• Percival Puggina
  • 21/11/2014
  • Compartilhe:

FHC QUE ME PERDOE, MAS É IMPERDOÁVEL

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso que me perdoe. Malgrado seus muitos e inegáveis méritos, ele tem grande responsabilidade pela expansão e consolidação de seus opositores no poder.

 Sim, a nação lhe deve boas iniciativas. Mas ele tem grave responsabilidade pela chegada do PT ao poder. Nada fez para evitar que isso acontecesse. Franqueou ao partido da estrela acesso à alma de parcela significativa do povo brasileiro pela via da mistificação e da mentira. Enquanto no governo, Fernando Henrique Cardoso prestava atenção e levava em grande conta o que Lula dizia. Havia algo de petista, um pigarro socialista, na garganta e na alma do acadêmico que governou o Brasil durante oito anos. Lula, por seu turno, uma vez eleito, teve o mérito de manter o que havia de melhor nas políticas de seu antecessor, lixando-se para o seu próprio discurso e para seu partido. Está aí o principal motivo do maior sucesso político do governo de Lula sobre o de FHC. Como consequência, o PT cresceu mais com FHC do que com Lula. Com Lula, o PT ganhou o controle da máquina. Com FHC o controle de corações e mentes.

O ex-presidente que me perdoe, mas isso é imperdoável. Visivelmente, ofereceu-se ele em holocausto para a vitória do PT. Tirou o casaco, a gravata e abriu a camisa para o assassinato de sua reputação. Permitiu que o importante trabalho social iniciado por sua mulher, Ruth Cardoso, fosse menosprezado e, depois, usurpado por seus adversários. Omitiu-se nas eleições subsequentes ou, por tudo isso, foi alijado delas por seus correligionários Serra e Alckmin. Retornou agora, tarde demais, idoso demais, irrelevante demais, na campanha de Aécio Neves.

Não agiu contra o assassinato da própria reputação. Não mostrou que o PT no governo, com todos os meios de investigação disponíveis, não provou uma única das acusações que lhe fez ao longo de oito anos. Não exibiu o consagrador estado de probidade administrativa representado por esse silêncio. Não se valeu dele para mostrar a criminosa capacidade de difamar e injuriar que caracteriza o petismo. Com tudo isso, Fernando Henrique descumpriu um dever moral perante o qual não poderia se omitir. Não é próprio dos homens de bem tolerar o que ele tolerou. Por agir como agiu, tornou possível o escárnio dos escárnios, que se manifesta quando os petistas, confrontados com a indizível tragédia moral em que se meteram, permitem-se afirmar que não são piores do que os demais. E encontram quem neles creia!

Ao abrir caminho, como de fato abriu, para o crescimento do PT e sua ascensão ao poder, Fernando Henrique fez mal ao Brasil. Desde que li o Manifesto de fundação do PT em 1980, eu sabia o que era e o que viria a ser esse partido. Com muito maior razão ele, homem inteligente e político experiente, tinha que saber o que iria acontecer quando o país caísse nas mãos em que veio a cair.

* Percival Puggina (69), membro da Academia Rio-Grandense de Letras, é arquiteto, empresário e escritor e titular do site www.puggina.org, colunista de Zero Hora e de dezenas de jornais e sites no país, autor de Crônicas contra o totalitarismo; Cuba, a tragédia da utopia e Pombas e Gaviões, integrante do grupo Pensar+.
 


Durvaldo Gonçalves -   29/11/2014 18:10:14

Concordo em gênero e grau com as opiniões do Prezado Professor. Mas sou obrigado a recordar que o FHC ainda errou completamente ao aceitar e colaborar para a iniciativa da reeleição. Imperdoável.

Emmanuel Carlos -   28/11/2014 21:26:21

Análise perfeita! Bem me lembro da cerimônia de passagem do cargo: Fernando Henrique estava extremamente alegre em transmitir o cargo ao bandido. Tudo errado! Nós bem sabíamos onde aquilo iria parar: hoje o Brasil, combalido pela delinquência dos que tomaram o poder, se debate para manter as frágeis instituições democráticas, e pela manutenção do estado de Direito, que corre risco iminente de soçobrar. Me ombreio com o senhor Puggina na afirmação: desafortunadamente, o senhor Fernando Henrique, ainda que de forma indireta, é responsável pelo quadro hoje enfrentado, e precisa, a bem de sua reputação, laborar pela reversão, sob mácula de sua carreira.

