• Percival Puggina
  • 16/02/2020
  • Compartilhe:

LULA, O PAPA E A DESINFORMAÇÃO

 

O papa Francisco recebeu Lula em audiência privada. O fato prova quanto é bem sucedida a campanha de desinformação promovida pela esquerda em relação à política no Brasil a partir de 2016. Apesar de ser essa uma atividade intensa e ostensiva, muitos ainda não entenderam o quanto ela é eficaz. Quem é de esquerda acredita. Se duvidar, dê uma olhada no que milhões afirmam insistentemente nas redes sociais. Para sucesso dessa desinformação, convergem, entre outros, certos partidos políticos, grandes empresas nacionais e estrangeiras de comunicação alinhadas com a esquerda mundial e seus correspondentes lá e cá, governos e ONGs com interesses contrariados em nosso país. E por aí vai a rede, desinformando e desorientando opiniões. A esse elemento, essencial à sobrevivência da esquerda, somam-se a notória sensibilidade do Papa às teses dessa corrente ideológica (esquerda populista), a atividade de nossa conhecida CNBB, e a proximidade de Francisco com D. Cláudio Hummes (cardeal mais próximo dele e amigo pessoal de Lula há mais de meio século).

Quando o Papa diz a Lula que “é bom vê-lo caminhando na rua”, revela sua convicção de que está diante de um “injustiçado” que, aliás, não pode “sair para a rua” porque recebe vaia. Uma gigantesca desinformação, à qual pessoalmente se integrou, sobre a realidade brasileira. E não lhe faltam desinformantes. Assim, não me surpreende, também, que as notícias dessa audiência mencionem acriticamente haverem, os dois, discutido e pensado “soluções sobre injustiças e desigualdades no mundo”.

Para quem sabe como a banda toca, pode haver maior incompatibilidade quanto a do interlocutor do Papa e essa pauta? Lula teve um passado humilde e tem um presente abastado. Quanto do que é seu, abriu aos pobres? Não há senão hipocrisia nisso que os franceses chamam bourgeoisie de gauche (burguesia de esquerda). A propósito, Louis Maurin, diretor do francês Laboratório das Desigualdades, parece tratar do Brasil e não da sua França quando fala em burguesia cultural...

Lula é réu condenado em dois processos por corrupção passiva e responde a outras quatro ou cinco ações semelhantes em diferentes juízos e tribunais. Os crimes por cuja prática tem sido denunciado e condenado envolvem relações escusas com os interesses de grandes empresas em negócios com o governo. Essas empresas e esses interesses, durante a gestão lulista, ensejaram o surgimento de organizações criminosas que beneficiaram partidos políticos da base do governo à esquerda e à direita, transformando seus anos de gestão em tempos de desenfreada corrupção. Nunca na história roubou-se tanto de um povo, amplificando “injustiças e desigualdades”.

Mais de R$ 14 bilhões são previstos para recuperação pela força-tarefa de Curitiba. Destes, R$ 4 bilhões já foram restituídos pelos ladrões. Numa ponta, a dinheirama financiou campanhas, desequilibrou disputas eleitorais e comprometeu a representatividade em nossa incipiente democracia. Noutra, construiu imensas fortunas pessoais. É incalculável o dano que essa roubalheira causou à economia e aos mais pobres, desencadeando desemprego e recessão.

É bom lembrar que Lula, em audiência presidida pelo juiz Sérgio Moro, interrogado sobre quanto ganhava por mês, reconheceu algo que não se pode admitir de uma pessoa adulta, não interditada: não soube dizer quanto ganhava.

A governança instituída por ele não inventou a corrupção, mas promoveu um upgrade de tais proporções que a mais fornida conta corrente do visitante de Sua Santidade não era em algum banco, mas no Departamento de Operações Estruturadas da Odebrecht.

 

_______________________________

* Percival Puggina (75), membro da Academia Rio-Grandense de Letras, é arquiteto, empresário e escritor e titular do site www.puggina.org, colunista de dezenas de jornais e sites no país. Autor de Crônicas contra o totalitarismo; Cuba, a tragédia da utopia; Pombas e Gaviões; A Tomada do Brasil. Integrante do grupo Pensar+.

