• Percival Puggina
  • 22/09/2021
  • Compartilhe:

O DISCURSO NA ONU E A MÍDIA MILITANTE

 

Percival Puggina

 

         Escrevo tomado por uma dúvida matinal. Devo acreditar no que percebi e entendi pessoalmente enquanto o presidente lia seu discurso na ONU, ou no que me estão a repetir os grandes meios de comunicação do país a partir daquele momento?

O alinhamento geral com determinada causa política cria e cristaliza em nossas comunicações sociais situações que deveriam constranger consciências profissionais bem formadas.

Seria ridículo, não fosse tal conduta vista, internamente, como atividade missionária, quase religiosa, pastoral, dever de ofício por motivações supostamente nobres... Embora sejam o inverso disso. Chega-se ao absurdo de criticar a fala presidencial por não apontar mazelas do país, o que significaria reproduzir o discurso da mídia, da oposição, ou da maioria petista no STF, cotidianamente servido aos desavisados. Talvez desejassem que a tarefa de falar pelo Brasil fosse cedida a um editorialista do Estadão ou da Folha, ou a Bonner, ou ainda ao garoto Felipe Neto. Aí sim, na perspectiva da mídia, o Brasil teria cumprido seu papel perante a nação e o mundo.

Arre! Não estou exagerando. Descrevi exatamente o que essa mídia militante desempenha de modo cotidiano, em favor de sua causa e contra a imagem do país.

O presidente fala, a bolsa sobe e o dólar cai, mas a mídia vai ouvir operadores do mercado para os quais esse movimento nada tem a ver com a fala presidencial. Igual ao que faz sempre que busca algum “perito” ou “cientista” para opinar sobre assuntos a respeito dos quais os veículos já têm opinião formada e alinhada com sua própria militância.

Foi demais para esse tipo de jornalismo ouvir um discurso bem feito, tanto para o público interno e externo, apresentando o Brasil de modo positivo (coisa que tinha o dever institucional de fazer!). Havia consistentes razões para Bolsonaro assim se manifestar. E nenhum para fazer o contrário. Muitos outros chefes de Estado e de governo e diplomatas também são manipulados pela desinformação que cerca o Brasil desde que a esquerda, a contragosto de sua parceria mundial, perdeu a hegemonia aqui.

Durante oito anos, tive a privilegiada experiência de escrever inúmeros discursos para governadores aqui no Rio Grande do Sul. Sei, portanto, como se constroem esses pronunciamentos a partir de predeterminados objetivos externos e, por vezes, internos. A fala do presidente foi muito bem estruturada. Sintética, conteve o essencial. Mostrou o que mais mudou, de quem nos aproximamos e de quem nos afastamos, em que direção vamos e o que proporcionamos aos interessados, sejam migrantes ou investidores.

Deixou à imprensa a semeadura do desânimo, a roupa suja e a tarefa cotidiana de falar mal do Brasil.

Percival Puggina (76), membro da Academia Rio-Grandense de Letras, é arquiteto, empresário e escritor e titular do site www.puggina.org, colunista de dezenas de jornais e sites no país. Autor de Crônicas contra o totalitarismo; Cuba, a tragédia da utopia; Pombas e Gaviões; A Tomada do Brasil. Integrante do grupo Pensar+.


Edna Perez -   27/09/2021 10:13:56

Parabéns, mestre! O discurso foi brilhante e sua análise correspondeu ao dito. O mal dito fica para os desabonadores dos fatos. Abraço.

Ivaldo de Holanda Cunha -   26/09/2021 17:37:17

Como sempre ten feito o nosso maior jornalista e analista, o Puggina, de forma espetacular, sintetiza perfeitamente o que ouviu e viu no discurso do nosso Capitão Presidente na ONU. Parabéns

Rodrigo Martins -   25/09/2021 12:43:03

O que mais me entusiasma nesse texto do mestre Puggina é sua lucidez pra assuntos tao importantes que parecem tão óbvios, mas que no Brasil de hoje se tornaram um desafio grande frente a uma gente mal formada que faz o Brasil ser Surreal.. Parabéns ao mestre Puggina!!

Evanda Novaes -   25/09/2021 09:59:42

Comentário irretocável,brilhante, inteligente e repleto de grandes verdades sobre o que é jornalismo sem escrúpulo!!!!!!O Presidente foi brilhante,acertou e mostrou o Brasil atual o que mudou,e o que haviam feito com o Brasil!

carlos edison domingues -   23/09/2021 15:20:13

PUGGINA . Minhas felicitações pelo que escrevestes. Ouvindo o discurso do Presidente Bolsonaro, em algumas oportunidades, com palmas, manifestei o meu entusiasmo. Temos uma liderança, lúcida, honesta, enérgica e patriota para acompanhar. O Brasil está no caminho certo. Carlos Edison Domingues

Paulo Garcia -   23/09/2021 12:11:47

Excelente!!!

Paulo Eduardo Paim Fernandes -   23/09/2021 10:11:03

Parabéns Puggina ; como sempre, impecável e cirúrgico.

