• Percival Puggina
  • 21/04/2017
  • Compartilhe:

E LULA ACORDOU NUM SÍTIO QUE NÃO ERA DELE



 Para contar desde o começo essa história do sítio de onde Lula se autodespejou, eu preciso começar por seu personagem mais estranho - Fernando Bittar. Ele é dono de um local aprazível onde não chegava telefonia celular. A propriedade precisava de cuidados e reformas para cuja execução não dispunha de renda suficiente. Mas não se deixou abater por isso.

 Disposto a transformar o Santa Bárbara num pequeno paraíso serrano, para onde nunca ia nem iria, o remediado Bittar, em vez de pedir orçamento para três empreiteiros e escolher o de menor preço, como faríamos nós, perguntou a seus universitários botões: qual é a maior empreiteira do país, universitários? E os botões, em coro lhe responderam: a Odebrecht. Não havendo discordância entre os informantes, Fernando decide. Que seja a Odebrecht.

 A poderosa construtora de hidroelétricas, portos e rodovias, despacha engenheiros para Atibaia. E a obra foi feita, ficando pronta bem antes da Linha 6 do metrô de São Paulo. Mas faltavam detalhes. Se alguma vez na vida você tentou falar com empresa de telefonia celular por telefone, deve saber o quanto isso é difícil. Imagine, então, conseguir dela a instalação de uma torre, só para você, em meio aos matagais e matacões de despovoada serra. Impossível? Não ao Fernando. Ele ligou para a OI e conseguiu sua torre. Também a velha cozinha não estava legal. Era preciso melhorar aquela parte da casa. Para a impressionante e complexa tarefa, nosso herói chamou outra grande empreiteira, a OAS, terceira no ranking das maiores do país.

Agora, pasmem. Quando tudo ficou pronto, num lance de fazer inveja a João Pedro Stédile, o ex-presidente Lula irrompe no Santa Bárbara, sem foices nem bandeiras vermelhas, com aquela entourage que a nação lhe disponibiliza vitaliciamente para que nunca mais na vida necessite ir até a adega buscar uma garrafa. E de tudo, a partir daí, usou e abusou em 111 visitas até seu autodespejo.

Gostaria de haver assistido aquela alvorada de uma nova consciência na alma de Lula. Só pode ter sido algo assim. Veja se não. Ele acordou, esfregou os olhos, contemplou assustado seu entorno, sacudiu a galega até despertá-la e disparou: "O que estamos fazendo aqui, mulher? Não me chamo Fernando e não moro em Atibaia! Vamos embora deste lugar!". E se foram para nunca mais voltar.

Nem Luiz Inácio, nem Fernando. Só alguns milhares de garrafas de vinhos finos, se não resgatadas, dormem serenas na fria encosta da Serra do Itapetinga.

________________________________
* Percival Puggina (72), membro da Academia Rio-Grandense de Letras, é arquiteto, empresário e escritor e titular do site www.puggina.org, colunista de Zero Hora e de dezenas de jornais e sites no país. Autor de Crônicas contra o totalitarismo; Cuba, a tragédia da utopia; Pombas e Gaviões; A tomada do Brasil. integrante do grupo Pensar+.

 


Sylvio M Santos -   24/04/2017 18:48:38

Texto excelente,adorei,tudo que foi dito,e muito bem dito,condiz com a realidade.

ARNALDO DA PAZ FORESTO -   24/04/2017 15:46:28

CARLOS BASILIO... E TEM MAIS, ELA DEIXOU UMA APOSENTADORIA PARA O MOLUSCO.. APOSENTADA NÃO ONDE? E NEM POR QUE?..ESSA ESTÓRIA, VAI FICAR NA HISTORIA E NA BIOGRAFIA, DO HOMEM MAIS SANTO DO MUNDO.

Tomaz Elias Robinson -   24/04/2017 10:40:25

É que amigo do amigo é amigo assim as empreiteiras sabendo que o cliente era amigo do amigo tiveram um ato de amizade e deram crédito de 700 mil para quem não teria este valor. Mas quem sabe se no tempo em que o pai do Bittar foi prefeito em Campinas já havia a amizade.

José Cândido -   24/04/2017 03:55:18

Excelente texto! Com a cara de pau que tem e durante toda vida vivendo com dinheiro de empresas, Sindicato e erário público, é bem capaz de se surpreender!! Ao contrário, safado como é, deve ter dito pra Galega: " a coisa aqui tá ficando boa!

João Francisco Justo -   24/04/2017 00:15:07

Pugginna seus seguidores tem censura preventiva?. 0u os comentários são seletivos?

Jonira Fett -   23/04/2017 21:07:53

Adorei o texto é e a ironia presente em todo ele! Só com sacarsmo e ironia a gente ridiculariza a desfaçatez com que o Lula e seus companheiros mentem!

joão francisco justojustjones -   23/04/2017 19:30:41

Quem sou eu, um simples tabaréu em ciência da comunicação para contestar essa preciosa e fantástica versão , esclarecendo o ilusionismo por que passou o molusco no ruborescer da aurora 0 qual empreendeu fuga não menos fantástica e heroica muito mais esperto do que o cavalheiro da távola , que simplesmente usou fogosos cavalos, enquanto esse abjeto invertebrado usou a ciência da abdução. e O POVO que se fod...????? e se quede a ver navios em águas revoltas.

Donata Barros -   23/04/2017 17:54:08

ARRASO DE TEXTO! SENSACIONAL!

Carlos Basiliio -   23/04/2017 16:58:30

Rosa Darcie ..... nem tanto ao mar, nem tanto à terra. Dona Marisa - com todo o respeito e que DEUS a tenha, também não foi "flor que se cheire"pois, apesar dos pesares, teceu comentários meio escabrosos em relação a Brasileiros, em conversa telefônica com o príncipe herdeiro do REI da COCADA PRETA a quem, desde já, deveremos desejar muitos anos de vida para que possa refletir bastante. SAÚDE L I LULA S.-

Nil -   23/04/2017 14:02:36

Não, não , ... Ainda teve a parte que ele sonhou que ainda tomou uma( talagada ) dose de uma boa cachaça com Léo. Mas qdo acordou viu que era sonho.

Nil -   23/04/2017 14:01:00

Não, não , ... Ainda teve a parte que ele sonhou que ainda tomou uma( talagada ) dose de uma boa cachaça com Léo. Mas qdo acordou viu que era sonho.

Rosa Darcie -   23/04/2017 03:28:00

Será que deu tempo de pegar a escova de dente? Tadinha de Mariza . Morreu de desgosto.

Marina Borelli da Silva de Oliveira -   22/04/2017 22:54:06

Deve ter sido exatamente assim... rsrsrs Além de falar a verdade já conhecida e muito negada, ainda diverte a gente.

Afonso Pires Faria -   22/04/2017 18:56:13

É verdade. Deve ter sido bem assim. Devem ter sido abduzidos por seres estranhos com muito poder. Imaginem que até o nome de Lula e Marisa, apareceram escritos em alguns cômodos do sítio, como a tentar incriminá-los de que não foram parar lá de livre e espontânea vontade.

neto -   22/04/2017 12:31:50

MARISA LETÍCIA já acordou do outro lado, com CELSO DANIEL e testemunhas a seu lado lhe furando os olhos e narinas ! LULA nem o "câncer" quis levar, pois tem que ainda sofrer a desmoralização completa e irreversível por aqui, para não partir como mártir antes de abraçar o capeta !

Paulo Hendges -   22/04/2017 02:04:36

Muito bom, como sempre!!!!!