Pedro Ubiratan Machado de Campos -   25/11/2014 20:45:20

Como sempre mestre Puggina põe o dedo na ferida, com muita classe e objetividade. Em minha opinião FHC e Lula são as faces da mesma moeda com que a banca joga os destinos do Brasil. Eu os considero coniventes e muito me consola e anima ler a mesma opinião nos vários comentários que me antecedem.

Abdiel dos Santos Filho -   25/11/2014 11:44:58

Acho que essa colocação a respeito da omissão de FHC é totalmente injusta e exdrúxula. Alguem só pode se defender se for chamado a depôr, o que não fizeram Serra e Alckmin, que se fecharam em seus casulos, para não polarizar suas campanhas na defesa da gestão de FHC, que não foi chamado a participar delas ao contrário do que fez Aécio. Acho também que qualquer defesa de FHC seria inócua, pois o eleitorado do pt não é exatamente um nicho de pessoas bem informadas, e se deixam levar por "fofocas" pré eleitorais , como a que circulou na ultima eleição: "se dilma não for eleita será extinto o bolsa família". Alguem, em sã conciência, acredita que o eleitor que vota baseado num argumento desse iria se preocupar com a reputação de FHC? Tenham a santa paciência!!!

Vicente Tubiana -   24/11/2014 13:16:50

Parabéns! Muito bom.

DIRCEU GUERRA -   23/11/2014 21:50:42

Brilhante, Percival. Comungo do mesmo pensamento, e acrescento um pouco mais: gastou os primeiros 4 anos para ganhar os 4 últimos e gastou os 4 últimos para pagar a conta, dando de lambuja o Brasil, a essa quadrilha hoje e antes instalada no poder. Sempre que me perguntam se acho que o FHC foi um grande presidente, mostro ao interlocutor o porque acho que foi miudo, senão dizer covarde, antes e depois de deixar o governo. Como disseste, volta agora mas é tarde. De esquerda e continua sendo.

Carlos Eduardo Carvalho -   23/11/2014 20:19:15

Caro Puggina, Isso tudo não se daria pelo fato de PT e PSDB ter um mesmo destino? Servir de lâminas da famosa estratégia da tesoura, proposta se eu não me engano por Lênin.

Sérgio Alcântara, Canguçu RS -   23/11/2014 20:00:54

Prezado Senhor Renato Torres. Sou professor e conheço por dentro a realidade de doutrinação gramscista-marxista de nossos alunos. É claro: luto desesperadamente para não reforçar esta prática abominável pois, com os referenciais teóricos que nos disponibilizam e o tipo de formação acadêmica que nos oferecem, se torna difícil não fazê-lo, mesmo para alguém que possui sólida formação política conservadora/liberal como eu. Digo-lhe também, que esta temerosa prática iniciou-se antes mesmo do período FHC pois, o "trabalho" insistente dos maquiavélicos intelectuais orgânicos de Gramsci nos centros acadêmicos, incrustados sobretudo nas faculdades de ciências humanas e de formação de docentes, já naquela época dava seus primeiros "frutos".

Rogerio Augusto da S. Gonçalves -   23/11/2014 15:05:13

Apenas amigo Puggina gostaria de retificar, se me permite, não foram 8 anos e sim, 12 anos que não conseguiram provaram nada que abalasse a honra do grande FHC. Onde eles são infernais neste quesito de atentarem as reputações alheias sem a responsabilidade - em "provar judicialmente"

