• Percival Puggina
  • 21/02/2015
  • Compartilhe:

FHC E A SÍNDROME DO PETISMO DELIRANTE

 


 Fernando Henrique, me desculpe, mas você pediu por isso. Você pediu que Dilma olhe para si mesma, para a decepção e o descrédito a que levou o país, e afirme que a culpa é sua. Que é lá de 1996. Você criou facilidades para que uma pessoa incompetente, incongruente e estabanada como ela o escolha para bode expiatório de seu encalacrado governo. Você, por infinita omissão, permitiu que a imprensa nacional trate algo tão sem cabimento com chamada para o noticiário da noite e foto de capa nos jornais.

Há muitos anos o PT o designou para a função de renegado. Você, Fernando Henrique, atravessou muita avenida de braços dados com Lula. Você era ponta esquerda do "campo democrático e popular". Você integrava a ala do PMDB que desembarcou do governo Sarney porque este estaria muito à direita, para fundar o PSDB como partido de esquerda. Você, Fernando Henrique, nunca se afastou da esquerda como deveria. Ela é que o renegou. E você continuou sorrindo para Lula.

Durante os oito anos em que você governou o Brasil, o PT assassinou sua reputação e você a deixou ficar ali, gelada, numa gaveta de necrotério. Durante oito anos você levou cuidadosamente para casa ofensas que em Santana do Livramento se resolvem com um soco no nariz. Você, Fernando Henrique, se deixou desrespeitar. Você não mexeu um dedo para processar Lula e seus sequazes por injúria, calúnia e difamação nem mesmo quando chegaram ao poder e de nada o acusaram, apesar de terem assumido o comando de todos os órgãos governamentais de investigação, recebido as chaves de todas as gavetas, as senhas de todos os arquivos e tido livre acesso a todos os contratos.

Como resultado, a mídia petralha continuou a fustigá-lo. Você virou uma síndrome do petismo. Ele julga redimir-se de todos os pecados apenas com se afirmar, à exaustão, melhor do que FHC e PSDB. Sou testemunha ocular desse delírio. Em muito microfone já denunciei tal prática como vigarice intelectual. Há mais de uma década, boa parte dos âncoras e entrevistadores da imprensa brasileira cobra pedágio de quem risca o chão demarcando o atoleiro petista. Eu não pago! Mas qualquer um que critique os governos do PT é incitado a fazer o mesmo com os governos tucanos. E se o entrevistado não o faz, o entrevistador assume a tarefa por conta própria. Compromisso com a justiça? Não! Orientação partidária, da empresa de comunicação, ou intimidação causada pelo cotidiano patrulhamento petista em síndrome de triunfalismo, mesmo quando afundado na própria infâmia.

Portanto, Fernando Henrique, quando Dilma destravou a língua para culpá-lo pela sinecura organizada pelo PT e quadrilheiros da base, ela reproduziu o que os estrelados de seu partido se acostumaram a fazer por falta de quem desse um murro na mesa e um basta a esse desrespeito.

________________________________
* Percival Puggina (70), membro da Academia Rio-Grandense de Letras, é arquiteto, empresário e escritor e titular do site www.puggina.org, colunista de Zero Hora e de dezenas de jornais e sites no país, autor de Crônicas contra o totalitarismo; Cuba, a tragédia da utopia e Pombas e Gaviões, integrante do grupo Pensar+.
 


jonas antonio de freitas -   01/03/2015 05:25:41

Belíssimo texto...Essa pseuda oposição do calou-se durante muito anos. Tá difícil recuperar esse campo perdido.Cabe aos brasileiros independente de partido político dar um basta nesses malandros do poder.

Luiz Antonio -   24/02/2015 17:26:21

Parabéns pelo artigo brilhante e irretocável, Puggina. Como Sérgio Perotto (22/02/15) também só me resta aplaudir de pé!

Luiz Felipe Salomão -   24/02/2015 13:12:32

'Diga-me com quem andas e te direi quem és!'

