• Percival Puggina
  • 13/07/2023
  • Compartilhe:

Escolas cívico-militares e os três inimigos históricos de Lula

 

Percival Puggina

         Não resta dúvida de que o PT foi trazido de volta ao poder para cumprir seu destino histórico e destruir o país. Eu sabia – já escrevi tanto a respeito! – mas era consequência do que podia ler nos fatos; agora, Lula verbalizou tudo, audível e claramente, aos amigos da sua Pátria Grande reunidos no Foro de São Paulo. Disse ele: “Aqui no Brasil nós enfrentamos o discurso do costume, o discurso da família, o discurso do patriotismo, ou seja, o discurso de tudo aquilo que a gente aprendeu historicamente a combater”.

Qual a principal trincheira desse combate? Onde a frente ampla da desgraça nacional avança sem encontrar resistência alguma? Onde, num total desequilíbrio de forças se estabelece o domínio dos corações e das mentes? É nas salas de aula do país, convertidas em crematório do futuro ao longo de toda a cadeia produtiva do ensino.

Não surpreende o entendimento entre o MEC e o Ministério da Defesa – sim, você leu certo – que acabou com as escolas cívico-militares criadas em 2019. Afinal, os três inimigos contra os quais a liderança esquerdista do continente “aprendeu historicamente, etc., etc” estão presentes nesses educandários: 1º) as famílias, que junto com os professores, em assembleia e por votação decidem adotar esse modelo; 2º) os bons costumes, porque traficantes, malfeitores e desordeiros mantêm distância e os alunos são orientados para condutas civilizadas voltadas ao aprendizado; 3º) o patriotismo, porque nessas escolas, o sadio e produtivo amor à pátria não é reprovado, mas estimulado.

De um modo gradual, elas serão absorvidas pela mesmice de um sistema cujos péssimos resultados gritam nas aferições internas e rankings internacionais que avaliam o desempenho escolar em todos os níveis de ensino. “É que não se faz Educação sem dinheiro!”, exclamarão em coro as salas de professores. No entanto, em 2019, o Brasil ocupava o 6º lugar no investimento em Educação, medido na proporção com o PIB, perdendo apenas para os países nórdicos e para a Bélgica.

Mas é só isso que a esquerda no poder combate historicamente e põe as escolas cívico-militares de joelhos com a nuca exposta? Não, tem muito mais. Ela substitui o moralmente correto pelo “politicamente correto”, a História por um elenco de narrativas capciosas, a solidariedade pelo antagonismo, o amor ao pobre pelo ódio ao rico.

Essa esquerda combate a estrutura familiar pela condenação do suposto patriarcado, como se a paternidade fosse apenas poder e não amor, responsabilidade, serviço e sacrifício. A sala de aula não pode ser o vertedouro das frustrações de quem detém o toco de giz.

Ela desrespeita a inocência das crianças. Contra a vontade unânime dos parlamentos do país, introduz pela janela a ideologia de gênero nas salas de aula enquanto os valores saem pela porta.

Como alavanca ideológica, não estimula o respeito à propriedade privada, nem o empreendedorismo, nem o valor econômico do conhecimento e das competências individuais.  

Poderia prosseguir pois nada há de meu apreço que não seja combatido pela esquerda em sua guerra cultural ou guerra contra o Ocidente, ou por uma nova ordem mundial. O desejado pluralismo de ideias é substituído pela exclusão da divergência. O Estado que deveria servir a sociedade põe a sociedade a seu serviço. O Estado e a política que os camaradas da Pátria Grande querem precisa dos necessitados de seu auxílio, sem os quais desaparecem politicamente.

Vejam o quanto essa esquerda é dependente de um sistema de ensino que não ensine, cujo foco não esteja no aluno e sua aprendizagem, mas em difusos e sinistros objetivos político-ideológicos. Tal sistema, quando fala em escola de tempo integral, mais me assusta do que me alegra!

PS – Os muitos bons e valiosos professores têm meu louvor e sabem contra o que também se empenham.