Rogerio Augusto da S. Gonçalves -   23/11/2014 15:00:49

Preclaro Puggina aceito a argumentação, por sinal, excelente e objetiva. O PSDB deixou ir muito longe a "desconstrução" dos grandes legados promovidos pelo Partido. O FHC, de fato um estadista. Entregou - como muito brilhantismo - o país dotado por uma democracia institucionalizada. O Plano Real com derrocada da inflação e fim da indexação, A LRF (neste momento aviltada) pela contabilidade criativa do planalto, a implantação do SUS, Proer, Lei dos genéricos, quebra do monopólio do petróleo, a privatização oportuna das teles (tal propósito - o PSDB não assumiu nas campanhas como virtude do modernismo do setor) - pelo contrário - recolheu-se dando chances os ataques veementes desferidos pelos ideologia lulo-petista contando com apoio (blindagem e a má-fé) da GRANDE mídia 'lubrificada' com erário das estatais. Saliento que FHC enfrentou 5 crises externas - delas saiu - sem estardalhaços - e nunca terceirizou os desencontros naturais. No que consiste ao combate à fome fincou sua bandeira ao lado de Betinho e, parabenizo a citação da única 1ª dama Dra. Ruth como parceira do projeto básico - a posteriori - resgataram o voto 'cabresto' que ilude na chantagem infelizmente, em maior escala meus irmãos nordestinos. R.G. Fortaleza

eliana maria ribeiro de carvalho -   23/11/2014 14:28:52

Tenho o maior respeito pela competência de gestão do querido FHC. Ele , realmente, colocou o país no eixo controlando uma inflação esmagadora. Fez com que o Brasil pudesse trilhar o caminho do desenvolvimento (usufruído pelo Lula) quando teve a coragem de salvar o sistema financeiro do país, ainda que criticado por todos e dando com isto a oportunidade do PT chegar ao poder. Investiu pesado na agricultura, renovando o maquinário sucateado que existia nos campos, com financiamentos de 6% ao ano pelo BNDES, o que deu grande impulso à produtividade agrícola, através da competência do seu ministro da agricultura Pratini de Moraes. A super safra plantada no governo do FHC e colhida no governo Lula, gerou grande destaque na imprensa como mérito do Lula. Como agricultora, nunca entendi porque o PSDB nunca levantou esta bandeira a seu favor! A privatização da Vale, também tão criticada, que modernizou a empresa e multiplicou a sua produtividade e investimentos, exatamente no momento em que o mercado externo era altamente comprador. Enfim, FHC arrumou a casa para o Lula deitar e rolar. Foi um bom presidente? Sob o meu ponto de vista, sim! PORÉM, CONCORDO 100% COM O EXPOSTO NO ARTIGO! NUNCA O PERDOEI PELO SEU SILÊNCIO, QUANDO O PT USAVA , USURPAVA DOS MÉRITOS QUE ERAM DELE E DETONAVA COM O PAÍS! ELE TINHA QUE TER ASSUMIDO O COMPROMISSO DA OPOSIÇÃO, MAS FICOU QUIETO COMO SE NADA LHE DISSESSE RESPEITO. ESTA ATITUDE DELE NUNCA TERÁ EXPLICAÇÃO. AGORA, PENSEI QUE ELE SERIA MAIS ATUANTE NA CAMPANHA DO AÉCIO, MAS QUE NADA! PRATICAMENTE NÃO O VI NA TELEVISÃO E NA IMPRENSA. DIANTE DISTO, TEMOS QUE PENSAR NUMA OPOSIÇÃO SEM O FHC! ELE CUMPRIU O SEU PAPEL COMO PRESIDENTE, MAS DEVE AO BRASIL PELA SUA INÉRCIA, PELO SEU SILÊNCIO, PELA SUA AUSÊNCIA! FOI TESTEMUNHA SILENTE DE UM CRIME ESTARRECEDOR SEM NADA FAZER. AGORA É TARDE! OBRIGADA A ELE PELO QUE FEZ, MAS, COMO OPOSITOR, SUA OPINIÃO JÁ NÃO CONTA MAIS. PERDEU A HORA DE EMBARCAR NO TREM! AGORA É TARDE DEMAIS! TEMOS QUE PENSAR NUMA OPOSIÇÃO PRESENTE, RESPONSÁVEL E CONSCIENTE, SEM O FHC!

