revezam para ampliar suas eternas benesses. Dilma, Lula et caterva são meras marionetes que se aproveitam dessa sociedade alienada, inculta, prostituída, fã da "lei de Gerson", do futebol grotesco, do carnaval-bacanal, da cachaça e da cerveja. Em suma, nossa sociedade está pagando por sua própria culpa! Perdoe-me o desabafo, mas esta é a crua e nua realidade, insofismável, irrebatível e que, pelo visto, assim continuará por "saecula saeculorum"... Forte abraço!

Daniel Robert Bastos -   10/06/2016 22:05:06

O átrio que espera Dilma será o do inferno, pois uma pessoa que destrói toda uma nação não saíra impune desta e da outra vida.

Brenda Fernandes Aprigliano -   10/06/2016 04:34:28

O dia que um esquerdista fanático, ainda por cima bolivariano e admirador e apoiador da "democracia castrista de Cuba", conseguir virar o dedo acusador para o próprio peito, se dará a Luz ao Mundo e a Rússia será finalmente consagrada ao Imaculado Coração de Maria! Podemos esperar sentados que reconheçam seus crimes! Os artistas dementes, militontos do PT, perderam totalmente a noção do ridículo e do uso digno da palavra. ARTISTA PEDE DOAÇÕES PARA DILMA, ERA SÓ O QUE FALTAVA! https://youtu.be/wmR8a2EOkkQ Quem for doar não pode esquecer do chocolate com fios de ouro, que ela está acostumada! Se o Senado restituir o cargo a esta organização criminosa estará entrando para o lixo da história e qualquer castigo que recebam será pouco para uma traição tão grande a essa Pátria que já foi tão ultrajada!

Odilon Rocha -   10/06/2016 00:14:28

Caro Professor Informação segura, este é o modesto comprovante de um jantarzinho da Gerentona e convidados, em um restaurante de Nova Iorque. https://2.bp.blogspot.com/-WLcz_Ae6P5g/V0IRFR_T64I/AAAAAAABP48/Tg9t09BfBWQVDXLcDBbvpyQ8r0GS47XVwCLcB/s400/pente.jpg

Genaro Faria -   09/06/2016 22:30:34

Estou com muita peninha dela, a rainha Dilmaluca. É nosso dever fazer um mutirão contra a fome que grassa no Alvorada onde ela curte o crepúsculo dos deuses. Que pela gritaria geral deve estar numa situação pior do que a da Venezuela, onde falta até papel higiênico e absorvente para mulher com "incômodo". Isso não se faz com ninguém, muito menos com quem ajudou dezenas de milhões de "excluídos" a entrar na classe média, trocando o dinheiro dos impostos que pagamos por propina. E depois distribuindo o que sobrou nos cofres públicos com a companheirada das ongs e malandragens outras em que os socialistas são verdadeiros especialistas. Prometo contribuir com a "vaquinha" levando um kg de compostagem. E dois litros de água "torneiral".

Nelson Rodrigues Junior -   09/06/2016 22:17:47

Mais uma análise brilhante! Nada a acrescentar!