• Percival Puggina
  • 02/08/2015
  • Compartilhe:

DILMA CAI OU NÃO CAI?

 

 

 Minha resposta, quase diária a quem me faz essa pergunta é: "A presidência da Sra. Dilma Rousseff já acabou, c'est fini". E isso corresponde aos fatos. Temos um governo no qual muitos mandam e onde a pessoa que deveria por ordem na casa só aparece para falas em que sujeitos, predicados e complementos trocam empurrões sem saber seu lugar na frase nem qual a ideia que deveriam expressar.

 Se tudo balança, é muito improvável que algo não caia. E a presidente é, nesse sentido, a possibilidade mais viável. O presidencialismo, mesmo em tempos de normalidade, precisa de liderança. E Sua Excelência está na situação do sujeito que abriu uma empresa registrando como ativo um patrimônio que não tinha. Foi anunciada ao povo como o braço direito de Lula, a mãe do PAC, a gerentona, a mestre em economia. Conseguiu esticar a validade desse suposto legado até a contagem dos votos no dia 26 de outubro do ano passado. Já no Dia de Todos os Santos, nem Franklin Martins e João Santana, juntos, conseguiam o milagre de ocultar à opinião pública o fato de que os sucessivos governos petistas haviam construído, com caprichosa irresponsabilidade, um caos perfeito.

Luiz Inácio Lula da Silva, hoje, é um conhecido corretor da praça. Outrora exerceu a presidência da República e desde então escolheu seu antecessor, Fernando Henrique Cardoso, para a função de gabarito com o qual periodicamente se mede. Sempre com vantagem, desde seu ponto de vista. Pois ao sugerir um encontro reservado com o antagonista preferido, o corretor Lula emite sinais muito claros de que a casa do PT, há bom tempo instalada no Palácio do Planalto, balança perigosamente. Se Lula quer negociar é porque percebeu a depreciação. Hora de vender.

Ele sabe que Dilma será a coveira de suas ambições se continuar no cargo até 2018. Em mais três anos ela acaba com suas pretensões, com o próprio partido e com o país. Portanto, vejo como muito possível que, em algum momento, o fim da presidência de fato levará ao fim da presidência de direito. Muitos já tratam desse tema. Ele está na pauta do Congresso e é falado nos corredores do TCU e do STF. Estará na pauta das mobilizações populares, a partir do dia 16 de agosto. E entrou na pauta do corretor Lula. Ele tem consciência de que uma parcela imensa da sociedade, do clube de bridge à rinha de galo, foi afetada pela barafunda ideológica e pelos aparelhamentos que o levaram ao poder. E não terá o menor escrúpulo, o corretor Lula, em usar a seu favor o que venha a acontecer até 2018. Nesse maldito presidencialismo de compra e venda, o perigo continuará rondando o Brasil.

 


paulo -   20/08/2015 22:41:11

A Dilma não cai... Democracia Brasileira, 30 anos de roubalheira, não investirarm em Educação , Saúde, o Lula qdo tinha que investir em Saúde/Educação preferiu investir em Copa do Mundo e Olimpiadas 2016, o MDB qdo assumiu em 1985 enganou o Povo Brasileiro.. o tempo passa vai ficando mais difícl, 1985 qdo FHC assumiu o Brasil tinha 145 milhões de habitantes, hoje tem 206 milhões ... Agora a culpa de tudo isso, é da Dilma..

Honorio Tonial -   15/08/2015 15:13:05

Ilustre jornalista. Sirvo-me d oportunidade para fazer-lhe um questionamento: Dilma chefiou uma organização clandestina com atividades terroristas Foi imposta como candidata à sua sucessão pleo pior presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva. Nem a mídia, nem uma mulher , sequer apresentou reparos que eu tenha lido. Por afinidad que é a Dilma de um voto só. O rebanho que a sufragou foi manobra do obcecado pelo poder. Estarei errado? Desejaria saber a sua , por mim apreciada, opinião.

Dulce Toledo -   09/08/2015 02:13:27

Meu muito querido escriba, temos aí um dos vários impasses neste país de curumins políticos, macunaímicos deslavados. Cai, cai, balão? Não na minha mão! mas há de cair. O grande problema é que ela cai mas os outros permanecem perenes, altaneiros, calheiros e sarneys, neves, serras e outros da mesma estirpe. São todos do mesmo saco, mesmo que disfarcem e olhem para a direita assoviando. Não adianta tirar o PT sem descarnar o corpo canceroso, não adianta tirar a Dilma e deixar os outros que já estão habituados a manter suas benesses à custa das tetas do governo. O eleitor, mais do que nunca, tem a responsabilidade de prestar atenção e limpar a casa com sabão de soda cáustica que nossas avós fabricavam. E jogar muita lavanda para tentar amenizar o cheiro de podridão que reina em cada canto deste país. Que Deus nos acuda na hora difícil porque está dificil nos guardar dos perigos com esta turma solta por aí. Grande abraço da sua admiradora, sempre.