 


José Carlos Silveira Azambuja -   28/02/2020 19:23:40

Penso que a grande verdade é que o Papa deu um "tapa na cara" do povo brasileiro. Desrespeitou o Poder Judiciário do nosso país, desconsiderando decisões de segunda e terceira instância, que condenaram o sujeito a quase vinte anos de prisão, em apenas dois processos por corrupção provada. Eu, como católico, me sinto envergonhado da liderança da Igreja de Jesus Cristo. "Infeliz daquele que escandalizar..." DEUS os perdoe... é o que peço.

Rivo -   25/02/2020 12:26:24

Como chefe de estado, o Papa seria tão desinformado sobre Lula quanto Trump sobre o ditador da Coreia do Norte. A verdade é que o Papa simpatiza com esses chefetes esquerdistas. Resta sobre por quê.

Brenda Fernandes Aprigliano -   23/02/2020 04:26:41

Me desculpem os que discordarem, mas esse caso de amor espiritual de Lula/Bergoglio não é desinformação, mas um caso de parceria ideológica, onde a má fé é o ingrediente principal da relação. Não me parece razoável que pessoas avançadas na idade, como esses dois, possam alegar qualquer inocência num encontro de um condenado com mais processos a vir e um religioso de alto coturno com assessores para seus assuntos diplomáticos, e não desconfiem que isso ofende o povo brasileiro, que viu seu País assaltado e sucateado por este mesmo condenado. Um líder religioso que tem suas origens na Argentina com afinidades com os Kirchner's, que participou ativamente do Sínodo herege da Amazônia, que deu mais bênçãos à governos comunistas totalitários e muçulmanos do que à democráticos, que não explica a malversação do Óbolo de São Pedro e do Banco do Vaticano, não respondeu à Dubia de quatro Cardeais sobre sua Encíclica, diz que todos devemos obedecer à ONU globalista, entregou os católicos chineses ao Partido Comunista chinês, etcetera,etcetera. Se fez tudo isso, sem ser de caso pensado, então é um caso gravíssimo de demência e deveria ser recolhido e substituído antes que destrua de vez a Doutrina e a própria Igreja Católica. Quanto a existirem 40% de eleitores do Lula, aí já é um caso de patologia mais grave ainda, de falta de autoestima, de apreço à vida e alto índice de analfabetismo funcional!

adão Silva Oliveira -   20/02/2020 23:51:04

Caro Donizetti, Deus nos deu neurônios para poder distinguir bem entre "o politicamente correto" e o "politicamente incorreto". Tanto o ladrão como o miliciano são nocivos à natureza. Ou seja, entre o preto e o branco existe o cinza (e com uma enorme diversidade de tons).

Celia -   20/02/2020 02:35:15

"Uma gigantesca desinformação, à qual pessoalmente se integrou, sobre a realidade brasileira." E esta desinformação se agiganta cada vez mais por culpa nossa. Se nossas publicações estivessem dirigidas também ao exterior, em mais de uma língua, estrangeiros teriam uma versão alternativa para questionar o que o monopólio esquerdista da informação impõe. A censura não nos silenciou totalmente, ainda dá tempo.

Waldemar -   19/02/2020 17:19:17

A jogada é do Lula, com apoio do papa... Lula já iniciou campanha política e busca, ao aparecer ao lado do papa, convencer os católicos "não pensantes" de que ele é um homem bom e injustiçado... ele busca recuperar os votos perdidos no rincões do Brasil e até nas periferias das grandes cidades... Pouco importa o que foi conversado, a busca dele foi pela imagem... e a militância que se segue... analisar comportamentos de A e de B não levam ao âmago do evento...

Donizetti Aparecido de Oliveira -   19/02/2020 17:12:51

Caro Adão, vc cometeu o pecado original, por isso admira Lularápio e critica o melhor presidente brasileiro de todos os tempos. E mais, petralhismo não tem perdão.

Paulo Valentin salvador -   19/02/2020 01:52:30

O Papa é homem e como tal erra e tem errado bastante! Ele recebeu a Lilian Tintori?Por que ele pagou a passagem para receber o invasor do alheio Stédile? por que não parabenizou Bolsonaro quando eleito? Por que recebeu o Lula réu de graves crimes e até suspeito de assassinatos? O Papa é homem e como tal erra e tem cometido erros graves, que desmerecem a Fé Católica!

Diva -   18/02/2020 23:49:43

O Papa errou feio! Vamos ver como vai se explicar . Se ê que vai ...

