• Percival Puggina
  • 12/10/2015
  • Compartilhe:

"MALIDO DA LAINHA"

 

 Quer acesso a recursos públicos para si ou para seu projeto político? Esteja atento ao conselho de Eça de Queiroz em deliciosa crônica de 1871: faça-o numa associação. "Nada há para esses feitos quanto apoiar-se numa associação. A associação inocenta tudo e tudo purifica". Quanta razão tinha o mestre! Que o digam os promotores de invasões. Numa associação, aplicam-se sobre os autores dos crimes camadas e mais camadas de teflon político e jurídico.

 A decisão tomada pelo TCU na última quarta-feira foi, como diria o ministro Roberto Barroso, do STF, um ponto fora da curva. Fugiu à regra. Imediatamente, os membros da associação subiram às tribunas e microfones para defender o governo. Na Assembleia Legislativa gaúcha, um deputado afirmou que as pedaladas fiscais não eram novidade. Já eram praticadas em outros governos. Desceu triunfante da tribuna e ouviu do deputado Marcel Van Hattem que, no autoindulgente senso petista, se um crime não for original, inédito, não é crime...

 Foram os erros e crimes cometidos ao longo dos últimos 13 anos que, primeiro, proporcionaram a Lula seus anos de Midas e, em seguida, nos precipitaram na crise atual. Agora, em nome do caos que produziram, pedem benevolência para manterem a associação e se preservarem no poder. Ora, o Brasil não pode ser uma terra sem lei. São as crianças que brincam dizendo que lei é o "malido da lainha". Isso não serve para adultos, não serve para homens de Estado. Senhores, não podemos deixar o passado no cabide, por mais que convenha à associação. Aliás, não será entre pessoas condenadas pelo próprio passado que vamos encontrar estadistas para nosso futuro.

 As instituições nacionais foram se convertendo, gradualmente, em associações para os fins que Eça ilustrou com seu fino humor. Como consequência, o povo brasileiro - fato sublime - ergueu-se vários degraus acima delas e assumiu a tarefa de pô-las a dançar segundo a música constitucional. O povo fez a bagunçada orquestra sentar e começar a arranhar cordas e resfolegar trompetes e oboés. Por que sublime? É que essas pessoas, indiferentes aos xingamentos dos que as chamam golpistas, coxinhas, lacerdistas, reacionárias, elitistas, e outros adjetivos menos asseados, arregimentam-se para mobilizar as instituições da república. Irrita-se a associação com essa gente de verde e amarelo, rosto exposto e modos civilizados, com lenço e documentos, que não está a serviço de nenhum bandido, seja de que banda ou bando ideológico for. Aliás, como pode alguém indignar-se quando o povo clama às instituições que cumpram seu dever e elas começam a fazer isso?

Zero Hora, 11 de outubro de 2015


Joaquim Caldas -   18/10/2015 13:22:20

"A Direita é nada".FHC. Foi a direita(militar) de vargas quem construiu as industrias de base.A Direita obrou o desenvolvimento nacional com os militares em 64,que hoje é saqueado pela Esquerda criminosa.Políticos descarados assumem livremente os cargos de ladrões legalmente indicados por bandidos oficiais do governo.O Brasil é um país privatizado.

osvaldo campêlo -   12/10/2015 14:48:47

Nada a tirar, e absolutamente nada para acrescentar ! Os idiotas e imbecis úteis, entregaram o Brasil a uma "quadrilha" organizadíssima....as futuras gerações, pagarão muito caro pelo roubo dos "EXCELÊNCIAS" !

Data Venia -   11/10/2015 16:59:02

O cidadão comum está sofrendo na pele as consequências de 13 anos de desgoverno petista! Ele não recebe salário de deputado ou senador (quase R$ 34 mil), não tem verba de gabinete ou imunidade parlamentar para lutar contra a Dilma e Lula. Gritou INUTILMENTE na internet: NÃO A FACHIN NÃO A JANOT Agora grita INUTILMENTE outra vez: FICA, CUNHA! Não bastou ajudar a colocar Fachin no STF e manter Janot na PGR, oposição ? Agora pede a saída de Cunha, fazendo coro com PT, PSOL e PCdoB. É o futuro do Brasil está em jogo, pelo amor de Deus!

