• Percival Puggina
  • 13/09/2015
  • Compartilhe:

E AGORA, JOSÉ?

 

 Eu sei, eu sei. De repente a vida ficou pesarosa e irritante para quem viveu décadas surfando na utopia. Aquele discurso socialista tinha a leveza de um sonho erótico e excitava no contraste com a realidade, coitada - encardida, feia e banguela. Vendia-se utopia no vidro traseiro dos carros. Vendia-se em camisetas, bandeiras e alto-falantes. Nos microfones, púlpitos e salas de aula. Nas charges e colunas de jornal. Era fácil de anunciar e barata de comprar. Haveria, logo ali, um novo céu, uma nova terra e um homem novo. Onde? Como? Era tão simples! Tudo se resumia em Lula-lá!

Tenho bem presente a Constituinte de 1988, os anos 90 e, principalmente, os gozos cívicos que marcaram a chegada de Lula ao poder. Uns poucos, entre os quais eu, antevíamos o que estava por vir. Assim como era inevitável a vitória da utopia sobre a realidade, era inevitável o desastre que sobreveio devagar, incontornável. Desastre moral, institucional, fiscal, econômico, cultural. Desastre que atinge todos os objetivos permanentes de qualquer sociedade civilizada: ordem, justiça, liberdade, segurança e progresso. Nada simboliza melhor o colapso de um projeto impulsionado pela ingenuidade de uns e a vaidade de outros do que Lula assistindo a Copa de 2014 pela TV, e Dilma no Sete de Setembro de 2015, cercando-se com as autoridades numa espécie de campo de concentração às avessas. O governo se esconde do povo.

Então, eu sei, a vida arruinou para quem, nos meios de comunicação, inflou um projeto político que agora se veste de pixuleco. Os propagandistas recolhem seus realejos. Não há mais público para defensores do governo. Fica chato fazê-lo e assinar embaixo. Isso só por muito dinheiro e boa parte dos antigos propagandistas da utopia eram voluntários, rodavam sua manivela por devoção. Vem-me à mente, então, o grande Carlos Drummond de Andrade: "E agora, José? A festa acabou, a luz apagou, o povo sumiu, a noite esfriou, e agora, José?". Agora, quando o sonho erótico virou desvario masoquista, ainda com o poeta digo a José: "O dia não veio, o bonde não veio, o riso não veio, não veio a utopia e tudo fugiu e tudo mofou. E agora, José?".

José, coitado, cuida como pode de proteger o indefensável. Ele não mais se aligeira com os porta-estandartes da utopia que não veio. Repare bem nele. Furioso, xinga e ofende quem faz oposição num país que precisa, urgentemente, de rumo e prumo. É feio, mal educado, mas - que remédio? - se a utopia mofou e deu nisso que está aí?

Zero Hora, 13/09/2015
 


susana -   19/09/2015 14:55:19

Deus nos ajude.

Gustavo Pereira dos Santos -   16/09/2015 14:17:59

Meu caro Genaro, acalme seu espírito. O Partido NOVO foi deferido ontem. A sessão foi presidida pelo Gilmar Mendes. O TIFOIDE não teria como melar o deferimento. Faltou à sessão porque o PT não o perdoaria por presidir a sessão que aprovou o NOVO. http://novo.org.br/

Gustavo Pereira dos Santos -   15/09/2015 12:55:45

Inflação>10%, taxa de juros na lua, desemprego>10%, PIB<-2%. Agora vai, José. Deus mandou falar com o DIABO, dado que eles são capazes de fazer o DIABO.

José Adelmo Gonçalves Mendes Júnior -   15/09/2015 12:55:29

E a deterioração Cultural? E a deterioração Educacional? E a deterioração Moral? E a inversão total dos valores éticos? A deterioração institucional causada pela esquerda no poder já fazem 25 anos. O culto ao excluído e o uso indevido do dinheiro honesto do trabalhador para sustentar minorias e criminosos é parte do projeto. O maior crime é o estrangulamento da criança e do jovem em ter uma educação digna, igualmente ao incentivo explícito dos mesmos ao consumo de entorpecentes.

