• Percival Puggina
  • 23/01/2019
  • Compartilhe:

BOLSONARO EM DAVOS

 

“Os setores que nos criticam têm, na verdade, muito o que aprender conosco. Queremos governar pelo exemplo e que o mundo restabeleça a confiança que sempre teve em nós.” (Presidente Bolsonaro, em Davos)

 Quem esperava Bolsonaro lecionando Comércio Internacional e Ciência Política em Davos e manifesta frustração por ele não haver feito isso está em situação mais desfavorável do que a dele. Simplesmente desconhece a realidade. Dorme à margem dos fatos. Isso não chega a ser problema se for opinião de um cidadão comum à mesa do bar da esquina, ou de alguém convencido de que a carceragem da Polícia Federal de Curitiba hospeda um mártir da luta pela democracia e pela moralidade da gestão pública. No entanto, se a opinião negativa for emitida por quem se dedica a formar a opinião dos outros, bem, aí estamos perante um caso a cobrar adjetivos que não escrevo para que o leitor não imagine que estou invadindo a privacidade de seus pensamentos.

 O Brasil inteiro sabe que Jair Bolsonaro é um homem simples, embora sua formação possa ser até mesmo considerada sofisticada em comparação com a de Lula, por exemplo. A diferença entre ambos é a honestidade. Enquanto Bolsonaro não finge ser o que não é, Lula tem um caráter poliédrico, com uma face para cada circunstância. É capaz de ir a Davos e prometer que vai acabar com a fome no Brasil e no mundo, jurar que extinguiu a miséria e descrever o paraíso nacional enquanto o tiroteio corre solto nas cidades do país. A diferença entre Bolsonaro e Dilma é que enquanto esta pensa que sabe muito, mas pensa pouco e errado, ele tem consciência do que não sabe e, por isso, se cerca de pessoas que sabem muito.

Foram essas virtudes, que se erguem acima do saber humano, que colocaram o novo presidente em sintonia com a maior parte do eleitorado brasileiro. Foram elas, também, que o fizeram compor o governo menos político-partidário da nossa democracia. A prudência é uma característica das almas simples. Foram essas virtudes que o levaram a exaltar em seu discurso a companhia dos ministros Paulo Guedes, Sérgio Moro e Ernesto Araújo.

Não, Bolsonaro não é o rei do camarote. Li, há pouco, que, durante o voo, a bordo do avião presidencial, não quis usar a suíte e a cama reservada ao presidente. Ficou em uma poltrona, como os demais viajantes, porque “um comandante não abandona sua tropa; tem que dar o exemplo”. Aquela suíte e aquela cama eram assiduamente ocupadas pelo comandante Lula, o santo da carceragem de Curitiba, para folguedos extraconjugais a grande altitude, enquanto sua tropa, de tantos escândalos, já não se surpreendia. Assistiam de camarote as traquinagens do rei.

Em seu discurso, Bolsonaro foi polido e afirmativo. Deu as grandes diretrizes do que fará, falou das reformas, expôs seus valores, afirmou que o Brasil é o país que mais preserva o meio ambiente no mundo. E faz isso malgrado a carência de recursos e à custa de uma menor produção de riqueza (quem mais assume tais sacrifícios?). Enfatizou a gigantesca obra educacional exigida pela realidade brasileira, assaltada pelos encolhedores de cabeças. Falou em Deus e em família. E quem não gostou vá assistir à Globo.

 

_______________________________
* Percival Puggina (74), membro da Academia Rio-Grandense de Letras, é arquiteto, empresário e escritor e titular do site www.puggina.org, colunista de dezenas de jornais e sites no país. Autor de Crônicas contra o totalitarismo; Cuba, a tragédia da utopia; Pombas e Gaviões; A Tomada do Brasil. Integrante do grupo Pensar+.

 


Luiz Guilherme Winther de Castro -   29/01/2019 12:36:12

Seus artigos são excelentes e vez ou outra são publicados no jornal diário Folha da Manhã, de Passos, MG. Moro em Carmo do Rio Claro,MG, sou assinante do jornal e também publico um texto aos domingos na coluna Dia a Dia, no caderno B do jornal. Este artigo repassarei para meus contatos, acredito que eu tenha a sua permissão já que é público e está na mídia. Não acredito em governo perfeito, pois são muitos os interesses em jogo e a política de rasteira jamais acabará, mas, tenho certeza que o presidente Bolsonaro será muito melhor que os anteriores. Será muito difícil consertar os estragos deixados pela raça anterior, mas, só o fato de nos dar esperanças para o futuro, já está de bom tamanho. Fosse o seu adversário o vencedor, estaríamos perdidos e o tal de Maduro também estaria feliz da vida. Abraços.

