• Percival Puggina
  • 25/01/2018
  • Compartilhe:

DE PRESIDENTE A PRESIDIÁRIO

 

A persistência de alguns seguidores mostra que, apesar do prazo de validade vencido, o petismo persiste como um potente alucinógeno.

 Enquanto apreciava os minuciosos e precisos votos dos desembargadores federais que aumentaram as penas de Lula, eu me lembrava do powerpoint. É, esse mesmo em que você está pensando e que foi empregado pelo MPF, em 2016, para mostrar a rede da organização criminosa já identificada pela Lava Jato, tendo Lula no centro das atividades. Em relação às investigações da força-tarefa, aquele powerpoint representava o conhecido bordão - “Não entendeu? Quer que eu desenhe?”. Pois foi exatamente a posição proeminente de Lula que, neste processo, em grau de recurso, levou os desembargadores federais a lhe agravar a pena. Uma pessoa em tão alta função não poderia fazer tais usos de seu poder.

 Na maioria dos processos contra o ex-presidente salta aos olhos o fato de tantos empreiteiros e empresários se sentirem devedores a ele dos favores que lhes eram sugeridos ou solicitados: o aluguel do apartamento vizinho ao seu em São Bernardo do Campo, o tríplex de Guarujá e seus equipamentos, o depósito da “tralha” da Presidência, o terreno para o Instituto Lula, os convites para as palestras de alto cachê, a conta corrente no Departamento de Operações Estruturadas da Odebrecht e o sítio de Atibaia formam a parte já visível desse iceberg de relações espúrias.

 Lula e o lulismo, o PT e o petismo se consideram protagonistas de um projeto socialista, opção presente em praticamente todos os documentos do partido. O resultado, desde a fundação em 1980, é uma insubmissão à ordem vigente, que acusam de ser burguesa, elitista e desatenta ao bem dos pobres. Lula e o PT estão, assim, do outro lado do muro ideológico que constroem, assumindo-se como protagonistas da justiça social, insubmissos às exigências da moral burguesa, fazendo de seus bandidos “guerreiros” e “heróis”. Eis aí o selfie do lulismo e do petismo, a imagem que reproduzem sem cessar e na qual se veem essencialmente virtuosos. Ela, a autoimagem, “santifica” todas as ações praticadas à margem da lei! Por isso, age o PT dentro e fora das instituições, conforme lhe convenha a cada momento ou circunstância. A regra de ouro é a própria conveniência, sempre vista, mesmo quando puramente pessoal, como subsídio ao projeto revolucionário. E tudo se justifica pela suposta supremacia moral que seria inerente ao projeto político. Se o leitor não percebeu, acabei de traçar um denominador comum a todos os totalitarismos e a seus abusos.

Pois bem, o alto comando e a plebe petista estiveram em Porto Alegre. Enquanto a elite socialista se hospedou no Sheraton, a patuleia acampou num parque, à beira do Guaíba, sob chuva e vento. Enquanto a turma do andar de cima se regalou nas mais sofisticadas churrascarias da cidade, a turma sob a lona, a turma da pobreza que não existe mais, a turma que, segundo Lula, agora “viaja de avião”, foi no cardápio tradicional: sanduíche de mortadela.

Após 14 anos no governo, o legado desse suposto zelo pelos pobres inclui, também, o estrago causado pela propaganda do socialismo, que, mentalmente, arrasta parcela da nação para o atraso. E vai além, exibindo a pobreza que vemos, os 13 milhões de desempregados, a economia em frangalhos, a desastrosa educação pública, os precários serviços de saúde e a criminalidade multiplicando seus indicadores em proporções aterrorizantes. Um dano que talvez não se repare em uma década.
 


_______________________________
* Percival Puggina (73), membro da Academia Rio-Grandense de Letras, é arquiteto, empresário e escritor e titular do site www.puggina.org, colunista de dezenas de jornais e sites no país. Autor de Crônicas contra o totalitarismo; Cuba, a tragédia da utopia; Pombas e Gaviões; A tomada do Brasil. integrante do grupo Pensar+.

 


Bruno Sina -   31/01/2018 20:40:23

Sr Leopoldo Faltou um título ao Doutor H.C. : Maior larápio eneadáctilo tupiniquim! Esse títulos foram todos manchados e devem ser retirados, como se faz aos Olímpicos que fizeram dopping. Lamentável o ocaso deste senhor, que será atirado ao lixo moral,pela História desta Nação!

Ronald -   27/01/2018 15:59:53

O Sr. Leopoldo deve neste momento estar aliviado pois, com recurso no STF, o larápio da nação deve levar vantagens e não é necessário tantos títulos como ele tem para enxergar a realidade pois a maioria do STF foi por ele e sua sucessora nomeados para atender suas necessidades.

josé rudi schnorr -   27/01/2018 15:43:36

Lula, bojudo, fradalhão de largas ventas, não passaria em teste nem para cidadão, quanto mais para representar a Nação. A democracia permite tudo, porém cada cidadão tem que ser responsabilizado por aquilo que diz, que fala, e que faz.

