• Percival Puggina
  • 26/04/2022
  • Compartilhe:

Ligações Perigosas

 

Percival Puggina

 

Tomo emprestado o título da obra de Choderlos de Laclos, para tratar dessa nada republicana relação entre o STF e o Senado Federal.

O Supremo Tribunal Federal concebido pelos constituintes de 1988 revelou-se, com o tempo, um erro clamoroso. Ele não poderia ser, simultaneamente, tribunal constitucional e tribunal penal. Não bastasse isso, na função de tribunal penal, atribuíram-lhe, com exclusividade, a tarefa de julgar membros de um Poder (o Senado Federal) ao qual deram competência exclusiva para julgar ministros do STF... Bingo!

Se os constituintes pensaram em criar uma equivalência dos poderes na esfera penal, produziram, de fato, aquilo que você está pensando e todos veem. As consequências, que o texto da Carta deixa na cerração, resultam ensolaradas pela vida real. Ciranda-cirandinha e ninguém larga a mão; “mexeu com um, mexeu com todos”.

Abriu-se a porteira dos abusos, da impunidade e das prescrições. Congresso e STF usam segundo seu talante o poder que lhes é conferido. A sociedade percebe-se num nível crescente de insegurança institucional que põe em risco a estabilidade e já lhe começa a negar seus próprios direitos, como o de opinião e expressão.

Por exemplo: basta que os ministros queiram e uma idosa maquineta chamada urna eletrônica sem impressora vira sinônimo de democracia, de Estado de Direito; passa a ser tratada como Instituição e exige silenciosa reverência.   

“E o presidente?”, perguntará o atento leitor. Pois é, meu caro, o homem das quatro linhas é apontado pelos outros dois lados da Praça e pela Central Única do Jornalismo Oposicionista (CUJO) como culpado de tudo que eles mesmos geram na vida cotidiana das nossas instituições em seus ensaios para derrotar o governo e silenciar seus apoiadores.

Percival Puggina (77), membro da Academia Rio-Grandense de Letras, é arquiteto, empresário e escritor e titular do site www.puggina.org, colunista de dezenas de jornais e sites no país. Autor de Crônicas contra o totalitarismo; Cuba, a tragédia da utopia; Pombas e Gaviões; A Tomada do Brasil. Integrante do grupo Pensar+.


Nelson da fonte Pilla -   02/05/2022 15:27:46

Caro Puggina, Como sempre,destacou muito bem a relação Senado/STF, em decisões que prejudicam o bem comum... Saudações parlamentarista. Nelson Pilla

Jader Danilo Ruas Costa -   02/05/2022 12:53:17

Quando um País, após muitos anos de esquerda no poder, assaltando e corrompendo, consegue eleger seu presidente democraticamente ( pela maioria ) e não consegue estabelecer suas políticas, devido ao alto comprometimento de suas instituições para com o "sistema" anterior, o que fazer para que seja respeitado o desejo da maioria de seus cidadãos? Como a maioria das instituições estão envolvidas por essa esquerda criminosa, até os que silenciam e fecham os olhos, acabam se envolvendo, passivamente, e traindo o País. Em minha opinião o Brasil não tem que esperar mais tempo para trilhar o seu caminho, tem que haver um caminho mais curto para resolvermos os nossos problemas que, ao meu ver, são puramente institucionais. E quando a maioria das instituições estão contaminadas tem que se tomar o remédio amargo. Está na cara que o STF, juntamente com deputados federais, senadores e a mídia tradicional estão a dar apoio a inúmeras manobras para desestabilizar o governo. O presidente tem que agir rápido para garantir a estabilidade social e executar suas políticas rumo ao nosso desenvolvimento.

Vladimir Duarte Dias -   02/05/2022 10:50:20

Mais um belo texto sobre a equivocada situação criada entre STF e Senado.

João Bosco Almeida Brito -   02/05/2022 08:43:03

Muito obrigado pela mensagem falada. A MAIORIA DO STF ESTÁ CEGA PELO ATIVISMO POLÍTICO E CORPORATIVISMO DOENTIO E ATÉ ESTÁ CONTRA A DEMOCRACIA. A RASGAR A CONSTITUIÇÃO, E USA 2 PESOS E 2 MEDIDAS CONFORME SUAS TENDÊNCIAS IDEOLÓGICAS E SUCESSIVOS ABUSOS A LIBERDADE DE EXPRESSÃO AO CONTRÁDITORIO E AMPLA DEFESA.

