• Percival Puggina
  • 27/01/2022
  • Compartilhe:

MORO TESTOU NEGATIVO

 

Percival Puggina

 

         As últimas semanas aferiram a viabilidade da candidatura de Sérgio Moro. O teste foi negativo.

Poderosos grupos de comunicação fizeram o possível para viabilizá-lo como terceira via. De saída, a ideia seduziu parte dos eleitores que buscavam uma variante às candidaturas de Lula e Bolsonaro. O ex-juiz, o cara que condenou um e rompeu com o outro, parecia servido sob encomenda para cumprir a função.

Posta na vitrine, porém, a novidade do mercado político não agregou interessados. Estacionou no ponto de partida. Pior do que isso, a terceira via dessa aposta mostrou ter pista curta e esburacada. Como viabilizar um candidato detestado pelos eleitores de Lula porque ele foi o juiz que o condenou e pelos de Bolsonaro porque ele foi o ministro que o traiu? Como transformá-lo em opção por qualquer dos dois lados? Como colocar a terceira via no segundo turno desse jeito? Não bastasse isso, se o candidato do PODEMOS foi um juiz com a cara da função, como político, é um peixe fora d’água.

Moro pré-candidato exibiu uma fragilidade alarmante. Por seus últimos trabalhos como juiz, ele sabe tudo sobre as organizações criminosas que operaram durante os governos petistas. Em relação a seu oponente Lula, ele leu os inquéritos policiais. Ouviu testemunhas, delatores, procuradores e advogados. Examinou minuciosamente todas as provas, em processos de dezenas de réus. Puxou o fio da meada e não deu ponto sem nó. Por esse trabalho conquistou enorme reconhecimento.

Depois de deixar tudo de lado para participar de um governo com cujas ideias não concordava, saiu dele atirando para, passivamente, assistir ao STF desmantelar o processo de sua vida. Sabe quase tudo de Lula. E nada diz? Jogou pá de cal e coloca pedra em cima do que sabe? Incompreensível e eu agregaria, imperdoável.

Por tudo isso, nos grandes grupos de comunicação, a turma da terceira via começa a espichar os olhos e bater pestana para o brutamontes Ciro Gomes, peixe mais graúdo, que costuma morrer pela boca e tem antiga inimizade com a coerência.  

Percival Puggina (77), membro da Academia Rio-Grandense de Letras, é arquiteto, empresário e escritor e titular do site www.puggina.org, colunista de dezenas de jornais e sites no país. Autor de Crônicas contra o totalitarismo; Cuba, a tragédia da utopia; Pombas e Gaviões; A Tomada do Brasil. Integrante do grupo Pensar+.

 


Aureo Ramos de Souza -   01/02/2022 10:12:00

Eu no casso vejo Moro como uma opção pois tudo ele provou, agora se o nosso Supremo não é Supremo tira tudo que Moro provou e coloca Lula para disputar com um cidadão das forças armadas e que não tem ideologia política. Tudo foi mostrado por Moro, mala de dinheiro, Sítio de Atibaia e o Tríplex tudo provado e retirado pelo Supremo. É lamentável, mas isso é Brasil.

ROMULO DE JESUS DIEGUEZ DE FREITAS -   31/01/2022 09:18:39

É lamentável o ódio e a raiva contra o único que prendeu os larápios brasileiros (Lula e seu bando) e denunciou a farsa de Bolsonaro. É triste ver o Brasil nessa polarização de lulopetistas e bolsonaristas, com ambos, por razões e temores parecidos, serem contra quem prendeu ou denunciou seus líderes psicopatas.

Ivaldo de Holanda Cunha -   31/01/2022 09:03:50

O Percival, de forma brilhante, faz considerações e uma análise muito boa sobre o traíra Moro.

carlos edison domingues -   29/01/2022 18:05:19

Sérgio Moro deveria tentar retornar para a magistratura. Nesta atividade pública poderia recuperar sua imagem. Carlos Edison Domingues

Carol -   28/01/2022 23:44:02

Sérgio Moura , vc perdeu toda a admiração do povo brasileiro! Vc é um traidor.

Menelau Santos -   27/01/2022 23:46:37

A melhor análise sobre a candidatura Moro que eu li.

Nercy -   27/01/2022 23:09:42

Ele é um blefe, nao tem estofo e manchou a biografia com uma traição ao povo no momento mais difícil.

FÁBIA MAGALHÃES RODRIGUES DE PAULA -   27/01/2022 18:20:27

Texto brilhante. Ele não é só um ex-juiz, ele é o ex-Moro.

Marília Alves cunha -   27/01/2022 14:19:02

Hoje eu duvido um pouco da eficiência de Moro como juiz. Como levou a cabo um processo que tinha irregularidades das quais o Fachin se aproveitou? Será que o ex-juiz nada percebeu?

