• Percival Puggina
  • 13/04/2015
  • Compartilhe:

CONFESSO QUE CHOREI

 Domingo, quando entrei no carro, no final da passeata, chorei convulsivamente, como há muito tempo não fazia. Sim, eu estava sensibilizado pelas muitas e generosas manifestações de carinho que recebi ao longo da tarde, traduzidas em gestos, abraços e fotos com amigos. Mas, principalmente, chorei de felicidade por ver, pela segunda vez, em menos de trinta dias, o meu Brasil diferente. Vi o meu país como sempre quis que ele fosse. Democrático, alegre, mas intransigente com a criminalidade instalada no poder. Antes aos meus 70 anos do que nunca!

Agora, já posso dizer que vi. Vi nossa gente clamando por um país decente. Vi, Brasil afora, milhões saírem de casa para dizer basta! Chega! Já foram longe de mais! Ponham-se no olho da rua, malfeitores!

Os que se acreditavam senhores da Nação, jamais conseguiram mobilizações semelhantes, mesmo que a peso de ouro, mesmo contratando celebridades e promovendo shows, pagando diária, transporte e alimentação.

Por duas vezes, neste mesmo período, tentaram se contrapor e não tiveram eco. Pagaram mico, deram vexame. É difícil reunir fiéis à infidelidade.

O Brasil está atravessando o mar vermelho. O PT está acossado, o petismo acuado pelos próprios pecados, pelos próprios fantasmas.

O PT fez o diabo? Ou foi o diabo que fez o PT?

O que sim sei, e com isso respondo uma pergunta que circulava entre os manifestantes de domingo: essa casa vai cair? Vai, pela irresistível força da gravidade, quando as estruturas de sustentação entram em colapso. E a base do governo está em franca decomposição.

Esse governo não tem como chegar ao fim. Além disso, que Constituição seria essa nossa se servisse para proteger uma quadrilha no poder e não para proteger o povo dessa quadrilha?


______________
* Percival Puggina (70), membro da Academia Rio-Grandense de Letras, é arquiteto, empresário e escritor e titular do site www.puggina.org, colunista de Zero Hora e de dezenas de jornais e sites no país, autor de Crônicas contra o totalitarismo; Cuba, a tragédia da utopia e Pombas e Gaviões, integrante do grupo Pensar+.

 


valter de oliveira -   20/04/2015 14:00:55

Meu caro Puggina Fiquei muito feliz ao ver as manifestações de carinho dadas a você pelo povo gaúcho. Comoveram-me também as tuas lágrimas. Elas fizeram-me lembrar do timbira em I-Juca Pirama, do jovem que parecia fraco mas era um bravo, como o pai reconheceu depois: O guerreiro parou, caiu nos braços Do velho pai, que o cinge contra o peito, Com lágrimas de júbilo bradando: "Este, sim, que é meu filho muito amado! "E pois que o acho enfim, qual sempre o tive, "Corram livres as lágrimas que choro, "Estas lágrimas, sim, que não desonram." Suas lágrimas são de um homem de bem, caro Puggina. Elas honram a todos nós. Grande e cordial abraço.

Nelson Carvalho -   19/04/2015 14:55:46

Lamentei dos organizadores apenas a postura contrária à intervenção constitucional militar que, tal como o "impeachement", trata-se de um remédio constitucional de defesa contra regimes autoritários e anti-democráticos, como é o que temos aí hoje. De resto é quem vai matando o PT ao longo desse seu ocaso político.

Data Venia -   15/04/2015 04:06:50

A indicação de Luiz Edson Fachin para o STF mostra que o projeto criminoso de poder do PT continua intacto. No entanto, Álvaro Dias (PSDB-PR) manifesta apoio a este jurista esquerdopata pelo simples fato de ser paranaense. Sabem quem também gosta do tal Fachin ? João Pedro Stédile do MST. É o fim do mundo! Será que o PSDB vai esperar que expoentes da oposição comecem a ser presos, como acontece na Venezuela, para se convencer que os petistas são INIMIGOS da democracia ? http://www.alvarodias.com.br/2015/04/alvaro-dias-manifesta-apoio-a-indicacao-de-luiz-edson-fachin-para-a-vaga-do-stf/