Márcio Gomes dos Santos -   18/02/2020 15:54:56

Esse gringo/hermano, o Bergolino, deveria se ater mais aos problemas com seu ESTADO DO VATICANO, afundado em patifarias de seus súditos - padres, cardeais, bispos , arcebispos e todos os CAMARADAS subordinados a ele. Esse mané não é apto a gerir o estado, muito menos meter o bedelho na seara alheia, como no caso o nosso país.

Leda -   18/02/2020 15:50:27

O papa já provou apoiar a igualdade e distribuição de renda , convocou católicos para uma religião única e globalistas. O papa convocou João Pedro Stédile, chefe do MST , para juntos lutarem pela igualdade de classe . O papa que chamou Lula ! O papa infelizmente é comunista.

PERCIVAL PUGGINA -   18/02/2020 15:23:13

Alguns comentários a este artigo o contestam com base na ideia de que o papa sabe quem é Lula e conhece suficientemente a natureza de seus crimes. Meu intuito ao escrever esse artigo foi o de demonstrar o quanto são hábeis os construtores de narrativas, tema com o qual muito tenho lidado. Com a visita de Lula, o próprio Romano Pontífice se inclui nesse processo como pode ser constatado dando uma lida no que a “concorrência” tem publicado. Ela vive um surto de paixão pelo papa, cuja compreensão sobre política (e economia), conforme salientei no artigo, está subordinada a uma perspectiva esquerdista e populista bem latino-americana. Observe-se, também, que o múnus da infalibilidade é de aplicação restrita a temas de fé e moral e não resguarda o papa, em tudo mais, de cometer equívocos como qualquer pessoa. Seguramente não cobre posições e opiniões pessoais sobre a política dos povos. As opiniões de Francisco expressas por palavras e gestos são bem conhecidas entre os católicos que acompanham a vida da Igreja. Há quem com elas concorde e há quem delas discorde. Então? Parece-lhe equivocado considerar que o papa esteja mal informado sobre a realidade brasileira? Observe que há pouco mais de um ano, 47 milhões de brasileiros criados aqui, vendo TV aqui, lendo jornal aqui, ouvindo rádio aqui, votaram em Haddad para Presidente e, com ainda maior gosto teriam votado em Lula. Ou não? Na semana passada, a Veja divulgou pesquisa segundo a qual, no segundo turno de uma futura eleição presidencial, Lula teria 40% das intenções de voto contra 45% de Bolsonaro. E note bem: não são eleitores que vivam dentro dos muros do Vaticano, mas estão na fila do desemprego, na lista do Serasa, nas portas do SUS. É equivocado imaginar que o problema se resume às pessoas físicas de Francisco e Luiz Inácio, fechados os olhos ao imenso aparato de desinformação no qual a esquerda internacional nada de braçada, sem enfrentar resistência.

Fernando de Albuquerque -   18/02/2020 14:09:34

O Papa e Lula têm muito em comum; ambos falam muito em pobreza, mas vivem no luxo.

carlos alberto wagner -   18/02/2020 13:18:09

Foi-se o tempo que a católica se preocupava com os pobres, hj ela está preocupada com o que pode acontecer com os comunistas, corruptos e bandidos.Está empenhada em defendê-los. Papa Comunista dá nisso.

Eduardo -   18/02/2020 12:29:16

Teologicamente, um Papa não tem o Direito de errar, em determinados assuntos mundanos. Ainda mais nesse assunto (corrupção de Lula e do PT) de tão notório que é. Não acredito que seja questão de má assessoria, mas de índole e conduta pessoal, que ele, papa (o atual merece um "p" minúsculo), não tem o Direito de exercer na condução da Igreja Católica. Para o 'papa' atual serve o que eu ouvi na saída da missa de domingo passado, de uma senhora sobre essa visita: "Diga-me com quem tu andas e eu te direi quem tu és.".

Décio Antônio Damin -   18/02/2020 12:06:05

Admiro a tua fé católica que te leva a acreditar que o papa foi ingênuo e desinformado...! Que ele procure trazer pecadores para o seu rebanho, contudo, é elogiável, pois, pelo que sei, há mais regozijo no céu quando é salvo um pecador...

