• Percival Puggina
  • 25/05/2023
  • Compartilhe:

Mistificação e dominação cultural

 

Percival Puggina

         Você já reparou no quanto a esquerda detesta o Brasil? Observe o mimimi histórico que nos é despejado em salas de aulas e em fake analysis da mídia ideologicamente manipulada: o Brasil explorado, suas riquezas drenadas, “veias abertas” ao longo dos séculos por um colonialismo de péssima origem, que nada de bom produziu e a ninguém dignifica. Bem ao contrário de todos os povos, o brasileiro é ensinado a se constranger de sua história e a repudiar suas raízes. Rompidos nossos elos com o passado, o mesmo mimimi se volta para as sujeições internas, para a odiosa burguesia europeia, branca, machista, racista, capitalista e sei lá mais o quê. Tudo construído para que nos vejamos como palermas necessitados da inteligência, sagacidade e discernimento dos “intelectuais” e políticos que disponibilizam esse condensado de desinformação.

Você jamais ouvirá uma só palavra que nos dignifique. Elogiam a latino-americanidade, a pátria grande do Foro de São Paulo e da UNASUL, e vilipendiam nossas origens ibéricas e lusitanas. Nessa infeliz preleção, o pequeno Portugal, cujo território é uma terça parte do meu Rio Grande do Sul, que foi o primeiro Estado Nacional europeu, torna-se objeto de ressentimento e desprezo.  Oculta-se o fato de aquela minúscula nação se haver erguido à liderança mundial nos séculos XV e XVI, assumido a tarefa quase impossível de povoar o continente brasileiro e ter trazido a esta parte do mundo civilização a ocidental e cristã. Aliás, minimiza-se a própria importância dessa civilização que nos proporcionou idioma, fé e cultura.  Até a comemoração dos 500 anos do Descobrimento foi repudiada!

Grandes figuras da nossa história precisam sumir em breves referências que não exaltam sua importância e, menos ainda, os propõem ao reconhecimento e à gratidão nacional: José Bonifácio, Pedro I, Diogo Feijó, Duque de Caxias, Barão de Mauá, Pedro II, D. Leopoldina, Barão do Rio Branco, Joaquim Nabuco, Rui Barbosa. Eles e tantos outros, em qualquer país que os contasse entre seus filhos, seriam credores de louvor e admiração. No contrapelo, os que viram pelo avesso nossa história oferecem o culto a José Dirceu, José Genoíno, Carlos Marighella, Luís Carlos Prestes...

Por isso, multidões se emocionam com os vídeos do Brasil Paralelo. Eles enfatizam nossa dignidade, nossos méritos, os fundadores da pátria. Sobram-nos razões para o justificado orgulho nacional que todos os povos têm e no qual fundam parte de suas energias. Não somos filhos da macega! Não se trata de ocultar recantos sombrios de nosso passado (qual país não os tem?), mas de fazer o que os demais fazem, valorizando os muitos aspectos positivos para neles cravar raízes e com eles estabelecer nossa identidade nacional.

A conta política da história mal contada se materializa em submissão aos narradores que também se apresentam como redentores da riqueza nacional. Em cinco séculos, apenas os 14 anos de governo petista mereceriam respeito. Tenho ouvido, como sedutor relato contado e aprendido, que o Brasil tem riquezas abundantes das quais e graças às quais todos poderiam viver na fartura. É parte do processo de dominação cultural preservar e reforçar a atitude dependente e subalterna em relação ao Estado, entendido como inesgotável provedor de nossas necessidades comuns e de nossa segurança individual. O Estado precisa ser grande e forte para que à sua sombra possamos viver em meio a muitas estatais, empregos públicos e pressuroso atendimento de todas as demandas sociais. Os sedutores que nos querem dominar se apresentam como portadores desse cardápio de muitos direitos e escassos deveres, a preços de liquidação, embora no delivery só disponibilizem miséria e totalitarismo.

Percival Puggina (78), membro da Academia Rio-Grandense de Letras, é arquiteto, empresário e escritor e titular do site Liberais e Conservadores (www.puggina.org), colunista de dezenas de jornais e sites no país. Autor de Crônicas contra o totalitarismo; Cuba, a tragédia da utopia; Pombas e Gaviões; A Tomada do Brasil. Integrante do grupo Pensar+.


MARIA DA GLÓRIA FRITSCH NUNES -   30/05/2023 04:23:23

Perfeita colocação de Décio Antônio Damin

Viviane Rocha -   28/05/2023 22:28:40

Parabes pelo artigo professor Percuval. Realmente emocionante os documentários da BP, em especial a última Cruzada. O episódio Vila Rica mostra de uma maneira muito bela o "reencontro" entre nossos ancestrais, indígenas e portugueses, e de como uma nação realmente única ali foi fundada. Muito triste perceber o que estão fazendo com o nosso amado Brasil.

