• Percival Puggina
  • 11/11/2014
  • Compartilhe:

LUIZ CARLOS PRESTES - A INCORRIGÍVEL HISTÓRIA DE UM MEMORIAL. E FASCISTA É A MÃE!

 

 Na véspera do dia em que se celebravam os 25 anos da queda do Muro de Berlim, um grupo de cidadãos marchou pela Avenida Borges de Medeiros, em Porto Alegre, rumo às obras do Memorial Luiz Carlos Prestes onde realizaram breve protesto. Denunciavam um paradoxo. E bota paradoxo nisso! Enquanto o mundo livre e civilizado rememora o fim do Muro, maior evidência do fracasso do comunismo, em Porto Alegre ultimam-se as obras de um Memorial que permanentemente exaltará tal regime através do personagem que, com maior ênfase, simboliza a luta suja por sua implantação no Brasil.

O Memorial é um projeto do arquiteto Oscar Niemayer, o milionário mais festejado pelos marxistas-leninistas. Sua construção e instalação foi proposta à cidade de Porto Alegre em 1998 pelo petista Raul Pont, então prefeito da Capital, em projeto que enviou ao legislativo municipal, obtendo inimaginável aprovação pelo voto majoritário dos edis.

As coisas teriam terminado por aí. O prefeito teria atendido seus amigos da foice e do martelo e destinado o terreno para o projeto. A Câmara teria feito mais uma de suas tradicionais trapalhadas. O terreno viraria estacionamento ou depósito de lixo. E assim foi, de fato, por muito tempo. Até quê? Até que a Federação Gaúcha de Futebol, interessada em construir seu edifício-sede, estendeu olhar cobiçoso para aquele privilegiadíssimo local.

Pintou negócio. De onde menos se poderia imaginar, apareceu dinheiro para que se completasse a ofensa ao caráter democrático do povo de Porto Alegre. Assim: a) o terreno seria dividido ao meio; b) a Federação ficaria com uma das metades do que não lhe pertencia; e c) em retribuição, entregaria à cidade, pronta e acabada, a fatídica obra. "Não, muito obrigado!", diríamos, por certo, eu e o leitor destas linhas. Afinal, não faltam obras mais urgentes e necessárias à nossa população. Mas nossa Câmara, liderada pelo empenho dos vereadores da bancada do futebol disse o contrário. E nos brindou com essa histórica ridicularia.

Nem virando a cidade pelo avesso se congregariam em Porto Alegre, felizmente, adeptos do comunismo em número suficiente para reunir os meios necessários à construção do Memorial. No balcão das negociações da FGF com a bancada do futebol, ele saiu de graça. Bem como costumam ser as coisas comunistas - tudo, sempre, com o dinheiro dos outros. Então, sob o egrégio patrocínio dos pagantes de ingresso para jogos de futebol e dos cidadãos de Porto Alegre, o comunismo, varrido a grito do Leste Europeu, ganhará um vexatório memorial em Porto Alegre. Será nossa homenagem a um mau brasileiro, traidor de sua pátria, agente soviético no Brasil, responsável direto e indireto pela morte de muitos brasileiros.

Tais mortes deveriam estar elencadas no prontuário de Prestes! Sua Coluna, tão famosa quanto inútil, foi um delírio do líder que lhe deu o nome. Arregimentados morriam de doenças e de fraqueza. Enquanto se deslocou pelos famosos 25 mil km, fugindo dos combates contra as forças oficiais, deixou um rastro de torpezas e destruição (1). Após sua conversão à foice e ao martelo, aliou-se ao profissionalismo assassino do Partido Comunista da URSS e, nessa condição associou-se aos autores de repetidos genocídios. Também caem na sua conta os mortos da Intentona Comunista de 1935.

Lamentável, também, foi o tom das matérias que divulgaram o gesto democrático, cívico e ordeiro da pequena marcha pela avenida Borges de Medeiros até as obras do Memorial no dia 8. Habitualmente, o esquerdismo descerebrado que se alojou nas redações de certos veículos procura desqualificar como fascista todo e qualquer repúdio ao comunismo. Foi o que, ora explícita, ora veladamente, fizeram neste caso. Tais notas são redigidas como se ser anticomunista fosse fascismo e não fosse uma imposição moral incidente sobre todo cidadão que conheça História! Aliás, essa mesma História ensina que, ao longo do século passado, os comunistas, sem qualquer constrangimento, eliminaram dezenas de milhões de seus próprios conterrâneos civis, sob idêntica alegação! Eram ditos fascistas e destinados às fossas coletivas todos que se opunham à malignidade do totalitarismo vermelho, que se auto condenou com o famigerado Muro, cujo fim foi celebrado, no domingo passado, para irritação de certos redatores.