José Adelmo Gonçalves Mendes Júnior -   15/09/2015 12:53:46

Fora o mal da corrupção e da ocupação do ESTADO pelo PARTIDO, a Esquerda estratégica gerou para o BRASIL: 1- Ocupação nas escolas e universidades para deformar o ensino e impor pautas destruidoras da família; 2- Apoio ao comércio de drogas e armas; 3- destruição da literatura conservadora/liberal; 4- ditadura de opinião e do politicamente correto; 5- LIBERDADE para criminosos; 6- discurso de ódio (homem x mulher, negro x branco, homo x hetero ,etc...) 7- Cultura televisiva ocupada de pautas progressistas; 8- sufocamento do setor produtivo;

José Adelmo Gonçalves Mendes Júnior -   15/09/2015 12:52:53

A base individual são valores morais e éticos, dentro da família e da sociedade, necessariamente duradouros que consolidem o status quo cultural atual. A propagação de geração em geração destes conhecimentos necessita da preservação dos mesmos e de pesquisa e conhecimento. Quando agentes, estrategicamente posicionados, atacam por dentro esses valores e inibem a massificação do conhecimento genuíno com o intuito de destruir a base social, temos um conflito de gerações destruindo qualquer perspectiva de segurança individual e coletiva. A isto que rotulo de medidas revolucionárias.

Genaro Faria -   15/09/2015 11:18:08

Quem somos nós? Não, eu não pretendo me atrever a especular sobre a verdade que a nenhum mortal pode se revelar. Basta-me saber que o cônsul Romano Pôncio Pilatos indagou a quem ele deve ter percebido que dela sabia e obteve como resposta aquele tão profundo silêncio que nenhuma palavra seria capaz de dizer tanta coisa sem nada pronunciar. Minha pretensão é prosaica. Eu gostaria de ouvir uma resposta que me acalmasse o espírito que vive num nível inferior da consciência. Para me encarar como um brasileiro que sou, e poder entender minha circunstância ao nível da superfície banal, trivial das aparências que nossa mente sanciona como se fosem reais. Nada a ver com aquela indagação de Mário Quintana, que nos mergulha dentro de nós mesmos: Quem é esse velho no espelho/Que é muito mais velho do que eu/E fica me perguntando/Quem sou eu? Em outras palavras, que país é este? O que justifica esse velório do PT, um defunto que se recusa a deitar no caixão para fingirmos que o velamos, mas com os lábios fechados, secretamente dizemos: "Já vai tarde"? Quem somos nós que tratamos de um paciente terminal político como se ele criminoso primário à luz do código penal? Quem se habilitaria a me explicar este país que já começo a desconfiar que ele nem existe? Será que nossa capital é Buenos Aires, como acreditam os americanos e europeus? Será que a Bolívia bate o pé e nós fingimos que não ouvimos o brado do seu cacique, porque esperamos que ele surtou montado num lhama depois de um porre de cocaína? Por que fazemos "cara de paisagem" quando o ditador da Venezuela ameaça intervir para salvar nossa democracia bolivariana, onde a minoria é que manda e a maioria obedece? Será que o Brasil é real ou não passa de uma ficção? Que país é este que mais parece uma tribo de índios que ainda não entrou em contacto com a civilização? SOS, mayday, socorro! Estou perdido. Quem somos nós?

Genaro Faria -   15/09/2015 09:58:14

Quem somos nós? Não se assustem. Eu não me atreveria a indagar sobre a verdade que o homem sempre buscou com a certeza de ela nunca vai se revelar.

