• Percival Puggina
  • 01/09/2021
  • Compartilhe:

O ESTADO BRASILEIRO VALE PELOS TERREMOTOS E VULCÕES QUE NÃO TEMOS.

Percival Puggina

 

         Muitas vezes expressamos como um privilégio concedido pela natureza o fato de não sermos acossados por desastres naturais comuns em outras regiões do planeta. Nem terremotos, nem furacões, nem vulcões, nem nevascas, nem desertos abrasadores. Em compensação, temos um Estado que vou te contar...

É o “Excelentíssimo” de nossas vidas. Estamos submetidos a ele desde antes de nascermos até depois de morrermos. Algo como 40% da renda nacional é devido a esse insaciável. O pouco que faz, encarece tudo que produzimos, todo o serviço que prestamos uns aos outros e tudo que consumimos.

Como ele cuida de si mesmo com o nosso dinheiro, trata-se muito bem. Os privilégios de suas instituições e poderes são limitados, apenas, pela própria criatividade.  

Por essas e muitas outras, surpreende-me encontrar, em pleno século XXI, num país do Ocidente, resíduos tão ativos da mentalidade estatista.

Há indivíduos que defendem até mesmo a estatização da verdade, como está em curso no Brasil! Não bastasse sermos tributados, taxados, multados, selados, carimbados, fiscalizados, auditados, intimados, roubados pela sempre protegida corrupção, impedidos de ir e vir, proibidos de trabalhar, agora nos impõe verdades questionáveis e mentiras são oficializadas como tal segundo a cor política.

Nossa opinião vale menos do que um clipe nas escrivaninhas do poder. Aliás, ter opinião tornou-se prática de risco e já complicou a vida de gente da melhor qualidade. Por isso, dia 7 eu vou. E vou pela liberdade.

Percival Puggina (76), membro da Academia Rio-Grandense de Letras, é arquiteto, empresário e escritor e titular do site www.puggina.org, colunista de dezenas de jornais e sites no país. Autor de Crônicas contra o totalitarismo; Cuba, a tragédia da utopia; Pombas e Gaviões; A Tomada do Brasil. Integrante do grupo Pensar+.


Lauro Vitor Patzer -   03/09/2021 21:06:10

As prisões por críticas e opiniões estão se vulgarizando, ou seja, virando rotina. E quando isso acontece, concomitantemente, acontece algo muito pior: nos acostumamos como com aquele quadro bonito pendurado há tempo na parede. Ele já não chama mais atenção. Nossos olhos se acostumaram. Mas esquecemos, quando o abuso de autoridade vira rotina, essa rotina poderá ser fatal à nossa liberdade.

Milton Nonato de Oliveira Filho -   03/09/2021 08:22:04

Bom dia. Deus em sua infinita sabedoria, beneficiou essa nação, porque antecipadamente já sabia que iríamos estar passando por momentos iguais a este vividos pelo povo brasileiro. Já imaginou ,se tivéssemos:terremotos, vulcões ou marremotos?

Carlos Soares -   03/09/2021 07:13:42

Professor, nossa voz lúcida em meio as trevas. Nosso Estado é o verdadeiro Carimbador Maluco da música do Raul Seixas. Como podemos chamar de Estado Democrático de Direito um país em que um cidadão com uma toga na cabeça (porque não é juiz de verdade) invalida a sentença de diversos juízes e tribunais estabelecida após anos de investigações?

Menelau Santos -   03/09/2021 00:27:09

O Japão tem terremoto, mas não tem PT. Brasil tem PT, mas não tem terremoto. Explica-se: Deus permitiu ao Japão escolher primeiro.

wanderleibaldissera@gmail.com -   02/09/2021 12:05:04

Mais pura verdade este texto. Somos escravos de um sistema nada consensoal....a qual somos sugados por parasitas, somente parasitas.

Adão Silva Oliveira -   02/09/2021 10:03:56

Também vou. Vou sim. Gritar: fora Bolsonaro!!! Gente, por amor de Deus (apesar de Ele não ter nada com isso), deixemos este Bolsonaro de lado. Este apego ferro a ele vai abrir a porteira para o retorno do Sapo Barbudo. Correção de rumos também faz parte da vida. Erremos em 2018. Paciência. Não podemos nos afogar cada vez mais.

Archimedes José Melo Marques -   01/09/2021 16:56:08

Parabéns pelo excelente texto caro Percival Pugina. Já está passando da hora de nos libertarmos de vez da DITADURA DA TOGA. Infelizmente eles que tambem tinham o dever de guardar a nossa CARTA Magna assim não fizeram, muito pelo contrário, a rasgaram quase que diariamente.

Luiz R. Vilela -   01/09/2021 11:30:50

Dizem que Deus quando criou o mundo, já desenhou as regiões e os futuros países e distribuiu o que era bom e o que era ruim. Seus assessores quando viram que em uma determinada região seria criado um pais chamado Brasil e que teria sido contemplado só com que era bom, reclamaram. O criador então vendo que realmente havia um se excedido, prometeu aos outros países que na distribuição dos povos, faria a compensação. E fez. Nosso pais, em matéria de população é uma verdadeira torre de babel. Não existe pais no mundo, que não tenha mandado alguém para cá, somo um povo totalmente heterogêneo. Com culturas, sentimentos e interesses completamente diferente, é um milagre que ainda mantemos a nossa unidade. Há também outras teorias sobre a formação do povo brasileiro, como a do presidente argentino, que diz que saímos das selvas, e que em seu pais é muito difundida a tese que também descemos das arvores. Imagino que se isto fosse dito pelo ex presidente americano Donald Trump, certamente a esquerda brasileira já teria entrado com pedido no STF, para que o governo brasileiro, declarasse guerra aos EUA. Mas como foi um "companheiro" de ideologia que disse, digerimos o insulto. A verdade é que governar o Brasil, é dificílimo.

Walmir Forgiarini -   01/09/2021 11:13:42

Então vamos , todos !!!!!!!!!!!!!!!!!!!

William -   01/09/2021 08:53:53

Eu também vou.