• Percival Puggina
  • 16/06/2022
  • Compartilhe:

O Globo, editorial de jornal velho

Percival Puggina

 

         Com atraso mínimo de três anos, já bem andado o calendário de 2022, o Globo do dia 15 deste mês de junho publica editorial apontando alguns dos abusos de poder e tropelias que têm sido, nos últimos anos, marcas registradas pelo Supremo Tribunal Federal nos anais da História. São pegadas, digitais e material genético ali depositados pelos ministros de FHC, Lula, Dilma e Temer.

Pois foi nesse material já mofado que O Globo, como quem vê recorte de jornal velho, resolveu dar uma olhada. Sobre o ativismo, erros, demasias que ali se acumulam nada tem sido dito naquele espaço abençoado pelo ministro Alexandre de Moraes com o nome de “mídia tradicional”. Ao mesmo tempo, na liberdade das combatidas e cerceadas redes sociais, centenas, milhares, de criteriosos analistas vêm apontando ao longo dos anos males e malefícios que agora, e só agora, merecem a atenção do jornal.  

Em todo o Grupo Globo, repórteres, comentaristas, articulistas, âncoras têm feito uso de poderosos recursos de comunicação para ratificar a inocência, a correção e o serviço prestado por essa herança legada, ou sequela deixada no Supremo pela sucessão de governos de esquerda que comandou o país entre os 1994 e 2018. Os espaços de jornalismo do Grupo, quando se trata de ativismo e abusos praticados por ministros do STF – sempre contra a direita, o governo Bolsonaro e seus apoiadores – vai ouvir os “peritos” da advocacia chique do grupo Prerrogativas (“Prerrô” para os íntimos), dos Juízes para a Democracia, de ex-ministros petistas do STF e de ativistas de outros coletivos com igual perfil.

Totalmente inesperado, embora positivo, que assim, no clarão de um relâmpago, o editorial de O Globo reconheça como “insidiosa” (enganadora, traiçoeira, pérfida) a politização do STF. Surpreende que aponte como “sem cabimento” a concessão de prazo para o presidente tomar providências nas buscas pelos desaparecidos na Amazônia e registre as dificuldades do ministro Fachin em se desvencilhar da encrenca que sua retórica provocadora arrumou com os militares em torno das urnas eletrônicas.

“Não é de hoje que o Supremo invade competências de outros poderes” admite o editorial, transcrevendo opinião do jurista Gustavo Binenbojm, para quem “o STF brasileiro, ao lado do colombiano e sul-africano, está entre os mais ativistas do mundo”.

A recortagem de notícias velhas vai adiante lembrando a prisão do deputado Daniel Silveira, os inquéritos das fake news e dos atos “antidemocráticos”, a criação de crime sem lei federal ao equiparar homofobia ao racismo. A lista real é muito, muito mais extensa, mas o editorial é um sinal de reconhecimento à atividade de tantos que, como eu, apontaram cada um desses abusos e responsabilizaram o Grupo Globo por seu apoio explícito ou silencioso consentimento à politização do Supremo.

Percival Puggina (77), membro da Academia Rio-Grandense de Letras, é arquiteto, empresário e escritor e titular do site www.puggina.org, colunista de dezenas de jornais e sites no país. Autor de Crônicas contra o totalitarismo; Cuba, a tragédia da utopia; Pombas e Gaviões; A Tomada do Brasil. Integrante do grupo Pensar+.

 

 


Teresa Camisão -   21/06/2022 13:24:41

Perfeito!!! Será q o gênio da lâmpada iluminou as organizações Marinho? Q continue mostrando verdades, pq mentiras, ninguém acredita mais.

José Rui Sandim Benites -   20/06/2022 10:36:12

A verdade demora mas aparecerá. Brilhante comentário, como de costume, do professor Puggina. A Globo e o consórcio tem música de uma nota só. Atacar o Presidente. E como encantados pela serpente. Nao vê que as promessas do ex-presidente não serão cumpridas. O ex-presidente com a sua soberba, arrogância só pensa no seu bem estar. E nas benesses do poder. Quer derrubar tudo que o Congresso Nacional construio. E com uma raiva contra a classe média que alavanca o desenvolvimento. E os Ministros do STF, que foram indicados pela chamada esquerda. Seguem, infelizmente, esta filosofia do ex-presidente. Extasiados pelo canto da serpente. Que liberaram do cativeiro. O futuro há de clarear as mentes dos homens e mulheres de boa vontade.

Luiz R. Vilela -   18/06/2022 15:29:09

Se dizia antigamente, que quando o "pau" é demais, até mudo fala. Quando a arbitrariedade é excessiva, as vezes até prejudica seus beneficiários. Ao apoiar incondicionalmente as atitudes afrontosas a própria constituição, grande parte da mídia esta dando força a que um golpe seja realizado por um dos poderes que formam um governo. No Brasil de hoje, é visível a olho nu, que um dos poderes da república, assumiu o protagonismo da governança, em detrimento da natural correlação de forças entre os poderes. Um ministro do STF, derruba monocraticamente qualquer matéria que tenha sido aprovada majoritariamente pelo congresso nacional e sancionada pelo presidente da república. Isto caracteriza-se como um ato arbitrário e anti democrático. Os que foram eleitos pelo povo, tem a sua autoridade cassada por um único sujeito, que foi nomeado por um presidente que já deixou o poder. A isto pode ser chamado de democracia? Só se for em pais comunista. O que esta acontecendo atualmente, é que o voto do povo e a representação popular, perderam o valor, deputado se falar contra o poderoso de plantão, perde o mandato, isto sem processo e a consequente defesa ampla. A lei passa a ser um ato de vontade de alguém, que simplesmente põe seus desejos acima da legislação. Parece que alguns já começaram a sentir o cheiro de queimado, e estão revendo as suas posições. Não adianta nada combater um governo que acham ser "golpista", para ajudar a outros implantarem uma verdadeira ditadura. Começara a ver a cor do pelo do bicho, e o reconheceram.

Maria Lúcia Médici -   18/06/2022 10:34:37

Compartilhar, muito. Mesmo que por intenção abjeta (buscar resgatar espaços perdidos), a opinião está posta! Então, calo no dedo compartilhando o editorial da Globo que escancara STF!

MARIA INÊS DE SOUZA MEDEIROS -   17/06/2022 23:02:13

Concordo com o leitor João Jesuíno. O grupo Globo está na mira da renovação da concessão. Depois, vai continuar com sua campanha fake news (com aval do STF) pra cima do PR Bolsonaro.

João Jesuino Demilio -   17/06/2022 11:28:04

O grupo Globo só esta de olha na renovação da concessão...Logo após voltará a ser os mesmos FDP de sempre!

João Jesuino Demilio -   16/06/2022 19:51:43

Antes tarde do que nunca! Apesar do atraso de décadas!!

Menelau Santos -   16/06/2022 17:45:04

Bem colocado Professor. Quando ocorre essas coisas lembro-me de dois comentários: um, do famoso jurado José Fernandes, "teve um ataque de lucidez" e o outro não sei de quem é, mas, "relógio parado, duas vezes por dia tá certo.".

Iraniteles123@Gmail.com -   16/06/2022 14:07:52

Eu, não me iludo com esse CONSÓRCIO DE VEÍCULOS DE MENTIRAS. Acho que é uma reportagem única e passageira, pois quando acesso-o, é para conferir qual a FACKNEWS do dia, que o CONSÓRCIO usará como pauta, sempre criticando por criticar, o Governo Federal. Perdeu a credibilidade totalmente.