Percival Puggina
Apesar da importante sugestão no sentido de que o lucro de 3 bilhões proporcionados pelas operações de Itaipu binacional fossem destinados ao Rio Grande do Sul, Lula anunciou apenas R$ 534 milhões, ao mesmo tempo em que mandou R$1,3 bilhão ao governo parceiro do Pará. Ao mesmo tempo, a ministra do Planejamento disse que o Rio Grande não precisava de dinheiro porque com as cidades submersas não dava para saber o que estava destruído pelas águas.
Agora, o governo uruguaio quis mandar uma aeronave com drones, lanchas e apoio técnico e Lula dispensou, alegando que não teria onde pousar... A pista de Canoas está em operação e há ainda outros aeroportos do Estado que poderiam receber a aeronave uruguaia, que foi comprada do Brasil, reformada e está em uso. Causou péssimo efeito no Uruguai a afirmação de que o Brasil tem aeronaves maiores em uso (aqui).
O site Aeroin, informa que a Argentina também ofereceu um avião, três helicópteros e uma equipe de busca com cães, que igualmente foram recusados por Brasília, mas sem justificativa oficial.
Haja “narrativa” para explicar toda essa animosidade do governo federal em relação ao Rio Grande do Sul. Ideologia em estado bruto.
Percival Puggina (79) é arquiteto, empresário, escritor, titular do site Liberais e Conservadores (www.puggina.org), colunista de dezenas de jornais e sites no país. Autor de Crônicas contra o totalitarismo; Cuba, a tragédia da utopia; Pombas e Gaviões; A Tomada do Brasil. Integrante do grupo Pensar+. Membro da Academia Rio-Grandense de Letras.
SILMAR BOHRER - 13/05/2024 19:44:25
PUGGINA , daquele capão de mato em Brasília não sai coelho, vamos nos agarrar ás nossas forças. Nós, aquele povo que ajudou o Brasil a expandir as fronteiras, porque elas já eram nossas (de uso) há muito tempo. E não vamos choramingar a quem não nos ouve (porque não quer).Menelau Santos - 09/05/2024 12:29:21
E é só que esse governo tem a oferecer, propaganda e narrativas.