• Percival Puggina
  • 31/12/2022
  • Compartilhe:

Memorial dos culpados desconhecidos

 

Percival Puggina

         Passei o dia de ontem, 30 de dezembro, lendo discussões nas redes sociais entre cidadãos cujas opiniões se dividiam sobre a quem atribuir responsabilidades e culpas pelos acontecimentos que sobrevirão à posse de Lula e seu séquito de malfeitores.

Existem as culpas indiscutíveis. A culpa dos que, no juízo das “maiorias de circunstâncias” (palavras indignadas de Joaquim Barbosa), extinguiram o cumprimento de penas após condenação em 2ª instância, acabaram com a colaboração premiada e sepultaram a Lava Jato. Quatro mil e novecentas rolhas de espumantes espoucaram nos presídios do Brasil! Há a culpa dos ministros que, passados três anos, num instante de arrebatamento “iluminista”, mudaram o endereço dos processos em que Lula et caterva foram condenados. E a não esquecer: há a culpa dos ministros que – com criminosa informação de um hacker – exigiram de Sérgio Moro a isenção que alguns deles costumam deixar em casa quando a pauta do STF é de interesse político – porque os manés têm que perder, porque missão dada é missão cumprida, porque poder a gente toma e porque um tapinha carinhoso no rosto é o reconhecimento facial dos justos...

A estas, somam-se as imensas culpas das duas casas do Congresso Nacional, colegiados da representação política onde a falta de virtude prende aos próprios vícios o bem do povo brasileiro. E há a culpa dessa coisa horrorosa em que se transformou nossa “imprensa tradicional”, verdadeira massaroca de fatos, versões, narrativas, ocultações explícitas e fins implícitos.

O objeto real das discussões que acompanhei, porém, era outro. Envolvia possíveis responsabilidades das Forças Armadas e do próprio presidente Bolsonaro. Vejo essas altercações como uma armadilha criada por nós mesmos para nos capturar e dividir quando tanto iremos precisar de unidade.

Há muito trabalho pela frente! Objetivos a alcançar, tanto para frear os abusos de que temos sido vítimas quanto para sustar as ameaças e planos sinistros anunciados e já acionados por ministros do STF e pelo governo por instalar-se na virada da folhinha. Há um imenso dever de casa que nunca foi feito! 2018 foi o ano em que conservadores e liberais, ceguinhos e descuidados, acharam um vintém. Só por milagre, cegos acham vinténs. Há que vencer em 2026 por méritos, não por sorte ou milagre. A presidência de Bolsonaro mostrou-nos um quadriênio em que o bem realizado foi extraído a fórceps, de contexto adversário, que a toda hora quebrava regras e comandava o jogo.

O tema desta crônica, no entanto, era a busca de responsáveis pelo desastre de amanhã nos bate-papos de ontem nas redes sociais.

Neles não li uma única palavra sobre a responsabilidade por omissão dos 31 milhões de eleitores que ficaram em casa num dia como o 30 de outubro de 2022! Nem sobre outros quase 6 milhões que compareceram, mas votaram branco ou nulo!

Se um em cada dez desses cidadãos tivesse um pingo de juízo, o resultado da eleição seria outro. Sim, porque eleitores petistas, eleitores de esquerda, gente que acredita em mentiroso, que vai esperar o vale-picanha com cervejada, que precisava, por essas e outras, “trazer os criminosos de volta ao local do crime” (se o Alckmin pode, eu também posso), foram ávida e esperançosamente para a fila da seção eleitoral.

Uma pequena fração do bloco dos omissos daria ao Brasil outro 1º de janeiro. Enorme responsabilidade cabe, sim, à turma de “nojinhos” e comodistas a quem tanto escrevi e com quem tanto debati sempre que apareceu a oportunidade. Cidadãos que só votarão quando surgir candidato tão perfeito quanto eles mesmos; então, sobre as ruínas de sua omissão, comparecerão, vaidosos de si mesmos, às sessões eleitorais. Cidadãos que não gostam dos modos de Bolsonaro e com esse elevado critério viabilizaram números que “deram” vitória aos “modos” de Lula e seus comparsas. Quanta tristeza! Bastaria que pequena fração desse enorme contingente tivesse usado a consciência e a cabeça para que não estivéssemos, agora, às portas do nosso inferno astral, prometido pelo petismo e jurado por Xandão.

Com o que vem por aí, esse imenso grupo e os futuros congressistas são nosso campo prioritário de trabalho e conscientização cívica.

Percival Puggina (78), membro da Academia Rio-Grandense de Letras, é arquiteto, empresário e escritor e titular do site Liberais e Conservadores (www.puggina.org), colunista de dezenas de jornais e sites no país. Autor de Crônicas contra o totalitarismo; Cuba, a tragédia da utopia; Pombas e Gaviões; A Tomada do Brasil. Integrante do grupo Pensar+.