(1) NARLOCH, Leandro. Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil . Editora Leya, 2009.
_____________
* Percival Puggina (69), membro da Academia Rio-Grandense de Letras, é arquiteto, empresário e escritor e titular do site www.puggina.org, colunista de Zero Hora e de dezenas de jornais e sites no país, autor de Crônicas contra o totalitarismo; Cuba, a tragédia da utopia e Pombas e Gaviões, integrante do grupo Pensar+.
 


Luciano Buisine -   19/11/2014 14:39:21

Expresso meu respeito e admiração pelo jornalista Percival Puggina, pelos excelentes comentários ou críticas feitas sobre a suja e medíocre política brasileira. Uma pena é que por iniciativa dos nossos governantes, poucas pessoas têm a oportunidade de ler seus artigos, como também, de outros conceituados jornalistas. O governo que tanto fala em educação da boca pra fora, prefere a ignorância, pois ela é sinônimo de desinformação e responsável direta pela maioria dos votos que os políticos obtém nas urnas de tecnologia duvidosa.

Dante Ignacchitti -   17/11/2014 11:39:17

Puggina significa, nesse país, um dos poucos e potentes faróis que iluminam e guiam os brasileiros do bem esse mar tenebroso, tempestuoso e perigoso em que se transformou o Brasil; devemos segui-lo e ouvi-lo com extrema e grata atenção. Obrigado, Puggina, a História haverá de reconhecê-lo, entre os grandes da Pátria.

Diego -   17/11/2014 04:23:25

Era a mãe. kkk

armando fialho fagundes -   15/11/2014 23:44:16

Ora, Pugina, depois de todos os comentários, o que mais dizer? Federaçao de futebl e vereadores que aprovaram são uns calhordas, vagabundos e despreziveis.

MOVIMENTO INTEGRALISTA E LINEARISTA BRASILEIRO -   15/11/2014 15:59:13

Mais um show de lucidez do nosso amigo Percival Puggina, intelectual de verdade a imortal de verdade. Deus te ilumine Percival. Anauê Brasil!!

João Carlos Prolla -   14/11/2014 21:02:55

Excelente artigo. Sugiro que uses teu espaço na ZH para publicá-lo e levar a mais pessoas tão lúcida posição.

LUIZ CARLOS -   13/11/2014 01:04:41

COMENTÁRIO LÚCIDO E COERENTE, COMO SEMPRE O FIZESTE. PARABÉNS!

Sérgio Alcântara, Canguçu RS -   12/11/2014 20:49:57

Percival e companheiros, precisamos exigir de nossos representantes nos PARLAMENTOS, posturas mais incisivas, críticas e FUNDAMENTADAS em relação a disparates como este. Se procederem desta forma, além de oferecer obstáculo a esta infindável consagração da simbologia marxista, estarão contribuindo substancialmente para que o povo brasileiro vá, aos poucos, tomando pé do FOSSO IDEOLÓGICO em que foi mergulhado. Sou incansável defensor da ideia de que precisamos resgatar, QUALIFICAR e FORTALECER a DIREITA neste país, que há muito padece com a falta de perspectiva em relação a um panorama político EQUILIBRADO e uma democracia verdadeiramente REPRESENTATIVA. Abraços a todos!

Giovanni Sponhardi -   12/11/2014 19:18:02

Demais Pugina ótimo texto Parabens. Lamentável que Porto Alegre tenha um memorial para um lixo como este, imagina quando o Lula morrer, vão construir um museo.

Abe Veiga -   12/11/2014 17:16:51

Parabéns pelo texto perfeito e pela coragem,pois hoje em dia diante de tanta lavagem cerebral que recebemos dos setores de esquerda está cada vez mais difícil falar a verdade!

Magalhães Antonio -   12/11/2014 17:03:43

VIVEMOS A DEMOCRACIA NAS TRES BASES DE CLISTENS 510a.C (Isonomia, Isogoria e Isotimia) ? VOCÊS GOSTAM DE DEMOCRACIA NÉ? ENTÃO TOMEM! 1. JBS Friboi - 162 deputado(a)s - R$61,2 milhões 2. Grupo Bradesco... http://fb.me/1mAlKThis

Roberto Fernandes -   12/11/2014 15:22:12

Muito bom texto, fora comunas!!!