Mário Jarra -   23/11/2014 14:22:42

Via que o presidente FHC aceitava as brincadeiras dos humoristas tipo o Pânico de hoje que apelidaram-no de " Viajando Henrique Cardoso", uma vez que visitava vários países, fluente em vários idiomas procurou abrir as portas do mundo para o Brasil. Depois que entregou o país ao PT, o jogo ficou mais agressivo e ele calou o bico, o que só veio abrir depois na "marcha da maconha" (psicoestimulante alucinógeno potente destruídor da massa neuronal),ao meu ver "apelativo para chamar a atenção da mídia". Ele e nenhum político fizeram foi demonstração de fé em Aécio, que por sinal nele, no próprio Aécio, eu sentia muito brio, uma vontade de fechar as fronteiras para o tráfico que lhe valeram perda dos votos de cabresto pelo tráfico das favelas. Vi Aécio apelar pedir a intercessão de Cícero, sentí fé nele, a qual ainda não ví em seus concorrentes principais. Acho que qualquer político de esquerda como FHC, apesar de não sociopata, inevitávelmente deixam o Estado aberto para o aparelhamento, daí o povo querer a volta do militarismo para expurgar a esquerda do poder. Aécio que tome cuidado por ser esquerda, mas acredito na boa fé dele, porque parece não saber o ninho de cobras em que está, velo nele ingenuidade, sonhos, e parece que algo de divino o esteve impulsionando por mudanças, para ser o enviado predestinado a levar tranquilidade ao povo, já que a nossa intuição sinaliza para o Comunismo, uma praga, um castigo, como a vidente de Nossa Senhora das Graças já houvera profetizado, vide o vídeo pelo link abaixo, mas não deixem de tomar as medidas que a gloriosa mãe de Deus humildemente pediu: www.youtube.com/watch?v=bD5IF99Q6d8

Aldorindo Antonio Colvero -   23/11/2014 10:00:52

Concordo com a omissão do FHC, mas, se ele fosse um contestador agressivo teria guarida nos meios de comunicação controlados por esse governo petista neocomunista?

Genaro Faria -   22/11/2014 20:41:12

FHC, seu nome é Fernando Kerensky Cardoso. Aécio foi obrigado a ressuscitar seu prestígio para dividir o serrismo dentro do PSDB. E se tornar presidente do partido, garantindo assim sua indicação como candidato a presidente em 2014. Mas sua exposição na campanha eleitoral só prejudicou o candidato.

Ester -   22/11/2014 20:28:56

Não me atrevo a jurar, mas sempre achei que FHC é o maior eleitor do PT. Sem o apoio de FHC, o PT não teria conseguido todo o espaço que ocupou no Brasil.

IvoHM -   22/11/2014 20:24:42

O Sr. FHC mostrou as sua frouxidão quando, no guardamento do corpo de Dona Ruth, não escorraçou Lula e Dilma do local. Perdeu o meu respeito, pois, dizem, aquele dossiê elaborado pela Casa Civil, teve grande influência no agravamento da saúde da ex primeira dama. E mesmo se não tivesse sido a causa, somente o desrespeito já mereceria o seu repúdio.

José Geraldo Alves Fajardo -   22/11/2014 19:51:28

Parabéns pelo texto brilhante e lúcido Professor Puggina. FHC possui méritos e seu governo também, inegavelmente, mas o excesso de polidez ou desfibramento de sua personalidade atrapalhou mais do que ajudou, particularmente aqui, nesse caso sobre o petismo e seus malefícios. Certa vez, li numa reportagem do Segundo Caderno do jornal carioca O Globo, uma matéria sobre o falecido político Carlos Lacerda. Nela FHC fez críticas à postura ousada, audaz, direta e dura que Lacerda tinha diante das adversidades, das quais se defrontava, em sua época. O título era: "O Furacão Lacerda" e o ex-presidente Cardoso disse que o Brasil não comportava mais políticos como Carlos Lacerda. Será? Será que um pouco de coragem, intrepidez, argumentos fortes não seriam vitais ao Brasil de hoje ou de pouco tempo atrás, quando FHC tinha a obrigação de defender-se, defender seu governo e por conseguinte o Brasil?

