• Percival Puggina
  • 04/11/2021
  • Compartilhe:

LADRÕES DO TEMPO E DO FUTURO

 

Percival Puggina

Ou você tem estratégia própria, ou é parte da estratégia de alguém” (Alvin Tofler).

         A falta de estratégia para resistência e a incapacidade de enfrentar à hegemonia instalada trouxeram a educação brasileira ao estágio atual. Só uma educação idiotizada ou moralmente ruinosa pode perder tempo com socioconstrutivismo, Paulo Freire, ideologia de gênero e formação de militantes usando para isso nosso mais precioso recurso: nossos filhos.

Ao longo dos anos colhi milhares de relatos como os que, sinteticamente, transcrevo a seguir. São professores que falam, comentando um dos tantos artigos que escrevi sobre a militância esquerdista em sala de aula.

***

(...) Tenho 42 anos, estou iniciando uma licenciatura em pedagogia e observando a ementa do curso já fiquei preocupado com a biografia esquerdizante. Durante toda minha formação fui influenciado por essa opressão. Se chegar a atuar como professor, não farei o jogo desses...

(...) Sou Pedagogo, discordo de Paulo Freire e já estou começando a sofrer represálias.?

(...) Sempre fui discriminado por não concordar com Paulo Freire. Ele nunca foi um Educador. Parabéns...

(...) Sou uma professora de Sociologia e História que não segue livros... Que não tem voz em meio a tanta doutrinação dentro da escola. Mas dou o meu recado e vou pela contramão.

(...) Experimente criticar Paulo Freire em qualquer curso de licenciatura no Brasil e você vai ser comido vivo. É absurdo como muitas pessoas engolem essa tal pedagogia crítica que de crítica só tem o nome (já que, aparentemente, não pode ser criticada).

(...) Sou historiador.... fiquei fora de instituições por sempre discordar do lixo. Não raro, os sequelados e patrulheiros levantam-se, em palestras e cursos meus, e vão embora. Meus compromissos são com a História, a seriedade, a verdade... não com besteiróis ideológicos.?

(...) Tive vários professores, aqui no interior do Amazonas, que falavam que íamos estudar, estudar, estudar para plantar mandioca na praia. Quem precisa de professores assim?

(...) Sou professor de Matemática da rede estadual. Há reuniões semanais em que tentam doutrinar os professores o tempo todo.

(...) Fiz letras e posso afirmar que não segui a profissão de professor porque odeio ver a Educação do país se deteriorando.  Eles não conseguiram me doutrinar. Tenho saudades da cartilha e da minha primeira professora, naquele tempo os alunos aprendiam de verdade.?

(...)  agora sei porque o meu projeto de pós-graduação na Federal não foi aceito. (O professor, a seguir, cita Olavo de Carvalho em crítica a Lev Vigotsky, Emilia Ferreiro e Paulo Freire): “Os responsáveis pela adoção desse sistema são diretamente culpados pelo fracasso retumbante das nossas crianças, amplamente comprovado pelos testes internacionais. Esses homens não são educadores, são criminosos."

***

É natural que professores tenham posições próprias sobre questões sociais, políticas e econômicas. O que não podem é transformar sua sala de aula em local de militância e a cátedra em torno e formão para moldar os alunos à sua imagem e semelhança. Isso não é grosseria, é imoral.

Acho que já relatei isso, mas repito aqui o convite com que me deparei, “googlando” por aí, postado por um mestrando ou doutorando na área de Matemática. Nele, a comunidade acadêmica era instada a apreciar a explanação que faria sobre a "necessidade de uma atuação dos formadores no sentido de conscientizar os futuros professores de matemática de sua tarefa como intelectuais orgânicos a serviço da construção da hegemonia dos excluídos, dos explorados em geral”. Baboseira gramscista para professores de Matemática, em péssimo português.

Alunos, pais, legisladores e professores precisam se preparar para enfrentar a militância que, pilotando salas de aula, rouba o tempo e o futuro dos alunos.

Percival Puggina (76), membro da Academia Rio-Grandense de Letras, é arquiteto, empresário e escritor e titular do site www.puggina.org, colunista de dezenas de jornais e sites no país. Autor de Crônicas contra o totalitarismo; Cuba, a tragédia da utopia; Pombas e Gaviões; A Tomada do Brasil. Integrante do grupo Pensar+.

 

 


Antonio Dantas Maniçoba -   09/11/2021 16:35:29

Outro dia perguntei a um colega de cátedra o que foi o "Holodomor". A resposta foi que tratava-se de mais uma novela mexicana com o objetivo de atrair plateias para dramalhões. É essa a mentalidade de nossos comunistas.....

MARCOS HALLIDAY -   08/11/2021 15:55:30

Meu TCC na CSO no CFH/UFSC até agora não possui orientador que queira se habilitar; expus a Direção que se fosse para falar de marxismo teria 10 na fila para encaminhar com louvor! Vou me jubilar, não aguento essa patota!

Lenita Lana -   06/11/2021 21:01:21

Perfeita as declarações dos professores....Se você discordar, você está fora do grupo e realmente é cancelado ...

Cristina Hilgert -   05/11/2021 16:21:49

Dá uma tristeza constatar o alcance que isso já teve. Como pudemos estar tão distraídos?

FERNANDO A O PRIETO -   05/11/2021 05:25:00

Parabéns! Brilhante artigo! Chega de tratar assuntos não condizentes com a matéria, em sala de aula (por exemplo, enaltecer revoluções em aula de Matemática). Quando estes assuntos são parte do tema,apresentar vários pontos de vista. Acima de tudo, NUNCA elogiar e citar como exemplos figuras como Che Guevara, Fidel, Mao, Stalin,... que deveriam ser tratadas como é tratado, com justiça, Adolph Hitler, ou ainda pior, pois o número de suas vítimas é maior!

João Chagas -   04/11/2021 21:31:12

Será que perde.os a capacidade da indignação?

Amarildo Avelino da Silva -   04/11/2021 19:31:42

Infelizmente todas as matérias estão com educadores contaminados. No jornalismo esta pior.

Lenice Arruda -   04/11/2021 16:48:51

Lamentável a situação da lavagem cerebral que tomou conta do Brasil ! Acredito que em nenhum outro país ela foi tão estruturada e ramificada como em nosso país ! Outros caíram no conto do comunismo/socialismo , mas não de maneira tão aprofundada e só estamos "de pé" devido à extenção territorial e diversidade cultural , que acabou criando raízes fortes de família por valores religiosos e morais !