• Percival Puggina
  • 13/10/2015
  • Compartilhe:

DEFENSORES DO GOVERNO E DO IMPEACHMENT - DUAS ATITUDES MORAIS

 

 

 Eduardo Cunha foi um exemplo que caiu dos céus no inferno moral brasileiro. Ele está aí como um divisor de águas. Surpreso, leitor? Acalme-se, o petismo ainda não conseguiu me enlouquecer.

 Eduardo Cunha obteve seu primeiro mandato como deputado federal pelo PMDB, em 2003, ou seja, ele acompanhou como deputado da base três dos quatro mandatos presidenciais petistas. O dinheiro que está depositado em suas contas na Suíça foi conquistado com o "suor de seu rosto" nas mesmas falcatruas que enriqueceram outros parlamentares dos partidos que apoiam o governo. Participou dos mesmíssimos trambiques que custearam as campanhas presidenciais petistas. Só se afastou do governo em fins de 2013 quando percebeu que as fissuras abertas no apoio a Dilma poderiam lhe proporcionar a presidência da Câmara dos Deputados. De fato, somando as perdas do governo com os ganhos da oposição ele superou por vários corpos de vantagem, o parelheiro da comissária, o arrogante deputado Arlindo Chinaglia.

 A inimizade estabeleceu-se instantaneamente. O governo afundava em escândalos e a economia em crises. Cunha tornou-se, então, figura-chave para viabilizar um incontornável processo de impeachment. E é a partir desse exato momento que se justifica a frase inicial deste artigo: Cunha caiu dos céus no inferno moral brasileiro.

 Primeiro, e principalmente, porque foi dentro das investigações referentes à operação Lava Jato que seu nome surgiu na ribalta dos escândalos. Ora, para quem dizia que a operação era uma armação golpista, nada mais contragolpista do que desmoralizar o arqui-inimigo do governo. Acho que isso até os petistas entendem: a denúncia contra Cunha é atestado de isenção da Lava Jato. Segundo, porque o fato separa nitidamente duas atitudes morais. De um lado, a dos que defendem com unhas, dentes e os mais encardidos sofismas um governo que apodreceu sob a ação de seus "heróis do povo brasileiro". De outro, a atitude dos que colocavam esperanças na atuação de Eduardo Cunha como presidente da Câmara dos Deputados. No entanto, meteu o pé na jaca? Fez o que não se faz? Dane-se e pague a conta de seus atos! Ele não tem em seu favor senão vozes isoladas entre mais de cem milhões de brasileiros que querem ver o petismo pelas costas. Responda-me, agora, leitor amigo: isso não revela duas posições moralmente opostas - a daqueles para quem o poder vale mais do que a honra e a daqueles que não sacrificam dignidade em nome de causas políticas?

Por fim, um exemplo adicional. Os petistas militantes, os que estão para o que der e vier, em flagrante desrespeito à verdade (e este é o primeiro degrau na escada da corrupção) querem fazer de Eduardo Cunha um exemplo da corrupção oposicionista, mesmo sabendo que foi dentro dos contratos dos governos petistas, enquanto membro da base, que ele acumulou a fortuna localizada em bancos da Suíça.

________________________________
* Percival Puggina (70), membro da Academia Rio-Grandense de Letras, é arquiteto, empresário e escritor e titular do site www.puggina.org, colunista de Zero Hora e de dezenas de jornais e sites no país, autor de Crônicas contra o totalitarismo; Cuba, a tragédia da utopia e Pombas e Gaviões, integrante do grupo Pensar+.


 


Janio Kerling Cacau -   17/10/2015 16:00:50

O dinheiro tem no governo dos petralhas, comprado tudo e a todos. Nessa casa de barganhas e negociatas que muitos insistem em chamar de "congresso" os parlamentares venderam até a alma para o diabo, ou melhor para o lula, e como sabemos pelo que a BÍBLIA nos instrui, o diabo veio para roubar, matar e destruir. Os acontecimentos não tem mostrado nada diferente ou tem?

Marco Mesquita -   17/10/2015 14:14:54

Voltamos ao ponto em que quem joga papel na rua, não tem moral ilibada para pedir o impeachment e como, chutando, 99% dos parlamentares são corruptos, fica tudo como esta

Juarez Rodrigues -   17/10/2015 13:18:09

O Eduardo Cunha ta para o Brasil hj com uma fisioterapia ta para um paciente em tratamento de um câncer, um mal necessario. Sou intervencionista na minha opinião esse país precisa ser formatado.

Gustavo Pereira dos Santos -   17/10/2015 01:06:57

Cunha era ladrão de galinha. Não resistiu ao propinoduto cavalar da corja petista e locupletou-se em dó maior. O PT não quer que ele saia da presidência da Câmara porque sabe que o impeachment não anda com ele fragilizado. E se assumir ficha limpa?

André -   14/10/2015 13:47:09

Vivemos dentro de um hospital de alienados, um asilo de loucos. Ninguém sabe mais o que dizer o conceito de verdade. Este Governo não só é corrupto, criminoso, desejo de eternizar-se no poder; é, antes de tudo, um destruir da consciência democrática deste País. Cansamos do nosso credo divino porque fomos enganados enquanto temos o diabo como nosso guia, o PT.