Dudu -   14/09/2015 17:27:36

Olha, ví pela primeira vez, uma greve de vagabundos do Sindicato dos Metalúrgicos em 1981, trabalhava em uma grande empresa da região de Sto Amaro em SP, e grande como era, atraiu a bandidagem do seu Lulla à sua porta. Desde aquele dia tive uma certeza: essa turma não prestava. E o chefe dele menos ainda. Tinha então, 16 anos, me achava socialista, me achava esperto e "inteligentizinho". Em pouco tempo entendi que esses vagabundos e o chefe barbado deles não eram nada mais que Vagabundos e preguiçosos mesmo, que queriam poder e dinheiro. E só. Hoje, passado mais de 30 anos, sei que estava correto e tenho orgulho de jamais ter votado nesses marginais e escrotos que destruíram o país! Agora, nos cabe eliminar essa casta de sujos que ainda fingem dar "aulas" nas nossas escolas e faculdades, e que, por oportunismo ou pura ignorância, ainda apoiam o pesadelo comunista, e devolvê-los ao seu lugar: a lata de lixo da história!

Lusia -   14/09/2015 15:15:31

Uma porta do inferno foi aberta e libertou uma corja para destruir o Brasil! Silenciosamente compraram almas através da corrupção. Esta matou, espancou, perseguiu. destruiu, discriminou, maltratou e deprimiu muitos anônimos que não concordavam com os planos malignos dessa gente! Tudo em nome do poder e do dinheiro que, certamente, pensam levar juntos quando voltarem para o inferno!

RICARDO MORIYA SOARES -   14/09/2015 14:01:41

Em 1988 realmente haviam "ingênuos" que acreditavam piamente na suposta transparência do PT, que inclusive embarcavam nas mas absurdas ideias de proletariado e guerra de classes - eu nunca me deixei iludir por falsos profetas, principalmente na segunda metade dos anos 80. Agora insistir no absurdo em 2014, e assim garantir a reeleição daquela mulher bisonha é algo no mínimo aterrador; e por mais que sinais bem claros de manipulação de votos em diversas regiões possam ter alterado o resultado final da eleição em questão, ainda sim o partidão do Foro de São Paulo obteve mais de 35 milhões de votos.... 35 milhões de votos! Para mim chega da velha conversa furada de sempre: coitadinho do Zé do Agreste, que precisa de uma dentadura nova; ou então dos jovens desiludidos de Minas que optaram por experimentar quatro anos do que o resto do país já conhece bem; ou o servidor maranhense que votou no comunista para governador, e na Dilma para presidente porque não aguentava mais ouvir falar da família Sarney. Chega de papo furado! Votaram conscientemente no PT em 2014, e por isso devem sim ser responsabilizados por seus atos. E pior que aqueles que votaram na Dilma em 2014, há um micro grupinho ainda mais nefasto, que em seus Estados de origem conseguiram um feito aterrador ao elegerem autênticos psicopatas (esquerdopatas) para cargos federais. Eu gostaria de saber quem são os eleitores do Jean Wyllis (não sei nem pronunciar o nome deste pederasta!)? Quantos são? E quem votou na Maria do Rosário? Muitos universitários votaram nela? Eu gostaria de saber! Quem teve a cara de pau de votar em qualquer candidato ainda mais à esquerda do PT merece ter seu RG, CPF e Título de Eleitor destruídos sem dó nem piedade. Mostrem a cara, seus calhordas!

