• Percival Puggina
  • 14/02/2018
  • Compartilhe:

COXINHAS VENEZUELANOS FOGEM DO PARAÍSO SOCIALISTA

 

“A culpa por nosso país estar assim é nossa. Nós permitimos que fizessem o que quisessem com o nosso país. Os valores acabaram”.

As imagens do êxodo venezuelano para o Brasil não deixam dúvidas. Também corroboram minha convicção os relatos pessoais colhidos entre os retirantes que já fazem da capital de Roraima, Boa Vista, uma metrópole bilíngue onde mais de 10% da população se esforça para aprender português. Estamos falando de 40 mil “coxinhas”, inconformados com o “sucesso” do comunismo que vem sendo implantado em seu belo e rico país pelas mãos dos crescentemente brutais governos chavistas. Dormem nas praças, compactam-se às dezenas nos dormitórios, têm fome.

A professora Marjorie González, autora da declaração transcrita acima, exagerou um pouco a responsabilidade desse povo. Acertou inteiramente quanto ao que aconteceu com os valores morais nos estágios que deram gradualismo ao golpe comunista. Acertou quando referiu a tolerância indispensável ao sucesso da empreitada chavista. Mas não me parece adequado culpar o povo quando o modelo político favorece tanto a vida eleitoral de demagogos e populistas.

esse particular são incorrigíveis, no médio prazo, as fragilidades da América Ibérica, com suas péssimas instituições. Nos últimos cem anos, uma lastimável trajetória foi empilhando os malefícios do caudilhismo, do coronelismo, do populismo, até chegar, no Brasil, ao coronelismo de Estado, esquerdista e ladravaz; e, na Venezuela, ao comunismo chavista, que encontrou em Maduro sua pior versão. Quando mais precisávamos de seriedade e correção de propósitos, a desgraça socialista nos chega em forma de messianismo, com tipos como Chávez e Maduro na Venezuela. E com Lula no Brasil.

Pelas minhas contas, a Venezuela é o 39º país a afundar na miséria tentando implantar um regime comunista. Não há relato de sucesso. Nenhuma democracia. Nenhuma economia que se sustente. Assim como o Ibis Sport Club é o “pior time de futebol do mundo”, o comunismo é o Ibis dos regimes políticos. Dos que ficaram submetidos a essa experiência, apenas Cuba, Coreia do Norte, China, Vietnã e Laos ainda não conseguiram sacudir os grilhões do Estado totalitário, embora os três últimos estejam abrindo suas economias. Entre os outros 34 não se registra caso de reincidência. Nenhum chamou os comunistas de volta. As pessoas aprenderam que quando as vacas passam à propriedade do Estado, tornando-se servidoras públicas, deixam de produzir leite. Perceberam que, por um mistério da genética animal, a carne de gado estatal vira gororoba de soja. Descobriram que, num efeito de prestidigitação, enlatados e embutidos saem das prateleiras do comércio e reaparecem nas geladeiras e despensas da nomenclatura. Viram, em toda parte, as vitrines se esvaziarem e o bem estar sair da vida das pessoas, mudar de substância e aparecer impresso em outdoor do governo.

O êxodo dos venezuelanos vem em boa hora. O ano é eleitoral e não há palavras mais convincentes do que o exemplo, em desespero, entrando pela nossa porta sem pedir licença. Há no Brasil microfones, canais de TV, emissoras, comunicadores, púlpitos, políticos, fundações internacionais a serviço das mesmas causas que empurraram a Venezuela para o abismo.

 

Nota do autor: Estou ultimando uma segunda edição ampliada e atualizada de “Cuba, a tragédia da utopia”. Ela estará disponível nos próximos meses.

_______________________________
* Percival Puggina (73), membro da Academia Rio-Grandense de Letras, é arquiteto, empresário e escritor e titular do site www.puggina.org, colunista de dezenas de jornais e sites no país. Autor de Crônicas contra o totalitarismo; Cuba, a tragédia da utopia; Pombas e Gaviões; A tomada do Brasil. Integrante do grupo Pensar+.