Rossini -   28/01/2019 21:14:51

"A diferença entre ambos é a honestidade. Enquanto Bolsonaro não finge ser o que não é, Lula tem um caráter poliédrico, com uma face para cada circunstância." !!! Depois do episódio em Davos, creio que o Bolsonaro não é mais um pedante no poder.

Cris -   27/01/2019 20:21:19

texto muito fraco como a fala do presidente em Davos

Helena -   27/01/2019 18:43:58

Na mosca Dr.Percival!!!!

marcelo lima barbeiro -   26/01/2019 18:22:39

Acho que quem tem problemas com um filho, sonha com o dia em que essa situação irá se reverter, pacientemente procurando acertar em tudo para que tudo dê certo. Convenhamos, a situação é caótica e não facil de endireitar, mas devemos dar crédito, apoio irrestrito e absorver alguns errinhos que possam ocorrer se a rota está certa e colaborar ao maximo para que dê mesmo. Somente o fato de vermos vontade e boas intenções já tranquiliza bastante, e críticas ficam para depois de um tempo suficiente para mostrar eficiência ou incapacidade.Ainda é cedo para isso.

Alfredo Perez R.dos Santos -   25/01/2019 21:16:10

Hoje me orgulho de termos um Presidente e uma primeira dama ao nivel do Brasil.

Sônia Maraiza do Nascimento Ferreira -   25/01/2019 20:42:07

Faço suas magníficas palavras! Suas ideias são as minhas,parabéns cada dia mais me orgulho de nosso presidente, suas atitudes,sua postura!,seu caráter!Nos estamos no caminho certo!

Michele -   25/01/2019 20:22:01

Uma análise sobre a performance do presidente no Fórum Mundial de Economia baseada em comparação com o antigo presidente, não queremos comparações, queremos ações melhores e que se porte e demonstre ser capaz de liderar um país atordoado e atolado em corrupção. Enquanto as pessoas se contentarem com as comparações, ficaremos nesse breu e afundados no conformismo

João Fernando Corio Di Buriasco -   25/01/2019 19:57:50

Parabéns sr. Puggina!

Ronaldo Rui Simonato -   25/01/2019 19:34:20

O seu comentário foi de uma lucidez incrível, o presidente foi objetivo e autêntico no seu discurso.

LIDIA MARINA SILVA PROENCA ASSIS DE MELO -   25/01/2019 17:58:37

Excelente texto! Parabéns!

Jaqueline -   25/01/2019 17:01:41

Parabéns Puggina, admirável texto!

João Vieira da Mota -   25/01/2019 16:53:51

Apoio totalmente as ações do ilustríssimo Presidente Jair Bolsonaro, e estou feliz por estarmos livres de uma grande organização criminosa comandada pelo bandidão LULA, e com infiltrações em todos os setores públicos do Brasil. Desejo que ele consiga através do seu mandato e com seus ministros realmente gerar empregos e melhorar verdadeiramente a situação da vida da população carente de nosso povo. Parabéns Presidente Jair Bolsonaro. 2019

Silvia -   25/01/2019 15:24:26

Perfeito seu comentário.. Os que criticam o Bolsonaro é pq estão contra o Brasil, simples assim..

Santiafo -   25/01/2019 13:12:47

O Bolsonaro é tão autêntico que chega a ser previsível cada palavra do discurso dele eu já previa ,mas é coisa maravilhosa saber de verdade que é seu presidente dee todas as qualidades de um líder autenticidade honestidade são inegociaveis .Excelente texto caro Puggina

Angela M D Silva -   25/01/2019 13:05:43

A capacidade de síntese (dizer muito falando pouco) é característica de espíritos nobres... acredito que seu texto exalta esta característica de nosso Presidente e também mostra que és dotado desta virtude! Parabéns Puggina

Verônica Lúcia -   25/01/2019 12:03:40

Excelente texto... Maravilhoso!!! Quisera eu conseguir expor minhas ideias desta forma tão esclarecedorado... Parabéns!!!!!