Walcin M Goncalves -   02/01/2023 17:38:16

Boa tarde caro professor. Agradeço pelo editorial e pela contribuição que tem dado ao país com sua sagacidade e sabedoria. Apenas discordo sobre a omissão decisiva dos que não foram às urnas. Para mim, não há dúvidas de que nem 80% de eleitores fariam Jair Bolsonaro vencer ser reeleito. O estabelichement, representado por seis letrinhas foi o vencedor deste pleito: TSE/STF. Que o Grande Arquiteto do Universo lhe conceda saúde, sabedoria e paz de espírito ao longo de 2023. Forte abraço.

Deborah HUssny -   02/01/2023 15:02:47

Muito oportuna sua abordagem Percival, os responsáveis (e irresponsáveis ) por esse retrocesso são os quase 38 milhões de ‘isentões’ , número elevadíssimo de ministérios que serão comandados por compadrio , cancelamento de privatizações , controle da mídia e nenhuma cogitação sobre combate à corrupção , não temos a quem recorrer .

Neide Bragagnolo -   02/01/2023 07:12:14

Perfeita sua colocação. Muita tristeza. Que tenhamos um 2023 com muita esperança.

Joãozinho da internet -   02/01/2023 07:00:32

Bom dia Professor! Hoje é o dia 2 depois da virada da folhinha e a vida continuar... E quanto àqueles milhões de eleitores que se omitiram no dia da eleição e outros milhões de brancos/nulos a conta vai chegar pra eles também... O "Estado" que se agiganta contra o (povo) usa das armas para recolher aquelas que estão nas mãos dos cidadãos de bem... Bom quem ousaria aqui falar entre o BEM e MAL depois de ver o vice naquela situação ? Um vice que terá que olhar para sua imagem no espelho e perguntar - se a si mesmo, o que é que eu tô fazendo aqui? E o povo ? O povo segue o baile porque só mudou sanfoneiro... Infelizmente. Gostei da sua crônica! Feliz 2023

Marcia Groh -   02/01/2023 06:11:14

Texto de uma sabedoria estarrecedora. Parabens pelas palavras sabias e contundentes, mas infelizmente esses mesmo contingente de pessoas que votaram nulo ou sequer foram votar, serao os mesmos que nao se dao ao trabalho de se informar ou se educar politicamente, pois vivem num mundo de achismos e criticismos sem fim. Oro a Deus para que nos conservadores nao percamos o foco e a nossa fe.

Áurea -   02/01/2023 00:32:55

Gosto dos seus textos. Escreve com clareza sobre essa realidade triste.

José Carlos de Souza -   01/01/2023 19:51:52

Sempre sensato professor, parabéns e feliz ano novo. Continue sempre nos guiando com sua sabedoria.

Nelson Kahll -   01/01/2023 18:24:37

Comentário perfeito

Romildo Macedo e -   01/01/2023 18:21:15

Perfeita sua explanação, sobre nossa realidade política, sobre a consciência de nosso povo e sobre a parcialidade de nossas instituições.

Geraldo Otto -   01/01/2023 17:56:27

Quase, perfeita a crônica. Se todas as omissões citadas não não tivessem ocorrido... Continuaria havendo fraude nas eleições, o que garantiria o mesmo fim. Então a prioridade número 000001 é garantir ELEIÇÕES LIMPAS sem as quais não interessam os meios sempre teremos o mesmo fim

Cristina Pinheiro Lima Rosa -   01/01/2023 17:48:05

Perfeita analise sobre a atual situação!!! Vou compartilhar sua matéria porque ela representa o que realmente acho de tudo isso!!! Parabéns e Feliz Ano Novo!!!!

Nina -   01/01/2023 16:48:47

Seus pensamentos são perfeitos, concordo com tudo. Faltaram as urnas e códigos e desvios. Muito triste. Foi um Ano Novo em desânimo.

Jose -   01/01/2023 16:03:32

Perfeito o seu texto,foi bem assim que as coisas correram nestes quatro anos de bom governo Bolsonaro,e que foi atacado moralmente e fisicamente por inimigos do Brasil.

Margarete Monica Schubert -   01/01/2023 15:03:55

Perfeita colocação!

Celso Silingardi -   01/01/2023 14:17:57

Resumindo, acabamos perdendo nossas liberdades, por “quatro linhas”, que creio imaginárias, porque nunca ninguém as respeitou antes ou as defendeu, de fato. Parabéns àqueles mais realistas que o próprio rei, por levar uma nação inteira ao inferno, sob a verdadeira “lei do cão”.

Margareth B Gaz -   01/01/2023 13:35:46

Dolorosamente perfeita sua análise. No meu entender nem novas oportunidades teremos de reverter o que está posto. Lamentável

Carla Silva -   01/01/2023 12:40:48

Perfeito! Texto perfeito! Sr Percival, desejo um excelente 2023!

