• Percival Puggina
  • 01/05/2023
  • Compartilhe:

Censura, filha preferida da mentira

 

Percival Puggina      

      Querem que nos habituemos a dobrar a espinha de modo silencioso e a rastejar reverências a nossos algozes. Já deixaram claro a que vêm. Aprendemos na experiência da vida que não desistem de seus objetivos e se valem de todas as tretas e mutretas para alcançá-los. Até a chacina de Blumenau serviu para justificar o injustificável, como, por exemplo, a imposição de meios de censura na Internet... De outro lado, conservadores e liberais – enquanto podem proclamar que “têm mais o que fazer” – se resignam facilmente aos maus tratos do Estado. Até não terem mais o que fazer porque a rota percorrida termina em inevitável sorvedouro onde tantas nações já se precipitaram.

O PL da Censura é a estampa de seus proponentes e defensores: profissionais do ardil, da arrogância, do estatismo, do liberticídio, do autoritarismo e da criação de narrativas. É sempre a mentira que necessita impor silêncio à Verdade, sua antagonista natural. A Verdade se impõe sempre que lhe permitem contrapor-se à sua predadora natural. Por isso, a censura trata de impor seus motivos. Eles não são razões da razão, nem do bem, nem da justiça, nem da moral.

Criatura da invencionice legislativa do ano de 2020, o projeto ganhou vida assim que o desastre eleitoral de 2022 chegou ao clímax do dia 1º de janeiro deste ano. Já então, a experiência dos meses anteriores mostrava onde se travaria a luta política e evidenciou o quanto era conveniente inibir o protagonismo da sociedade em questões políticas. Para os donos do Brasil, cidadão, eleitor, é sujeito que aperta silencioso e discreto o teclado da urna. O resto é para os profissionais.

E o mal parido projeto ganhou força, tornou-se urgente. Urgentíssimo. Os novos senhores do Brasil entendem que opinião é regalia de quem pode. O povo, fala no teclado da urna, a cada quatro anos. A partir daí, o silêncio é seu melhor e mais prudente conselheiro.

Nestas últimas horas do dia 1º de maio, escrevo sem saber por quanto tempo isso será tolerado. Penso, então, nos omissos de outubro do ano passado. Agiram naquela eleição como se não estivessem embarcados no navio que se precipitava para o sorvedouro. Fico me interrogando se, agora, a realidade ainda lhes chega. Haverá alguma janela, naquele universo paralelo desde o qual as decisões eleitorais do ano passado não lhes impuseram qualquer responsabilidade moral ou cívica?

Na história dos povos, a censura foi, sempre, exigência da mentira, ou da mistificação, ou de males ainda maiores. Por isso, quando a madrugada se aproxima, ergo o pensamento para Jesus – Ele mesmo Caminho, Verdade e Vida – rogando que vele pela nação brasileira e não se instale, aqui, o primado da mentira, eterna predadora da Verdade.  

Percival Puggina (78), membro da Academia Rio-Grandense de Letras, é arquiteto, empresário e escritor e titular do site Liberais e Conservadores (www.puggina.org), colunista de dezenas de jornais e sites no país. Autor de Crônicas contra o totalitarismo; Cuba, a tragédia da utopia; Pombas e Gaviões; A Tomada do Brasil. Integrante do grupo Pensar+.

 

        

 


José Hilcerio Campos de Abreu -   03/05/2023 16:58:22

O projeto da CENSURA está momentaneamente inviabilizado. Depois de ler a matéria, compartilhe por favor: https://politicatipica.com.br/censura-filha-preferida-da-mentira/

Décio Antônio Damin -   03/05/2023 16:15:41

Se escolheu mal ou não escolheu nenhum, é um assunto superado pelo resultado das eleições...! A Verdade é absoluta....,mas as maneiras de interpretar aquilo que está posto é que propicia a manutenção de grupos que, assim, se tornam beligerantes inconciliáveis...! E isso é preocupante, prejudicial ao país e prenúncio de um desfecho ruim...! Bom seria se todos usassem a inteligência para superar estas disputas violentas que, no momento, só dividem e transformá-las numa soma de objetivos comuns e construtivos...!

José Eduardo Foganholo -   03/05/2023 12:57:58

Triste, caro professor, é termos que rogar a Jesus para interferir no livre arbítrio dos maus, que estão no poder, e não sabem fazer uso dessa prerrogativa divina. Se julgam eternos, poderosos acumuladores de bens na Terra, reflexo do egoísmo, do orgulho e da vaidade. Mas, a morte dolorida que sofrerão será bálsamo às nossas dores e dos nossos entes queridos sentidas nos dias atuais! A Justiça Divina não falha!

Menelau Santos -   03/05/2023 06:57:09

O problema dos "democratas" da esquerda é que consideram "veneno" tudo que é opinião contrária. "Narciso acha feio o que não é espelho".