Cláudia -   25/01/2019 11:47:06

Bom dia a todos............li e sei o quanto acertamos em votar em nosso simples e precavido exmo. presidente Bolsonaro......obrigada pela suas palavras notórias sobre o quanto foi expressivo o discurso do presidente pela simplicidade e respeito a todos presentes e que é motivo de mais de 50.000.000 de brasileiros se orgulharem ...........Que nossa luta continue em prol do bem estar de todos nós.........e que um dia lembremos que o voto de cada um de nós mudou o rumo do nosso país....boa sorte a todos.

Margrid -   25/01/2019 11:07:59

Excelente texto Puggina!

Andressa -   25/01/2019 08:52:09

Parei de ler quando “a diferença entre eles [Bolsonaro e Lula] é a honestidade”. Na verdade essa é a maior semelhança, meu caro. A forma arrogante como se posiciona em relação aos que criticam o Presidente é vergonhosa. Nem todos que não apoiam o Bolsonaro são à favor do PT. A justificativa de vocês pelas ações dele sempre são falando da oposição. Fraquíssimos argumentos.

Jose -   25/01/2019 06:07:53

Aqui de Haifa ja nao escutava tanta claridez e otimismo. Parabens ao texto e ao discurso, ambos claros, suscintos e direto.

Regina S.L. Nascimento -   25/01/2019 02:35:23

Parabéns !!! Concordo com com vc em tudo !!! A verdade é filha do tempo ... diz um ditado italiano !!!

Dóris de Lima -   25/01/2019 02:09:51

Sr.Puggina, o Sr está de parabéns por nós presentar com esse texto Muitíssimo obrigada

Vanderlei Zanetti -   25/01/2019 02:05:22

Nenhum investidor, empresário, empreendedor e por aí vai aguenta ouvir discursos de mais de vinte minutos. Eu tenho experiência internacional e até hoje, com os meus mais de 70 anos ainda presto serviços para uma empresa, que viabiliza investimentos estrangeiros no Brasil. Já participei de comitivas governamentais do Brasil nos EUA e Europa, tendo inclusive participado na escrita de discursos de participantes. Esses discursos se passarem de 20 minutos não mais terão atenção do público. Precisam ir DIRETO AO ASSUNTO. Após o discurso, do Presidente ou Governador, que dá o tom, as diretrizes, as metas, enfim, o direcionamento do seu governo é que os ministros, Assessores delimitam para o público de investidores, empresários e empreendedores o que pretende o governo. E foi isso que o Bolsonaro fez. Os participantes do DAVOS puderam, em seguida, tratar com os ministros presentes todos os assuntos em pauta, tendo o NORTE que o presidente, anteriormente, deu. É isso aí, não existe a complexidade que todos imaginam e que a mídia apresenta. Tudo é muito simples. A mídia é que cria as fantasias.?

Adriana vanni -   25/01/2019 01:32:03

Excelente explanação!!! Nosso país tem muita gente boa querendo mudar e melhorar nossa nação !!estamos no caminho certo!!????

Iolanda Reis -   25/01/2019 01:25:25

Excelente MEU PRESIDENTE BOLSONARO.! Vá em FRENTE, pois estamos com você e continuaremos até o fim.

Luiz Mario Vago -   25/01/2019 01:12:45

Na linguagem popular, caro Puggina: tirou daqui. Parabéns. Cremos em dias melhores para o nosso povo.

Pedro Soares deetao Nascimento -   25/01/2019 00:56:10

...os resultados já estão aí para comprovar que nosso país está caminhando no rumo certo...o resto é esperar pra ver, e cada um de nós, cidadão de bem, vamos torcer, acreditar, colaborar e cobrar...

Michelline Lino Lins Percinio -   25/01/2019 00:41:08

Texto lúcido e maravilhoso!!!

Isabel -   25/01/2019 00:34:00

O melhor é mais completo comentário que vi até agora sobre Davos.Perfeito!!!

Rosedare -   25/01/2019 00:21:12

Brilhante!!! Se soubesse escrever, diria exatamente essas palavras!! Estou com o nosso Presidente!

sandra -   24/01/2019 23:45:35

Nadou de braçada, Pugina. Baita análise.