Robson Nunes Da Silva -   14/10/2015 11:04:29

A Bia Kicis fez uma excelente colocação sobre isso. Disse ela: "Vivemos no Brasil uma situação que seria cômica, não fosse dramática: uma organização mafiosa querendo afastar um deputado ladrão pelos mesmos crimes que ela cometeu, porque o deputado é decisivo para tirar a organização mafiosa do poder, depois de ter rompido com os chefões. E aí temos de defender o deputado ladrão porque não suportamos mais a organização mafiosa e também porque, para executá-lo politicamente, fator essencial para permanecerem no comando do país, os chefões instrumentalizaram a suprema corte do país, o que é mais perigoso do que a manutenção do deputado ladrão."

Genaro Faria -   14/10/2015 08:31:06

Com a velocidade do vento - que Dilma lamenta não poder represar - o Brasil se desfigura para ficar mais parecido com a Bolívia. Ou a Venezuela. Já deixou de ser aquele vizinho orgulhoso, pentacampeão de futebol. Poderoso. Resolveu ser enturmar na "comunidade". Até os paraguaios, expulsos por nós do Mercosul, atravessam a fonteira para comprar aqui o que o nosso dinheiro não nos permite consumir. Tudo culpa do pré-sal. E da crise internacional. Mas não há de ser nada. Dilma vai nos salvar. Hoje mesmo ela mostrou que o lugar do Congresso é na cozinha. E se reclamar vai para o tronco. Que outra atitude poderia nos revelar melhor nossa verdadeira identidade? Em minhas andanças, quando alguém me perguntar se eu já foi a Havana, vou mentir que sim. E dizer que e a cidade mais linda e feliz que eu já conheci. Direi até que estou pensando em me mudar e passar o resto dos meus dias junto com Chico Buarque, Luís Fernando Veríssimo e tantos outros que sabem gozar do bom e do melhor... em Paris.

zilda -   14/10/2015 05:34:49

"Eu matei o fulano, mas ele era uma pessoa ruim..." Isso não é um argumento jurídico que inocenta um criminoso. "Eu matei o fulano, mas no brasil 90% dos homicídios não chega na fase judicial. Logo, se outros cometeram o delito antes de mim, eu não sou criminoso." Isso não é um argumento jurídico que inocenta um criminoso. A dilma, agora de forma reconhecida até pelo LULA, obviamente COMETEU CRIME DE RESPONSABILIDADE. Ela atrasou o pagamento dos benefícios, e os bancos públicos tiveram que pagar, E DEPOIS COBRARAM JUROS POR ISSO O QUE É EMPRÉSTIMO!!!!!! ------ Lei de Responsabilidade Fiscal... Art. 36. É proibida a operação de crédito entre uma instituição financeira estatal e o ente da Federação que a controle, na qualidade de beneficiário do empréstimo. --------------- É PROIBIDO!!!!!!!!!!!!!!!! É CONTRA A LEI!!!!!!!!!! É ILEGAL!!!!!!!!!!! É CRIME!!!!!!!!!! É CRIME CONTRA A LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL!!!!!! É UM CRIME DE RESPONSABILIDADE FISCAL!!!!!! É UM CRIME CONTRA A LEI ORÇAMENTÁRIA!!!!!!!!!! A DILMA TEM QUE CAIR PORQUE O IMPEATCHMENT NADA MAIS É DO QUE O CUMPRIMENTO DA LEI E DA DEMOCRACIA!!!!!!!!!!!!! GOLPE É FICAR NO PODER SENDO UM CRIMINOSO!!! O TCU JÁ DEU O PARECER UNANIME!!! O QUE MAIS FALTA PRA ESSE CONGRESSO RECUPERAR SUA IMAGEM COM A POPULAÇÃO????? Um presidente que comete crime de responsabilidade não pode ser presidente. Ele não pode sequer se eleger, por 08 anos... não pode nem ser mesário de eleições... COMO É QUE ELE PODE SER REELEITO????? QUE SEM-VERGONHICE É ESSA de dizer que a presidente não pode ser julgada por crimes anteriores ao mandato? ELA NÃO DEVERIA NEM TER MANDATO POR CAUSA DO CRIME DE RESPONSABILIDADE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Rezemos por nosso país!

Genaro Faria -   13/10/2015 17:46:18

É isso mesmo, caríssimo Puggina, noutros termos, o PT fez do país um faroeste sem xerife. Só tem bandido contra bandido neste deserto dos desalmados foras da lei. Esta é a prova cabal de que o comunismo impera. Mas ainda existem juízes, homens com espírito público, padres fiéis aos evangelhos e homens de bem no Brasil. O problema é que estes estão num segundo plano tanto dos noticiários, como das cátedras e dos púlpitos coniventes com a barbárie dos "revolucionários progressistas". Não demora, porém, que o manto roto dessa farsa das esquerdas se rasgue de cima a baixo, esfarrapado diante da verdade, da dignidade e das virtudes que você tão bem enuncia a cada artigo com que nos brinda. Cito uma resposta que deu o líder católico operário da Polônia, Lech Walesa, a um jornalista que lhe perguntara sobre o fracasso do comunismo: "Eles incluíram Deus em sua doutrina". Decerto atento a isso, o PT cuidou de incluir um deus em sua doutrina. O deus concebido como ativista social e político pela "teologia" da libertação. Que presunção!