• Percival Puggina
  • 13/09/2021
  • Compartilhe:

INDISCUTIVELMENTE UM FIASCO

 

Percival Puggina

 

         Com amplo apoio da mídia militante, hoje nitidamente golpista, o evento de ontem (12/09) promovido pelo MBL quis ser uma colcha de retalhos políticos costurada pelo MBL e pelo Novo,

Tudo que os grandes grupos de comunicação fizeram, na tentativa inútil de esvaziar a manifestação do dia 7 de setembro, foi aplicado no sentido positivo para impulsionar as concentrações do dia 12.

Em torno da primeira data, total desqualificação do ato em si e do público que viesse a comparecer. Amplo espaço para boataria sobre atos de violência, pessoas armadas, situação de risco físico e material. Na palavra de veículos que supõe falar à nação, o evento pró governo era coisa de gente da pior espécie.

Em torno do segundo (12/09), espaço aberto aos organizadores, divulgação dos locais de concentração no país e pesadas críticas aos petistas que não apoiavam e aos partidos que não aceitavam parceria com o MBL e o VPR.

É inevitável constatar o esvaziamento do prestígio a que o jornalismo feito com azia, de política estudantil, de centro acadêmico, arrastou alguns dos grandes grupos de comunicação do país. Resultaram indisfarçáveis tanto o sucesso do que tentaram esvaziar quanto o fracasso do que impulsionaram.

O jornalista Diogo Mainardi esfregou os olhos nesta manhã de segunda-feira, teve seu momento de iluminação e viu o seguinte (parte final de seu texto em O Antagonista):

Uma nova rodada de protestos está sendo marcada para 15 de novembro. O PT vai fazer de tudo para transformá-los numa prévia dos comícios lulistas, mostrando que só o ex-presidiário pode derrotar Jair Bolsonaro. Ou a Terceira via ganha vida própria, ou vai ser engolida por Lula.

Alguém aí não sabia que uma Terceira Via, num país que sequer tem uma Segunda Via organizada é um projeto petista que só traz farinha para o angu de Lula? Toda essa mídia que foi longe demais no ódio a Bolsonaro vai ficar sem porta de saída.

Estes cinco dias de setembro gritam lições aos que no Senado, no STF e na outrora “grande mídia” se recusam a ouvir a voz das ruas. A overdose de interesse próprio no primeiro, de soberba no segundo e de manipulação na terceira geraram os grandes fiascos nestas preliminares já floridas da primavera que se aproxima.

Percival Puggina (76), membro da Academia Rio-Grandense de Letras, é arquiteto, empresário e escritor e titular do site www.puggina.org, colunista de dezenas de jornais e sites no país. Autor de Crônicas contra o totalitarismo; Cuba, a tragédia da utopia; Pombas e Gaviões; A Tomada do Brasil. Integrante do grupo Pensar+.


MARIA INÊS DE SOUZA MEDEIROS -   20/09/2021 14:16:23

F I A S C O! Muito bem resumido! ????????????????

Marcos Lacel Camargos -   15/09/2021 20:13:05

Excelente texto.

Roger Araújo -   13/09/2021 22:59:30

Leio, ouço e vejo as manifestações do Percival Puggina desde a década de 90, e sem dúvida é voz madura que expõe a realidade do dia.

Maria Alaide Batista Camilo Leonoro -   13/09/2021 18:03:30

Mídias... quaisquer que sejam...ainda não acordaram... Agora sabemos que os brasileiros honestos e trabalhadores são maioria ????????????????. Só eles não entendem...

Armando Andrade -   13/09/2021 16:03:23

Lado par, ímpar, direita, esquerda e nisso desde o Império vamos e "venhamos", nada de sólido, administrar aqui e acolá(?), o povo indígena e pobre, não dá vontade de cantar "...o morro não têm vez...", os rotos nas ruas, desabrigados e com fome, os gritos mudos de um povo, a caterva e o elocubrante poder, dinheiros em bolsos discutíveis, e o que mais faltarão aos que apõem criticas ou apoios, norte a sul, motociatas e cadê vacinas, se abrem cemitérios, explosões, tráficos e milicianos aos bandos... vamos assistindo no cérebro "quando nos tornaremos um país de verdade", o lirismo sumiu e apenas flores, suas belezas nas catacumbas.

Maria Ivete Becker -   13/09/2021 14:58:21

Comentário mais do que Perfeito!

