• Percival Puggina
  • 25/04/2023
  • Compartilhe:

O cala-boca quer virar lei

 

Percival Puggina

         Você conhece algum país onde os amantes da verdade mentem? Os que desfilam honestidade roubam? Os democratas querem calar o povo e entram em êxtase com a imposição de tiranias? Os defensores da liberdade pluralizam os meios de estabelecer a censura? Conhece esse país? Pois é, pois é, pois é.

Estava lendo o PL 2630/2020 que já foi aprovado pelo Senado Federal e, se aceito o regime de urgência, deve ser submetido à Câmara dos Deputados no decorrer desta semana.

A peça legislativa pretende criar uma estrovenga chamada “Lei Brasileira de Liberdade, Responsabilidade e Transparência na Internet”. Não precisa explicar porque já entendi. A palavra liberdade raramente comparece nos discursos da esquerda porque ela não é compatível com o maior vulto do poder de Estado. Trata-se de um antagonismo natural. Quem ama a liberdade quer um Estado tão pequeno quanto possível. Desejar o oposto implica uma liberdade tão restrita quanto possível. Não sou eu quem diz, é a História. Por mais que a espanquem nas narrativas, por mais que a torturem em livros e salas de aula, ela não encontra exceção a essa regra.

Portanto, quando o governo e seus currupacos nos meios de comunicação elogiam o projeto, a todo leitor brasileiro sensato basta o nome da lei para saber quem é a vítima dessa empulhação. Em todo caso, quem se interessar pela íntegra da proposta, ela está disponível aqui.

A intenção do projeto, de seus apoiadores e do governo que se empenha pela aprovação, com a ampla simpatia de personagens bem conhecidos do STF, é a mesma que se verifica em outros ambientes sob domínio dessa corrente ideológica. Observe uma sala de aula, vasculhe uma biblioteca universitária, converse com alunos e com pais de alunos. Verá que a censura e a imposição de silêncio ao pluralismo de ideias é regra com raras exceções. Como tenho reiteradamente denunciado: para a esquerda, toda diversidade é bem-vinda, exceto a diversidade política e ideológica.

Ademais, era pedra cantada que um dia chegaríamos a esta situação. Ela começou a ser preparada no exato momento em que, com as redes sociais, a esquerda se confrontou com um antagonismo inesperado e perdeu todos enfrentamentos na arena da razão. Nela,perdeu a eleição de 2018.  E essa derrota foi sentença de morte para a liberdade de opinião. Você viu o que aconteceu desde então, não viu?

Se você ama a liberdade, mexa-se! Fale com os deputados federais; se não conhece algum, fale com os deputados estaduais para que falem a seus federais. Se não der por aí, fale com vereadores para que acionem os deputados estaduais e assim por diante..

Se nem isso der, suba num banquinho e grite na esquina, antes que o enfiem na gaiola das opiniões inconvenientes.

Percival Puggina (78), membro da Academia Rio-Grandense de Letras, é arquiteto, empresário e escritor e titular do site Liberais e Conservadores (www.puggina.org), colunista de dezenas de jornais e sites no país. Autor de Crônicas contra o totalitarismo; Cuba, a tragédia da utopia; Pombas e Gaviões; A Tomada do Brasil. Integrante do grupo Pensar+.


Hugo Caye -   26/04/2023 19:44:50

Na mosca! Muito bom. Só os resta espernear quando ainda é possível

Marizaura -   26/04/2023 18:21:24

Puxa professor, estou desconfiada que se eu continuar divulgando e pedindo para senadores e deputados daqui a pouco eu serei incluída na lista de propagar mentiras porque antes mesmo de que a PL 2630 seja instalada já é proibido falar e divulgar a verdade!

Sônia Silva Vieira -   26/04/2023 16:25:13

Como sempre, uma análise dos fatos impecável e que esclarece com muita simplicidade tudo o q está acontecendo. Estou indignada e acompanhando os acontecimentos.

Duda Trielli -   26/04/2023 13:49:49

A liberdade já vem sendo tolhida há muito tempo. Essa PL pode ser o golpe de misericórdia do "amor" que tomou o País.

Hiram Reis e Silva -   26/04/2023 10:42:24

Pobre "BRAZUELA". Segue a tenebrosa trilha de Maduro...

Carlos Soares de Moraes -   26/04/2023 10:29:03

Nossos parlamentares, se aprovarem essa estrovenga, atestarão o certificados de burros. Eles esperam que essa arma seja usada contra os inimigos deles, mas esquecem que pode se usada contra eles mesmos.

Eloy Severo -   26/04/2023 10:01:09

LIBERDADE ACIMA DE TUDO.

Ivani Lima -   26/04/2023 09:45:42

Obrigada por mais um texto eslarecedor.

Cláudia Oliveira -   26/04/2023 09:03:04

Bom dia professor! Precisamos cobrar dos que ainda não votaram. Eu fiz a minha parte, cobrei do meu aqui no Rio de Janeiro. Vamos tentar reverter isso. Abraço.

Pedro Paulo Miranda -   26/04/2023 07:49:18

O governo nem precisou ser muito convivente para aprovar com urgência a lei da mordaça, bastou a visita do Alexandre ao Lira e pronto: Aprovado! Na verdade temos um bando de deputados que não passam de meros esfomeados por migalhas de cargos ou algumas moedas. Uns judas!

Alfredo Furtado -   26/04/2023 07:45:18

Perfeito!

Armando Micelli -   26/04/2023 07:35:43

"...Se nem isso der, suba num banquinho e grite na esquina, antes que o enfiem na gaiola das opiniões inconvenientes". Bom dia Percival. Excelente alerta. Bom trabalho, meu amigo. É uma sorte termos você vigilante, corajoso e com talento. Forte abraço.

FERNANDO A O PRIETO -   26/04/2023 05:39:11

Obrigado por suas sábias palavras. Como pode haver gente tão cega, intelectualmente falando, que acredite que dá estupidez da censura política surgirá algo bom? Esperemos que isso seja exemplarmente rejeitado, mas talvez seja esperar demais de nossos "representantes" (?). Que Deus nos ajude!

Menelau Santos -   25/04/2023 20:59:33

Um americano estava visitando seu amigo russo e disse que na América, graças à liberdade do país, você podia subir num banquinho e gritar: "Odeio o Presidente Biden". O russo rebateu dizendo que na Rússia você podia fazer a mesma coisa. Subiu num banquinho e gritou: "Odeio o Presidente Biden!".