paulo de carvalho filho -   15/04/2015 00:16:22

Puggina, eu estive lá no Parcão novamente, acredito que a chuva forte antes da manifestação atrapalhou um pouco, mas os organizadores foram espertos e seguraram um pouco a saída da marcha para que mais pessoas chegassem, e confesso que no meio daquele povo a gente perde a noção de quantidade, mas me pareceu o mesmo público do dia 15, tive a mesma sensação que o Colombo Mendes descreveu em: http://www.midiasemmascara.org/mediawatch/outros/15769-12-de-abril-a-verdadeira-manchete-sobre-os-protestos-contra-o-pt.html. Não sei se a presidanta vai cair, porque isso vai depender sobretudo do PMDB que é unha e carne com o partido petralha, mas eu tenho certeza que o importante mesmo é essa tomada de espaço, tanto nas ruas como na internet, nas rodas de amigos, nas escolas, no trabalho, só restanto para esses vagabundos, a mídia chapa branca comprada a peso de ouro. Essa Caravana para Brasília em ônibus sugerida em um comentário abaixo é uma idéia muito boa, tem uns malucos querendo fazer uma marcha a pé, aí é tiro no pé. Outra coisa que já deve entrar urgente na pauta das reivindicações é a substituição dessas urnas eletrônicas ou que elas possam oferecer o seu voto impresso depositados em urnas lacradas, para no mínimo, serem abertas em uma auditoria.

Gustavo Pereira dos Santos -   14/04/2015 22:22:43

Confesso que li ontem, balancei e só consegui comentar hoje. A sensação do dever cumprido é uma dádiva divina; o reconhecimento dos seus pares, uma consequência natural. God save Dr. Percival. Um abraço, Gustavo.

Leonardo Vieira da Silva -   14/04/2015 18:06:22

Vejam como pintam o MST e o PT: "Desde o início destes esforços, a sociedade civil do Brasil permaneceu autónoma em relação aos partidos políticos, tendo fomentado um conjunto de instituições e processos participativos que têm influência na política pública e responsabilizam o aparelho do Estado pelos resultados locais. No âmbito do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra do Brasil, ou MST, as cooperativas organizaram comunidades em terras expropriadas para cerca de um milhão de famílias, com centenas de escolas construídas pelo MST e permitindo que dezenas de milhar de pessoas aprendessem a ler e a escrever.105 O apoio do MST foi essencial para colocar o Partido dos Trabalhadores no poder, em 2002, o que conduziu a um maior investimento nos serviços básicos e nas transferências de rendimento e expandiu o acesso à educação". Esse trecho foi retirado do Relatório do Desenvolvimento Humano 2014 da ONU. Difícil de acreditar? Basta dar uma olhada na página 108 do referido relatório. Observem que até a ONU se esforça pra esconder o plano de poder do PT disfarçado de justiça social e democracia bem como faz a publicidade do MST como se fosse um grupo ordeiro, pacífico e comprometido com a reforma agrária, quando todos nós sabemos que invadem, destroem, ameaçam e são a ponta de lança do plano socialista para o BRASIL. Leiam esse tal relatório e tirem suas próprias conclusões: http://www.pnud.org.br/arquivos/RDH2014pt.pdf

Marcelo Lemes -   14/04/2015 17:49:29

É isso mesmo Pugguna, Esse governo vai cair como tudo que faz parte dele, tudo ao mesmo tempo. Vamos derrubar as estruturas que foram criadas na base da corrupção e mentiras. Isso será muito fácil... Para isso precisamos orientar e treinar bem as pessoas que vão ocupar os lugares que hoje eles ocupam. Com fé chegaremos lá!

Odilon Rocha -   14/04/2015 13:42:32

Parabéns, caro Professor! As suas lágrimas são legítimas e expressam sinceridade. Não aquelas de quem chorou - por que chorou? - no enterro de um político pernambucano, sacrificado. Não aquelas de quem quis dizer que agora os oprimidos tinham chegado ao poder, fundando falsas classes. Não aquelas de quem mentiu e mente a rodo, fingindo ser honesto, porque defende os pobres. Não aquelas de quem quis mostrar-se emocionado, esfregando as mãos com o petróleo - nosso ou deles? - , em estado extático porque antevendo lucros e dividendos, situação idêntica para com a Copa. Não aquelas dos que hoje, arrogantemente, se dizem os novos fundadores do "Brasil Maravilha" - para eles! -, agora em frangalhos. Por isso, nao choram! Vampiros são assim. Como é bom sabermos que não precisamos chorar assim, de modo tão canalha! Não querendo estragar o que o senhor escreveu, creio que a casa vai cair, sim, vai, mas muito, muito lentamente, como tudo no Brasil. Obrigado por seus artigos; obrigado por nos ajudar a pensar e enxergar melhor, diante de tanta empulhação.