 


francisco -   15/02/2018 22:08:59

Brilhante mestre Puggina! saudade das reuniões de terças feiras

Luís -   15/02/2018 13:48:12

A imprensa tem um papel fundamental nesse processo, uma vez que está repleta de jornalistas esquerdistas e suas pautas com evidente viés ideológico ... Tome-se o caso dos grandes veículos de comunicação: adotaram, sem nenhum pudor, a famigerada estratégia de focar boa parte de suas matérias em conteúdos locais e regionais o que, na minha opinião, estreita a visão de mundo ao não mostrar a realidade de países desenvolvidos. Isso impede que os cidadãos brasileiros vejam exemplos do que deu certo e exijam o mesmo para o seu país, como convém à elite feudal que condena o Brasil ao atraso. Durante o carnaval foi impossível ligar o rádio ou a TV ( até mesmo fechada ), pois só se falava em carnaval, com o claro objetivo de alienar a patuleia e promover o efeito manada como, também, convém à elite feudal que condena o Brasil ao atraso. O futebol é outro grande instrumento de alienação dos brasileiros. Como exemplo, cito as emissoras de maior audiência no rádio do RS. No horário do meio-dia e após as 17h30, por exemplo, só se ouvirá futebol. O mesmo acontece durante os finais de semana: futebol o tempo todo, nada de economia, nada de política, nada de nada. São capazes de discutir até ( exaustivamente e numa hipérbole ) a temperatura média do pum de um jogador de futebol da quarta divisão do Acre !

Isac -   15/02/2018 10:49:58

..."“A culpa por nosso país estar assim é nossa. Nós permitimos que fizessem o que quisessem com o nosso país. Os valores acabaram”. Sabem que possuem toda razão, pois onde o Senhor Deus é rejeitado, o diabo toma conta? Havia na Venezuela tempos atrás um costume gravíssimo de muitas familias começarem a preparar suas filhas para serem futuras "misses" e varios anos atrás, a Venezuela era campeã mundial... Porém, deram trelas ao diabo e ele trouxe o comunismo, seu filho dileto! "Pois quem semeia para a sua carne, da carne colherá ruína; mas quem semeia para o Espírito, do Espírito colherá a vida eterna" Gl 6,8. Aliás, por detrás da imigração forçada dos venezuelanos ao Brasil está a sucia do PT, do corsario Lula e seu partido-bando criminoso, que tanto apoio deu aos comunistas que arrasaram aquela nação e fizeram dela um campo de miseraveis, de menos para os beneficiarios da mafia do Maduro. Também, enquadram-se nesse pacote de malvadezas as esquerdistas TL-CNBB + grandes seitas protestantes, caso da IURD-PRB, conjuntamento traindo o Brasil, pois deveriam estar em fronts opostos e batendo-se contra os marxistas; ao contrario, os encontros cordiais aos sorrisos entre si quando os comunistas estavam em apuros mais se pareceriam de confraternização entre velhos amigos, desde o vermelho D Hélder Camara, o adorado pelas falanges vermelhas! E o Brasil que essas pestes acima e de sua tropa de muares foi vítima e enfraquecido, agora ainda é surripiado em mais para salvar problemas que essas pragas comunistas arranjaram igualmente por meio de seu ex capacho, o oportunista, base de aluguel e sanguessuga PMDB!

Genaro Faria -   15/02/2018 03:18:38

Os comunistas vão botar a culpa pelo desastre econômico e social da Venezuela nas sanções impostas pelo governo americano. Se não houvesse tanta gente com nível de inteligência das amebas, há muito que o comunismo estaria reduzido a múmia ideológica e seria tão irrelevante quanto o nazismo, que subsiste, ainda, na cabeça de um punhado de birutas skin reads. Mas esse contingente de cretinos comunistas mentem e levam a sério a mentira que criam, como "eleição sem Lula é golpe". Proíbam-se as urnas eletrônicas desacreditas pela imensa maioria dos brasileiros e os comunistas sairão com outro slogan: ELEIÇÃO SEM FRAUDE É GOLPE. Lula não é tão honesto e inocente quanto um bebê de colo para eles?

Ismael de Oliveiira Façanha -   14/02/2018 19:42:45

Que se danem os venezuelanos. Maduro está mandando seus miseráveis inúteis para um país que já está FAVELIZADO, o nosso; o governo federal bonzinho, inspirado nos "direitos humanos à la Mamãe Dolores", vai engrossar as periferias com futuros marginalizados. Agora vamos ser incomodados em duas línguas! Quem vai pagar a conta? O deficit da Previdência? Esses migrantes não são "coxinhas", não são classe media, são favelados. De qualquer maneira o Brasil não precisa deles, já temos muita gente hipossuficiente socada nos barracos das periferias.