Armando Patricio Atanes -   01/01/2023 12:35:17

Concordo, mas não podemos esquecer que essas urnas parecem ter vida própria. Porém, até fraudes tem limitações na atuação sobre resultados de alguma coisa. Talvez se esses que não apareceram para votar e os que anularam seu voto ou votaram em branco a eleição teria outro resultado. Nunca saberemos. Feliz 2023.

Lucila da Costa Lima -   01/01/2023 12:15:03

Perfeito como sempre, professor. A omissão dos ausentes, vai nos fazer pagar um preço muito alto!

Maria de Lourdes Tavares -   01/01/2023 12:13:34

Aos omissos e isentões ficará a eterna culpa por nada fazer quando o momento era de decisão absoluta. A esses meu repúdio total, sem perdão. Nosso país e nosso povo não merece conviver com quem não luta. Que seu pecado seja a lembrança do impedimento para uma mudança profunda em nossa sociedade. O Brasil não merece esse tipo de "dito cidadão". Esses estão amarrados aos que querem e aceitam a destruição de uma Nação.

Mariluz Neme -   01/01/2023 11:37:14

Perfeita sua crõnica. Só esqueceu de mencionar as urnas inteligentes do Xandâo que vitaram por si mesmas.

Rosana Coutinho Evers -   01/01/2023 10:59:41

Vc parte de premissa falsa. Lembre que o nr de brancos e nulos e ausentes não é esse que o TSE divulgou. E nao é pq a eleição foi fraudada. A culpa não é dos eleitores. Em 2018, eu digitei 17 e a urna finalizou a imediatamente sem possibilitar a mim apertar o "confirmar" e sem mostrar a foto do meu candidato. Pra onde foi o meu voto? Foi registrado como branco? Como nulo? Em 2022, a única certeza é: A fraude do TSE impediu a vitoria do Bolsonaro para forjar a vitória do Ladrão.

Antônio novais CAIAFA -   01/01/2023 10:39:17

Excelente. À direita está desorganizada e desorientada. A base precisa estar melhor estruturada. Com novas lideranças a luz será bem mais reluzente. Feliz 2023

Francisco Mendes -   01/01/2023 10:15:03

Brilhante, como sempre. Triste, tenho que concordar. Mas, talvez inocentemente, ainda tenho uma expectativa, mais do que esperança, em mudanças radicais em jan/2023. Só temos uma chance ou caminho. A palavra chave, (vou falar em código), é FFAA e CDG-FNT.

Soraia T. Soares Burgess -   01/01/2023 09:56:51

Mensagem irretocavel, tbm pensei nesses grupinhos, além das urnas fraudadas.

Marilí Carvalho -   01/01/2023 09:53:43

Perfeitas colocações!!

Laercio -   01/01/2023 09:53:07

Muito bem colocado o ponto de vista quanto aos omissos mas a eleição foi roubada pelo TSE

Menelau Santos -   01/01/2023 09:46:12

Professor. Como sempre, a reflexão que nos ajuda a entender a situação. Eu tenho comigo também o complexo de perfeição. Eu conheço várias pessoas altamente instruídas que fizeram campanha contra Bolsonaro e que não eram petistas. Acredito que foi o que aconteceu na Argentina, não gostaram do Macri e aí tomaram a esquerda de novo. Quantas dessas pessoas vão se arrepender amargamente, como na Argentina.

Jaime Luiz Sottoriva -   01/01/2023 08:56:24

Excelente análise. Isentôes e esquerdalhas sem consciência.

Ana Da Silva -   01/01/2023 08:18:23

Sábia leitura dos acontecimentos ????????????

Tony Berlini -   01/01/2023 06:46:21

A turma que lava as mãos e vai para praia no dia da eleição deveria pagar pelo inferno que pela omissão ajudou a criar. Espero que os porcos que estarão, ou melhor "continuarão" comandando o jogo permitam que seus escritos cheguem até nós, seus leitores. Feliz 2023, Mestre Puggina! Saúde!

Ana Lucia Ferreira Ribeiro -   01/01/2023 05:46:02

A sua análise é perfeita. A grande parcela dos omissos revoltadinhos e irresponsáveis, contribuiu enormemente para esse desastre. Mas, a minha Esperança está ainda robusta. Grande abraço

Sônia -   01/01/2023 05:41:23

Concordo em parte. Só discordo da parte cadeia dos votos. Se estes continuarem a ser como são, sem acredoectivs impressão, possivelmente quem ganhar pode não levar!

Rebeni Couri Nogara -   01/01/2023 02:11:24

Corretíssimo tudo o que foi exposto. Muita gente ainda sendo enganada pela mídia imunda. E a desigualdade privilegiando o candidato corrupto.