Flavio Mansur -   02/05/2023 23:15:31

Sob subterfúgios de impedir maldades, o PL quer instituir órgão de censura no governo, e cobrar valores a serem repassados para Glogo e assemelhados. E há gente com pouco espírito (pra não falar neurônios) que vê Bolsonaro em tudo, hehehe

André Ambrosio -   02/05/2023 18:14:23

Aposto eu que se eu discordar do seu discurso o meu comentário não será aprovado.

André Ambrosio Abramczuk -   02/05/2023 18:12:24

Eu acho que há exageros histéricos de ambas as partes. Se o objetivo é tirar de circulação o discurso do ódio, da apologia ao crime e aos preconceitos, por que essa grita toda? Os bolsonaristas querem continuar propagando seu veneno impunemente?

Dorival Barsanulfo Mocó -   02/05/2023 12:33:50

Inicio citando o inigualável Juca Chaves: - "a imprensa é muito séria, se você pagar eles até publicam a verdade". Caro Percival, de fácil escrita, lamentavelmente os opositores do bem e da verdade, detentores atual do poder, são mestres da dissimulação, da mentira, da hipocrisia, da falsidade, da maldade travestida em ódio do bem. São bestas aculturadas, incapazes de conviverem com o contraditório.

VITORIO PEROZZO -   02/05/2023 12:01:57

BOM DIA MEU AMIGO PUGGINA. EU REZO DE MANHÃ, TODOS OS DIAS, POR ESTA PÁTRIA AMADA. NESTAS ALTURAS ACHO QUE SÓ DEUS PARA NOS SALVAR. NÃO VEJO NEM UMA ATITUDE DO NOSSO PARLAMENTO QUE NOS DÊ ESPERANÇA. ABRAÇO

felipe luiz ribeiro daiello -   02/05/2023 11:29:00

Às barricadas?

MARCO ANTONIO GEIB -   02/05/2023 10:40:55

O QUE ESTÁ ACONTECENDO NO BRASIL LEVA A DOIS CAMINHOS A REAÇÃO FORTE DA SOCIEDADE CONTRA OS DESMANDOS DO GOVERNO AQUI INSTALADO.... PEDIR E DEIXA AS SOLUÇÕES NA MÃO DE DEUS !!! ABS

ARNALDO DUARTE DA CUNHA -   02/05/2023 09:38:02

Estimado Professor, Escritor e Colunista Puggina, Bom dia!!! Texto justo e perfeito!!! Pena que somente nós entendemos e compreendemos o que nele está escrito. Os opositores da Ordem e da Disciplina são também aculturados e semi analfabetos. Vejo que os meios de comunicações estão muitos interessados em continuar vendendo as notícias fantasiosas e manipuladas a bel prazer de seus editores, em detrimento da verdade e dos fatos. É amigo, já dizia o nosso já saudoso Juca Chaves: - a imprensa é muito séria, se você pagar eles até publicam a verdade!!! Um fraternal abraço daqui de Minas. Arnaldo Duarte

Leo Bones -   02/05/2023 09:23:11

Temos o Pai da mentira no poder, que foi tomado. O resto é consequência.

Maria Teresa Camisao Moreira da Silva -   02/05/2023 08:43:20

Perfeita colocação!!! Só nos resta mm Jesus p/impedir q o nosso país naufrague de vez. Parabéns!!!!

Sadraque S. Lima -   02/05/2023 08:34:03

Excelente professor Puggina. Todos deveriam saber que os maiores interessados nesse projeto macabro são os grandes conglomerados de jornais impressos e de emissoras de TV e rádio que não suportam mais a perda de audiência de receita. Tudo é uma questão de lucro, de dinheiro. Infelizmente a maioria do povo incauto acredita em narrativas de que é "para o nosso bem"

ELCIO EMILIO AFFONSO -   02/05/2023 08:17:36

Vocês falam em censura , se acabar as redes sociais , passa-se aos panfletos reuniões como era antigamente , mas aí como fazer né . Se esqueceram , por isso a esquerda está milhões de anos luz de vocês .abraços .

Sonia Hutterer -   02/05/2023 08:16:29

Em realidade, não creio que todos estamos nos dobrando ao sistema. Nossa mente, nossa consciência jamais se dobrará.

Regina Guimarães -   02/05/2023 07:53:47

Bom dia, professor. Ontem ao assistir à entrevista do Bolsonaro na Revista Oeste ouvi dele uma advertência para que os deputados chegassem bem cedo ao Congresso. Uau! Nem isso eles fazem. A gente sabe bem do descompromisso da maioria dos políticos com os seus eleitores e com o país, mas ouvir isso me levou de volta para a realidade, sem falsas esperanças. Recorro, como o senhor, à misericórdia divina para nos defender contra nossos inimigos.