Luiz R. Vilela -   14/02/2018 18:37:06

É o que acontece com estatização dos meios de produção. Ao ser tornar propriedade do estado, tira do indivíduo a vontade de progredir, todos passam a ser "funcionários públicos", com muitos direitos e pouco deveres. Os socialistascomunistas só o são, por não conseguirem ser capitalistas, vão atras das riquezas, através do estado, que se torna o patrão de todos e eles passam a gerir a coisa pública, com se privada fosse.( No literal e no figurado). O PT e penduricalhos fizeram exatamente o que o Maduro faz na Venezuela, só que por cá, não tiveram o respaldo das forças armadas, para lhes garantir o pode e a ditadura. O petismo não mais fala em paraíso socialista, esta é preocupado com a liberdade do lula e o próprio desaparecimento como partido político. Se o lula passar a ver a quadratura do astro rei, ao surgir no horizonte, o PT se tornará apenas um fantasma.

Luis Manoel Siqueira -   14/02/2018 18:04:17

Mestre, aqui no Recife o Ibis é respeitado como tal: O pior do mundo. E é querido. Perde todas honestamente. Arranje outra coisa para comparar com a desgraça do comunismo!

Dalton Catunda Rocha -   14/02/2018 18:00:35

Este palhaço e tiranete chamado Nicolau Maduro, que outrora tinha milhões de admiradores, usa o velho truque da absoluta demagogia e nacionalismo, para tentar esconder o quanto ele, Maduro é um decadente e um debilóide. Aos que ainda sejam, admiradores deste cabeça oca chamado Nicolau Maduro e, estejam preocupados com a vida deste imbecil, eu aviso logo uma coisa. Que todo ditador que tenha fortunas roubadas no exterior, sempre foge, sem nada chamável de luta. Eu que nasci em 1970, já vi as quedas de podre de vários ditadores que, tinham fortunas roubadas e depositadas no exterior. E para lá fugiram, sem nada chamável de luta. Vou citar os que eu me lembro, desde que estava no fim da minha infância: Idi Amin (Uganda - 1979), Xá do Irã(Irã -1979), Baby Doc (Haiti- 1986), Ferdinand Marcos (Filipinas - 1986), etc. Se Maduro vai morrer no exílio como Idi Amin, Xá do Irã e Baby Doc ou vai fracassar na fuga e será eliminado, pela sua corrupção e roubalheira, como Nicolae Ceasescu (Romênia 1918 – 1989) e Muammar Gaddafi (Líbia 1942 – 2011) já o foram, só o tempo dirá. Prefiro a segunda alternativa, pois ela representará, uma verdadeira justiça. Em resumo: Maduro cairá de podre. Questão de meses. Há quase 100 anos atrás, o escritor português Fernando Pessoa (1888 – 1935) escreveu: "O comunismo não é um sistema: é um dogmatismo sem sistema — o dogmatismo informe da brutalidade e da dissolução. Se o que há de lixo moral e mental em todos os cérebros pudesse ser varrido e reunido, e com ele se formar uma figura gigantesca, tal seria a figura do comunismo, inimigo supremo da liberdade e da humanidade, como o é tudo quanto dorme nos baixos instintos que se escondem em cada um de nós." > http://conservadores.com.br/o-anticomunismo-de-fernando-pessoa/ “Quais são as pessoas que curtem a esquerda e, em espécie, o comunismo?” Geralmente os fracassados, aqueles que nunca iriam conseguir chegar onde sonhavam sem a ajuda de uma corrente política que precisa de acólitos.” > https://subversivoxxi.blogspot.com.br/2017/07/os-crimes-de-stalin-trajetoria.html "Porém o suprassumo da cretinice é contestar a fidelidade de Lula ao comunismo mediante a alegação de que é um larápio, um corrupto. Qual grande líder comunista não o foi? Qual não viver como um nababo enquanto seu povo comia ratos? Qual partido comunista subiu ao poder sem propinas, sem desvio de dinheiro público, sem negócios escusos, sem roubo e chantagem?" > http://www.dcomercio.com.br/categoria/opiniao/el_mayor