• Percival Puggina
  • 20/08/2023
  • Compartilhe:

Estelionatários!

 

Percival Puggina

         Somos cotidianamente assediados por organizações criminosas e por operadores autônomos dessas atividades. Já me ligaram pedindo dinheiro para soltar familiar supostamente sequestrado e para mandar dinheiro a outro que estava na estrada, sem cartão de crédito, precisando de urgente socorro mecânico. Duas ricas senhoras indianas já morreram sem herdeiros e me escolheram, por essas coisas do “karma”, para receber as respectivas heranças mediante pequeno pagamento de custas. Bancos onde não tenho conta me enviam mensagens pedindo que ligue para tal ou qual número sobre um gasto que não fiz. Encomendas não solicitadas aguardam pagamento de taxas que não existem. Basta que eu procure por certas mercadorias na internet para que inacreditável barganha surja, tentadora, na minha palma da mão. Tudo obra de estelionatários, profissionais da dissimulação e da mentira.

Os cuidados, a prudência, os bloqueios, os “deletes” vão descartando tais incômodos, mas os safados renovam suas estratégias, furam bloqueios e exigem camadas adicionais de informação e prevenção. Seus persuasivos truques têm o objetivo de chegar ao dinheiro de suas vítimas através das fissuras que encontrarem nos respectivos mecanismos de proteção. São exploradas fragilidades como a ganância, a imprudência, a ignorância e a desatenção da vítima, bem como o susto ou medo que os criminosos suscitam. Agem por dinheiro e tudo que fazem está tipificado no Código Penal, mas como incomodam à sociedade e não ao Estado, entran na cadeia por uma porta e saem pela outra.

***

Agora, o tema deste artigo, cuja simetria com o que acabei de escrever acima salta aos olhos: há uma outra atividade, que também consiste em “passar os outros para trás” de modo enganoso ou furtivo, tão corrente e frequente quanto as que descrevi. Ela se desenvolve no campo da política. Neste caso, os “estelionatários”, integram um projeto político.

Quem quer passar os outros para trás nesse ramo não busca diretamente o dinheiro de suas vítimas. Delas, o embusteiro quer o voto, o voto popular, que faz com que seus golpes raramente possam ser tipificados como crimes. Na maior parte, suas ações são impróprias ou imorais, mas isentas de cominação penal. Na política, enganar os outros, apresentar-se alguém como o que não é, para seduzir e ludibriar os eleitores, não dá nada. Os votos recebidos pelos finórios da política são os objetivos de seus estelionatos eleitorais. Com tal produto, conquistam as cadeiras e as desejadas fontes de receita obtida com a tarifação de seus próprios votos em plenário. Quando apertam as teclas sim ou não, tilintam moedas em suas registradoras. Os eleitores que caíram na conversa que se danem e paguem o prejuízo que certamente virá.

Nem tudo, claro, é sempre assim tão pouco sofisticado. Existem especialidades, como as que envolvem a inserção de “jabutis” em projetos alheios ou a venda do mandato inteiro, zero quilômetro, “in the box”, ao adversário combatido na campanha eleitoral. Estelionatários! (Coloquem o chapéu aqueles em quem servir).

Poucos meses após a posse, os bons congressistas já se percebem minoritários... Por essas e por outras, eu digo e repito que não gosto de política. É por sabê-la necessária e ter tantas razões para meu desgosto com o que observo ser feito em meu país que dedico muito de meu tempo a ela, a seus mistérios e às lesões que nos causa.

Percival Puggina (78) é arquiteto, empresário, escritor, titular do site Liberais e Conservadores (www.puggina.org, colunista de dezenas de jornais e sites no país.. Autor de Crônicas contra o totalitarismo; Cuba, a tragédia da utopia; Pombas e Gaviões; A Tomada do Brasil. Integrante do grupo Pensar+. Membro da Academia Rio-Grandense de Letras.


MARCUS BORELLI RIBEIRO -   23/08/2023 10:40:14

Quando a princesa Isabel esteve a frente de uma das suas regências o seu pai, Pedro II, disse à ela: "Minha filha dê educação ao povo para que ele saiba votar". É só isto que falta, é simples de resolver mas não há interesse por parte das elites. Povo bom é povo pobre e inculto na visão deles.

Wagner Davini Silva -   23/08/2023 08:26:07

Parabéns pelas suas colocações, perfeitas ,a quantidade de estelionatários é imensa, em todos os segmentos, o exemplo vem de Brasília ,a capital do estelionato ,do roubo e de tudo que existe de ruim no país ,não sei como é possível juntar tanta gente ruim em uma só cidade.Lamentável.

Paulo Antônio Tïetê da Silva -   22/08/2023 18:37:09

Não lembro onde li ou quem me contou a história de alguém que comprou um refrigerador novo e colocou o antigo na calçada, com um cartaz onde lia-se: "Funcionando perfeitamente, quem quizer pode levar de graça". Após uma semana, ninguém levou. Então, alterou o cartaz para: "Funcionando, vendo por R$200,00". No dia seguinte, tinham roubado o refrigerador. A maioria dos que votam e são votados, tem essa mentalidade e moral. Xico Anízio, em seu personalidade "Justo Veríssimo", retratou com perfeição o objetivo dos políticos brasileiros. O pior, é que eles são maioria e fazem as leis e, por isso, não vejo perspectiva de mudanças.