Percival Puggina (78), membro da Academia Rio-Grandense de Letras, é arquiteto, empresário e escritor e titular do site Liberais e Conservadores (www.puggina.org), colunista de dezenas de jornais e sites no país. Autor de Crônicas contra o totalitarismo; Cuba, a tragédia da utopia; Pombas e Gaviões; A Tomada do Brasil. Integrante do grupo Pensar+.

 


Márcia -   14/07/2023 23:21:29

Os alunos são reféns dos professores que defendem essa ideologia da ignorância, porque são tambem ignorantes. É uma injustiça.

Carlos Mansur -   14/07/2023 15:04:37

É de uma perversidade sem medida a esquerda, sem drama de consciência, condenar o futuro de tantas crianças para atingirem objetivos pessoais mesquinhos. Não dá para descrever o nojo de que são merecedores.

marisa van de putte -   14/07/2023 12:47:56

Como sempre o senhor "coloca o dedo" naquilo que esta ameacando e ferindo o futuro do Brasil. Pobre de nossos jovens com o que vem por ai.

felipe luiz ribeiro daiello -   14/07/2023 11:40:39

Às barricadas. ?

Vitorio Perozzo -   14/07/2023 11:33:50

QUERIDO AMIGO PUGGINA,UM BOM DIA. É DESESPERADOR O QUE ESTAMOS ASSISTINDO, POIS NÃO VEMOS MOVIMENTOS PATRIÓTICOS NENHUM SE MOVIMENTANDO CONTRA TODAS ESSAS ATITUDES NEFASTAS QUE A ESQUERDA ESTÁTOMANDO CONTRA A NAÇÃO,A FMÍLIA E A SOCIEDADE,MAS NÃO VOU PERDER AS ESPERANÇAS,DEUS ACIMA DE TUDO. ABRAÇO

Ajacio Brandão -   14/07/2023 09:49:47

Nada que está fazendo está fora do que era previsível iria fazer. Mas o Bolsonaro era muito grosseiro, não é mesmo?

Gerson Carvalho Novaes -   14/07/2023 09:36:56

Modéstia à parte, sou pós-doutorado em ‘Baianologia’. Não me refiro aos amigos naturais da Bahia ou aos cabeças chatas (Castelo Branco, ‘o sem pescoço’, p.e., foi um dos maiores caras que apareceram em nossa magnífica instituição que é o Exército Brasileiro) ou ainda aos marrons cabelo ruim, mas a aquele tipo desgraçado analfabeto, de cérebro do tamanho de uma ervilha que gosta de ridicularizar todo mundo e acha que tem razão de tudo. O grande problema do Brasil é a baianada…

Eloy Severo -   14/07/2023 09:27:38

E muito triste, ver um povo sendo dominado, que nem sapo, gritando e indo p/a boca da cobra.

Magda -   14/07/2023 08:05:21

Muito bom. Mas venceremos LULALADRAO na cadeia.

FERNANDO A O PRIETO -   14/07/2023 06:01:38

O Lula prefere as escolas em que reina o desrespeito total, em que os alunos atiram carteiras uns nos outros, e mesmo nos professores (que ninguém diga que isto não acontece, porque eu já vi pelo menos 2 casos, e infelizmente tive de lidar com eles sem apoio nenhum de governo nenhum) - afinal, as "autoridades (?)" só existem para cobrar impostos, e para se darem generosos "auxílios", como esse recente e vergonhoso "auxílio-creche" dos juízes... Que Deus nos ampare!

Menelau Santos -   13/07/2023 22:08:20

Professor, o seu texto é maravilhoso, e o Sr. toca num tema que eu também sempre vi com desconfiança e aparentemente parece uma coisa boa, a "tar" da escola em tempo integral. Não gosto disso. O Professo Olavo sempre dizia, as pessoas não precisam estudar muitas horas por dia, podem estudar pouco, mas precisam estudar o que é correto. Pra mim é uma forma do Estado sequestrar as crianças de suas famílias e dar a educação que convem ao governando do dia, e não o que convem aos pais.