Lori Weiss -   28/05/2023 12:57:41

Eu li Holodomor! Onde o povo ucraniano foi escravizado e morreu de fome! Começou com a perseguição do colonos e a perda da propriedade particular! Penso que o Brasil está indo pro mesmo caminho com a perseguição do agro!

Lori Weiss -   28/05/2023 12:50:24

Parabéns Puggina! Excelente artigo!

Mauricio -   27/05/2023 21:34:56

O politicamente correto é o ovo da serpente da nova era da inquisição.

Juan Albonoz -   27/05/2023 19:42:19

Se levantarmos a vista para o mundo veremos que no Brasil sofremos o mesmo que na Europa, que nos EUA e que em todos os outros países de A do Sul. É a NOM abocanhando mais subditos, nos esclavizando, nos sometendo, tirando a soberania dos países, abrindo nossas fronteiras, em fim, nos enfiando nas cidades de 15 minutos, sem direito à propriedade, sem nada. Não terás nada pero serás feliz. O que preocupa é cómo seremos felizes. Eu acho que será porque viviremos uma realidade virtual, algo parecido como num manicômio. Então, vamos nos preparando, vamos fazer loucuras, é tudo ou nada. É hora de dar uma de maluco.

Leonco de Carvalho Bones -   27/05/2023 18:59:06

Estado grande, forte e gordo, só existe em ditaduras sangrentas. 99% para 1% do criminosos e 1% para 99% do trabalhadores escravos dependentes das migalhas que caem das mesas dos ditadores!!

Alice Gouvea -   27/05/2023 16:34:10

Concordo com o senhor. A esquerda odeia o Brasil e os que defendem o patriotismo. Eles nem aceitam diálogo. Eu nem consigo imaginar como a esquerda quer o Brasil. Nós, da classe média, sustentamos eles com seus altos salários e nossos impostos. Eles querem é pisar no nosso pescoço.

Emilia Grossman -   27/05/2023 15:53:00

Obrigada por compartilhar mais esta reflexão.

Décio Antônio Damin -   27/05/2023 14:35:14

Não é um problema exclusivo e inerente à esquerda ou à direta...!Trata-se de populismo-paternalismo com o fim eleitoreiro de manutenção no poder...! Não se preocupem pois "nós" sempre estaremos aqui para pagar a conta...! "Eles", todos eles, dobram as leis e fazem da Constituição o quê bem querem para dela se servir...Defender um grupo, por achá-lo altruísta, é de uma ingenuidade invejável...Aliás, a própria "Constituição Cidadã" foi e é,, desde o início, populista...!

marisa van de putte -   27/05/2023 14:04:10

"Inveja pura do hemisferio norte a riqueza natural do Brasil.." Porem seu povo nao se beneficia disso. folhape.com.br

RUBENS SILVIO DE ALMEIDA -   27/05/2023 11:26:00

Será que esses vultos da esquerda tupiniquim leram autores portugueses como Camões, Eça de Queiroz, Alexandre Herculano, Júlio Diniz, Fernando Pessoa? Os nacionais brasileiros Machado de Assis, Olavo Bilac, Humberto de Campos, Castro Alves, Monteiro Lobato, João Guimarães Rosa, Mario Palmério? Entendo que a boa leitura de autores portugueses e brasileiros nos ajudam a valorizar a origem de nossa cultura e acentuar nosso sentimento de brasilidade, amor à Pátria! Obrigado, senhor Professor por alinhavar, tão bem, o jeito de a esquerda querer nos submeter ao seu colonialismo cultural!

MARCO ANTONIO GEIB -   27/05/2023 11:10:58

A matéria parece refletir a aplicação da Filosofia de Gamnsci que busca o "domínio sobre as massas populacionais" através do "controle de suas mentes ...Método claramente aplicado pelo "PT" e esquerdopatas no povo brasileiro. Salvo, Melhor Juízo é claro.

ABEL ABREU DOURADO -   27/05/2023 11:05:25

Mestre Puggina , o inverno de nossas desesperança chegou , Satanás, com seus nove dedos agarrounos pela garganta , nos abafou a voz , cortou o ar e, horrendo ,,espera nossa capitulação.

Eloy Severo -   27/05/2023 09:54:57

Matéria muito verdadeira.

Auro Ferreira Koch -   27/05/2023 09:50:48

Concordo plenamente

Ricardo Sierban -   27/05/2023 09:30:26

O senhor é um dos poucos estudiosos que ainda restam no Brasil e este texto representa isso. É necessário formar uma nova geração, sem esta visão esquerdista/progressista que só denigre qualquer população. Salve o Brasil, salve nossa nação !

Manoel Luiz Candemil -   26/05/2023 11:16:46

Inveja pura do hemisfério norte à riqueza natural do Brasil!