Carlos Edison Fernandes Domingues -   18/02/2020 11:53:05

PUGGINA. Na fotografia, onde o condenado aparece com uma pastinha na mão e um sorriso safado ao lado do Papa, dá-me a impressão que ele portava um recibo de arras para negociar a o Estado do Amazonas, pois, logo a seguir Sua Santidade declarou "A Amazônia é nossa" Carlos Edison Domingues

Nill Soares -   18/02/2020 01:51:06

È preciso dizer uma coisa esquecida. No mundo a dois tipos de católicos. O católico conservador uma raridade no Brasil. Nos EUA, Polônia e outros países a muitosa católicos conservadores. No Brasil,Argentina e América 'latrina' é o que predomina é o católico liberal ( esquerdista). Eu disse católico liberal (talvez nomeasse 'libertino) . Esse tipo de católico como diz o adjetivo é liberal. Liberal na moral,nos costumes,comportamento,atitudes, na vida. Essa é a sorte de Francisco. Pois do contrario haveria uma tremenda indignação contra o papa Bergolino. Aliás ! È o Brasil o maior país católico do mundo e em que isto eleva o nome do Catolicismo no mundo. Num site de um português , Fire Blade , nomeavam o México como maior país católico do mundo. Mas ! È uma mentira. Talvez , católicos europeus achem incômodo a classificação do Brasil, como maior país católico do mundo. Outra grande vergonha. È a Argentina. Terra do papa Bergolino estar afundando na pobreza desta maneira. Ao ponto do argentino estar parando de comer carne de vaca. Logo ! Os argentinos um povo tão carnívoro !!!! O papa Bergolino sorrateiramente não toca no assunto da pobreza crescente na Argentina. Talvez ! Para ninguém reclamar o tão pouco a Argentina. Tem sido abençoada no seu pontifício. Obrigado ! Espero ter prestado um grande esclarecimento sobre o atual momento.

NELSON SANT ANNA FERREIRA DE AZAMBUJA -   18/02/2020 01:28:10

Prezado amigo Puggina: Me desculpe lá, mas pela primeira vez, desde que acompanho suas postagens, sou obrigado a dizer que suas explicações sobre a atuação do Papa nesse episódio vergonhoso de atendimento público ao Lula - porque público e não privado, desde que todas as fotos do par foram publicadas para quem as quis ver - , um dos maiores criminosos do Brasil e do mundo! Se o Papa está cercado de desinformantes, como disseste, porque não se cercar de bons informantes? Se o Papa tem acesso à desinformação, porque não poderia ter acesso à informação correta??? Vamos e venhamos, o Papa não confia nas informações dos diplomatas brasileiros honestos, aos quais poderia ter colocado singelas perguntas que rapidamente esclareceriam à Sua Santidade, quem é o canalha a quem ele iria receber? O Papa não confia nas informações do governo brasileiro, mas tacitamente aceitou todas as informações do presidente esquerdista da vizinha república Argentina? Ao final da tua postagem, expuseste uma pequeníssima lista dos crimes perpetrados pelo Lula. Quem não os conhece? O Papa está incluído no grupo desses pouco que não sabem nada do Lula? Não podemos ignorar que o Papa, além de todas as missões religiosas que tem na Terra, e que que não são poucas, é também um chefe de Estado, tão importante quanto um rei ou presidente, senão mais. Não pode, como tal, se dar ao luxo de desconhecer certas coisas que as pessoas mais ignorantes deste mundo, hoje, já conhecem deste famigerado Lula. Eu, como tu, católico apostólico romano, não desculpo o Papa por essa total, injustificada e indesculpável desinformação!!! Não me importo se ele se importa ou se algum dia vai ficar sabendo desse fato, mas é questão de foro íntimo e eu não o desculpo!!! A comunidade católica mundial, com certeza absoluta, muito terá se desiludido com o Papa argentino Francisco.

ODILON ROCHA -   18/02/2020 00:20:56

Caro Professor Para mim mais grave que o encontro, porque sabemos quem é um e quem é o outro, foi a saída de um condenado do país, com prisão domiciliar! E a questão do passaporte? Quem pagou ou bancou essa viagem? Passou pela alfândega? Quem autorizou? Particularmente não me lembro de ter lido algo a respeito. O agendamento do encontro foi antes ou após a soltura do presidente meliante? Lembremos que os outros ditadores que se encontraram com o Papa não eram condenados, não estavam sob o regime de prisão domiciliar. No resto, sabemos, não passou de um estratagema da esquerda globalista, um tremendo jogo de cena e interesses escusos. Provavelmente, como o filme Democracia em vertigem, não vai colar.