Genaro Faria -   24/02/2015 04:16:44

Caríssimo Puggina, Nós sabemos que nenhum raio cai de um céu azul anil. E não foi por causa de uma simples fagulha, resultante do contato entre dois fios elétricos desencapados, que desabou sobre o Brasil essa tempestade medonha. Na verdade, tudo começou quando os militares entenderam que haviam vencido os adversários da democracia pelas armas. E ao promover o maior surto de desenvolvimento econômico de toda nossa história teriam eliminado a ameaça que nos atormentava. Qual seja, a de nos tornarmos uma república sindical. Ao contrário, inadvertidamente, eles conservaram e até reforçaram o modelo que a ditadura Vargas copiou do fascismo - dos sindicatos vinculados ao poder público - e dele dependentes - não apenas os profissionais, mas também os patronais, que tanto deformam a ideia de representação das categorias de trabalhadores e de segmentos empresariais. Essa moldura comum ao socialismo, tanto de direita quanto de esquerda, é uma escola de pelegos sempre pressurosos em servir ao poder para manter suas próprias regalias, digamos, pragmaticamente. O que explica a comunhão de uma presidente da Confederação Nacional da Agricultura, por exemplo, com o líder do MST, contritos de joelhos no altar do mesmo poder, provedor de ambos. De muito mais se descuraram os militares, é claro, sobretudo no campo cultural e da formação de novas lideranças políticas que viessem a preencher a lacuna deixada pelos partidos que um ato institucional, autoritário, extinguiu. É claro que sim. Mas por não terem desmontado essa estrutura sindical, varrida por todos os países democráticos do mundo, à qual me referi, é que eles - e o Brasil - fracassaram no intento de nos livrar dos parâmetros que nos prendem à primeira metade do século passado. O PT é o filho desse sindicalismo bastardo, muito embora não deserdado, mas rico de nascença, depositado envolto em fraldas na soleira do palácio episcopal da CNBB, sua preceptora.

Ernesto Ribeiro -   24/02/2015 00:08:43

PERFEITO. Ninguém diria melhor. E o pior é que o nosso Kerensky tupiniquim já sabia perfeitamente que ia ser assim, mas para ele isso é apenas um pequeno preço a pagar pelo sucesso do Movimento Revolucionário. Podemos lembrar os detalhes sórdidos: foi o governo FHC que mais favoreceu o MST, doando 1,2 bilhão de reais e mais de 1 milhão de hectares e tornando o Movimento Sem-Terra o maior senhor de terras do Brasil para produzir absolutamente NADA. E foi o mesmo PSDB que se recusou a pelo menos tentar dar o tiro de misericórdia do impeachment no governo do PT pelo Mensalão em 2006. Resultado: o moribundo ressuscitou para um segundo mandato, um terceiro e agora um quarto. E não, eu não acredito que seja possível um impeachment agora. Nem nunca. FHC, quem pariu Mateus que o carregue.

sanseverina -   23/02/2015 22:39:36

Prof. Puggina, os excertos abaixo são de um comentário, muito pertinente e interessante, de Maria Brasileira para um post de hoje “A CULPA, É SIM, DE FHC” que copiei d’O Antagonista (blog do jornalista Diogo Mainardi e outro): “FHC e Lula estão mancomunados. Procurem ler sobre o Pacto de Princeton: "Em 1993 FHC e Lula se reuniram em Princeton, nos EUA e juntos consolidaram o pacto socialista para solidificarem as esquerdas na América Latina. Lula representava o Foro de São Paulo, organização que fundou em parceria com Fidel Castro para fomentar o SOCIALISMO-COMUNISMO na América Latina; FHC respondia pelo Diálogo Interamericano, grupo ligado ao Partido Democrata norte-americano e marcado pelo socialismo fabiano. O objetivo do pacto era estabelecer uma estratégia definitiva que pudesse pavimentar o projeto de poder da esquerda latino-americana - e que pudesse se sustentar com a derrocada da União Soviética (URSS). ...... “PT e PSDB são as duas faces de uma mesma moeda. Nas eleições presidenciais de 2002, o principal cabo eleitoral de Lula foi FHC, que proibiu José Serra de falar mal dele durante a campanha para presidente; nem fazer perguntas indiscretas Serra pôde fazer.” Meu comentário: É bom que tenha mais pessoas esclarecendo que o PSDB não passa de um PT light e que FHC, mais intelectual que político, sempre defendeu e trabalhou pela utópica (e desastrosa) ditadura do proletariado (aqui, comandada por sindicalistas analfabetos). Taí no que deu!...