Julio Cesar Pires -   12/11/2014 15:16:48

Genial seu comentário, comunismo não leva a nada. Qual país comunista que foi pra frente? Nenhum. Comunismo é retrocesso. E ainda este bando do PT fica idolatrando este traidor. Bom basta ver o bando que esta governando o nosso país.

Gastão Nachtigall -   12/11/2014 13:50:36

Mais de 130 alemães morreram tentando pular o maldito muro de Berlin (dados oficiais ), e aqui se constroem monumentos a estes que os mataram . Monumento a verdadeiros assassinos, totalitários e opressores. Sugiro uma lei para que seja divulgado no Memorial ( para que este nome não seja também uma mentira ) o número aproximado de pessoas que morreram debaixo das armas comunistas . Certamente são centenas de milhões. Memorial é para isto : lembrar e NÃO REPETIR MAIS.

Wilson Tadeu Pires -   12/11/2014 13:41:19

Entre o Brasil e URSS fico com a URSS. Esta frase este traidor pronunciou. Não merece nem uma cova rasa que dirá um memorial. Eta petezada ladrona.

Wilson Tadeu Pires -   12/11/2014 13:40:49

Entre o Brasil e URSS fico com a URSS. Esta frase este traidor pronunciou. Não merece nem uma cova rasa que dirá um memorial. Eta petezada ladrona.

ohfmann -   12/11/2014 12:02:58

O que é mais interessante ainda, é que mudaram o nome da Av. Castelo Branco para Liberdade, justamente o que não existe em regime comunista!

J. Falavigna F. -   12/11/2014 01:52:23

Oportuna a sua matéria, Prof. Puggina. Mais um traidor da pátria, assassino, terrorista e ... comunista que tem memorial erguido às custas do nosso dinheiro. Sugiro que o tal memorial seja transformado em MICTÓRIO PÚBLICO - bem ao gosto delles - pelos inconformados com a obra. Seria a melhor resposta que poderia ser dada ao atrevimento desses doentes mentais comunistas.

Maria de Fátima Almeida Guerra -   12/11/2014 01:31:07

Faço aqui os meus agradecimentos pelo texto mais do que providencial, pois resgata um momento triste da nossa historia que foi a intentona comunista, onde faço parte dessa historia através do meu bisavô Padre Aristides do Piancó, Pb . Ele e os seus companheiros de luta foram trucidados e torturados até a morte pelas tropas de Carlos Prestes. Aqui deixo um trecho do livro de Padre Manoel Otaviano, o qual relata o martírio da morte do meu bisavô. Um trecho do livro a Coluna Prestes. 'Morto o padre Aristides, morto todos os seus companheiros de trincheira, ao coração paraibano, ao coração do autor " Os Mártires, também, sacerdote e testemunha visual dos destroços das chacina, é que não era possível contemplá-la sem uma dor e um protesto.'

pedro azevedo nunes de carvalho -   12/11/2014 00:10:44

Eu iria dizer que esse monumento deveria ser colocado abaixo! Mas mudei de idéia, essa obra absurda deve ficar de pé, mas a sociedade que raciocina, e que trabalha, deve lutar para transformar aquilo em um museu para mostrar às nossas crianças todas as barbaridades e assassinatos cometidos em nome do comunismo!

Odilon Rocha -   11/11/2014 23:43:05

Prezado Puggina Nunca vi tamanho rubor quando falamos a palvra 'comunismo' perto de simpatizantes. "Deixa disso!", grita um. "Que comunismo que nada!", diz outro. "Não é bem assim! É socialismo!", diz um terceiro e um quarto e um quinto e um sem fim, que vão tentando desqualificar o que era para ser o orgulho deles. Ou não? Pois é, os caras tem vergonha do nome daquilo que apreciam e apoiam. Que falta de convicção! Pode? (Se isso fosse possível). Leve um petista roxo pela mão até a frente da estátua do Prestes e diga de quem se trata. Sabatine o 'correligionário', perguntando, só para iniciar, o que aquele senhor fez de bom para estar ali sendo homenageado, que nem Caxias. Não ficaria surpreso se o 'amigável companheiro' ficasse mudo. Se falar, vai mentir. Abraço