Sidney -   17/02/2020 21:59:52

$abemo$ a que estão e a que vieram e$$e ladrao do Brssil e seu bando ; abjetos Hipocritas o rodeiam

Luiz Guzzo -   17/02/2020 20:31:02

Na verdade, Lula foi pedir ao Chico para tornar pecador mortal a quem o vaiar nos Comícios e nas Caravanas, afinal ele é um Santo.

Dalton Catunda Rocha -   17/02/2020 18:59:00

Eu nasci aqui em Fortaleza-Ceará, Brasil, em 1970. Quando criança, eu ainda peguei o Brasil estritamente católico, que estava morrendo, naquele exato momento. Era raro se ver uma igreja pentecostal, nos anos 1970. Hoje em dia, dá dúzias delas numa só avenida aqui de Fortaleza- Ceará. Uma irmã minha virou crente, tendo já trocado várias vezes de seita. Algumas pessoas de minha grande família também foram, para seitas pentecostais. E sabes por que? Ainda durante o Regime Militar, a Igreja Católica, se fez numa mera filial da CUT. A Igreja Católica trocou Cristo, por Karl Marx. Foi desta Igreja Católica, que surgiram coisas como o PT e o MST. Mais de trinta anos atrás, eu vi inúmeros padrecos petistas, marxistas, etc. que nunca falavam de Deus, de Santa Maria ou dos santos, em missa alguma. Eles só falavam de marxismo e gramscismo, para corromper os fiéis. O resultado? Dezenas de milhões de brasileiros deixaram o catolicismo de vez, graças a estes padres de passeata e estas freiras de minissaia; royalties para Nelson Rodrigues(1912- 1980). Quatro décadas seguidas de crise econômica levam, como todas as crises que a história já mostrou, uma larga percentagem de pessoas a acreditar, em coisas absurdas. Nos últimos 40 anos, subiram tanto a taxa de criminalidade, quanto a percentagem de brasileiros que seguem as seitas pentecostais. A desesperança no mundo real, manda algumas pessoas a buscarem conforto no absurdo, que é o que as seitas podem de fato, oferecer aos seus frequentadores. A dupla combinação no mesmo período de quatro décadas seguidas de uma Igreja Católica tornada em mera filial da CUT; absolutamente desinteressada em pregar qualquer tipo de evangelho digno deste nome, com uma crise econômica tornou imparável o crescimento do patrimônio e da popularidade das seitas pentecostais. Sai o patuá e entra o óleo santo de Israel. Sai o feitiço e entra a teologia da prosperidade. Sai o umbandismo e entra o pentecostalismo. Em suma. Sai o seis e entra o meia-dúzia. Fundado pelo gay, racista, picareta, etc. Charles Fox Parham (1873-1929), o pentecostalismo é um sucesso na América Latina, pelo fato de ser uma macumba, com uma fachada bíblica. Templo é dinheiro. E mentiras. Sobre as “curas” dos pastores, veja o site: https://www.youtube.com/watch?v=fwoc6z6ymcY Se Jesus é o caminho, o Bispo Macedo é dono do pedágio. Se o Bispo Macedo é seu pastor, um dia, tudo te faltará. Sobre a causa real do sucesso das seitas pentecostais no Brasil, veja os primeiros dez minutos da entrevista deste site: https://www.youtube.com/watch?v=mK7PImC2Ckw

Fátima Rejane Souza Pinto -   17/02/2020 18:15:43

Lula foi arrogante e presunçoso , em seu diálogo deixou claro que foi "discutir com o Papa uma política de combate à desigualdade " ?? Que o Lula é uma aberração é notório, mas o Papa, nesse encontro pagou de otário ou imbecil, ou os dois. Fala sério!??

CARLOS -   17/02/2020 15:16:25

QDO FALAM QUE O PRESIDENTE CONHECIA O MILICIANO ISTO ACONTECEU EM 2005 E ELE NAO TINHA OBRIGACAO DE SABER QUE O TAL BANDIDO JA ATUAVA NO SUBMUNDO DO CRIME E COM CERTEZA FOI MORTO MESMO OU QUEIMA DE ARQUIVO PQ SABIA DEMAIS E FOI MORTO PELOS POLICIAS DO GOVERNO DO PT DA BAHIA E DO WITZEL INIMIGOS DE BOLSONARO SE O MATARAM POR GENTE DO PT E DE WITZEL E PQ ESTAO COMPROMETIDOS E ELE SABIA POR ISTO FOI MORTO SENAO ESTARIA VIVO E ABRIA O JOGO CONTRA O BOLSONARO JA VIRAM QTAS ESTE WITZEL JA ARMOU CONTRA O PRESIDENTE BOLSONARO.