Adelina Winter -   28/04/2022 19:23:09

Excelente artigo. O STF tornou-se uma aberração. O Mestre Puggina captou muito bem , todas as anomalias.

Luiz R. Vilela -   28/04/2022 08:36:03

Os corpos eletricamente carregados, tem no magnetismo a condição de que os opostos se atraem, enquanto que os iguais se repelem. Na política, os iguais se atraem, um "quebra o galho" do outro, e quando o sujeito é desonesto, quando chega ao poder e pode nomear alguém, o fará com um nomeado, a sua imagem e semelhança. É o que temos visto,até porque um corrupto iria nomear alguém de conduta ilibada, que um dia poderá vir a julga-lo? Certamente que não. Então partindo da premissa que alguém altamente corrupto nomeou vários para muitos cargos, a suspeita logo vem. Seriam então os nomeados a imagem e semelhança do nomeante? O que acontece atualmente, parece nos mostrar que isto seja uma verdade. Mas, isto tudo é "sintomático", quando perdem a compostura, é porque já começam a avistar o "brejo" em que a sua "vaquinha" vai atolar, e dai perdem o pudor e passam a explicitar sua ações, sem se preocupar com a aparência de "honestos" que deveriam ter como o exemplo da mulher de César. Estão rasgando a fantasia, e pior, estão se desnudando, mostrando verdadeiramente o que são. Dizem que a fruta não cai longe do pé, assim também uns tem demonstrado que são iguais a outros, tudo farinha do mesmo saco.

Menelau Santos -   27/04/2022 16:16:25

Certíssimo Professor. Check and balances não existe mais.

Gilberto da Costa Cardoso -   27/04/2022 14:56:01

Neste texto, a meu ver, só tem uma palavra trocada "ERRO". A estrutura foi organizada para que funcionasse desta maneira. Não foi erro e sim programado para!!!

Airton -   26/04/2022 20:07:03

Perfeito mestre Puggina! Criaram um monstrengo, alguém tem que dar um basta nisso. Já disse um antigo ministro civil que gostava de andar fardado de milico, que foram feitos arranjos no monstrengo!

Romildo Macedo -   26/04/2022 18:52:19

DEMOCRACIA NÃO É UM SIMPLES RÓTULO! As instituições democráticas, somente o povo tem que respeitar? Os congressistas e o STF não tem compromisso algum com essas instituições? Que democracia é essa que não promove em momento algum a justiça social? Que democracia é essa, onde as instituições não se respeitam e não trabalham para o bem comum? O nome DEMOCRACIA, só tem servido para permitir, que políticos interesseiros se autopromovam e se protejam, jogando debaixo do tapete democrático, atos ilícitos à todo instante. O povo está cansado novamente! O povo está de saco cheio! O jogo de poder não interessa ao povo, o povo acredita nas instituições, o povo não acredita é nos atuais mandatários do Congresso Nacional e do STF, estes mandatários, com raras exceções, perderam totalmente a confiança da grande maioria do povo brasileiro. O povo sabe muito bem o que realmente representa a democracia verdadeira, também sabe distingui-lá de uma série de atos irresponsáveis desses mandatários inescrupulosos, em que pautas de extrema importância ao país, são deixadas de lado para criar pressão de poder institucional. Não deveria haver equilíbrio e cooperação entre as instituições? Principalmente nesse momento, em que a população mais precisa, as instituições, estas, lhes voltam as costas? Que DEMOCRACIA é está? Para que serve? Se não é para defender o povo e o país, não serve para NADA! A falta das liberdades em regimes não democráticos, deveria interessar muito mais aos políticos e poderosos. Por esta razão, o povo truca o jogo democrático, sempre que os poderes passam à agir contra o povo que os elegeu. O povo tem muito pouco à perder, pois já passou por isso em 64 e entendeu, que parcos recursos geram pouca liberdade em qualquer regime. Só os poderes que não entenderam isso ainda. Deus salve nosso país destes cretinos!

Rogerio Viana -   26/04/2022 17:21:51

Parabéns. Continue. Sempre.

ROGERIO POCEBON -   26/04/2022 17:06:49

realmente este retrato vai chagar ao fim da linha com rupturas imediatas ,so ta faltando o exercito se omitir e ficar com a traiçao junto ao consorcio(cujo)algo pela frente nunca visto ainda mais com o que acontece externamente.