• Percival Puggina
  • 18/02/2023
  • Compartilhe:

Ideologia de gênero: contradições e paradoxos

 

Percival Puggina

         Quem apontar contradições e paradoxos num discurso de esquerda se torna, imediatamente, objeto de esmerado trabalho de colagem de etiquetas que farão dele um vulto irreconhecível. Divergir da maioria dos colegas ou do professor militante é atitude de risco. O coletivo não admite dissenção porque a diversidade de ideias é o perigoso habitat da burguesia. Quase tão danoso quanto a liberdade.

É o que acontece com relação à ideologia de gênero. A ideia de que os órgãos genitais são ilusões da mente e devem ser abolidos da identidade pessoal derruba uma biblioteca de Genética e outra de Biologia. Coisa difícil, já se vê, principalmente se os autores da tese não conseguem esconder suas contradições.

A ideologia de gênero, em tese, não lida com sexo, mas com sexualidade e com papeis – masculino, feminino e neutro. Para a confusão decorrente, esses personalíssimos scripts ora seriam construções sociais, ora deliberações tão frívolas quanto a escolha de um adereço, ora frutos de imposições heteronormativas, ora produtos de uma "dialética" da genitália com o inconsciente de cada um, ora produto da tirania de certas emanações hormonais.

Sob absoluto silêncio e omissão da natureza, ninguém nasceria homem ou mulher. Todos arribaríamos a este mundo assexuados como manequins de vitrine, pendentes de definições ou indefinições que adviriam das influências e das experiências mais ou menos bem sucedidas ou malsucedidas. Ademais, os gêneros seriam intercambiáveis e, dependendo do lado de corte do fio, inacessíveis até mesmo aos cuidados profissionais de psicólogos e psiquiatras.

Qualquer dessas ideias, suas dicções e contradições tem inteiro direito de comparecer ao debate no ambiente social leigo ou científico. O direito que não lhes assiste é o de assalto às salas de aula e espaços infantis, precisamente seu interesse maior. Mantenham-se longe daí! Esses ambientes lhes são totalmente impróprios. Sua presença ultrapassa os limites da decência. Ninguém tem o direito de levar sua militância às mentes infantis para confundir suas identidades.

Enquanto escrevo estas linhas, o G1 informa que 100 crianças (4 a 12 anos) e 180 adolescentes (13 a 17 anos), se submetem a processos que incluem bloqueio da puberdade, hormonização cruzada e cirurgia de redesignação sexual, fazendo transição de gênero no Hospital de Clínicas da USP (leia aqui).

Percival Puggina (78), membro da Academia Rio-Grandense de Letras, é arquiteto, empresário e escritor e titular do site Liberais e Conservadores (www.puggina.org), colunista de dezenas de jornais e sites no país. Autor de Crônicas contra o totalitarismo; Cuba, a tragédia da utopia; Pombas e Gaviões; A Tomada do Brasil. Integrante do grupo Pensar+.

 


ODILON ROCHA -   21/02/2023 10:10:08

O que mais impressiona é o silêncio dos legisladores. Nenhum debate sério, zero posicionamento dos nossos "dignos" representantes. Enquanto isso, lares desestruturados por conta de um embuste, uma invencionice deslavada. Seria interessante ver a reação de uma pessoa, que trocou de gênero, inclusive legalmente, vir a saber que uma enorme fortuna lhe foi deixada por tratamento, caso fosse João, ou, então, Maria.

João Jesuino Demilio -   20/02/2023 10:47:29

Hipocrisia pura! Os progressistas (esquerdistas) só admite a "SIENCIA" da sua conveniência! Se algo é contra seus princípios políticos, é sonoramente negado e ainda rotula os outros de "negacionistas"....HIPOCRISIA PURA!

IGNÁCIO MAHFUZ -   20/02/2023 09:23:06

Mestre Percival Puggina, Mui Caro. SAÚDE E PAZ! Com a devida vênia, essa tal "ideologia de gênero" e, também, a "linguagem neutra" são coisas de veadEs... Somente os imbecis, os "politicamente corretos" (outra babaquice) aceitam/adotam. Fraternal abraço, Ignacio Mahfuz

SAULO MARCIO -   18/02/2023 16:23:40

Quem são os negacionistas? Sequer aceitam que a genética é muito clara? Cadê a "ciência" agora?