Genaro Faria -   04/08/2015 17:05:25

Prezado professor Puggina, Fugindo um pouco do assunto, mas me mantendo dentro do contexto abordado em seu artigo, peço-lhe a bondade de me permitir servir-me do seu blog para formular algumas perguntas ao "príncipe dos sociólogos" e "petista sem carteirinha". Ilustre senhor Fernando Henrique Cardoso, A propósito das declarações que prestou recentemente a uma publicação alemã especializada em economia, que provocaram grande indignação e perplexidade aos seus admiradores, queira responder a este humilde cidadão comum as seguintes questões: 1 - O senhor pensa que o impechment de um presidente da república é um mal em si mesmo ou deve ser mantido na Constituição? 2 - Em caso afirmativo, os impeachments de Richard Nixon, Manuel Zelaya e Fernando Lugo teriam feito mal às democracias americana, hondurenha e paraguaia, respectivamente? 3 - E o de Fernando Collor? A segunda metade do seu mandato, exercida por Itamar Franco, num governo do qual o senhor foi ministro da Fazenda, foi pior do que a primeira? 4 - Faz bem à democracia é manter uma presidente rejeitada por mais de 90% da população? 5 - E o futuro do Brasil, com o qual o senhor disse que se preocupa? Se Luís Inácio Lula da Silva, seu velho parceiro de panfletagem, palanque eleitoral e atuação na Constituinte de 88, sofresse impeachment antes de completar seu primeiro mandato? Será que hoje nós estaríamos em melhor situação se o PT não estivesse no poder desde então e sabe-se lá até quando? 6 - O senhor se arrepende de ter sido um dos construtores do Plano Real, que o PT chamou de herança maldita e vem desconstruindo sistematicamente? 7 - Se a Companhia Vale do Rio Doce não fosse privatizada pelo senhor, será que agora ela não estaria frequentando o noticiário policial como a Petrobras está? 8 - Em caso afirmativo, por que o senhor não privatizou, também, a nossa petroleira que o PT tomou como um patrimônio da legenda? Se o senhor me atender, como eu sinceramente não espero, quem sabe eu me inscreva na militância do PT e assim me redima dos erros que cometi ao votar contra Lula e Dilma. Garanto que eu também me preocupo, e muito, com o futuro do nosso país. Mas sei que não sou dono da verdade e não acho que impeachment "só refresca nos olhos dos outros". Por isso me surpreenda ao menos uma vez na vida e convença de que o senhor deseja sinceramente um Brasil mais justo, mais honesto, mais trabalhador, próspero e livre para sempre dos regimes ditatoriais que marcaram nossa história republicana desde o início. Cordialmente, Genaro Faria

Sérgio Alcântara, Canguçu RS -   04/08/2015 14:15:59

A propósito, quem ontem assistiu à entrevista concedida por Ronaldo Caiado ao programa Roda viva? O que percebi é que o homem, mesmo coerente em suas respostas do ponto de vista ético e político-institucional, reflete muito bem o que tem sido a "ação" partidária da direita nacional nos últimos anos: foi evasivo, o tempo inteiro, sempre que questionado em termos de uma proposta alternativa para o país e quanto à caracterização ideológica do DEM, bem como em relação à validade do pensamento e da atuação assumidamente de direita no atual espectro político brasileiro. Não consigo entender por que diabos essa relutância em assumir, com todos os esses e erres, uma postura liberal e/ou conservadora. Será que nem mesmo as sucessivas pesquisas de opinião ao lado das manifestações de rua e nas redes sociais são capazes de mostrar a estes "políticos de direita" o que realmente sente e quer a população brasileira? Por que a insistência na camuflagem "politicamente correta" que, diga-se de passagem, está levando muitas siglas partidárias à extinção (vide a do próprio Caiado) e o povo ao desespero, pela falta de alternativa organizada e inteligível ao lulo-petismo e ao esquerdismo como um todo?

Dzeko -   04/08/2015 03:04:17

Protestem no facebook contra o bloqueio do Olavo de Carvalho... é a única e melhor coisa que podemos fazer pelo povo brasileiro neste momento.