José Álvares -   13/09/2021 14:33:20

TERCEIRA VIA APARENTEMENTE O BRASIL NÃO ESTÃO CAINDO NESSA ESPARRELA Pelo tamanho da passeata e pela presença dos apoiadores do MBL, um dos apoiadores satélites do PSDB e do PT, na disseminação da ideia da Terceira Via, é de se concluir que, para desespero de seus idealizadores, se essa ideia não nasceu morta, está, pelo menos, agonizante. Não pelo real sua possibilidade que a ideia traz de proporcionar alternativas aos eleitores de escolhas políticas. Mas porque na atual conjuntura brasileira, e na cabeça daqueles que a patrocinam, ela não pretende cumprir essa nobre função. Veja os verdadeiros objetivos, no texto que escrevi tem umas duas semanas. ======================================== TERCEIRA VIA O “ATALHO DO BEM” PARA O REGRESSO DA “CLEPTO-ESQUERDA”. A tentativa desesperada dos patronos nacionais do movimento internacionalista no Brasil, todos eles muito bem identificados na reportagem encomendada à Veja sobre o tema - basta observar o DNA político-ideológico deles todos, detalhados na citada reportagem – pretende ser o atalho seguro para a rápida volta da Esquerda ao governo. Traçar o perfil do candidato perfeito para evitar a polarização entre Bolsonaro e Lula, nem de longe é garantia de encontrar o tal personagem entre os brasileiros. Esquecem, os que se esmeraram em dizer ter resultados de prognósticos sobre certames e pesquisas sobre o perfil do candidato alternativo, que além das características físicas, intelectuais, ideológicas e políticas desenhadas – não se sabe se “a posteriori - pelas pesquisas” ou se “a priori – sob encomenda”-- que a característica “sine qua” do pretendente a substituir Bolsonaro, necessariamente passa pelo patriotismo e a coragem de, se necessário, entregar a própria vida no combate à volta da “clepto-esquerda” ao comando da nação. Fora disso, a terceira via será e permanecerá sendo o que é e, como é claramente percebida pelo povo brasileiro: Uma ideia golpista e uma tentativa de “atalho do bem” para o regresso da “clepto-esquerda”.

Menelau Santos -   13/09/2021 13:29:07

Prezado Professor Puggina, troco centenas de laudas de análise da grande mídia sacana por apenas uma lauda escrita pelo Sr. abraço

Aureo Ramos de Souza -   13/09/2021 12:08:50

Eu acredito que o povo gosta de multidão e anarquia, estavam ali como se fosse um carnaval que não aconteceu. Tenho amigos que disseram que iam para se divertir. Então o que vejo é nosso povo sem noção e que ainda lutam pela volta de um ex prisioneiro declarado e provado .

Luiz R. Vilela -   13/09/2021 11:59:35

"Fracasso, fracasso, fracasso afinal, por te querer tanto bem e te fazer tanto mal, cantava em 1946 o saudoso Francisco Alves, que poderia ter sido a "trilha sonora" do que aconteceu ontem. Agora, já se tem clareza do que acontece no Brasil. O "povo" que frequenta Brasília e não entende de Brasil, pode começar a adivinhar o recado que os brasileiros estão mandando. O povo apoia Bolsonaro? Não parece ser bem assim, a população esta dizendo que quer o Brasil diferente, com honestidade na política, na justiça e em todos o segmentos da vida pública e privada, e que isto foi a bandeira que Bolsonaro carregou no inicio do governo, mas que forças estranhas, tornaram tão pesadas que ele apenas a arrasta. Não adianta "pajelança" para tirar o presidente do jogo, qualquer outro que pegar esta bandeira, terá apoio popular. O recado foi dado para o congresso e para a cúpula judiciária, a vontade popular por mudanças é irrevogável, não esperem que os brasileiras tenham que ir a Brasília dizer de viva voz, o que quer. ALEA JACTA EST, diriam os latinos, e manda quem pode, e obedece quem tem juízo, Já dizia o Nenêu, dono de "venda", na subida do morro do bode. Passa da hora de Brasília se integrar ao território brasileiro.

Cristina Hilgert -   13/09/2021 11:59:01

Parecem não entender, que Bolsonaro foi eleito, porque correspondeu aos anseios das pessoas, que antes nem se considerava de direita, conservadora. A luta é pelo país, pois os governos passam. Não é o olhar do dono que engorda o gado? Vamos vigiar e cobrar. E manter longe os oportunistas, na medida do possível.