Leandro Weiss -   11/11/2014 23:17:19

Este Brasil esta uma gracinha , Camara de vereadores de Porto troca de nome as ruas de Porto Alegre vota este absurdo de fazer um memorial a uma pessoa despressivel como Prestes, agora apresianta diz que a queda do muro de Berlim foi vandalimo somente rindo

Sandra -   11/11/2014 20:08:47

Caro Puggina, Nem o muro foi irreversível! Considero possível também reverter a dedicação do memorial - talvez na próxima legislatura porque essa já se mostrou bastante frouxa e trouxa - a outro grande gaúcho, o que - graças a Deus - até eu, paulistana, conheço vários na literatura, no empreendorismo, enfim. Abraços.

Fernandez -   11/11/2014 18:31:15

Excelente! Puggina Uma mancha vergonhosa para esta cidade. Eu moro em Porto Alegre e nem sabia desse memorial. Parece que tudo foi feito à sorrelfa. Está mais do que provado que os resultados de PT + Futebol nunca são bons para a nação. Pobre desta sociedade com tantas carências e tão impotente diante dos desmandos deste partido que faz questão de deixar sua marca fétida por onde anda .

MARIA CRISTINA HOFMEISTER MENEGHINI -   11/11/2014 18:25:15

Depois da mediocridade das colocações do jornalista que publicou a matéria no jornal ZH inclusive omitindo a verdadeira biografia do comunista Prestes, é com prazer e encanto que encontro o seu artigo Professor, recolocando a história em seu lugar. De outra parte, é lamentável que os cidadãos gaúchos continuem torturados por este memorial, cujo propósito, além de enaltecer um agente soviético da KGB, escarnece dos milhões de vítimas do comunismo. O patrimônio da sociedade não pode servir a este tipo de absurdo.

Sérgio Alcântara -   11/11/2014 17:33:52

Foi exatamente a inspiração na "genialidade" de Marx, Gramsci e seus "iluminados" intelectuais orgânicos que fez com que o MURO DE BERLIM fosse erigido para que os "ignorantes" não enxergassem a REALIDADE mas, tão somente, a "amplitude" do "horizonte" marxista. Perguntemos,então, aos "ignorantes alemães" se eles gostariam de resgatar toda aquela "maravilha" , criação de seu conterrâneo, simbolizada na edificação do MURO DA VERGONHA... Caso a resposta seja afirmativa, posso até rever meus conceitos e, quem sabe até, dê uma mergulhada na leitura dos "mandamentos" do "onipotente", do "ser luminoso", do teórico que possui a "chave" da "racionalidade" e da "benevolência". Por aqui, O MURO é erguido diariamente através do proselitismo de alguns agentes da mídia "politicamente engajada", da manipulação intelectual promovida nos centros acadêmicos, da missão "evangelizadora" desenvolvida nas CEBs e nas pastorais da vida e, é claro, nas ações de governo que, pela "benevolência" de suas políticas, condicionam o povo humilde a só vislumbrar este ENGODO IDEOLÓGICO. Portanto, idolatrias à FIGURAS como Prestes, por exemplo, são apenas reflexo de tudo aquilo que nossa sociedade foi, sorrateira e sistematicamente, forçada a aceitar.

Leonardo Faccioni (www.leonardofaccioni.org) -   11/11/2014 17:15:16

Emblemático, estimado Percival, como o fatídico Muro de Berlim fosse tratado pelos propagandistas do regime — e sim, os de mais idade entre os apaniguados desse memorial seletivo, hoje a babar na gravata, beijavam mãos do oficialato da Stasi e juravam que a “República Democrática” fosse um monumento aos Direitos Humanos — por um particularmente cruel apelido: “Muro de Contenção Antifascista”. Não deixa de se assemelhar à aplicação da estratégia das tesouras sobre a seara dos signos linguísticos. Considerando-se que fascismo é espécie do gênero socialista, tanto em origem histórica, quanto em práticas e fins, a obsessão de certa esquerda a perpetuar a iconografia dualista entre fascismo e socialismo, tertium non datur, exclui do panorama político os mesmos conservadores e liberais que se opuseram, na raiz e a um só tempo, aos fascistas e comunistas originais. Os sapientes garantem, assim, seu “centralismo democrático”: um debate exclusivo entre lobos, ao qual, como ovelhas, assistiremos sem voz, sendo forçados a optar, sempre e somente, entre uma das cabeças da mesmíssima hidra.