Data Venia -   11/10/2015 16:16:20

JANIO DE FREITAS EM SUA COLUNA DA FOLHA DESTE DOMINGO: “Os taradinhos do impeachment preservam o presidente da Câmara porque esperam dele que instale a ação para a derrubada de Dilma e não têm pudor de dizê-lo. Aécio Neves não foi sugerir a Eduardo Cunha que se licenciasse coisa nenhuma, se nem disfarçou o desejo de que seja poupado para encaminhar o processo. O "aquilo" em que esses taradinhos só pensam não é aquilo, é o impeachment.” http://www1.folha.uol.com.br/fsp/poder/236106-vozes-da-moralidade.shtml AÉCIO NEVES ESTÁ AO LADO DOS BRASILEIROS DECENTES (OS TARADINHOS DA DEMOCRACIA), NA LUTA CONTRA O GRUPO POLÍTICO QUE VOCÊ DEFENDE. JANIO DE FREITAS: OS TARADINHOS DA CORRUPÇÃO E DO AUTORITARISMO.

Carlo Germani -   11/10/2015 15:27:36

Caro Puggina,breve adendo ao teu artigo: 1) Esse repetitivo e irreal conceito de que o "povo" está mobilizado e protagonista de mudanças na conjuntura nacioinal tupiniquim é mais um engodo. 2) O "povo",repleto de maioria composta de imbecis coletivos, oportunistas,materialistas,existencialistas,não teve,não tem e nunca terá um mínimo de acuidade moral,cultural e intelectual para formalizar nada. 3) O "povo" não tem autocrítica alguma pela conivência e subserviência no apoio a Era Lula/Dilma/PT e o legado de engodos,farsas e fraudes,causando a trágica raelidade atual. 4) O "povo",é incapaz de aderir a um verdadeiro projeto de nação.Para isso,teriam que jogar no lixo tudo o que fizeram e fazem em procedimentos morais durante,talvez,uma vida inteira. 5) O "povo",está aguardando que a situação econômica//política se reverta para que possa continuar na sua mediocridade total fundamentada no materialismo-consumismo (vide objetos de poder na aquisição de bens materiais onde seu status possa ser descatado como sucesso). 6) O "povo",caro Puggina,está se lixando para a construção de um verdadeiro projeto de país. Alta moral,cultura,intelectualidade,preservação de valores tradicionais,solidariedade,caráter positivo,...,isso não lhe interessa. O "povo" tupiniquim,quer o poder (todos) principalmente o financeiro,e nada mais.

Gustavo Pereira dos Santos -   11/10/2015 13:56:39

A história se repete. A Esquerda destroi, estraga, arrebenta, até o dia que chamam a Direita para arrumar a lambança com medidas impopulares. Não podemos nos dispersar, um trabalho herculeo nos aguarda. Não será tarefa facil.

Genaro Faria -   11/10/2015 13:53:34

Estimado Puggina, seus textos, seja pela qualidade literária, seja pela interpretação fiel dos fatos, sempre me inspiram os melhores sentimentos de confiança na justiça que, se tarda, nunca falha. Essa associação criminosa que se fantasia de partido político acima do bem e do mal - de cuja apresentação me dispenso - mostra outras das características comuns ao gênero, que um provérbio francês assim revela: Quereis saber qual o segredo de toda associação? São unidades sem valor à procura de um zero; um zero que lhes dê a força de uma dezena. Com efeito, eu não me lembro de tantas unidades sem valor, nem de tantos zeros à esquerda da decência, da sensatez, de um mínimo de qualificação técnica ou moral para o exercício do poder, como se vê desde que um certo sindicalista, líder inconteste da caterva, convenceu-se de que o Brasil era a terra prometida a ele e companheiros. E dela se assenhoreou para fazer o quem bem entendesse. Como disse Napoleão Bonaparte, "da glória ao ridículo, a distância é de apenas um passo". Lula deu um passo maior que as pernas curtas da mentira.