• Percival Puggina
  • 25/09/2016
  • Compartilhe:

LULA, DILMA, OS AVIÕES DE CARREIRA E OS JATINHOS

 

 Quem nunca disse bobagem que atire a primeira pedra. Por prudência, e em benefício das minhas, só me disponho a fazê-lo quando as bobagens passam a ser insistentemente repetidas, tais como o petismo parece prescrever a seus discípulos. É nessa toada de repetir frases sem nexo com a realidade, em busca de um efeito político, que Lula conseguiu a proeza de dizer e repetir três tolices numa única e bem conhecida frase. Ei-las: 1ª) graças aos governos petistas, pobres viajam de avião, 2ª) os ricos a bordo não gostam dessa companhia e 3ª) por coisas assim, os ricos são contra o PT.

Quem dera fosse verdadeira a afirmação de que pobres viajam de avião! Nossas companhias aéreas seriam blue ships na bolsa de valores, beneficiadas pelo ingresso, em seu mercado, de 60% da população nacional! Chega a ser cruel essa afirmação num país em que os pobres têm dificuldades para custear a tarifa dos ônibus. Quem viaja de avião comprando o próprio bilhete não pode ser considerado pobre. Essa possibilidade é ainda menor se levarmos em conta os autoindulgentes parâmetros socioeconômicos desenvolvidos pelo marketing petista que criou uma classe média a partir de R$ 300. Pobre, então, seria alguém com renda inferior a essa.

Por outro lado, a ideia de que a presença de pobres a bordo das aeronaves comerciais seja incômoda aos outros passageiros é um agravo gratuito tanto a uns quanto a outros. Na minha experiência, a bordo só são incômodos os bêbados, os mal-educados e os malcheirosos. Lula, então, estaria confundindo pobreza com isso e riqueza com esnobismo. Finalmente, afirmar que a suposta ascensão social dos miseráveis teria sido a causa do antagonismo que o PT enfrenta é a maior das três leviandades contidas na tal frase. A ascensão social de todos a todos beneficiaria, ora essa!

Com três tolices em uma única afirmação, Lula e aqueles que as repetem expressam a patologia ideológica que os faz necessitar do conflito (no caso, do conflito de classes) tanto quanto um intelecto livre necessita da verdade. E sobre a relação de Lula com a verdade ninguém pode falar com mais conhecimento de caso e causa do que dona Marisa Letícia.

Aliás, se há transporte onde pobre não embarca é nesses jatinhos a que Lula e Dilma se afreguesaram. Imagino que já levem mais de uma década sem enfrentar as filas, os apertos e os pacotinhos de bolacha dos aviões de carreira. Essas viagens seriam muito valiosas para ambos aferirem sua popularidade.

________________________________
* Percival Puggina (71), membro da Academia Rio-Grandense de Letras, é arquiteto, empresário e escritor e titular do site www.puggina.org, colunista de Zero Hora e de dezenas de jornais e sites no país. Autor de Crônicas contra o totalitarismo; Cuba, a tragédia da utopia; Pombas e Gaviões; A tomada do Brasil. integrante do grupo Pensar+.

 


Ismael de Oliveira Façanha -   27/09/2016 00:16:03

A retórica do Lula é politicamente eficaz; o povo é crédulo.

Genaro Faria -   26/09/2016 10:38:00

Segundo a cartilha de Joseph Goebbels, ministro da propaganda nazista, que o PT e demais partidos comunistas seguem à risca, a repetição de uma mentira acaba por fazer com que ela se converta em verdade. Outro expediente do qual esses partidos fazem uso permanentemente, se não necessariamente, é o de semer a cizânia e fabricar crises no convívio social. Deste, então, não escapam nem as famílias, em que os filhos são levados a acreditar que seus pais são, na verdade, seus opressores. Dividit et impera. Eles só não aplicam essa estratégia para si mesmos, é claro. Em seu meio, a dissidência é punida selvagemente na fogueira dos hereges, pelo justiçamento sumário ou, no mínimo, pelo confinamento em algum calabouço. O Brasil mal chegou a conhecer o que é a realidade de viver sob o império dessa utopia. Queira Deus que tenha sido o suficiente para nos deixar imunizados contra futuras recaídas.

Wladmir Balbino -   26/09/2016 09:47:39

Fantástico!!!

Marina Dantas de Avellar -   25/09/2016 23:19:52

Como gosto de ler seus textos ! Como aprendo e ainda divulgo !!!!Obrigada por nos orientar.Deus o proteja Marina

Odilon Rocha -   25/09/2016 17:44:39

Vou atirar uma 'pedra da mentira' para os petistas. Vão se acotovelar uns aos outros para ver quem pega. Caro professor, mentir, para essa turma, é que nem pedra de craque para os viciados. E digo mais, faça esse pessoal falar a verdade e vão sentir calafrios e tremedeira. Só a mentira lhes serve de alívio . Está em seu D.N.A. (Direito Natural de Atochar).