Fabio Reis -   27/01/2018 14:35:17

Tantos titulos , mas faltou 1. o de condenado em 2 instancia pelo TRF4. Portanto, o dr sei la o que nao vai concorrer as eleicoes. Parabens a Moro e aos desembargadores do TRF4. Gracas a Deus temos 1 fio de esperanca nesse pais chamado Brasil.

Rossini -   27/01/2018 11:55:07

Leopoldo, no entanto Lula é bandido! E todos esses títulos que lhe foram conferidos agravam ainda mais sua situação.

PERCIVAL PUGGINA -   27/01/2018 11:48:50

Faço sempre a mediação dos comentários, para evitar o uso indevido deste espaço. O blog pertence a seu editor, faz parte do jogo democrático, mas não é, ele mesmo, um espaço democrático. Tem convicções próprias, como está afirmado em sua página de abertura. Eventualmente, bloqueio um ou outro comentário de leitores. Por que autorizei o extenso comentário do senhor Leopoldo Pereira? Primeiro porque ao me qualificar como “fascista” ele se identifica. Esse adjetivo foi e continua sendo usado por todos os comunistas em relação a todos os não comunistas. Genocídios foram praticados graças a ele no Leste Europeu. É a intolerante conduta fascista e fora-da-lei dos comunistas, como estamos assistindo nestes dias. Em segundo lugar, porque, como bem salientou o leitor Gerson Rafael, a lista que ele exibe comprova o que tenho escrito sobre essa solidariedade da esquerda, tanto no campo político, como ele mostra nos apoios a Lula, quanto no campo acadêmico, com os autores de esquerda se citando reciprocamente e ampliando currículos assim como se bate merengue.

Jonny Hawke -   27/01/2018 00:33:37

É muito fácil você conseguir qualquer medalha que quiser sendo o Presidente da República! E principalmente se você vem de época com rixa com os militares, e faze-los dar essas honrarias como uma forma para mostrar quem é que manda do terreiro agora. Essas faculdades e incluindo o Próprio Obama são esquerdistas notórios e isso não é teoria da conspiração é fato. A ONU é tão democrática que seu conselho de segurança tem a China, Rússia, Bolívia, Egito, Senegal que são países que estão entre os que não respeitam os direitos humanos, diferenças ou liberdade de expressão. Por último, lembre-se dessas palavras de Lula num de seus últimos vídeos. Eu estou mais MADURO.... Agora sou mais MADURO...

Rafael -   26/01/2018 10:25:49

Acorda, Leopoldo. Esses prêmios recebidos pelo Lula são resultado do onanismo ideológico de uma esquerda que festeja e premia a si mesma pelo simples fato de ter chegado ao poder.