Gustavo Pereira dos Santos -   23/02/2015 04:36:46

Dr. Percival, Aprendi menino com a minha saudosa avó GLÓRIA: "Quem muito se abaixa o c. aparece". O FHC se comportou like uma avestruz. Um abraço, Gustavo.

Genaro Faria -   23/02/2015 02:22:22

O manifesto que "intelectuais" da canhota patropi lançaram, divulgado por um blog petista, dá preguiça de comentar, de tão aloprado que é. Nem um diretório estudantil teria coragem de produzir tanta asneira num panfleto. Ah!, como a PTrolândia gostaria que houvesse um clima no Brasil de tal comoção que justificasse a adoção de um remédio amargo como solução - um autogolpe. Um novíssimo Estado Novo. É o que me dão a entender as manifestações que se veem aqui e ali, onde o vocábulo "golpe" é citado 9 vezes a cada 10 palavras pronunciadas.

Paulo de Freitas -   22/02/2015 20:45:47

Esses Tucanos, Fabianos incorrigíveis são o PT engravatado. Não quiseram assumir o papel de oposição por isso. O maior dos Gramscianos brasileiros empossou lula com um sorriso de felicidade indisfarçável. Anódino, ou quem sabe anfótero, jamais reagiu às acusações no desgovêrno que se seguiu dando um exemplo de leniencia com as armações de todos os trambiques, portando-se como um pretenso anjo barroco da esquerda. Talvez agora possamos reconhecer que o Brasil precisa de conservadores para atingir a maturidade como Estado democrático.

Rodrigo -   22/02/2015 19:19:27

No fundo, esse histórico de ataques dos petistas contra FHC pode explicar o rápido declínio de um partido que tanto fez para tomar e se perpetuar no poder, frustrando o ainda adolescente sonho socialista na terra brasilis. FHC é um dos únicos pensadores brasileiros de esquerda com verdadeiro preparo intelectual (Montaner, Llosa e Mendoza, por exemplo, na primeira edição do Manual..., o colocou ao lado de Eduardo Galeano como os papas da religião esquerdista na América Latina). Ao rechaçar FHC de forma tão veemente, ao PT acabou sobrando tipos como Emir Sáder e Frei Betto, e não há utopia que resista as dificuldades dos mesmos para com o idioma pátrio.

Carlo Germani -   22/02/2015 19:17:39

Primoroso artigo,Puggina. Adendo : Lula/PT/Dilma/Dirceu et caterva,jamais teriam chegado ao poder sem o aval de FHC,Serra,Aécio,...,e PSDB,mais a Oligarquia Financeira Mundial ("os senhores donos do mundo"). Não esqueçamos de que PT e PSDB são "irmaõs siameses". Lutam entre si pelo poder,apenas.Fazem a "estratégia das tesouras" de Lenin.Concordam em tudo na agenda revolucionária. FHC e todo o PSDB tem suas digitais na trágica conjuntura brasileira. PS:A solução para o Brasil não contempla o PSDB e qualquer outro partido de esquerda.A solução passa por uma guinada conservadora-liberal.E com políticos com perfil de Estadistas,empenhados por idealialismo num verdadeiro projeto de nação. PS2: Fiquem atentos: Dilma,PT,Lula,...,apostam no caos generalizado para promover o golpe de Estado.A velha máxima: "Ordem no caos".O fim do Estado de Direito,das liberaddes individuais e coletivas,fechamento do Congresso, (...). É uma hipótese absurda para qualquer pessoa normal,mas não para a corja de psicopatas comunistas no poder.Vide o ditador comunista Maduro na Venezuela,o que faz. Venezuela,Brasil de logo mais?

