• Percival Puggina
  • 16/03/2016
  • Compartilhe:

DILMA RENUNCIOU E LULA ESTÁ FORAGIDO

Há alguns anos, nossa presidente chegou a apreciar o título de "faxineira". Iria limpar o governo dos ratos de ofício. Agora, inverteu o ciclo do aspirador e resolveu importar o lixo para dentro de casa. Promoveu uma renúncia branca, entregou o bastão a Lula e foi para a área de serviço do próprio governo. Melhor, saiu da despensa e foi para a dispensa. A chefe do Estado e do governo brasileiro reeleita em 2014 não é mais, sequer, uma sombra no posto. É um hectoplasma político. Não teve sequer, por respeito próprio, a dignidade da renúncia, conduta que lhe daria reconhecimento pela grandeza do gesto. Entre as atitudes que poderia tomar, adotou a pior possível. Trouxe a Lava Jato para o 4º andar do Palácio do Planalto.

 O retorno de Lula a funções de governo traz à mente a má história de outros retornos. Não costumam ser bem sucedidos os líderes que, após deixarem o poder, buscam voltar, seja pela força, como Napoleão, seja pelos braços do povo, como Getúlio. A História não os beneficia em seus julgamentos.

 Lula que assume a chefia da Casa Civil chega como foragido. Quer distância da 13º Vara Federal de Curitiba. Logo a 13ª! É portador de uma espécie de tornozeleira auto-imposta. É um homem que não pode andar em espaços públicos. Só pode circular livremente em ambiente fechado, perante auditório selecionado e em espaço privado. Vem para ser um "negociador" que tentará explicar os negócios do governo e negaceia explicar os próprios negócios perante a Justiça. O Lula que volta ao Palácio do Planalto para promover suposta ressurreição dos mortos é publicamente conhecido por não saber de coisa alguma. Suas frases preferidas são "Não sei, não vi, me traíram". Suas especialidades são a ignorância de tudo que importa e a sabedoria dos chavões exitosos para mentes estreitas.

 Falando a essas mentes, o PT passou os últimos 12 meses gritando - "Não vai ter golpe!" - tentando impedir o constitucional processo de impeachment. Anteontem, mais de seis milhões de brasileiros foram às ruas e gritavam "Fora Dilma!, Fora Lula!, Fora PT!". Quarenta e oito horas depois, com demonstração de total insensibilidade, o partido governante reúne-os e os oculta dentro do Palácio do Planalto. No interior nebuloso dessa casamata, por ato próprio, o partido derruba a rainha e entrega o poder diretamente a Rasputin, para consolo de seus já pouco fervorosos fiéis.
________________________________
* Percival Puggina (71), membro da Academia Rio-Grandense de Letras, é arquiteto, empresário e escritor e titular do site www.puggina.org, colunista de Zero Hora e de dezenas de jornais e sites no país. Autor de Crônicas contra o totalitarismo; Cuba, a tragédia da utopia; Pombas e Gaviões; A tomada do Brasil. integrante do grupo Pensar+.

 

 


Carlos Edison Fernandes Domingues -   18/03/2016 18:16:44

PUGGINA. Sempre é tempo de corrigirmos a rota deste transatlântico, chamado Brasil, Estamos, no entanto, na dependência do Congresso Nacional, que poderá mudar a rota, evitando o enfrentamento com um iceberg. Carlos Edison Domingues

Wanderson Pereira -   18/03/2016 15:02:36

Já foram recuperados mais de 4 BILHÕES pelo juiz Sérgio Moro, e o Lula critica o Moro pelo excelente trabalho em prol do Brasil e nunca abre a boca contra a quadrilha de ladrões. Isso diz muito. O heroico juiz tem enfrentado as maiores forças do país, os maiores escritórios de advocacia, e é o PT que sem-vergonhamento se faz de perseguido em primeira e única instância. Grande juiz o Exmo. Doutor Sérgio Moro, magnânimo.

elson -   18/03/2016 12:42:53

Porque a maioria dos comentários, blogs, etc., da oposição, se fala em fora corruptos, fora lula, fora pt e não se fala no comunismo que já está consolidado nos bastidores e está comandando o pais ?

JEFFERSON ALESSANDRO NAKAMA -   18/03/2016 08:15:47

Eu passei os últimos 3 anos estudando e me informando em blogs como este, caro Puggina, compareci em quase todas as manifestações e inclusive neste última do dia 13/03, e depois de ver tudo isso que se sucedeu nesta semana, de certa forma, perdi as esperanças. Essa facção altamente criminosa que nos governa só sairá de lá deixo de truculência e sangue derramado, infelizmente. Diante dos fatos só posso concordar com o amigo Ricardo M. Soares que postou sua opinião com muita serenidade e coerência: "Gostaria que o Brasil virasse a Romênia de 1989, nem que fosse por algumas horas,... " Essa é nossa realidade atual, e isso me intristesse muito, mas acredito que é um mal necessário.