Maria Camargo -   24/01/2019 22:02:02

Eu tenho orgulho da escolha que fiz. O Presidente Jair Messias Bolsonaro, é digno de respeito, admiração. Pois é um exemplo a ser seguido. Não se iluda que a sua humildade e simplicidade,o torna manipulável. Está enganado.

Alexandre Gomes -   24/01/2019 22:00:31

Meus parabéns pelo excelente texto, mostrou justamente o Brasil que teremos para o futuro!! Viva Bolsonaro!! Parabéns para puggina!!!

Maria Jose -   24/01/2019 21:50:59

Gratificante ! Belo texto, fruto de proficiência e grande capacidade analítica

Nadia -   24/01/2019 20:47:16

Maravilhoso texto,mais objetivo impossível .Parabéns

MAGDA DE FATIMA XAVIER BARRETO -   24/01/2019 20:40:16

Admirável. Diante de tanta lucidez e maestria, fica a certeza que desta vez iremos começar a andar de cabeça erguida, feliz em ser brasileiro. O resgate da cidadania e do patriotismo saudável !

laurindo Hent -   24/01/2019 20:32:32

exelente. cada vez mais me conven ço do acerto do meu voto.

Mari -   24/01/2019 19:43:56

Parabéns , Temos que valorizar as atitudes do nosso Presidente! Esperamos tanto tempo!

Maria Isabel -   24/01/2019 19:38:30

Faço minhas as palavras de tão brilhante escritor, entre outros títulos. Fica aqui meu respeito.

JESSE R FERREIRA -   24/01/2019 19:28:48

Parabéns, Puggina. Desejo vida longa a você e demais profissionais conservadores do Brasil, que ajudam a combater a imensa desinformação da grande maioria da imprensa comunizada. A grande maioria das pessoas influenciadas por essas vozes do mal, nem sabem da importância de suas palavras, mas elas ficarão ecoando e no futuro atingirão aqueles que ainda não perceberam como e quanto são manipulados. Parabéns!

Penhs -   24/01/2019 19:28:15

Como é bom ler textos de pessoas do bem que tem caráter. Nós brasileiros estamos entrando numa época que a família quer restaurar os bons costumes.

Lígia Márcia -   24/01/2019 19:27:40

A nobreza de quem não faz autoelogios, não abusa de adjetivos. (Vc e ele) O "problema" do esquerdopata é a presunção.

Nadir -   24/01/2019 19:13:42

Sempre admirei os comentários do Puggina. Fala e escreve com sensatez, equilíbrio, dizendo a verdade... o q nós queremos é um Brasil livre desta corrupção... causadora de tdos estes estragos. Parabéns pelo comentário.

Gilberto do Val -   24/01/2019 18:58:17

Os sábios aplaudem. Os intelectuais homenageiam. Os pequenos humilhados pela verdade se ajoelham.

Mariângela -   24/01/2019 18:54:17

Onde eu curto várias vezes? Obrigada por retratar meus sentimentos. Sim, gosto desta austeridade e simplicidade do Presidente.

Annunciata De Ninno D’Angelo -   24/01/2019 18:49:27

Perfeito. Que bom que temos pessoas como o senhor para expor tão bem sobre o discurso do nosso Presidente em Davos. Ouvi muitos comentários negativos a respeito, e o senhor mostrou com suas palavras como o nosso Presidente é simples, centrado e empenhado no seu propósito. Muito obrigada!

Carlos Beschorner -   24/01/2019 18:30:50

Adorei "...folguedos extraconjugais a grande altitude..." Q blz!

Sérgio A.Oliveira -   24/01/2019 18:24:54

Tudo cem por cento. Mas não procede que o Brasil seria o campeão mundial da preservação do meio ambiente. Nesse ponto o povo brasileiro é certamente um dos piores do mundo.Basta ver como fica imunda a praia de Copacabana nos "festerês" das viradas de ano. OI problema é de falta de consciência ambiental. Não adianta só leis rígidas.

Vania Pestana Lannes -   24/01/2019 18:01:53

Se soubesse escrever tão bem , seriam essas minhas palavras. " ENCOLHEDORES DE CABEÇAS" , morri ( de rir )!

adilson -   24/01/2019 17:46:20

Bem dito,senhor Puggina!

