• Percival Puggina
  • 23/09/2015
  • Compartilhe:

DILMA: “NÃO SAIO DAQUI: NÃO DEVO NADA, NÃO FIZ NADA DE ERRADO"

 

 O país tornou-se um espectro do que já foi. Há mais de duas décadas as expectativas em torno da economia nacional não andavam tão baixas. Foi tanta coisa errada ao longo dos últimos 13 anos, tanto abuso praticado com os recursos dos contribuintes, tanta corrupção, que cresce no país a ideia segundo a qual está em curso um plano maligno, ainda mais maligno do que o resultado obtido até aqui. Quem sustenta essa opinião está convencido (e tem bons motivos para estar) que tamanho desastre exige cuidadoso planejamento e primorosa execução.

A frase que dá título a este artigo sustenta a tese. Bem entendida, vale por uma confissão. Se a presidente nada fez de errado, então fez tudo certo e as ações de seu governo, de seus auxiliares diretos e de seu partido levaram o país deliberadamente ao caos (e ainda há quem afirme que “golpe” é propor seu impeachment!). Na outra hipótese, ela não tem ideia do que diz nem do que fez e supôs que o Brasil fosse uma lojinha de tudo por R$ 1,99. Nesse caso, quem a indicou para presidir a república tinha que estar enfiado em camisa-de-força. Dilma desmente a tese segundo a qual cada povo tem o governo que merece. Eu sei, o povo brasileiro elegeu quatro governos petistas, de corrida, um atrás do outro. Mas nem por isso merece tamanho castigo.

Malgrado o caos que se instalou no país, o completo desacerto do governo em relação ao modo de enfrentar a situação, a presidente agarra-se ao cargo como se sua permanência fosse mais importante do que o bem do país. O afastamento voluntário, pelo qual a nação anseia, torna-se impensável por exigir grandeza moral que não encontra medida na régua petista.

Diante de tudo que se sabe, parece inadmissível não haver previsão legal para fundamentar um processo político de impeachment contra quem deteve e detém poder de mando e função de controle sobre o corpo e o espírito do governo. Como pode não ser crime de responsabilidade comandar uma administração onde a probidade era a exceção? Como pode não ser crime de responsabilidade atentar contra a lei orçamentária? São perguntas que se faz todo cidadão medianamente informado. Então vale a informação: tudo isso é crime, sim, em todas as leis que tratam da matéria, como muito bem está salientado no pedido de impeachment formulado pelos juristas Hélio Bicudo e Miguel Reale Jr.

Volto, então, à frase do título. Ou a presidente tem responsabilidade, ou é irresponsável. Em nenhum dos dois casos deve permanecer no cargo por sobradas razões jurídicas e políticas. Isso para não mencionar a dignidade nacional nem as urgências sociais e econômicas.

________________________________
* Percival Puggina (70), membro da Academia Rio-Grandense de Letras, é arquiteto, empresário e escritor e titular do site www.puggina.org, colunista de Zero Hora e de dezenas de jornais e sites no país, autor de Crônicas contra o totalitarismo; Cuba, a tragédia da utopia e Pombas e Gaviões, integrante do grupo Pensar+.

 

 


 


Gustavo Pereira dos Santos -   26/09/2015 02:21:00

Sim, ela sabe o que está fazendo. Foi tudo premeditado e muito bem planejado, agravantes dos crimes cometidos por um grupo de bandidos psicopatas. A ANTA é apenas um joguete, aposto que ela não completa o mandato.

fabrice -   25/09/2015 12:38:32

“Ou a presidente tem responsabilidade, ou é irresponsável. Em nenhum dos dois casos deve permanecer no cargo por sobradas razões jurídicas e políticas”. A gente tem pudor, mas a situação do país é tão crítica que é preciso colocar o dedo na ferida e às razões objetivas adicionar as subjetivas: aquela senhora jamais reuniu as mínimas condições intelectuais e psicológicas para a função governamental, o que certamente também motivou a escolha de Lula. Seu histórico “revolucionário” não ajudava; Dilma era do tipo baixo clero, e não tinha destaque nos grupos de militância contra a ditadura dos quais fez parte, começando pelo Polop-Colina. Foi o endurecimento da repressão militar que a catapultou à clandestinidade e dali à prisão, da qual não teve o merecimento de ser resgatada pelos companheiros quando do sequestro do embaixador Von Holleben em junho/1970, que resultou na libertação de 40 presos políticos enviados para a Argélia, inicialmente, mas que, depois, se encaminharam para a Europa e Cuba. Hoje a permanência dela na presidência é corolário do teorema do socialismo bolivariano ao qual o PT se alia, e ao qual ela também se submete.

