• Percival Puggina, com editorial do Estadão
  • 15/02/2018
  • Compartilhe:

MANICÔMIO POLÍTICO

 

 Editorial de O Estado de São Paulo (05/02) sob o título de “A farsa do Lula mártir” desmonta as falácias que sugerem a existência de um Lula que estaria acima das instituições e que sua prisão desencadearia sobre o país uma fúria cósmica. Em certo trecho, afirma o Estadão:

Esgotados os frágeis argumentos jurídicos de sua defesa, o sr. Lula da Silva apela para a farsa política, dando a entender que seria mais poderoso do que as instituições do País. O medo de que Lula seja transformado em mártir não é, assim, consequência de uma preocupação com o interesse nacional e a ordem pública. É a velha manipulação petista da realidade, numa canhestra tentativa de mais uma vez enganar a população. O engodo é evidente. Incapaz de mostrar a inocência do seu líder ante a condenação em segunda instância por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, a legenda em frangalhos deseja que o povo acredite que as instituições nacionais são frágeis e, portanto, não devem ousar enfrentar o mito Lula.

Absolutamente precisa a frase com que o jornal define a conduta denunciada: “É a velha manipulação petista da realidade”. Tenho, com insistência, mostrado a febril atividade dessa central de versões que acompanha a existência do partido de Lula ao longo de sua história. Se tais versões e narrativas se restringissem à retórica parlamentar, seriam muito menos danosas do que se tornam quando passam à comunicação social, ao quadro negro da escola, ao material didático, às provas do ENEM, ao meio acadêmico, aos gabaritos de concursos públicos, à pregação dos púlpitos, às falas (e aos silêncios) da CNBB e à mídia paga dos sindicatos e centrais.

Frente a tais circunstâncias, ou se desnuda ao público o que está acontecendo ou a nação corre o risco de viver uma realidade virtual, como a Venezuela sob o comando de um louco de hospício.
 

Nota do autor: Estou ultimando uma segunda edição ampliada e atualizada de “Cuba, a tragédia da utopia”. Ela estará disponível nos próximos meses.

______________________________

* Percival Puggina (73), membro da Academia Rio-Grandense de Letras, é arquiteto, empresário e escritor e titular do site www.puggina.org, colunista de dezenas de jornais e sites no país. Autor de Crônicas contra o totalitarismo; Cuba, a tragédia da utopia; Pombas e Gaviões; A tomada do Brasil. Integrante do grupo Pensar+.

 


Felipe Andrei dos Santos -   17/02/2018 13:53:37

Se alguém ainda tem dúvida sobre o caráter da corja petista, recomendo que apenas assistam no YouTube o depoimento do Glaucos da Costa Marques ao juiz Moro. Todas as respostas estão lá. E esse era o processo em que menos se haviam provas contra Lula. Imaginem os outros - cem anos de cadeia serão pouco.