Leonco de Carvalho Bones -   22/08/2023 12:55:44

Ótima colocação! Concordo, que este tipo de politico é tão bandido quanto os estelionatários, com uma diferença, dos estelionatários comuns, podemos nos defender com alguns cuidados e muita atenção. Dos políticos corruptos e vendidos não temos como. Dizem; podemos nos defender pelo voto. Mentira se não mudarmos as leis das eleições e contra esta enorme quantidade de partidos "nanicos" e palhaços recordistas de votos, eles se reelegem e continuam rindo de nossa cara!! E deixam o povo morrer nas filas dos hospitais, sem segurança e educação!! Para mim são os verdadeiros assassinos da população"

Mario Colossal -   22/08/2023 10:41:01

Percival, cominho da vossa colocação na política, temos hoje uma governança que mais se parece com uma organização criminosa, Que um governo , infelizmente.

roberto lima de almeida neves -   21/08/2023 15:53:51

Espantoso também é constatarmos todos que a cleptocracia domina o país nas esferas mais elevadas e que nós o povo, nos tornamos abúlicos diante dos fatos.

João Jesuino Demilio -   21/08/2023 13:02:12

Posso sugerir alguns remédios? 1)Voto distrital PURO com RECALL..ou voto REVOGATÓRIO 2)Projetos de leis de iniciativa popular sem sofrer alterações no congresso. 3) Eleição do judiciário pelo eleitorado comum e controle popular do judiciário através do voto de Retenção. 4) etc..etc..etc..

MARCO ANTONIO GEIB -   21/08/2023 11:42:50

Mestre como sempre relatas uma mensagem clara do que acontece. Esta nos remete a uma história do "Velho Oeste Americano", protagonizada por John Wayne. Ele comentava a um amigo que cavalgando de repente "olhou a sua frente viu 3 mil índios, olhou para sua direita e viu mais 3 mil índios, virou-se para sua esquerda e viu mais 3 mil índios, então olhou para trás, o que viu.. mais 3 mil índios. Ai o amigo perguntou: o que você fez ? Respondeu, John Wayne: "ora me tornei índio também" !!! No Brasil a corrupção , os roubos, os assaltos, os golpes estão nos cercando implacavelmente, e tal qual um "vírus estes são mutantes" a cada dia novo golpes acontecem. Isto nos tem tornado cúmplices dos fatos. Claro nós, você e milhões de brasileiros ainda resistimos e denunciamos os fatos e golpes, roubos, etc. Mas temos que lutar muito para "NÃO VIRARMOS ÍNDIOS TAMBÉM".

GERSON CARVALHO NOVAES -   21/08/2023 11:41:41

Pobres girafas da Amazônia...

Decio Antonio Damin -   21/08/2023 11:26:28

Nada de novo...! Continuamos na mesma...! O diferente agora é que alguns iludidos pensaram que seus escolhidos os representariam,defendendo o que haviam prometido às vésperas da última eleição...! Agora eleitos barganham seus apoios, porém nada disto é novidade, nem para "nós", nem para "eles..."

Danubio Edon Franco -   21/08/2023 11:25:26

Concordo integralmente com o que dizes. Faço, porém, as seguintes perguntas: não serão esses estelionatários um retrato do "Brasil Bandido"? Deste Brasil que no enfrentamento entre delinquentes e forças policiais coloca dúvida sobre a atuação desta porque nenhum de seus integrantes morreu? Do Brasil que transfere o chefe do PCC (Marcola) de um presídio de alta segurança para Brasília? O que pensar e dizer (dizer pode ser perigoso)?

felipe luiz ribeiro daiello -   21/08/2023 09:32:56

Marcar e deletar os traidores ?

Paulo I Orth -   21/08/2023 08:42:36

Sempre muito preciso e consistente. Boa sintese dos políticos corruptos e mentirosos, que no mundo atual são maioria. Rezemos ao Espírito Santo para que nos proteja da maldade e da mentira.

Edson de souza -   21/08/2023 08:15:27

Meu caro, amigo. Desde antigamente é assim. A cicuta que nos diga quando Abraçou Sócrates. E se isso não for o suficiente temos como testemunha o sangue de ABEL. Parece coisa de CAROLA ++ não é.. Só nos resta a intervenção DIVINA Que pora TERMO a esses CALHORDAS. :-)

Armando Micelli -   21/08/2023 07:55:02

Bom dia Percival. Concordo. A política é péssima e sempre será. Infelizmente é necessária. O caminho para melhorá-la é educar o nosso povo. Que cada um faça um pouquinho neste sentido. Abraços. Obrigado.

José Paulo Moletta -   21/08/2023 01:49:22

Bom dia Professor, brilhante artigo, difundindo

Menelau Santos -   20/08/2023 20:26:19

Bem pontuado, Professor. Nós saímos do "rouba mas faz" do passado pro "rouba e não faz nada" atual.