adao silva oliveira -   17/02/2020 13:56:11

Ué!!!!!! Pelo que se sabe, o Papa - seja de que matiz filosófica for - é sempre escolhido sob a inspiração do Espírito Santo. Nesta ótica, não seria o próprio Deus que está anuindo com a compreensão do Pontífice a um Publicano. Aliás, o próprio Cristo era acusado de conviver com pessoas de "má vida".

Menelau Santos -   17/02/2020 13:41:53

Se foi em confissão, a audiência que o Papa Francisco concedeu ao Lula está correta. Pelo quilate do pecador, esse sacramento somente na alçada papal mesmo. Fico imaginando a penitência...

Luiz R. Vilela -   17/02/2020 12:14:39

Dizia-se em tempos passados, "quem tem boca vai a Roma", e "indo a Roma tem que ver o papa". Assim fez o "glorioso" Luis Inácio, que procurou sua santidade, talvez não com o intuito de negociar algumas "indulgências", como faziam os poderosos no passado, mas quem sabe ser agraciado pelo sumo pontífice, com o título de a alma mais honesta do mundo, alias, título que ele se auto outorgou. Vale lembrar que na visão do próprio lula, ele é um "justo", sem qualquer pecado, o papa deve pensar também assim. Os dez mandamentos, aqueles pelos quais Moisés subiu o monte Sinai, e recebeu do criador as "tábuas da lei", já estão em completo desuso, pois chega ao ponto de um descumpridor dos mandamentos, ficar por uma hora, em conferência, justamente com quem deve zelar pelo fiel cumprimento das leis divinas. Pode ser até que tenha sido uma "confissão", até porque pelo quantidade e profundidade dos pecados, só com a absolvição do líder máximo da igreja. Com o passar da idade, é normal que o indivíduo passe a se preocupar com a sua "capivara" de anotações feitas por São Pedro, e não queira chegar na vida eterna sem algumas recomendações de peso, e neste caso o papa seria uma pessoa de forte prestigio, lá porta do céu. Como dizia Cristo, ele não veio ao mundo pelos justos, mas sim pelos pecadores, e o papa que é o chefe da sua igreja, esta lá justamente para atender todos aqueles que comentem pecados. Agora, para que a foto que o papa tirou com o lula, ter ficado com a aparência de Cristo na crucificação, o lula deveria ter levado o Cabral, ex governador do Rio de Janeiro, para ficar no outra lado do papa, seria Cristo, digamos assim, entre os amigos do alheio, como eram chamados estes indivíduos antigamente.

FERNANDO A O PRIETO -   17/02/2020 08:51:40

O que ficará de Lula na história? A imagem (merecida) de ser um ladrão. E de Francisco? Certamente não será reconhecido como um grande pontífice, como por exemplo foi S. João Paulo II. Que Deus nos envie melhores líderes, não aliados da Esquerda Mundial, que tanto prejudica nossos povos (especialmente os pobres, que ela, hipocritamente, diz ajudar)...Senhor, ajudai-nos em nossas tribulações!

adão Silva Oliveira -   17/02/2020 01:44:39

É. Mas é bom não esquecer que tanto o Bento XVI quanto o João Paulo II deixaram passar no silêncio as questões concernentes à pedofilia e ao rombo no Banco do Vaticano. Para não nos igualarmos aos petistas devemos apontar o dedo para o desvirtuamento de valores, sem olhar de que lado vem. Do contrário, fica muito cômodo. O presidente Bolsonaro e filho prestam homenagem a miliciano já preso e dizem que ele combatia a bandidagem. Pior, ficam defendendo a conduta ilibada do morto.

Luiz Alberto Mezzomo -   16/02/2020 23:19:31

Eu gostaria de compartilhar com a sua opinião de que a visita do Lula ao Bergóglio foi devido a tática da desinformação do PT. É lamentável, mas eu não acredito que o Bergóglio não esteja a par, e que não compactue, das ideias petistas. Bento XVI, pode ter cometido muitos erros, mas, mesmo assim, honrou a cátedra de Pedro.