Angelo -   17/03/2016 20:14:01

Senhor Puggina, Talvez um pouco fora do contexto da matéria, porém acho que não menos oportuno frisar a "maldição" do número 13 na vida dos petistas e na história do PT, além da desgraça ao Brasil e a todos os brasileiros de bem, qual seja: PT nº 13. A derrocada do partido no poder foi no 13º ano. Lava Jato (Dr. Sérgio Moro): 13ª Vara da Justiça Federal.

Dalton Catunda Rocha -   17/03/2016 18:19:50

A Dilma, uma vez, fundou uma lojinha que vendia tudo, por R$1,99. A lojinha faliu. Como presidente, a Dilma só podia dar nisto, que deu. A Dilma vai apesar de tudo, barrar o Impeachment. Aí, a Dilma fará um governo muito parecido com aquele governo de Isabelita Perón, na Argentina dos anos 1970. O que vem aí, não é impeachment, mas a volta da superinflação. Cuba é o futuro da Venezuela. E a Venezuela é o futuro do Brasil.

Ricardo Moriya Soares -   17/03/2016 11:40:56

Caro Puggina, sempre que posso (e sem querer atrapalhar ou parecer pretencioso) deixo aqui alguns comentários - em geral o parabenizando pelos ótimos e precisos textos. Só que hoje (17.03.2016) gostaria de deixar não apenas um comentário, mas sim um desejo pessoal... repito, um desejo pessoal: Gostaria que o Brasil virasse a Romênia de 1989, nem que fosse por algumas horas, apenas para deixar bem claro que todos tiranos que são capturados pela 'plebe' tem sempre um fim trágico e grotesco. Ceausesco e Kadafi são exemplos radicais, e não quero encorajar nenhum ato malicioso.... Eu quero ver algo novo, quero (desejo) vê-lo (o Molusco) preso e chorando copiosamente, desprovido de todos os bens materiais (seus e de suas famílias).... não será o STF nem o Congresso, é a 'plebe' que irá "forçar a barra" das duas instituições para que se comportem honrosamente e cumpram com seu papel (eu não caio na velha conversa furada de preservar instituições cancerígenas). Chega, quero a Romênia, a Polônia, a Hungria e a Alemanha (a extinta Oriental, no caso).

Genaro Faria -   17/03/2016 02:40:14

QUEM SOMOS NÓS? Embora a grande imprensa guarde esse segredo a sete chaves e atrás de uma porta de aço de grande espessura, o PT nunca foi um fenômeno do movimento sindical. Sua gênese combinou a estratégia política do general Golbery do Couto e Silva, avalizada pelo general Ernesto Geisel, ambos empenhados na distensão "lenta, segura e gradual" do regime militar para a volta do poder civil. E Brizola, retornado do exílio, seria para eles uma ameaça que poderia trazer de volta o líder - então com os louros do herói patriota perseguido e expulso do país - e fazer o país voltar ao que era quando Jango tentou recuperar a república sindical e acabou saindo pela porta dos fundos da história. O que fizeram, então, os artífices militares da distensão? "Similia similibus curantur." Criaram o antídoto Lula. Um veneno menor que, homeopaticamente, anularia o outro, maior. E de fato os dois se digladiaram na primeira eleição em que se defrontaram. Trocaram ofensas terríveis na campanha e parecia que nunca mais se reconciliariam. Mas se uniram, fraternalmente, no segundo turno. Porque o poder exerce um fascínio irresistível aos que não têm o que nós, cidadãos comuns, chamamos de caráter. Nós, cidadãos comuns. Pensem nisso. Quem somos nós? Espectadores de uma farsa que mais nos enoja do que, por vezes, aplaudimos? Quem somos nós? Foi você que escolheu ficar entre Lott e Jânio, e deu Jango na cabeça? Você votou em Tancredo e quem nos governou foi Sarney? E Collor, que tal o "caçador de marajás"? FHC, Lula, Dilma. Quem somos nós? Ou melhor, que democracia é esta? Antes que ganhe os foros de uma sabedoria popular, mister dizer que não somos menos capazes do que nenhum povo. O que não temos - e nunca tivemos - é uma legislação que nos permita exercer a soberania que realiza, de fato, uma democracia.

Julio -   16/03/2016 23:55:50

É muita desfaçatez tudo isso que está acontecendo. O Sr. Lula desesperado e é capaz de tudo, inclusive afundar o Brasil, para se livrar da prisão!

douglas albino salgado -   16/03/2016 23:39:58

muito bom artigo, a metáfora foi brilhante.