Leopoldo Pereira -   26/01/2018 05:20:09

A ONU vai condenar o Brasil e aí eu quero ver fascista xingando a ONU de comunista. Se a direita tivesse candidato à altura do Dr.h.c Lula ou tivese 28 doutor honoris até que eu votaria. Vou deixar a lista de prêmios que o Dr.h.c Lula ganhou: Prêmios do Lula: 1. Aeronáutica lhe deu a Grã-Cruz da Ordem do Mérito Militar, Ordem do Mérito Naval e Ordem do Mérito Aeronáutico – (Titulo perpétuo). 2. Grão-Colar da Ordem do Cruzeiro do Sul e da Ordem do Rio Branco – (Título perpétuo). 3. Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito - (Título perpétuo). 4. Grã-Cruz da Ordem do Mérito Judiciário Militar. 5. Grã-Cruz da Ordem da Águia Asteca (México). 6. Grã-Cruz da Ordem Amílcar Cabral (Cabo Verde). 7. Grã-Cruz da Ordem Militar da Torre e Espada (Portugal). 8. Grã-Cruz da Ordem da Estrela Equatorial (Gabão). 9. Grã-Cruz de Cavaleiro da Ordem do Banho Reino Unido. 10. Grã-Cruz da Ordem de Omar Torrijos (Panamá). 11. Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito (Argélia). 12. Grande-Colar da Ordem da Liberdade (Portugal). 13. Grã-Cruz da Ordem de Boyacá (Colômbia). 14. Grão-Colar da Ordem Marechal Francisco Solano López (Paraguai). 15. Grão-Colar da Medalha da Inconfidência (Minas Gerais). 16. Grã-Cruz da Ordem do Mérito Aperipê (Sergipe). 17. Grã-Cruz com diamantes da Ordem do Sol do Peru (Peru). 18. Medalha do Mérito Marechal Floriano Peixoto (Alagoas). 19. Medalha do Mérito 25 de Janeiro, de São Paulo. 20. Medalha do Mérito Industrial do Brasil (Associação Brasileira de Indústria e Comércio). 21. Prêmio Príncipe de Astúrias (Espanha). 22. Prêmio Amigo do Livro, da Câmara Brasileira do Livro. 23. Prêmio Internacional Don Quixote de la Mancha (Espanha). 24. Medalha de Ouro "Aliança Internacional Contra a Fome", do Fundo das Nações Unidas contra a Fome. 25. Prêmio pela paz Félix Houphouët-Boigny da UNESCO, 2008. 26. Estadista Global entregue pelo Fórum Econômico Mundial em sua edição 2010, ocorrida em Davos – Suíça. 27. Prêmio L 'homme de l 'année (Homem do Ano), entregue pelo jornal Le Monde (França), edição 2009. 28. Prêmio Personalidade do Ano de 2009, entregue pelo jornal El País (Espanha); 29. Prêmio Mikhail Gorbachev. 30. Prêmio Chatham House 2009 do Reino Unido por sua atuação na América Latina. 31. "Brasileiro da Década" pela revista Isto é (2010). 32. Prêmio Norte-Sul do Conselho da Europa. 33. XXIV Prêmio Internacional Catalunha pelas políticas sociais e econômicas em seu mandato de Presidente do Brasil. 34. Ordem Nacional da República Benin, a mais alta condecoração beninense, na cidade de Cotonou. 35. Doutor honoris causa pela Universidade Federal de Viçosa. 36. Doutor honoris causa pela Universidade de Coimbra (Portugal). 37. Doutor honoris causa pela Universidade Federal de Pernambuco. 38. Doutor honoris causa pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. 39. Doutor honoris causa pela Universidade de Pernambuco. 40. Doutor honoris causa pela Universidade Federal Fluminense. 41. Doutor honoris causa pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. 42. Doutor honoris causa pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. 43. Doutor honoris causa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. 44. Doutor honoris causa pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). 45. Doutor honoris causa pela Politécnica de Lausanne (Suíça). 46. Doutor honoris causa pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab). 47. Doutor honoris causa pelo Sciences-Po (Institut d'Etudes Politiques de Paris). 48. Doutor honoris causa pela Universidade Federal do ABC. 49. Doutor honoris causa pela Universidad Nacional de La Matanza (Argentina) 50. Doutor honoris causa pela Universidad Metropolitana de la Educación y el Trabajo (Argentina). 51. Doutor honoris causa pela Universidade de Salamanca (Espanha). 52. Prêmio Nelson Mandela de Direitos Humanos. 53. Prêmio Indira Gandhi. 54. Premio da FGV (Fundação Getúlio Vargas) em 2010 por ter estabelecido a melhor política econômica dos últimos 30 anos. 55. Doutor honoris causa pela UFRB (Universidade Federaldo Recôncavo Baiano). 56. Doutor honoris causa pela UFS (Universidade Deferal de sergipe. 57. Título de Político mais influente e prestigiado do mundo, concedido pela Revista TIME edição nov./2015, por ter obtido o primeiríssimo lugar no ranking da prestigiada revista americana. (O Obama ficou em 4º lugar). 58. Honra ao mérito por ser o único Latino-americano indicado para o PRÊMIO NOBEL DA PAZ, por ter excluido totalmente o Brasil do mapa da fome da FAO. 59. Honra ao mérito por ter sido considerado por todos os dirigentes dos países do G20, a MAIOR LIDERANÇA POLÍTICA DO MUNDO. 60. Honra ao mérito por ter sido indicado, pelo presidente americano Barak Obama, para ser o SECRETÁRIO GERAL DA ONU. 61. Honra ao mérito por ser o único presidente "VIVO" de outra nação a merecer uma ESTÁTUA DE BRONZE NOS EUA, bem ao lado dos jardins da CASA BRANCA. 62. .... E contando......

Giulio -   26/01/2018 01:11:22

Parafraseando o jornalista e sociólogo Joelmir Beting: "O Lula é um sujeito interessante. Começou como preso político (em 19 de abril de 1980 foi preso pelo DOPS) e vai terminar como político preso".

Isac -   25/01/2018 21:26:47

EIS AQUI O "IGUALITARISMO PARA TODOS" DOS REGIMES VAMPIROS POBRISTAS COMUNISTAS... "Pois bem, o alto comando CHEGOU DE JATINHO, a plebe petista estiveram em Porto Alegre DE ÔNIBUS DE TURISMO TIPOS COMUNS. Enquanto APENAS a elite socialista se hospedou no Sheraton, 5 ESTRELAS, NO CONFORTO ABSOLUTO DE SOFISTICADAS SUÍTES, a patuleia acampou num parque, à beira do Guaíba, sob chuva e vento NAS BARRACAS DA GRIFFE MST COM AR CÃODICIONADO. Enquanto a turma do andar de cima se regalou nas mais sofisticadas churrascarias da cidade, ALIMENTANDO-SE DE PICANHA, IGUARIAS E SOBREMESAS BURGUESAS, a turma sob a lona, a turma da pobreza que não existe mais, a turma que, segundo Lula, agora “viaja de avião”, foi no cardápio tradicional: PÃO DURO COM sanduíche de mortadela: INDUSTRIALIZADA, FEITA DE PARTES MECANICAMENTE SEPARADAS DE AVES, BOVINOS E SUÍNOS + INS 451, 452i, 316, 250 ETC... EIS AÍ A "OPÇÃO PREFERENCIAL PELOS POBRES" DO PT E DA TL - TODOS "IGUAIS"! .