Edgarda Oliveira -   01/01/2023 01:24:52

Excelente ponto de vista. Ap

Solange Guadelupe -   01/01/2023 01:14:38

Perfeita análise dos quatro últimos anos de sofrimento, pelo menos para mim,uma convicta patriota.

Celma Aparecida de Lima -   01/01/2023 01:04:24

Que Deus abençoe o nosso Ano Novo, um pouco sem expectativas, mas temos que seguir, o senhor está corretíssimo, nas suas avaliações, infelizmente tive na minha família isentões!

DALMA SZALONTAY -   01/01/2023 00:38:25

Receio, mestre Puggina, que se o ladrão for empossado não teremos mais o que nem com quem debater. A "promessa" dos criminosos é a perseguição sem trégua a todos os que apoiam Bolsonaro e, extintas as Forças Armadas, substituídas pela "Guarda Nacional" sob o comando, certamente, de alguns dos "cpx" do morro do Alemão (ou de outros quaisquer) nossos passos pelas ruas poderão ser por si mesmas uma temeridade. O ladrão está cheio de ódio por Bolsonaro e por tudo o que ele representa e não hesitará em lançar mão de qualquer meio, QUALQUER MEIO, para exercer sua nefanda vingança. Rogo a Deus que eu esteja errada...

Talita Guércio -   31/12/2022 23:50:55

Muita tristeza mesmo, incredulidade e sentimento de impotência.

Paulo Freitas -   31/12/2022 23:13:39

Curvo-me respeitosamente à tão procedente , cirúrgica , realista , oportuna e verdadeira manifestação ! O senhor Puggina superou-se ,,eis que já tive a grata satisfação de ler outros seus notáveis textos e ouvi-lo em muitos áudios! Peço Vênia para fazer minhas suas precisas palavras ! Ainda bem que temos personalidades como o senhor Puggina em nosso País ! É a esperança fortalecida de um Brasil com verdadeiros valores e princípios morais e éticos , hoje tão vilipendiados , pisoteados exatamente pelas autoridades políticas e do judiciário de quem sempre esperávamos a mais digna e honesta atitude, até em razão dos cargos ocupados ! Mas, com Deus na causa , e manifestações como essa creio que nem tudo está perdido ! “ BRASIL ACIMA DE TUDO , DEUS ACIMA DE TODOS”

Celsio Almeida -   31/12/2022 23:07:45

Ok, não está errado. Mas faltou o reconhecimento do erro, a "mea culpa". Como apoiador do governo vencido, fiz (eu e milhares) tudo o que nos fôra pedido, orientado, comandado... E lá estávamos nós, como cordeiros, diante dos quartéis, suplicando por um "milagre", enquanto STF ordenava nossas prisões por crimes antidemocráticos e até terroristas. Fizemos tudo isso por amor à pátria e fidelidade aos nossos líderes, onde o senhor também se encontra, por tantas vezes nos "incentivar" com suas palavras de esperança, de justiça, mas que agora se abrandam, quase silenciosas em justificativas. E o pior, mesmo com todos os fatos citados, provas, ainda recaem sobre o pobre e ignorante povo brasileiro... Isso, meu estimado patriota, não é nem justo, nem honroso, tampouco sábio, mas soa como um discurso político, nebuloso, vago e difícil de acreditar. Assinado: o povo desamparado.

vera -   31/12/2022 21:55:58

Quantas verdades,parabéns e que venha 2026.

José R Torres -   31/12/2022 21:11:19

Grande leitura. Parabéns!

Carmen -   31/12/2022 21:05:45

Que neste mar revolto de 2023 possamos continuar remando com a mesma energia que tivemos, talvez infelizmente um pouco tarde, mas ao mesmo tempo sei que nunca será tarde para lutarmos pela liberdade. Me nego a ser mané, mas me orgulho de ser mais um girassol ????neste mar verde amarelo.

Rosiane -   31/12/2022 21:01:08

Jogando dentro das 4 linhas não se faz gol

Gilnare -   31/12/2022 20:56:02

Excelente artigo, infelizmente os omissos,fizeram com que estejamos pagando caro com Lula livre, e também a tomada de poder pelo STF.

Nelson Pascotto -   31/12/2022 20:54:54

Parabéns Puggina, sempre acertivo, um abraço e desejos de muita luz e muita paz para 2023!

Carlos Roberto Vieira da Silva -   31/12/2022 20:36:37

Deus te guarde e ilumine sempre! Estejamos prontos.

Lia Furtado -   31/12/2022 20:31:18

Caro, o que dizer nestas circunstâncias, desânimo, desmotivo,o que se fazer, as pessoas que entenderam ,estão sofrendo ,o que se esperar? Pouco muito pouco, somos um povo ingrato estúpido , agora Inês é morta, otima reflexão o seu artigo.