Viviane Nicolai -   27/01/2022 14:12:57

Moro só não é pior que o molusco, mas é muuuuita decepção !!!!!

M.HELENA CORREA de Brito Pereira -   27/01/2022 14:07:38

Eu estou chocada com o comportamento do dr Mouro no qual depositava toda a esperança de nos livrarmos do Criminoso Lula...mto decepcionada e jamais votaria nele para Presidente...nao merece...

Ana Regina Guimarães Bouças -   27/01/2022 13:44:30

Percival sua análise foi cirúrgica precisa e curta. Disse tudo!

OLAVO ARSENIO FANK -   27/01/2022 13:27:47

Coerência no comentário... Avaliação pontual. Moro não tem perfil político e tampouco jogo-de-cintura para as articulações necessárias.

Rosangela Cavassan -   27/01/2022 13:19:30

Excelente análise e artigo !! Tristeza ao olhar o que resta daquele juiz, um dia admirado !!

Carla Belintani Spehar -   27/01/2022 12:17:33

Texto redigido no dia em que Sérgio Moro “traiu” abertamente o Governo Bolsonaro e seus apoiadores. “ O ego vai te levar longe. E vai te deixar lá, sozinho...” Hoje, o ex Ministro Sérgio Moro, nos presenteou com sua demissão. Digo “presenteou”, pois mostrou quem verdadeiramente é, enquanto eu e milhares de brasileiros o honrávamos incansavelmente em nossas redes sociais ou dentro dos nossos lares, desde o início da Lava Jato, quando ocupava-se em deflagar as inúmeras falcatruas cometidas pelos governos anteriores. Vibramos quando foi designado como Ministro da Justiça, fazendo parte do Governo Bolsonaro, ovacionando-o, mesmo à distância. E, até o início desta manhã, eu e milhares de brasileiros ainda o tínhamos como uma das melhores escolhas de todos os Ministros até então escalados, para nos representar. Entretanto, como bem disse Diogo Protti, “quem tem mais ego do que personalidade, também tem mais imagem do que essência.” Sérgio Moro, ao pedir demissão hoje, deixou bem claro que seu ego ( extremamente inflado), está muito aquém daquela essência que achávamos que possuía. Está muito aquém, pois, numa situação delicada em que a Nação se encontra no momento, não soube conciliar seu domínio técnico com a política, ao não defender os interesses do povo, e sim ,os próprios. Está muito aquém, pois colocou a sua “biografia “ acima de tudo, passando uma imagem íntegra, querendo se “ poupar” de algo que “poderia” manchar sua carreira, fugindo de suas designações, tal qual criança mimada que não é atendida prontamente em seus caprichos. Está muito aquém, pois faltou-lhe bom senso em pedir demissão agora, olhando apenas para o próprio umbigo e, não para um projeto maior, que é o futuro da nossa Nação. Está muito aquém, pois, em seu discurso de renúncia, não só eximiu-se de qualquer responsabilidade perante seus atos em plena “pandemia “,como também aproveitou o momento ( nas entrelinhas), para lançar sua candidatura para 2022. Está muito aquém, pois não mediu a repercussão da sua atitude perante aqueles que o estimavam, abandonando não somente o cargo, mas, principalmente, seus ferrenhos defensores. Está muito aquém, pois ficou óbvio que o seu ego superou sua essência e que, à partir de hoje, para mim e milhares de brasileiros, #euapoiosergiomoro, nunca mais!!! E, como existem presentes que não nos fazem jus, Sérgio Moro, tão grande como surgiu, agora se apequena junto ao seu ego, por aqui ou por ali,até chegar a hora de também ser jogado em um canto qualquer...???? ( Carla Belintani)

Wilton Simões -   27/01/2022 12:03:20

Análise certeira!

DALMA SZALONTAY -   27/01/2022 11:53:58

Moro testou negativo para tudo o que é decente, limpo e desejável. Na contrapartida testou "positivo" para a epítome dos defeitos humanos, o mau caratismo. Fez cocô sobre a própria biografia que ele dizia ter a preservar. Não chegou a ser um D. Quixote porque não teve fibra moral para lutar contra os "moinhos de vento" que espalharam aos quatro ventos a sua venalidade, covardia e espírito de "judas"...

Arine Córdova de Souza -   27/01/2022 11:52:03

É muito triste, ver o homem, que tinha como ídolo, ruir dessa maneira.

Maria Cauduro -   27/01/2022 11:26:35

Belo artigo, Puggina!

Flavio Mansur -   27/01/2022 11:19:04

Excelente. O Marreco Trairão não vai a lugar algum...

Cloe -   27/01/2022 11:01:05

Tenho orado muito pela nossa PÅTRIA e por todos nós .

Lys Maria de Mattos Pimentel -   27/01/2022 10:56:31

Perfeita explicação melhor não é possível. Parabéns. Como sempre bem preparado para opinar.