Sérgio Alcântara, Canguçu RS -   22/11/2014 19:17:47

Recomento a todos os amigos, participantes deste importante espaço que, se já não o fizeram, leiam o artigo "Positivismo Inconsciente", do professor Olavo de Carvalho. O referido artigo reforça, de maneira emblemática e elucidativa, tudo o que debatemos aqui sobre como o petismo construiu sua, quase indestrutível, estrutura de poder e opressão. Focaliza, principalmente, o que teria sido a PORTA DE ENTRADA para o marxismo, materializada pela forma como os governos militares costumavam conceber as questões políticas e ideológicas.

Renato Torres -   22/11/2014 16:40:34

Prezado Sr. Percival, foleando revistas antigas do Clube Militar, deparei-me com uma de Novembro/2000, onde o sr escreve um excelente artigo " Alerta aos Pais", mostrando que as escolas estavam praticando os ensinamentos de Gramsci, visando doutrinar as nossas crianças.Muita gente pensava que isso começou no governo do PT. Pois bem, quando esse artigo foi publicado, Fernando Henrique era o presidente, e agora, podemos constatar que isso vem de longe, e o Sr. como visionário já nos alertava há bastante tempo. Ali estavam sendo plantadas as sementes para que o PT desse continuidade quando assumisse o poder.

Odilon Rocha -   22/11/2014 14:56:03

Prezado Professor Puggina Até que enfim alguém, de peso, teve a coragem de dizer a 'verdade verdadeira' sobre este personagem. Para quem vem acompanhando a sua trajetória, e a política em geral, eu, por diversas vezes, critiquei seus artigos "antipetistas" mais parecidos com leite de rosas para passar no rosto (e o seu Aécio também. Mudou muito de algum tempo para cá!) É um socilaista de carteirinha do clube mundial, aquele do 'um outro mundo possível' que quer enfiar goela abaixo 'modificações' comportamentais pelo método gramscista. De resto, professor, o senhor disse o suficiente, o que me faz encerrar por aqui. Parabéns! Abraço PS: olho vivo em cima de duas figuras dúbias, uns gaviões, Serra e Alckmim. Pode ser que os 51% tenham assustado os políticos! Opa!

DLG -   22/11/2014 13:59:14

Brilhante, como sempre, a tua crítica. Verdadeira, sim, mas impiedosa também. Reconheces debilmente os méritos de um dos maiores estadistas que o Brasil já produziu. E pouco dizes da coragem com que tomou medidas acertadas que contrariavam suas antigas crenças econômicas. Teria, só por vaidade (como disse um comentarista) avançado em reformas -- incompletas, sim, mas decisivas -- que, entre outras coisas, sofrenou a inflação e despertou o interesse (ou a cobiça, vá lá) dos investidores internacionais? Enfim, concordo que FHC não conseguiu livra-se inteiramente das suas raízes marxistas, mas o respeito pelo que fez.

MURILO -   22/11/2014 13:27:50

A origem acadêmica do FHC demonstra ser ele um marxista, apenas mais refinado do que os toscos do PT, nada mais do que isso, na hora h ele sempre estará ao lado dos seus. Agora, aceitar como ele aceitou, ser massacrado pelo PT todos esses anos, realmente não dá para entender. O Brasil necessita, urgente, um bom partido de centro direita, para fazer frente ao que está aí, pois quase todos são de esquerda.

Juan I. Koffler A. -   22/11/2014 13:27:44

Disse tudo o que ainda persiste atravessado nas gargantas de muitos cidadãos (dentre os quais me incluo), meu caro Percival. Mas, permito-me minorar um pouco a agudeza das suas palavras: muitos (como é o meu caso) deixaram de expor, ostensivamente como você o faz, os lapsos comportamentais de FHC, quiçá na esperança de que ele próprio iria se pronunciar no momento que considerasse oportuno. Não o fez. E por isso merece sua admoestação. Particularmente, confesso-lhe que não me pronunciei a respeito também em razão de não ter similar força de convencimento à sua. Meu tiro é restrito, localizado. No "frigir dos ovos", em suma, não vejo mais espaço para reclamos dessa espécie. Passou o momento; caducou o tempo. O que sim temos que fazer, inapelavelmente, é envidar esforços no sentido de destronar essa quadrilha de celerados comunistas, antes que seja tarde demais. Ainda há tempo para fazer cessar o acúmulo de abusos perpetrados por essa matilha raivosa de lesas-pátria. Mas tal não iremos alcançar se para isso não contarmos com o apoio maciço das FFAA. O litígio está já em patamar mais crítico, com o treinamento do MST pelos cubanos e venezolanos, na preparação para um confronto. Algo que já deveria de ter sido inibido, legalmente ou pela força. Não há mais espaço para condescendências. A hora é de agir, não mais de discursar. Forte abraço!