Simone -   31/12/2022 20:22:44

Percival,mestre, Estou triste Cansada Desanimada Eu mesma conheço um senhor lettado e pseudo intelectual de 86 anos que saiu de casa para votar….nulo ! Nem sei o que falar Continue firme,eu tô fraquejando Saúde para o Sr

Sergio Sendim -   31/12/2022 20:20:28

Como sempre é impossível discordar. Agradeço por poder compartilhar os esclarecimentos contidos em suas análises.

Cesar Mucio Silva -   31/12/2022 19:56:35

Como sempre, excelente! Digno deste homem. Feliz ano novo, PP! Que Deus nos abençoe enormemente.

Elizeni Hainzenreder -   31/12/2022 19:47:24

Excelente texto! Parabéns!

Ricardo Sanches de Paula -   31/12/2022 19:40:17

Tem muito sentido, se essa eleição fosse auditavel, como não é não é possível contar, será que se tivéssemos 100% dos eleitores votando, teríamos um resultado diferente? Nunca iremos saber pois é impossível saber a verdade.

Roverson -   31/12/2022 19:40:09

Sou seu admirador de primeira hora e, por isso mesmo, não posso deixar de comentar que, apesar de, também, considerar o não comparecimento e o voto nulo ou branco como erros inadmissíveis ao cidadão, a sua argumentação deixa de levar em conta que o resultado da eleição, por ter sido fraudado, seria o mesmo, independentemente, do número de votos válidos. E, mais, digo isso pois as evidências técnicas, matemáticas e lógicas, trazidas ao conhecimento de todos por pessoas capacitadas, demonstram, claramente, que o PR foi reeleito.

Aleks -   31/12/2022 19:35:03

Perfeito!

Luiz Beck -   31/12/2022 19:33:52

Parabéns mestre!! Feliz ano novo, se isso ainda for possível. Abc

Ivan -   31/12/2022 19:31:23

Excelente Sr. Puggina.

Eleuterio de sousa barreira -   31/12/2022 19:07:57

Parabéns pelo excelente comentário, e sobre os 31 milhões de covardes que não foram votar e foram passear e agora nos pagamos a conta que eles nos delegaram.

Ivon Corrêa -   31/12/2022 18:38:42

Excelente artigo.

Karla Salutto -   31/12/2022 18:31:37

Parabéns professor Puggina, sempre assertivo e cirúrgico!

DYNA PERES -   31/12/2022 18:29:54

PERFEITAS COLOCAÇÕES. OBRIGADA POR TRADUZIR MINHA *VERGONHA* PELO MOMENTO QUE NOSSO BRASIL ATRAVESSA.

Marcia Vieira Coelho -   31/12/2022 18:25:04

Excelente texto. Realmente os críticos de plantão são pouco ou nada conhecedores de algo que vá além da ponta dos seus narizes. Vamos à luta. 2026 está logo ali. Feliz ano novo para ti e os teus.

Ana Quaresma -   31/12/2022 18:16:22

Concordo ipsis litteris com sua fala. Não gosto de pessoas sem posição na vida. São umas pragas.

Áurea Cassettari Camara -   31/12/2022 18:16:11

Peço permissão para fazer minhas suas palavras! Talvez aos "isentões" caiba a maior parcela de culpa pelos momentos difíceis que, infelizmente, nos aguardam! Abraços e mais uma vez parabéns pela sua nobreza de caráter. Coragem e fé nos unem, com certeza! Feliz Ano Novo!

Denize Maria Goergen -   31/12/2022 18:14:06

Sempre preciso!

Florencio correa -   31/12/2022 18:13:50

Muito bom Sr. Percival! Eu sempre o admirei! Parabéns!!!

Marcia Ribeiro Reiter -   31/12/2022 18:00:47

Exatamente isso. O omisso é antes de tudo um covarde.

Marcia -   31/12/2022 17:54:28

Excelente parabéns pelo texto.

Ivan -   31/12/2022 17:52:45

Perfeito sua publicação ????????

MARCO ANTONIO GEIB -   31/12/2022 17:49:00

É UMA ANÁLISE SINTÉTICA MAS CIRURGICA COMO SEMPRE VEM NOS ARTIGOS ESCRITOS POR PERCIVAL PUGINNA... NÃO DESISTA SUAS OPINIÕES NOS SERVEM COMO UM "NORTE" PARA ENTENDERMOS A SITUAÇÃO POLÍTIA/AMINISTRATIVA DO BRASIL. FELIZ ANO NOVO !!!

José Antônio Rosa -   31/12/2022 17:43:25

Excelente artigo, que nos mostra a responsabilidade dos “pilatos”, diante das dificuldades que estão por vir. Falta de compromisso, daqueles que se consideram acima do bem e do mal, com o futuro do país e das novas gerações.