Gustavo Pereira dos Santos -   03/08/2015 13:51:04

Bom dia a rodos do Blog. Manhã alvissareira: i) ZECA DIABO foi preso mais uma vez. Não cerrou o punho desta vez, a cana é pra valer. ii) apareceu um xará Percival a bordo, seja bem-vindo. iii) a mensagem do Celso é ótima: lembrei do NORIEL https://www.youtube.com/watch?v=StSFv3OSuzk Abraços a todos,

Francisco Costa -   03/08/2015 12:25:26

É por essas e outras que na minha concepção é chegado a hora e dar um basta nessa Republica falída, a história nos mostra que ela nunca deu certo nesse país. Saímos de uma crise para cair em outra, sem contar os casos infindáveis de corrupção que tem sido exponenciados por esse governo criminoso. O melhor momento que tivemos foi justamente quando a republica estava em um regime de exceção, sendo governada com mãos de ferro pelos militares, que na minha opinião erraram apenas em deixar vivos esses psicopatas comunistas que hoje nos assolam. Devíamos dar um basta de uma vez por todas na Republica e voltar ao status quo de 1889, estaríamos infinitamente melhores nas mãos da família real. Essa bagunça institucionalizada seria resolvida com uma assinatura do Imperador e novos representantes do povo seriam convocados.

Genaro Faria -   03/08/2015 11:59:16

Ouvi muitas vezes de meus avós que "o diabo ensina a fazer, mas não ensina a esconder". E eu acrescentaria ao ditado popular que o diabo também não ensina a consertar o mal que fizemos. A primeira disputa foi real. Os dois líderes se empurraram para ganhar o primeiro lugar da fila, conquistado por FHC. O revezamento entre Lula e FHC, que o diabo ensinou a fazer, começou a dar errado quando a Constituição passou a permitir - para atender às ambições de poder do primeiro elemento da equação binária - a reeleição. Era tudo o que o outro mau elemento não queria. Assim rompeu-se o trato que combinaram, apesar de FHC ter feito o que pôde para adular o companheiro ressentido com um segundo mandato que adiaria sua chegada triunfal ao Planalto. Mesmo assim FHC cumpriu a palavra empenhada no Diálogo Latino-Americano. Garantiu o revezamento lançando um sparring, José Serra, para fingir que era adversário de Lula na terceira rodada da patranha socialista. Repare, caro professor Puggina, que na rodada seguinte Lula já teria ido à lona se FHC não evitasse o impeachment do companheiro. E na quarta e quinta rodadas Lula subiu ao ringue com os sparrings Geraldo Alckmin e , mais uma vez, José Serra, está última por interposta pessoa, Dilma. Bem feitas as contas, a dupla já vencera cinco eleições consecutivas. Estava em cartaz há vinte anos quando um candidato fora do esquema dos velhos companheiros Lula e FHC, Aécio Neves, ameaçou deixar o PSDB se o partido lhe impedisse a candidatura, a sexta consecutiva da farsa socialista orquestrada pelo Foro de São Paulo. Foi então que o esquema combinado para dar a falsa impressão de rotatividade democrática do poder começou a "dar com os burros n'água". Dilma se recusou a devolver o presente provisório que ganhou do chefe , obrigando o PT a "fazer o diabo" para se manter contra um oponente de verdade. Foi o bastante para o Brasil começar a despertar do pesadelo socialista. Que teima em manter o país nas garras do Asmodeu. Pois bem, o que faz a outra cara do diabo, FHC? Cumpre o seu papel no enredo. Diz a uma revista econômica alemã, Capital, que Dima "é uma pessoa honrada... não tem nenhuma responsabilidade pelos desvios na Petrobras" e atribui a Lula, exclusivamente, a culpa pela infausta situação atual da economia. Em outras palavras, livrou sua cara perante o Foro de São Paulo. E pôs a do companheiro Lula no fogo. "Antes ele do que eu." Mas não faz essa maldade sem antes ressalvar que Lula é intocável. Um ícone popular e orgulho nacional. Com FHC, Serra, Alckmin e outros da caterva sinistra rasgando a fantasia, o Brasil só não volta aos eixos agora se a democracia que restou destes cinco anos e meio de "socialismo do século XXI" não passar de "um retrato na parede", como nos versos de Drummond ficou sua amada Itabira. É a essa "democracia" e a esse "futuro do país" que FHC se refere, mas não diz, quando defende o mandato de Dilma e a imagem "emocionante de um trabalhador que chegou ao poder", segundo a citada revista Capital. Que Deus nos livre de tais desígnios!