Genaro Faria -   14/09/2015 12:43:22

José e Porcina, a mulher que foi sua sem nunca ter sido, na fotografia oficial que registra o maior sucesso de bilheteria da picaretagem mercadológica, dependurada na parede de um bordel socialista. Como numa monarquia absolutista, o rei socialista é um só. E somente se sustenta o ídolo quando a transição ocorre por herança genética, defendia e ensinava o Bossuet, que os "progressistas" das esquerdas não leram ou pelo menos não o entenderam. O que é a regra: eles não leem nada ou se leem entendem menos ainda. Assim como detestam trabalhar ou estudar, feito os nobres das novelas de cavalaria, que só queriam guerrear contra o vizinho. Foi assim o nosso Quixote que virou Pixuleco. Tudo justo e conforme o figurino de um reino onde a dona de lojinha de 1,99 quebrou o seu modesto negócio em menos de um ano e foi louvada pelos súditos como a Grande Gerente do Brasil, como ela foi apresentada pelo estadista Pixuleco, o estelionatário do século 21. Mas a verdade é tinhosa. E não aceita ser tratada como um sapo no fundo do poço. Ela é soberana. Mais cedo ou mais tarde sempre aparece e põe pra correr a falsidade. As crônicas do alvorecer do novo milênio vão registrar esta sessão de comédia como o conto de mil e uma trapalhadas. Como a incursão do Trio Patético - Lula, Celso Amorim e Marco Aurélio Garcia - ao Levante para tratar de convencer os líderes de judeus, e muçulmanos do Irã e da Palestina, a fumarem o cachimbo da paz no alto do monte Sinai. Esta e outras histórias delirantes da carochinha petista. No entanto, é preciso investigar quem preparou essa festa de arromba da civilização brasileira, tão desmoralizada. É disso que haveremos de cuidar para nos livrarmos dos milhares de pixulecos que prepararam com todo esmero tamanho engodo com vestes de magistrado, paramentos de padre, becas de doutor e fantasias de economista, filósofo e cientista da arte de enganar multidões com o que parecia ser economia e política. Estejamos seguros de que não será uma tarefa breve nem fácil. Precisaremos remover uma montanha de lixo da nossa cultura. Então voltaremos a ter um país de verdade. De fato e de direito.

Odilon Rocha -   13/09/2015 22:31:05

Professor E o José que se prepare. Não é só a festa acabou, a luz apagou, o povo sumiu, a noite esfriou. Continua o José: "Cadê o meu salário e o meu trabalho que estava aqui? " O Governo comeu! Abraço

Gilmar Mendez -   13/09/2015 19:59:44

O carinha que só usava camiseta com a estampa do Che, sonhou tanto com a festa, que chegava a contar os dias, e dela só lembra que acordou de ressaca com uma tremenda dor de cabeça e vomitando, e pra piorar, viu que lhe bateram a carteira e também lhe molestaram!

Data Venia -   13/09/2015 18:54:07

A MENTIRA: BOLSA FAMÍLIA RETIRA BRASILEIROS DA MISÉRIA Dilma refutou a avaliação de que o programa possa ser caracterizado como “esmola”, afirmando que é uma “tecnologia social de transferência de renda” ao assegurar poder de compra, de decisão e, portanto, livre arbítrio a seus beneficiários. “Ele gera liberdade de escolha, de cidadania, a consideração e a instituição de quem recebe como cidadão brasileiro”, disse. “O Bolsa Família é um programa emancipador, transfere poder”, acrescentou. http://www.valor.com.br/politica/3322120/bolsa-familia-retirou-36-milhoes-de-pessoas-da-miseria-afirma-dilma A VERDADE: FAMÍLIA DA PARAÍBA, QUE RECEBE O BENEFÍCIO DO GOVERNO FEDERAL, CAÇAVA RATOS PARA COMER Uma família carente da cidade de Alagoa Grande foi alvo de comoção por mostrar seu drama nesta sexta-feira (03). O líder da família se matou por não aguentar as cobranças de dívidas que tinha por motivo de compra de alimentos. Agora que ele morreu, Arlinda Bento Tomáz, de 32 anos,, mãe de sete filhos passa uma necessidade ainda maior. Sozinha para cuidar dos filhos, viu dentre os pequenos uma solução para aliviar a fome de todos, caçar ratos para comer. A falta não é apenas de comida, mas de água, esgotamento sanitário, moradia digna e expectativa de vida. Segundo a matriarca, a renda é vinda do BOLSA FAMÍLIA no valor de R$ 240 reais. http://www.pbagora.com.br/conteudo.php?id=20150703130321&cat=paraiba&keys=-pleno-seculo-xxi-familia-se-alimenta-ratos-matar-fome Vejam o vídeo: https://www.facebook.com/TVClubeParaiba/videos/968751816498175/