Genaro Faria -   25/09/2015 09:12:17

E ela fez algo errado? Cá pra nós! Dilma é de uma integridade incensurável. Quando ela mente, descaradamente, ela está mentindo? Não. Está cumprindo seu papel. Foi por isso que ela se qualificou para ser candidata. É isso, meu amigo Pugina, que justifica as exrpropiações , dos laltifundiários - E o confisco de seus bens!? Simplesmente sim. O PT sempre defendeu a tese de que preciso tributar as grandes fortunas para que o Estado possa dividir esse excesso com a sociedade. Na V Convenção Nacinonal do Partido, que este ano foi realizada em Salvador, fixou-se que todo aquele que ganha mais do que o limite do salário mínimo é um milionário. Tem uma grande fortuna. Loucura? Não, ideologia.

maria-maria -   25/09/2015 01:03:05

Não vejo saída nesta sbórnia fora da secessão; há um descontrole entre a extensão territorial e a pequenez dos representantes do bovim (cruza de povo com bovino) ,A divisão poderia começar por SP,o que quebraria a espinha do paiseco e facilitaria a formação de outros Estados mais facilmente adminstráveis segundo interesses comuns.

Odilon Rocha -   24/09/2015 13:45:36

Caro professor Puggina Impressiona, choca, causa ânsia de vômito e muita dor cabeça ver a que estado de insanidade chegamos. Como muitos por aí já disseram, e eu também, parece ser caso único no mundo e na História Geral. Ação, positiva, e reação, negativa, se conjugam, permitindo ver nitidamente o revés, a possível derrota, que um plano horrendo e maléfico, apanhado na 'tampa', vem sofrendo. Sempre me questionei? Como um governo pode, ou pôde, querer ( e fazer) tanto mau para seu próprio país? para o seu próprio lar? Abraço

Genaro Faria -   24/09/2015 09:47:20

O camaleão marxista percebeu a mudança da paisagem e já se prepara para se adaptar ao novo ambiente. Não muda de cor, continua vermelho como sempre. Mas ano que vem tem eleição e ele não quer desfilar de estrela cadente. Sabe que o eleitor o identifica com o Pixuleco. O bicho é velhaco. - Adeus partido dos trabalhadores. Que eu vou partir. Levo saudades da aurora. Mas não me agrada essa madrugada fria. Se perguntarem por mim, diz que eu virei uma pomba. Trago um ramo de oliveira no bico. Darei expediente noutra freguesia. Foi isso que me disse um velho amigo jornalista, que sabe de política desde os tempos em que Getúlio dava as fichas no Catete. -Meu caro, escreva aí: o PSB será o futuro valhacouto dos petralhas. Compartilha a sabedoria do meu amigo porque ele nunca me deu motivos para duvidar de suas profecias. Podemos passar a praticar tiro ao pombo. Será esta a nova modalidade olímpica para 2016.

Luiz Felipe Salomão -   23/09/2015 16:26:47

Caro Professor Puggina, por oportuno, recordemos o Evangelho de S. MATHEUS 7 : 15-19 "Guardai-vos dos falsos profetas. Eles vêm a vós disfarçados de ovelhas, mas por dentro são lobos arrebatadores. Pelos seus frutos os conhecereis. Colhem-se, porventura, uvas dos espinhos e figos dos abrolhos? Toda árvore boa dá bons frutos; toda árvore má dá maus frutos. Uma árvore boa não pode dar maus frutos; nem uma árvore má, bons frutos. Toda árvore que não der bons frutos será cortada e lançada ao fogo." E, como muito bem afirmou a Senadora ANA AMÉLIA, no dia de ontem, da tribuna do Senado: "É hora de salvar o Brasil!" Saudações!

Sérgio Alcântara, Canguçu RS -   23/09/2015 13:20:30

Com o crescente nível de esclarecimento da sociedade brasileira e a consequente vigilância sobre os órgãos e instituições competentes, especialmente sobre o Congresso Nacional, a queda da presidente e, concomitantemente, do seu governo, é uma questão de tempo. Interessante para isto seria se, de maneira providencial e articulada, conseguíssemos melhor disciplinar as ações dos nossos movimentos sociais anti-petismo. Assim a vitória de quem verdadeiramente defende a democracia seria retumbante, tanto no campo institucional como político. E é urgente que recuperemos a excelência neste último aspecto, comprometida desde os tempos da "redemocratização".