Data Venia -   14/04/2015 04:55:43

Troquem a marcha para Brasília (totalmente fora da realidade) pela Caravana Democrática. Aluguem ônibus de turismo em todos os locais onde o Movimento Brasil Livre e o Vem Pra Rua atuam e levem gente do Brasil inteiro para protestar na capital do país. Marquem pontos de encontro e formem vários comboios. Se cada um pagar a passagem, o custo vai ser zero para o MBL e VPR. De cada cidade onde houve protesto ontem partiria pelo menos um ônibus. Já seria uma frota de 450. Mas tenho certeza que se for bem organizada e divulgada, a Caravana Democrática pode levar mais de 1000! Seriam quase 50 mil pessoas representando os brasileiros de todas as partes do país. Se desejam entrar a pé em Brasília, a multidão se concentraria a, digamos, dois quilômetros da cidade e faria a marcha em direção ao Congresso. A MARCHA SERIA A ÚLTIMA ETAPA DA CARAVANA. Assim pode dar certo. Os ônibus deveriam ser decorados com a bandeira do Brasil e do estado de origem. Quem deveria ir à frente na marcha seriam 26 porta-bandeiras (13 homens e 13 mulheres de todas as raças, idades e todos os estados). Cada pessoa carregaria a bandeira de seu estado. Para ser democrática, a seleção deveria ser feita por sorteio. Obviamente, o governo federal vai tentar atrapalhar a Caravana, usando a Polícia Rodoviária Federal, por exemplo, ou militontos. É preciso pedir o apoio de deputados federais e senadores da oposição para garantir que todos os ônibus cheguem nas proximidades de Brasília na data marcada. Levem jornalistas para fazer a cobertura da viagem e coloquem o material na internet (diário da Caravana). Talvez fosse interessante, também, fazer um documentário. Cada comboio deveria ser acompanhado por uma van com o pessoal do MBL e do VPR. Se você gostou da ideia, entre no site abaixo e peça ao pessoal do Movimento Brasil Livre que estude a viabilidade da mesma. Caso tenha alguma sugestão para torná-la melhor, compartilhe. http://www.marchapelaliberdade.com

sanseverina -   13/04/2015 22:36:44

Apesar da cobertura canhestra das TVs e jornais de rabo preso que enfatizaram a quantidade menor de manifestantes como se esse fosse o dado principal do domingo 12/04, o recado explícito FORA DILMA FORA PT FORA LULA e sua conexão CORRUPTA foi dado ao governo petista. A oposição oficial representada pelo PSDB, DEM e mais um ou outro partido, entretanto, permaneceu na moita; Aécio usou o twitter e artigo de jornal para solidarizar-se, mas sem se comprometer no corpo a corpo tanto quanto outros líderes de São Paulo, como Serra e Aluizio Nunes. E o PSDB, por acaso, é oposição ou é uma espécie de pedestal do partido sindicalista, marxistas retardados que são, ainda atrelados à balela da ditadura do proletariado sob a batuta uspiana de FHC? Precisamos dessa gente oportunista? Talvez ainda seja o caminho possível à falta de maior organização da sociedade em novo partido político sem o fisiologismo dos que aí estão. Mas NÃO precisamos de, NEM queremos SALVADORES DA PÁTRIA! Já não nos bastou, como hoje a maioria constata, um boquirroto analfabeto, super esperto e completamente amoral? É PRECISO SER MAIS RACIONAL, não se deixar seduzir pelos discursos inflamados, “pobres contra ricos, nós contra eles, contra a zelite de olho azul...” mas vazios e mal intencionados na busca do enriquecimento pessoal e do grupo através da perpetuação de um Poder ideologicamente comprometido com Cuba e esse tal de bolivarianismo, abusando da boa-fé dos ingênuos e da inteligência dos cidadãos esclarecidos. Para qualquer um que agora apareça querendo ocupar o vácuo, toda cautela: ACREDITAR, DESCONFIANDO.

sanseverina -   13/04/2015 22:36:43

Apesar da cobertura canhestra das TVs e jornais de rabo preso que enfatizaram a quantidade menor de manifestantes como se esse fosse o dado principal do domingo 12/04, o recado explícito FORA DILMA FORA PT FORA LULA e sua conexão CORRUPTA foi dado ao governo petista. A oposição oficial representada pelo PSDB, DEM e mais um ou outro partido, entretanto, permaneceu na moita; Aécio usou o twitter e artigo de jornal para solidarizar-se, mas sem se comprometer no corpo a corpo tanto quanto outros líderes de São Paulo, como Serra e Aluizio Nunes. E o PSDB, por acaso, é oposição ou é uma espécie de pedestal do partido sindicalista, marxistas retardados que são, ainda atrelados à balela da ditadura do proletariado sob a batuta uspiana de FHC? Precisamos dessa gente oportunista? Talvez ainda seja o caminho possível à falta de maior organização da sociedade em novo partido político sem o fisiologismo dos que aí estão. Mas NÃO precisamos de, NEM queremos SALVADORES DA PÁTRIA! Já não nos bastou, como hoje a maioria constata, um boquirroto analfabeto, super esperto e completamente amoral? É PRECISO SER MAIS RACIONAL, não se deixar seduzir pelos discursos inflamados, “pobres contra ricos, nós contra eles, contra a zelite de olho azul...” mas vazios e mal intencionados na busca do enriquecimento pessoal e do grupo através da perpetuação de um Poder ideologicamente comprometido com Cuba e esse tal de bolivarianismo, abusando da boa-fé dos ingênuos e da inteligência dos cidadãos esclarecidos. Para qualquer um que agora apareça querendo ocupar o vácuo, toda cautela: ACREDITAR, DESCONFIANDO.