Paulo Sergio Huet Bacellar Falcão -   22/02/2015 14:43:43

Gostei muito de seu o artigo e o republiquei, acrescido de comentários introdutórios, no meu blog. Se quiser ver o resultado final, segue o link: https://questoesrelevantes.wordpress.com/2015/02/22/jose-dirceu-lula-e-dilma-sao-culpa-do-fhc/

Zaqueu -   22/02/2015 14:41:59

Professor Puggina, seu artigo é irretocável. FHC, de tão polido e cavalheiresco que foi, acabou virando saco de pancadas ou Judas malhado em sábado de aleluia. Além de não esboçar qualquer reação quando atacado, foi polidíssimo quando das candidatura de Lula. A par disso foi ignorado pelo candidato à presidêcia do seu partido como se realmente tivesse legado ao país uma herança maldita e não reagiu, fingiu-se de morto. Parece até que torcia para que o PT vencesse as eleições. Faltou-lhe sangue nas veias como se sangue azul de príncipe da sociologia não fervesse. Resultado, hoje ele pode até falar mas seu discurso só empolga uma minoria, é bala de festim. Para fazer da oposição, uma força efetiva é necessária, um discurso forte que possa abalar e denunciar as mentiras do Governo. "Nhe nhe nhem" não levará a nada. O Estadista, com sua polidez, não impressiona mais. FHC, se não pediu o que está acontecendo, viu e aceitou, foi complacente e não reagiu. Agora, mesmo que queira. não tem mais vigor político para dar murro na mesa, sobretudo com punhos de renda.

Fúlvio Adulce Fernandes da Silva -   22/02/2015 14:05:21

Concordo com você Percival. Faltava alguém com faca na bota para exprimir esse sentimento. Alguém que não tem teto de vidro. Olhe o que fizeram no senado, reelegeram o Renan sabendo que o sujeito é um amoral. Infelizmente a grande maioria da nossa "oposição" é só figura de retórica.

Paulo Jr -   22/02/2015 13:36:05

Concordo com toda argumentação quanto à falta de atitude e aparente conivência do PSDB e FHC. Contudo, sem ser um esquerdista, pelo contrário, acredito que a terceira via proposta pela social democracia tem o seu valor. Observo que a oposição ao PT joga expectativas de direita, ou liberais, demasiadas ao PSDB. Especialmente quando cita quadros com histórico socialista como FHC e Serra. Já é notório que estes não estão interessados em mudanças ideológicas. Eu me empenharia muito mais em reforçar os valores de quadros como Mendonça Filho, Aécio, Caiado e quem mais pudesse trazer luz sobre as trevas populistas. Não esquecendo que o pensamento liberal em seu sentido pleno ainda é absolutamente vago para 95% dos votantes brasileiros. Por isso, apesar de saudar o NOVO partido, ainda é necessário que suportemos a ideologia social democrática, mesmo com seus gagás de muletas inúteis.

Genaro Faria -   22/02/2015 13:23:32

Grande Puggina! É preciso ter muita coragem para desfazer esse nó górdio que atou a democracia brasileira num saco de gatos pardos. E uma rara lucidez para discernir o Kerensky nacional no meio dessa barafunda dos demônios. Mas "não há verdade que o tempo não revele". (Racine) Já era hora dela vir à tona. A criação do PSDB resultou do ressentimento de certos políticos - capitaneados por FHC - com o PMDB, partido no qual eles não se alçavam como presumiram. E se valeram das afinidades com o PT para vitaminar suas pretensões a voos mais altaneiros do que o PMDB lhes permitia. Tudo isso com a suposição de que o radicalismo petista os mantivesse na cabeça de chapa, tendo o PT como seu eterno coadjuvante. Então, em vez da troca de guarda certamente combinada com o sócio semioculto da trapaça, FHC jogou na mesa a carta da reforma constitucional que lhe permitiria um segundo mandato consecutivo. E o caldo entornou. Ainda assim, o PT entrou no segundo mandato de FHC com o pé esquerdo, dando com o direito pontapés nos fundilhos. Não surpreende, pois, que na quarta tentativa, com Lula fantasiado de Penélope Charmosa (trocou o vermelho pela cor de rosa) , o PT desse o troco subindo a rampa do planalto com a intenção de nunca mais descer dela. Ou não vê porque não quer ver, ou vê mas finge que não vê quem acredita que o PT cometeu o "erro" de confundir o partido com o governo, e este, com o Estado. É claro que não se trata de um mero equívoco. Trata-se, isto sim, desseguir uma ideologia totalitária, de partido único, ou "hegemônico", para usar essa expressão eufemística da nota oficial do diretório nacional do PT, recentemente editada e publicada. Tudo sob as bênçãos satânicas da CNBB e da OAB, entidades que sustentam os piores (e históricos) inimigos da Igreja e do Estado de Direito. Bem dizia Paulo Francis: O Brasil é um manicômio onde os pacientes assumiram a direção".