José Adelmo Gonçalves Mendes Júnior -   23/09/2015 11:15:34

Método aprimorado pelo PT, de LULA: Troca de interesses, fingimento, conchavos, TEATROS, tráfico de influencias, ameaças, subornos, propinas, troca de favores. Características marcantes das PESSOAS que estão no poder no Brasil. O SISTEMA está infestado de parasitas que, em nome da constituição socialista cidadão, deitam e rolam em cima do erário público em prol de seus próprios interesses, dos interesses dos parceiros da iniciativa privada (amigos do REI), INTERESSES dos outros REIS vizinhos, filiados ao FORO DE SÃO PAULO e interesses no projeto de manutenção de poder!!! . No Brasil não há Estado Democrático de Direito, pois o principal aspecto que carateriza tal definição são as PESSOAS que ocupam as instituições. Se elas agem motivadas em nome de interesses únicos e criminosos, é evidente que o Sistema Republicano e Democrático não funciona de acordo com os anseios populares..

Genaro Faria -   23/09/2015 01:10:19

Faz tempo que insisto na intenção dos governos petistas em destruir não somente a economia, como também os valores culturais e, afinal, a sistema democrático. Basta atentar para o que acontece com todos os demais governos de partidos, como o PT, associados ao Foro de São Paulo. O motivo é fácil de ser analisado. Não há como se instalar um regime revolucionário, projeto político declarado do PT, nos moldes do chamado bolivarianismo, codinome do socialismo praticado na extinta União Soviética. Noutros termos, o PT está usando a democracia para implodir a democracia.

Ricardo Moriya Soares -   23/09/2015 00:59:49

Farei aqui uma previsão catastrófica: se o PT continuar a comandar o Executivo até 2017, o Brasil cessará de existir! Engraçado, com o dólar disparando semanalmente (claro sinal que o mercado sabe que o país está completamente à deriva e sem horizontes possíveis com a continuidade deste desgoverno) e com a clara constatação que a ocupante da Presidência da República sofre de algum tipo de retardamento mental agudo, é simplesmente chocante perceber que a ficha ainda não caiu para muitos grupos Brasil afora - funcionários públicos (municipais e estaduais serão os primeiros a sofrer!) que continuam organizando greves e paralisações por causa de salários defasados (em breve os salários defasados virarão salários atrasados!), altos executivos que continuam a crer que o atual governo chegará relativamente estável até o fim do mandato (isso eu li na Revista Exame desta semana!), sindicatos e demais organizações antidemocráticas e gramscianas (OAB, CNBB, MST, etc.) apoiando incondicionalmente mais intervenção estatal e aumento grotesco de impostos (até confisco!), etc. Em um período inferior a 12 meses, mais de dez Estados da União perderão a capacidade de honrar seus compromissos (pagamento de dívidas e da folha), isso graças à queda maiúscula na arrecadação e ao ocaso do Poder Executivo. Temos os caso do RS, que apesar de receber repasses ridículos em contrapartida, possui problemas estruturais (problemas internos do RS) gravíssimos que precisa sanar urgentemente - culpa sim de milhões de gaúchos que insistiram em votar nos Olívios Dutras e Tarsos Genros da vida! Em breve o MS ficará sem caixa e será obrigado a trilhar o mesmo caminho - e como o RS é também um grande exportador primário, e por isso mesmo se fizer o dever de casa completo (contenção básica de despesas), deverá sair rapidamente do abismo. Agora o mesmo não pode ser dito da maioria dos Estados do Norte e Nordeste - todos muito deficitários e campeões de repasses desproporcionais do Governo Federal! Nesses lugares a arrecadação está despencando vertiginosamente, o que futuramente causará um transtorno inédito na nossa história. Caso o Foro de São Paulo continue a dar as cartas na Presidência da República, será muito difícil manter a unidade nacional após a realização dos já trágicos Jogos Olímpicos. Já há uma rebelião aberta no RS (o velho separatismo com uma roupagem turbinada graças à atual situação) que poderá contaminar SC e PR. São Paulo é o coração pulsante do país, e do jeito que as coisas caminham por lá (o Estado está virtualmente parado!), logo logo os notáveis paulistas irão se recusar a pagar a conta da farra dos ditos coitadinhos. É claro e obvio que a esquerda busca conquistar através da criação de divisões que anteriormente eram apenas pequenas ou localizadas, só que no nosso caso em especial, eles abusaram na dose e criaram um monstro cheio de cicatrizes (Mary Shelley que me perdoe o trocadilho!). Vejam só que cagada os comunistas salafrários fizeram na minha linda terra, dá vontade de sair estapeando qualquer indivíduo que se diz de esquerda (não há esquerda democrática, é simplesmente um vício de linguagem!). PS. Repito: caso eles continuem no comando, não chegaremos a 2017, pois seremos três ou quatro países rancorosos e atolados em dívidas e problemas.