MARIANO TAVARES DO COUTO -   23/09/2021 09:53:42

Parabens pelo blog! quando leu os textos sinto que não estou sozinho com meus ideais, me sinto revigorado para seguir lutando contra essa corja que destrói interna e externamente nosso Brasil.

José Fernando borella -   22/09/2021 20:16:35

É Sr PUGGGINA TU VAI VER O ANO QUE OQ ESSA IMPRENCA VAI FAZER PARA DESGASTAR MAIS O PR.BOLSONARO ,VAI SER UMA GUERRA DE NARATIVAS.ABC

Luiz R. Vilela -   22/09/2021 16:21:41

"É a luta política", dirá sempre o petismo e toda a esquerda, sempre que Bolsonaro falar, e eles caírem de pau em cima. Jamais se poderá esperar que a oposição e a mídia com a síndrome de abstinência do dinheiro público, venham a elogiar o presidente, por qualquer motivo. Bolsonaro foi proscrito por esta gente, então tudo o que disserem, já se sabe antecipadamente, não vem da razão, mas do coração. É a passionalidade ideológica e financeira, se manifestando. Após a fala do presidente, logo surgiram as manchetes, sobre quantas vezes, ele teria mentido no seu discurso. Então não se pode imaginar o que gostariam que dissesse, pois tudo o que falasse, desagradaria. O triste é constatar a falta de patriotismo, a traição aos valores da pátria, que agridem explicitamente, na ânsia de atingir o presidente. Mata de vergonha, ver lá em Nova Iorque, brasileiros que sempre foram privilegiados, empunhando cartazes, com os dizeres, "fora Bolsonaro", justamente estes que abandonaram o pais já a muito tempo, e que hoje são considerados lá na terra de Tio Sam, gente de segunda categoria. Fugiram justamente quando a esquerda dominava o pais. Hoje sobrevivem de atividades subalternas, as quais os americanos se recusam a fazer. Deveriam esquecer completamente o Brasil.

Antônio Carlos Frustaci -   22/09/2021 15:50:43

sempre impecável e claro. Parabéns.

Marilena Aymar Ortiz -   22/09/2021 15:34:38

Isso mesmo, mestre Pugina. Pragmático. Objetivo. De cara avisou que ia mostrar o Brasil que não reportam na mídia nem televisões. Só foi o mais fiel é verdadeiro possível. Deixou claro que não somos socialistas e batalhamos muito pra não ser. Etcetcetc. Foi perfeito e honesto. Contou que se tratou com remédios off label. Kkkkk...isso foi um direto no estômago dos que têm compromisso com Laboratórios hiper bilionários. Né?

José Marcio Tavares de Oliveira -   22/09/2021 14:56:45

Parabéns! As famílias de bem do país agradecem seus excelentes comentários e análises.

Júlio Machado -   22/09/2021 14:37:02

Muito bem, Percival. Excelente análise, que retrata a realidade triste e acabrestada (sou gaúcho) da podre imprensa brasileira, da qual pinçamos poucas e honrosas (e valentes) exceções.

Ana Maria Bonini -   22/09/2021 14:04:22

Excelente!

Paulo Roberto Fábregas -   22/09/2021 13:59:40

Parabéns mestre, mais um comentário racional e brilhante, em coerência com a verdade tão escassa nos nossos veículos hoje no Brasil

LINDOMAR ANTÔNIO FERREIRA -   22/09/2021 13:52:06

Texto que reproduz o real sentimento de muitos brasileiros. Fomos muito bem representados ontem na ONU.

Cecil jacobsen -   22/09/2021 13:42:12

Parabéns pela objetividade e síntese costumeiras. Representam o que nós, pessoas de bem, gostaríamos de expressar!

Nelci Marlene Borraiz -   22/09/2021 13:14:54

Minha Gratidã ela sua participação em nosso dia a dia! Suas observações e análises me dão ânimo para continuar a acreditar na possibilidade de termos um Brasil melhor ainda nesta (nossa) geração! Deus o abençoe!

Carmem Regina Gemelli -   22/09/2021 13:13:29

É maravilhoso sempre ler teus comentários w textos...!!! Muito agradecida por nos mostrar uma "face" realista, objetiva e sincera do discurso de nosso Presidente ! BOA tarde!

CLAUDINEI APARECIDO DA SILVA -   22/09/2021 12:52:36

Simplesmente perfeito! Diante de tanta desinformação e politicagem, é gratificante ler um texto tão cheio de verdades, tão puro e sem vícios midiáticos. A verdade nua e crua doe na alma daqueles que vivem de mentiras.

José Rui Sandim Benites -   22/09/2021 12:36:55

Sem dúvida, não tem fundamento. A mídia marrom entreguista queria que o presidente falasse mal do nosso Brasil. Como chega ao absurdo, querer que diga "olha não venham para o Brasil, porque aqui está tudo esculhambado". É Sul real. Como está está mídia marrom. E estarrecedor. E pior tem público para este discurso de puro ódio e rancor.

Edson Zamat -   22/09/2021 12:18:40

Sou fiel leitor de suas pautas e opiniões , todos brasileiros deveriam ler suas analises e avaliações. textos impecáveis, imparciais com profundo amor ao Brasil .