RICARDO MORIYA SOARES -   03/08/2015 11:10:59

Caro Puggina, acredito que é apenas uma questão de tempo - agora quanto tempo temos, é uma outra indagação! Lembre-se que todo comunista é um cara-de-pau treinado nas piores escolas da vida, e eles não tem pudor nenhum; se tiverem que matar um delator, o farão sem dó nem piedade, se precisarem colocar um jornalista decente atrás das grades, terão seu pedido atendido prontamente por nossa justiça, e por aí vai... Outro lembrete importante, o Supremo Tribunal Federal está quase todo tomado por cúmplices e simpatizantes, e eles forma lá colocados para garantir a manutenção da atual oligarquia comunista. Então se colocarmos no mesmo pacote imprensa chapa branca, judiciário suspeito, OAB e outras instituições contaminadas, e mais a militância virtual, temos um retrato mais realista dos nossos aliados e inimigos; somos nós contra a República e seus capatazes. Repetindo: estamos lutando contra a República! E esta República já não serve mais; suas instituições estão podres e repletas de gafanhotos e vermes - parasitas de dentro e fora da esfera pública. Agora não basta apenas derrubar a Chefe do Executivo, queremos agora desconstruir para reconstruir o país por inteiro - quem sabe acabar de vez com o presidencialismo não seria a primeira medida importante?

Odilon Rocha -   03/08/2015 03:05:24

Caro Professor Claro que o PT é pior do que o FHC. Dá de lavada! Mas ter de ouvir leviandades de quem deu uma 'mãozinha' para o desastre que está acontecendo, é dose cavalar para cachorro. O graduado de Sorborne quer tentar limpar, de todas as formas, a caca em que ajudou, sim, a meter o país e a sua biografia. Em respeito ao seu espaço vou moderar a minha língua ao me referir a este senhor que pode ter enganado a muitos, não a mim.

Gustavo Pereira dos Santos -   03/08/2015 02:06:50

Enquanto a ANTA não cai, recomendo para os que ainda não viram os excelentes videos do blog. O último que vi é uma pérola sobre o nefasto paulofreirismo, um crime sobre as mentes em formação das nossas crianças. Me contive para não dizer uma palavra de baixo calão. PQP, é um crime mais danoso que a corrupção.

Percival Domith -   03/08/2015 00:37:08

Aplausos para o Puggina, por muito menos outros Presidentes já caíram. Subsídios é o que não falta. O Povo já ultrapassou o fundo do poço. Fora Dilma, Lula e PT.

Celso -   03/08/2015 00:11:46

A "Presidenta", está, como creem os espíritas, na condição de uma alma que desencarnou, mas não subiu, e fica perturbando os"encarnados", sem querer fazer trocadilho,mas já fazendo. Talvez só com um "passe de corrente"(algemas) pare de perambular e vá descansar entre os "seus"!

Roberto -   02/08/2015 22:59:39

A possibilidade desta queda é provável. Parabéns pelo texto lúcido do jornalista.

Daniel -   02/08/2015 17:50:11

Cai. Tem que cair. Precisa cair. Ao menos uma vitória, mínima, ao povo brasileiro. TODOS CONTRA O COMUNISMO Lutar contra o totalitarismo/comunismo é umas das únicas causas dignas de se lutar num mundo como o de hoje. Todos os que o combatem, o fazem com muita alegria e certeza. Essa praga não pode vingar no Brasil. A máscara já caiu, falta cair a cara feia do monstro. Nunca serão a favor do povo, nunca serão a favor dos trabalhadores... é mais um grupo de gente mesquinha sedenta de poder... acompanhados de um séquito de idiotas úteis. O Brasil precisa se livrar disso pra evoluir. Quem sabe assim um dia teremos uma democracia melhor, sem elementos tão baixos. São baixos da propaganda ás decisões políticas. Dilma e os intelectuais e militantes, sempre com aquele sorriso arrogante, nunca respondendo diretamente as perguntas. Sempre zombando do povo, criticando e ofendendo quem se opõe ao governo. É simplesmente vergonhoso. Como diria Johnny Cage ao Goro.... "Você tinha que cair!"

Gustavo Pereira dos Santos -   02/08/2015 16:27:59

Isso mesmo, quanto mais confusão, melhor. Panelaços, passearas, pauta-bomba, O primeiro passo é a queda da ANTA, até a maioria dos comunas querem. Tudo isso fortalece a nossa corrente parlamentarista, Dr. Percival.