Cláudio Lopes Oliveira -   13/04/2015 19:27:51

Muito bem escrito ... ... ... Porém ... ... Só isso ... ...

RICARDO MORIYA SOARES -   13/04/2015 19:02:10

Parabéns por mais um excepcional texto, Mestre!

Marcelo A. Pires -   13/04/2015 18:37:12

Tenha certeza, grande Patriota Percival, apesar de todas as manifestações de carinho e reconhecimento... merecedoras è claro! O verdadeiro Povo Brasileiro ainda lhe tem um dívida eterna, Obrigado Professor Percival.

Adilson/RN -   13/04/2015 18:25:11

Compartilhando o pensamento do sr. Genaro,inclusive acabamos de passar pelo pesach então analogia realmente muito oportuna, quero deixar minha opinião: Quando o prof. Olavo de Carvalho (vulgo,sarça ardendo no deserto) disse “É o fim da nova república”, desde que este país virou república, que estamos ás bananas, então por que não consertar este erro e lutarmos não pelo impechment mas pela volta da monarquia parlamentarista, nosso Moíses pode e deve ser o Chefe da Casa Imperial do Brasil D. Luiz de Orleans e Bragança. Homem que não se vendeu (por pensão do governo ou herança) para ter a vida em favor do Brasil alem e principalmente de manter os ideais cristãos. Um dos títulos do monarca é Defensor do Brasil, pesquisem, a monarquia foi excelente para o Brasil, e para provar de forma bem simplória basta perguntar para qualquer político o que ele acha, todos vão dizer que é uma bobagem, que não dá, que o poder é do povo, etc... ou seja se os políticos são contra é porque é bom pra o Brasil e ruim para a classe deles, simples assim. O país só tem a ganhar com a volta da monarquia. Pensem e estudem sobre o assunto, vocês também se convenceram disso como eu.

Zaqueu -   13/04/2015 16:53:32

Um aspecto muito bonito das manifestações foi o mar de cores verde-amarelas. O vermelho com foice e martelo não apareceu para contaminar tons nacionais, ao contrário do que se tem visto em manifestações programdas pelo exéricito comandado por Lula. É muito comovente ver a elegria do povo livre e alegre se manifestando a favor da Democracia. O PT fez o diabo ou o diabo fez o PT? Ambos estão incorpotados em uma só entidade. Aliás, pode-se dizer, com certeza, que aquilo não é um demônio, é uma legião. Que a fé em Deus, pelas bênçãos e preces de São Bento livre o Brasil desse mal. Amém.

Marcos TC -   13/04/2015 16:10:43

Só grandes HOMENS, conseguem chorar ao receber carinho e reconhecimento ao que foi e ao que é. Parabéns pela possibilidade de ter chorado por essa alegria de ser quem és.

Genaro Faria -   13/04/2015 13:11:39

"O Brasil está atravessando o mar vermelho." Que bela metáfora, Puggina, para essa portentosa manifestação de um povo que abomina a escravidão! E faz essa nossa Pessach verde e amarela. Falta-nos um Moisés, todavia. Que Deus o suscite. Porque o faraó tem um grande poder nas mãos. Não lhe faltam milícias, regulares e mercenárias, e uma altamente solerte confraria de sacerdotes que cultuam o bezerro de ouro nos templos . E enganam os mais simplórios e sofridos trabalhadores. Para uma travessia vitoriosa, nós precisamos que alguém que pretenda ser um "homem público" aprenda, de repente, a ser mestre da política como instrumento de realização dos anseios da população. Rezemos com S. Bento para afastar esses dragões do poder: Crux sacra sit mihi lux - (A cruz sagrada seja minha luz) Non draco sit mihi dux - (Não seja o dragão meu guia) Vade retro satanás - (Vá-se embora, satanás) Nunquam suade mihi vana - (Não me aconselhes coisas vãs) Sunt mala quae libas - (São do mal o que me ofereces) Ipse venena bibas - (Beba tu mesmo o teu veneno.)

Clécia -   13/04/2015 12:31:43

Parabéns pela coragem em defender a democracia, em não se calar diante dos desmandos, em ir para a rua junto com o povo. Precisamos de mais homens e mulheres como você. Todo o reconhecimento que recebeu nas ruas é fruto desse trabalho de conscientização do povo. De não esmorecer, dia após dia! Continue sempre, não desanime! Precisamos da voz de pessoas como você para não perder o ânimo!