Verônica mesquita -   31/12/2022 17:32:21

Parabéns por tanta lucidez. Descreveu o Brasil.

Marcia dos Santos Custodio. -   31/12/2022 17:24:34

Triste realidade. O fizeram com muito orgulho da própria insensatez.

Teresa Maria da Fonseca Araponga -   31/12/2022 17:17:06

Excelente!!!!

Angelane Maria Silva Barcelos -   31/12/2022 16:51:43

Excelente análise! ????????????????????????

André -   31/12/2022 16:33:21

Sempre cirúrgico, mestre Puggina. Parabéns pelo texto. Se houvesse 5%a mais de eleitores conscientes, hoje estaríamos virando o ano, com mais paz e esperanças.

ANITA RIGO -   31/12/2022 16:21:14

É isso. O número de ausentes foi alarmante. Quanto aos brancos e nulos, creio que são os que estão com pensamento preso ao passado. A eu não acredito ou não me interessa política. Falo isso porque eu tentei mudar a forma de pensar de algumas pessoas e por mais de uma vez. Ou sou muito ruim de argumentos e fatos, ou, as pessoas simplesmente ignoram e não querem "pensar". Forte abraço!! Feliz Ano Novo!! Se Deus quiser!!

Nilson -   31/12/2022 16:11:16

Meu caro Puggina, gosto muito dos teus escritos mas acho que neste artigo, partiste de equivocada premissa. Numa eleição fraudada não adianta caçarmos bruxas. Com a turma do nojinho ou sem ela; com os votos em branco ou sem eles, quando um Ministro atravessa a Praça dos Três Poderes e modifica a PEC do voto impresso e tudo o mais de asqueroso que vimos acontecer no processo eleitoral desse ano, não há culpados a se resgatar mas apenas chorar e sobretudo orar.

Ademar -   31/12/2022 16:10:46

Perfeito Professor, não esperemos quarteladas para tutelar o Estado, pois isso é coisa do Sec XX, e em nada ajudaria no aprendizado de considerável parcela da população, que infelizmente terá que aprender pelo modo mais difícil, isto é, levando na cabeça!. Por outro lado, impossível engolir a tal mudança de CEP, produzida pelas criaturas do pântano que usam capa preta, esses urubus causaram um imensurável mal à Nação, cuja dimensão ficará para os historiadores.

Silvio Munhoz -   31/12/2022 16:10:40

Parabéns Puggina, grande análise, arrebentastes como sói acontecer. A luta continua em 2023, que Deus permita se renovem tuas forças e ganas para a luta, pois queremos nosso Brasil de volta!..

Ruth falco -   31/12/2022 15:49:09

Excelente análise! O senhor sempre correto e esclarecedor. Lamentável tudo o que está acontecendo.

Leila -   31/12/2022 15:46:44

Perfeito!!! ????????????????

Eliane Brito Almeida -   31/12/2022 15:34:09

Uma grande verdade, graças a esses sem juízo vamos amargar duro quatro anos, de esquerda faminta.

Maria de Lourdes Baltoré Ferraz -   31/12/2022 15:28:31

Direto, irretocável texto! Feliz Ano Novo Percival!

Cristina Williams -   31/12/2022 15:22:28

Como me identifiquei ao ler o texto. Lamentavelmente não tenho a capacidade cristã de perdoar os omissos, preguiçosos e limpinhos. O problema de trabalhar sobre eles, é que são difíceis de identificar. A maioria se esconde sob o manto do silencio. Afinal, o voto é secreto.

Renata Recondo -   31/12/2022 15:20:26

Perfeito! A sua análise me representa. O cenário político não poderia estar mais sombrio. Um abraço

Eliana -   31/12/2022 15:19:12

Tudo muito bem dito. Perfeito. ????????????

Liliane marins -   31/12/2022 15:14:43

Como sempre uma analise lucida. Realmente esquecemos destes que nos colocaram nesta situação (embora a fraude continuaria a dar ganho ao ladrao) que tenha servido de lição p as próximas eleições

Jacques Reydams -   31/12/2022 15:13:21

Perfeita avaliação, se possível, um ótimo final do ano

Dulce Consuelo -   31/12/2022 15:10:37

Estaremos sob uma ditadura onde qualquer manifestação contrária será duramente reprimida, como já estamos vendo. Falar em trabalho nesse ambiente é quase uma utopia. TRISTEMENTE E INFELIZMENTE ????????????

Silvana Vieira Brandão Supervisão -   31/12/2022 14:55:20

Perfeita sua análise como sempre ????????