Sérgio Alcântara, Canguçu RS -   22/11/2014 13:03:38

Precisamos urgentemente desenvolver mecanismos que possam fazer com que, de uma maneira mais simples, direta e objetiva, as pessoas de um modo geral tenham a indispensável consciência de tudo que foi e continua sendo feito para consolidar este autoritário projeto de poder. A direita precisa, efetivamente, resgatar o entusiasmo em fazer política. Somente desta forma a população poderá vislumbrar uma alternativa palpável e confiável a tudo isto que conhecemos e lamentamos.

renata ferreira torres teixeira -   22/11/2014 12:30:24

FHC-foi conivente....e AÉCIO.. com essa oposição do discurso-continua sendo.Hoje a oposição é CAIADO.

paulo de carvalho filho -   22/11/2014 03:24:44

Na verdade o que ocorre no Brasil atual é a luta entre dois movimentos que representam os dois lados de uma mesma moeda, o socialismo Marxista (bolivarianismo aqui na América Latina) e o socialismo Fabiano. Os Marxistas Bolivarianos representados pelo PT e outros, que estão alinhados com o socialismo soviético (hoje Eurasianismo), são totalmente antidemocráticos e a finalidade é a implantação de uma ditadura marxista, e que economicamente é um sistema que não funciona, com grande inchaço do estado e contrôle sobre a economia, teimam em desrespeitar o mercado, vide Venezuela, e o Brasil, que já começa a ir no mesmo caminho, com a arrogante incompetência da Dilma! E do outro lado o Socialismo Fabiano do PSDB, do FHC, da Marina e outros, alinhado com o Banco Mundial, FMI, ONU, grupo Rockefeller, grupo Bilderberg, mega empresários, banqueiros, etc, que na verdade são muito mais poderosos que os marxistas e são quem domina o tabuleiro mundial, mas que também financiam e apoiam os marxistas em muitos casos e possuem a mesma agenda, isto é, o desmonte dos valores e estilo de vida ocidental como conhecemos hoje. O PSDB me parece satisfeito por governar São Paulo há muito tempo, e até dá a impressão de que os dois partidos combinaram: Um não incomoda o outro em São Paulo, e o outro não incomoda um no resto do Brasil! Nesta campanha o FHC só apareceu depois que houve clamor da população anti-petralha que abraçou o Aécio, por mais empenho do PSDB. Participei na guerra da internet da campanha do Aécio, e que acredito foi vencida pelo tucano com o apoio de milhões de internautas indignados, apesar da mídia e os institutos de pesquisas vendidos, mas oficialmente a eleição já estaria perdida desde o começo com a fraude pela empresa responsável pelas urnas, a Smartmatic! Me parece que o PSDB fez um me engana que eu gosto, para auditoria das urnas, e ninguém mais falou no assunto! O PSDB com a palavra do FHC, já aceitaram o resultado, e inclusive a mídia fabiana - Revista Veja, a única. Infelizmente parece que os eleitores anti-petralhas estão órfãos de um partido que os represente de verdade! Entendam melhor, sobre os socialistas marxista e fabianos em: http://www.youtube.com/watch?v=KV7i-gcZy-4

André Carvalho -   22/11/2014 02:34:44

Não dá para esquecer que FHC é, no fundo, da mesma cepa do pessoal do PT. Um marxista, que fez a maioria de seus trabalhos baseados na doutrina. Mas antes de ser esquerdista, FHC sempre foi, antes de tudo, um vaidoso. Assim, quando notou que os sistemas daquela inspiração caíram, não teve dúvidas em virar a casaca e adotar o receituário neoliberal. Lá no íntimo, tão autoritário, soberbo e dono da verdade como a turma da estrela.