Sérgio Perotto -   22/02/2015 10:19:21

Parabéns, Puggina. Teria tanto a dizer. melhor aplaudir.

Pedro de Carvalho Filho -   22/02/2015 03:15:26

O PSDB funciona mais como um amortecedor, entre a esquerda petralha e os cidadãos de bem que não querem saber de socialismo/comunismo no país. A agenda dos petralhas e da esquerda (marxista) é a mesma dos tucanos (fabianos), esta semana o governador Geraldo Alckmin assina sanção do Projeto Lei do passe livre estudantil e semanas atrás a Assembleia Legislativa de São Paulo, comandada pelo PSDB, já aprovou por consenso o projeto de lei que autoriza a criação de conselhos populares no Estado, só para ficar nestes exemplos mais recentes. Sempre desconfiei que houvesse um acordo entre os tucanos e os petralhas, de que o PT ficaria com o governo federal, e que o PSDB ficaria com o governo de São Paulo que é um país dentro do Brasil, pois o PT há muito tempo não coloca um candidato forte para disputar o governo deste estado, o qual nunca venceu apesar de ser seu reduto e com forte migração nordestina. O Lula poderia ter disputado o governo no pleito passado, mesmo que deixasse para outro governar depois. Estranhíssimo também a imensa derrota da Dilma em São Paulo, mas a vitória do Fernando Haddad para a prefeitura há apenas dois anos, que parece não estar no acordo!!!! A pergunta que fica é: Será que vale a pena perdermos tempo com os tucanos? A minha resposta é que nós temos de pegar todas as armas que pudermos, para derrotar o mal maior que é o PT!

Maria das Graças Marques -   22/02/2015 02:19:41

Parabéns ao autor deste artigo...para ser sincera eu não sabia a metade destas verdades... Verdades estas que devem circular em todas as redes sociais para muitos ficarem a par da verdade...principalmente aquelas pessoas alienadas que não querem enchergar o que está as claras...no seu nariz...o pior cego é aquele que não quer ver

PERCIVAL PUGGINA -   22/02/2015 02:16:22

Senhor Astor Afonso Baron. Como o senhor é militante petista deve saber que durante o governo FHC seu partido solicitou não uma, mas mais de duas dezenas de CPIs. Todas foram rejeitadas pela base do governo e, em torno disso, seu partido fez todo o estardalhaço que as circunstâncias indicavam como convenientes. Convenceram-me até a mim. No entanto, escândalo maior foi o PT assumir o governo, depois de tanta difamação, e não denunciar o sumiço de sequer uma caixa de clips., uma resma de papel, um grampeador. O PT passou de si mesmo duplo atestado: de caluniador e de irresponsável. Tinha a obrigação moral de fazer pelo menos uma investigação que fosse! E não fez. Ao contrário, levou a corrupção a patamares que irão para o Guinness Book.

Sergio Cadena de Assunpção -   22/02/2015 00:50:22

1. Prevaricação é um dos crimes praticados por funcionário público contra a administração em geral que consiste em retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício, ou praticá-lo contra disposição expressa de lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal. O funcionário público prevaricou em seu ofício. Sinônimos: corruçâo decomposição depravação desmoralização deteriorização prevaricação salacidade erro devassidão licenciosidade imoralidade dissipação vício adulteração salácia perdição crápula tripúdio adultério deboche desregramento mais... Relacionadas: prevaricar funcionário público cargo interesse má fé mais... 2. Prevaricação Por Dicionário inFormal (SP) em 13-05-2009 Faltar ao dever do cargo, por interesse próprio ou sentimento, agindo de má fé. Funcionário retarda atos exigidos em lei para satisfazer sentimentos ou interesse pessoal. O lula quando assumiu deveria, ter investigado???

Tess -   22/02/2015 00:42:15

Um dia é da pesca, o outro do pescador! FHC nunca foi santo, mas fez o que o PT não conseguiu fazer: equilibrou-se com galhardia no jogo insano da política, curou o Brasil de uma devastadora inflação, se arriscou, errou, acertou, mas nunca foi pego com a boca na botija como o PT!