Anete Hans -   31/12/2022 14:53:57

Sou extremamente grata ao Presidente Bolsonaro por nos mostrar que existe sim, meios de governar com honestidade e transparência. Por outro lado, não teremos como lutar contra um sistema podre, onde aqueles que deveriam nos defender viraram nossos inimigos, tratam o povo que paga seus salários com extremo desprezo…somos “manés”! Nem podemos ter esperança de mudar isso com voto consciente, porque até isso é manipulável!

Fátima -   31/12/2022 14:53:32

Envaidecida por perceber que ainda existe homem vivo como você ,meu muito obrigado e desejo a ti saúde e vida longa .forte abraço.

Luciana Spanamberg Leite -   31/12/2022 14:52:41

E mas o cheque mate global vai acontecer no sistema financeiros e os globalistas não deixariam o Brasil pra trás . O buraco é bem mais profundo ! Infelizmente o sistema é perverso e o povo segue dormindo .

Rosely Azeredo -   31/12/2022 14:50:10

Perfeito! Sim, teremos muito trabalho pela frente.

Myrto Magalhaes e silva -   31/12/2022 14:39:58

Perfeito. Este artigo me representa. Covardes desconhecidos. Vergonha! Nem se apresentar se apresentam. Destruidores da Patria Brasil

Vera Lucia Oliveira -   31/12/2022 14:26:29

Obrigada, o mestre se supera a cada cronica. Sua lucidez é preciosa. Deus lhe proteja.

Rosane de Assis -   31/12/2022 14:22:41

Perfeito!!!! Sem palavras para descrever o que sinto em relação ao do de amanhã é o que nos aguarda ????????Desejo para você um 2023 iluminado de saúde e paz, abraço

Gercy de Abreu Penteado -   31/12/2022 14:20:45

Obrigada pelos presentes. Concordo 100% com o senhor. Gosto de ler seus artigos. Eles são sempre muito bem escritos e também são verdadeiros. Precisamos de mais Percivais entre nós Feliz Ano Novo!

Valéria teves bitencourt -   31/12/2022 14:18:09

Parabéns brasileiro! Orgulho de pessoas como você ! ????????????????????????

Mariane Sardenberg Gomes de Caiado Castro -   31/12/2022 14:13:44

Concordo em quase tudo com vc. Apenas não acredito em eleições em 2026. Elas não mais existirão. E ainda tenho fé tanto no Presidente quanto nas FFAA. Um grande abraço e FELIZ ANO NOVO.

Maria Ivete Becker -   31/12/2022 13:56:05

Infelizmente, Perfeito!

Elieth Tavares de Sousa -   31/12/2022 13:55:00

Perfeita a sua colocação. Quero o meu país de volta. Feliz 2023, com fé e esperança. Um abraço

Deise Luci Barbosa Rezende Esteves -   31/12/2022 13:50:30

Perfeito, impagável e tristíssimo. Feliz Ano Novo.

Simone G de Lima -   31/12/2022 13:46:53

Perfeito

Dorival Jr -   31/12/2022 13:46:44

Brasil : um país de tolos !

Suzel Belmonte -   31/12/2022 13:46:06

Também acho que aqueles que não votaram ou votaram nulo ou em branco merecem o puxão de orelha, mas, Lula não teria "vitória" de qualquer jeito, porque foi colocado lá sabemos muito bem por quem e como. Força e coragem em 2023.

Humberto -   31/12/2022 13:43:53

Como sempre, bela reflexão. Espero estar lendo as suas reflexões em 2023.

Sinira Pereira -   31/12/2022 13:42:30

São tantos os escândalos, a miséria, o lado horroroso do poder e da corrupção, que sem dó nos inferniza, humilha e torna nossa vida neste país amado e maravilhoso, triste e sem esperança. Obrigada Puggina, pelo belo texto e por sempre traduzir o que sentimos.

José Luiz -   31/12/2022 13:33:12

Infelizmente uma realidade que poderia ser mudada, porém jogar também contra uma moeda de duas caras fica difícil. Um feliz ano novo,se possível for.

Juca Bala -   31/12/2022 13:29:39

Na mosca, Mestre! 31 milhões de alienados ligaram o f0d4-se e não se importaram que os criminosos voltassem à cena do crime. Enquanto isso, aloprados de direita cospem seu veneno e promovem a divisão daquele terço do eleitorado que não toleram a esquerdalha... Esfriemos a cabeça e sejamos vigilantes, a fim de que os conservadores se fortaleçam e se unam em torno de um nome honesto, íntegro, competente e carismático, capaz de recolocar o país nos trilhos após 2026. Os paulistas e os mineiros têm uma boa sugestão...

Arlete Soares Esteves -   31/12/2022 13:29:32

Concordo com suas considerações e acrescento: continuo apoiando o nosso presidente Bolsonaro. Ainda não acabou, aguardo às Forças Armadas. Posso ser romântica, mas fico com a última palavra do Presidente SELVA

João Teixeira -   31/12/2022 13:22:25

Tristeza e revolta. Escuto a voz de meu pai, que há 60 anos e eu criança, dizendo "não confie em político". Hoje temos um criminoso e uma quadrilha governando nosso país. A ditadura da minoria está instalada.