Maria Antonieta Blanco Linares -   22/11/2014 01:50:03

Leio e concordo com muitos de seus argumentos. Mas não seria ingenuidade demais crer que o PT jamais chegaria ao poder ? Não esqueça que seu grande trunfo era a máscara de Partido honesto e coerente . Um líder, no caso, Lula, que trazia uma história "mexicana" bem ao gosto da massa. Na minha opinião o grande problema é a eternização de um Partido no Poder e a falta de vergonha na cara de políticos que para não perder as benesses se acomodam. Além do mais temos muitos Partidos Políticos, um Judiciário enredado no excesso de Leis , Juízes nomeados, um povo complacente. Será que agora só temos de malhar FHC?

DK -   22/11/2014 01:37:00

Eu sei que Fernando Henrique sempre foi esquerdista (se extrema ou não, não sei); creio que ele achava que seria eternamente reconhecido como o presidente imparcial que "permitiu" que um operário chegasse à presidência (isso seria tremendo para a sua reconhecida vaidade). Nunca supos a ingratidão do seu "amigo" Lula. Quando acordou, já era tarde. Concordo com sua análise, sabendo perfeitamente que o senhor não precisa da minha concordância, dada a sua irrelevância (da concordância).

Jorge Brum -   21/11/2014 21:27:38

Concordo, em gênero e número, o FHC se omitiu lá na eleição de 2002, se ele tivesse, dado uma força, o Serra teria sido eleito, mas ele pagou para ver, e com isso penalizou a nação brasileira.

Ismael de Oliveira Façanha -   21/11/2014 20:47:37

O passado ideológico de FHC deixa a desejar.

Sérgio Alcântara, Canguçu RS -   21/11/2014 20:41:48

Concordo integralmente com suas palavras, meu caro Puggina. Para ilustrar o que dizes, eu citaria ainda o famoso APAGÃO, situação em que o PT deitou e rolou, sem que FHC demonstrasse o menor esforço em esboçar uma reação. Contudo, se fôssemos enumerar todos os responsáveis ( da direita) pela chegada triunfal do PT ao poder, seja pela omissão, seja por ações precipitadas ou posturas demagógicas e oportunistas, ficaríamos aqui um bom tempo a fazê-lo. Começaríamos lá pelo processo de transição do Regime Militar para a normalidade democrática, onde aconteceu o lamentável RACHÃO do PDS; passaríamos pela conhecida, incontrolável e predominante presença de MALUF ao longo destes anos , "dando as tintas" para o que sobrou da DIREITA, constituindo-se assim em FARTA MUNIÇÃO à "revolução da ética" petista. Por fim chegaríamos à série de atos "politicamente corretos" patrocinados pelos tucanos, que CARIMBARAM o passaporte petista ao patamar de PODER ABSOLUTO.

eduardo -   21/11/2014 20:11:38

Parabéns pela análise da posição omissa do ex-presidente com o seu legado e de seu partido, ocasionando a formação de uma geração inteira de jovens que acha normal os procedimentos do PT, que afronta diariamente a democracia e nossa jovem CF.

Jotabe -   21/11/2014 20:03:04

FHC se auto escarneou. Fechou-se no seu perfil de estadista que realmente é e assistiu impassível o seu desmonte promovido pelo PT. Lamentável . Triste fim de Fernando Quaresma.

Gerson Bertoglio -   21/11/2014 19:09:42

Perfeito, Percival. Sempre tive essa impressão que agora coloca em palavras. Sempre soube que FHC esteve a galáxias de distância dos nossos sonhos liberais; mesmo assim foi ainda o que mais se aproximou. Mas a sua leniência com o PT realmente é imperdoável. Caso parecido porém outras circunstâncias vejo no ministro Joaquim Barbosa. Simplesmente sumiu de cena num momento vital para o Brasil, perdendo a chance de se tornar protagonista da mudança ética e moral do país, deixando órfão milhões de brasileiros esperançosos por um líder moral a seguir. assim simplesmente, no meu entender, tornou-se um simples técnico que cumpriu sua obrigação e acovardou-se ou cansou no momento em que foi chamado a ser protagonista de mudanças reais na nossa história. Muito triste.