Darcy Nogueira Brito -   22/02/2015 00:11:12

O pecado do PSDB e FHC é ser educado demais, comedido demais, escrupuloso e elegante demais para dar um soco na mesa ou no nariz do adversário. Os petralhas são o oposto em tudo por isso fazem oposição forte quando não estão no governo.

Astor Afonso Baron -   21/02/2015 23:57:02

O que o Sr Percival Puggina tem a dizer a respeito dos 20 Deputados que retiraram assinatura na CPI no Governo de FHC ,onde faltaram 9 para a oposição ?

Odilon Rocha -   21/02/2015 23:32:21

Prezado professor Puggina Julgo oportuno reproduzir, com algumas alterações, o comentário que fiz em um outro espaço a respeito da "reação da oposição" e dos péssimos desempenhos desse senhor, não só quando escreve, mostrando-se sempre muito preocupado. Uma graça! "O grande nó a que já me referi em outros espaços e creio que o pessoal tenda a esquecer, é que só temos partidos de esquerda, em cinquenta tons de cinza, usando um termo bem atual. Deixando claro que o valor da esquerda serve para o filme, que não verei. O FHC, lá pelas tantas, diz que ela, a gerentona, foi DESCUIDADA (!!) com o caso Pasadena. Assim não dá!, são termos lenientes, usados no artigo, inconcebíveis com a grave situação e a verdade. Enrolation & Embromation. Já o PSDB tem feito muito pouco; de vez em quando dá uns gritos porque lê nas redes sociais que está fraco, não faz nada e blá, blá, blá..., solta os cachorros para não ficar mal na foto......................................... Jogo de cena!" Retornando a este espaço, não só o senhor FHC, mas Serra e, atualmente, uns rompantes um tanto meio estranhos do Alkmin. Não consegui entender ainda a lógica esquerdista. Mas de uma coisa eu sei: isso é o que dá deixar a 'rafuagem' subir ao poder. E agora, uma gritaria estérica, um verdadeiro frenesi de gaiola de loucas, para ver se chamam ou se não chamam o Capitão. O que vocês acham? Abraço

Sérgio -   21/02/2015 23:19:19

Excelente texto. Parabéns. Quanto ao FHC, diga-se, há de se lembrar também que essa baixaria toda teve um início, e esse início de deu com o Pacto de Princeton, tendo como destaque e presidente o próprio FHC.

Zê Maria -   21/02/2015 23:05:52

O FHC sabe muito bem o que está fazendo. Está praticando a tática das tesouras que nos leva a pensar que ele e seu partido sejam oposição. Não são. São tudo farinha do mesmo saco, testas de ferro do PT. Todos engajados em implantar o maldito socialismo goela abaixo em nós. FHC = Lulla = Dilmá, etc.

IvoHM -   21/02/2015 22:34:26

Sim, caro Percival. FHC foi tão, com o perdão da palavra, b... mole, que nem para defender a esposa ofendida se prestou. E ainda aceitou a presença de Lula e Dilma no seu velório . Merece mesmo. E fico por aqui, pois agora só restam palavrões.

Isabel -   21/02/2015 21:45:44

Agora, finalmente, ele deu o murro na mesa, mas a oposição no Brasil é débil exatamente por esse posicionamento de esquerda. FHC simpatiza com Fidel, foi exilado, fugido na época do governo mlilitar e vários dos que fundaram o PSDB vieram de organizações radicais e terroristas de esquerda, como o MR-8, e Serra e Aluizio Nunes não são exceções. Temos pouquíssimos políticos de direita no Brasil. Criou-se a cultura de que é vergonhoso ser de direita, quando vergonhoso é defender regimes falidos que se locupletam de outros países, até que eles entram em falencia também. parecem gafanhotos a depredar o que lhes aparece pela frente.

NEIDE CHIOZZI -   21/02/2015 21:15:25

ESSAS FOTOS SÃO DE QUANDO O LULADRÃO AINDA NÃO ERA ESTE QUADRILHEIRO DE HOJE........NÃO DETURPEM OS FATOS.......VOCES VÃO CAIR EM DESCRÉDITO.........O POVO NÃO É ESTÚPIDO.......SEJAM HONESTOS, POR FAVOR