Edda Frost -   31/12/2022 13:20:13

Emocionada venho aqui agradecer e concordar com a exposição da covarde omissão de tantos eleitores.

Soraya -   31/12/2022 13:17:18

Rapá, foi isso mesmo. No fim de setembro mudamos de Santos para Natal e tivemos o cuidado de de transferir temporariamente nosso titulo. Ate esse forma tivemos para votar e assim eu e meu esposo votamos nos 2 turnos.

José Roberto Pires Weber -   31/12/2022 13:15:12

Excelente texto que retrata com perfeição o que aconteceu. Só espero, rezo e torço para que os omissos apareçam e cumpram seu papel junto conosco!

José Eduardo Foganholo -   31/12/2022 13:15:11

Sempre reflita sobre os seus artigos. Porém, hoje estou demasiadamente entristecido para refletir. Apenas comentar o que digo sempre em minhas palestras espíritas: já não é mais tempo de pensarmos no eu, mas sim no nós! É hora de entendemos que as nossas ações e omissões afetam positiva ou negativamente a vida de todos! Temos que agir com responsabilidade para não termos que roer os ossos das mesas dos tiramos de gravata e toga. Mas, neste momento podemos dizer que, agora é tarde! Teremos que lustar no ocaso de nossas vidas pelos patriotas que escolheram o caminho da liberdade e também por aqueles que se acomodaram e acreditaram no mentiroso contumaz, pois para todos nós brasileiros teremos um longo tempo pela frente de escuridão e trevas! Que Deus nos ajude e ilumine nossas mentes e conforte nossos espíritos!!! Grande abraço!

Maria Helena perosa -   31/12/2022 13:14:22

Obrigada pelo excelente texto Sr. Puggina. Quisera que todos os brasileiros o lessem. Parabéns.????????????

Joana -   31/12/2022 13:13:41

Infelizmente, vamos lamentar por muito tempo, essa omissão por parte do povo brasileiro. Mas, como estamos divididos quase em 50% dos a favor e dos contra a quadrilha já organizada, estaremos atentos e lutaremos pela liberdade.

Reginaldo Calil Daher -   31/12/2022 13:08:28

Excelente análise do momento atual onde se peca por Omissão !

Miguel Ângelo Bernardi -   31/12/2022 13:04:55

Professor, leio sempre com muita atenção seus artigos. Esse último foi magistral. Quem elegeu o "nine" não foi o povo brasileiro, foi aquela imprensa e aquela justiça.

Ana Patrícia Queiroz -   31/12/2022 13:03:56

Sim. De fato, só li verdades. Obrigada pela facilidade em colocar no texto um resumo tão real da nossa realidade. Não sei como descrever a sensação que tenho. É como se tivesse passado por um assalto. Roubaram de nós uma eleição e a continuidade de um projeto de desenvolvimentos o nosso país. Minha sensação hj é de Feliz ANO Velho.

Wagner -   31/12/2022 13:00:02

Gratidão !!!! Pelas palavras !!!

Evandro Monteiro -   31/12/2022 12:50:37

Parabéns! Texto magnífico e verdadeiro.

Maria Apreciada Novaes Theodoro -   31/12/2022 12:44:25

PERFEITO!!

Saulo Márcio Azevedo Santos -   31/12/2022 12:43:56

Triste ver o jogo sujo que foi desenvolvido contra o Brasil. Poicanha e cerveja? Já passou a ser "no sentido figurado"... O sistema está vencendo e a horda de imbecis que louvam o ladrão, ainda não atentaram para o fato que vai chegar neles a destruição! E rápido! No mais, fé e paz no ano vindouro! Forte abraço.

Nelson -   31/12/2022 12:39:23

Nosso PR foi um líder covarde. Nis abandonou nas mãos dos comunas sem reagir. Abraço

Marlise Bittencourt -   31/12/2022 12:15:13

Querido amigo, brilhante como sempre, obrigado por todos esclarecimentos que nos presenteaste neste ano tão difícil. Que 2023 nos mostre um caminho e união das pessoas que prezam a liberdade e o bem comum para podermos ter esperança de um Brasil melhor. Deus no comando

Idico Luiz Pelllegrinotti -   31/12/2022 12:13:54

Professor Puggina, bem lembrado, os que não compareceram para votar legaram ao desastre a própria culpa e estão assistindo os desmandos que não querem para si.

LUIZ ANTONIO VALENTE -   31/12/2022 12:12:15

A culpa é sempre do povo. Votamos para que haja educação, votos auditáveis, justiça, mas o erro é o nosso voto - que nem sabemos para onde foi.