João Carvalho -   24/01/2019 17:43:56

Parabéns eu suas colocações. As redes socialistas sujas talvez queriam ouvir outras palavras. Mas nós o povo brasileiros patriótas legítimos ouvimos e sabemos o que foi dito e falou por mim. A verdade doi em alguém, mas desmorona a mentira. E por isso digo, viva o Brasil, viva o povo brasileiro e viva também a honestidade.

Nelson Harter -   24/01/2019 17:33:51

Excelente como sempre, parabéns!

Maria Tereza Noronha Siqueira -   24/01/2019 17:18:59

Palavras sábias, edificantes!!! Nosso presidente está no rumo certo !!!Sem demagogia , austero e com muita coragem levará o nosso Brasil adiante !!! E quem o critica é porque quer comprar !!! Devemos todos criar vergonha na cara , me desculpe , incentivando e apoiando Bolsonaro!!! Afinal o bom será para todos , mas o ruim também !!

José Colombo -   24/01/2019 17:05:21

Parabéns, belo exemplo de opinião com sabedoria e discernimento.

HELIANA VIEIRA DE MORAES -   24/01/2019 17:04:42

Excelente !

Cristina -   24/01/2019 17:04:31

Muito bem esplanado, excelente texto

Cristina -   24/01/2019 17:04:30

Muito bem esplanado, excelente texto

Rossana -   24/01/2019 17:00:44

Parabéns pelo excelente texto! Sem retoques.

Gilmar Antonio Giazzoni -   24/01/2019 16:46:25

Meus parabéns pela análise e comentário muito bem feito. Tenho muita confiança em nosso líder supremo e sua equipe e também que com muito esforço darão um novo rumo ao Brasil.

Rita -   24/01/2019 16:17:05

Perfeito! Parabéns pela sua lucidez.

Wilma von Gilsa -   24/01/2019 16:07:25

Brilhante esse comentário. Como é brilhante nosso Presidente. Meu orgulho de ter um Presidente desse nível cresce dia a dia!!

Luiza -   24/01/2019 15:54:16

Parabéns pelo texto.Bolsonaro,não me arrependo de ter votado em vc.Continue no caminho reto que Deus o protegerá.????????

Maria Luzia Lourenzutti -   24/01/2019 15:51:44

Colocou de forma lúcida e objetiva o que anda pelas nossas cabeças.( faltaram os adjetivos, mas está perdoado ??) O sr na Globo, a transformaria de #globolixo para #globoluxo. Parabéns!

Luiz Antônio mezzomo -   24/01/2019 15:46:35

Parabéns um texto de especial qualidade. O exemplo e tudo. Digo que passados alguns anos a esquerda terá vergonha de Lula, Dilma , PT etc. É só uma questão de tempo.

Nadia Kadamani -   24/01/2019 15:42:14

Que análise!!! Gostei muito!!! Reflexiva, clara, objetiva. Que bom q possamos ter pessoas q nos esclareçam, sem viés político. Obrigada

Fani Nunes da Silva -   24/01/2019 15:32:44

Parabéns pelo texto irretocável. Além do seu conhecimento, explanou muita sabedoria. Nos fazendo refletir como eleitores de Bolsonaro, o momento político que estamos vivendo. Confio que o Presidente fará um ótimo governo jto com sua equipe Uma boa tarde!

Scheila -   24/01/2019 15:20:13

Parabéns Presidente pela dignidade de suas palavras !

Dejame Silva -   24/01/2019 15:16:11

Texto magnífico meu caro, #Parabéns e parabéns ao presidente pelo discurso que não foi feito por marqueteiro.

Alaide Frances -   24/01/2019 15:14:28

Texto sucinto objetivo e verdadeiro. Parabéns

Fatima -   24/01/2019 15:00:43

Parabéns! Belo texto.

Deize -   24/01/2019 14:52:59

Eu espero sinceramente que o nosso presidente mostre capacidade para governar sem alarde e feche as bocas malignas. Parabéns

Virena dure -   24/01/2019 14:50:57

Parabéns pela seu texto, objetivo e sem meias palavras. Nosso presidente é o diferencial porque ama seu país.

Sidinei -   24/01/2019 14:44:35

Excelente matéria. Bolsonaro em Davos. Parabéns Percival pela sensibilidade e clareza.

Daniele -   24/01/2019 14:35:22

Muito bom!! É isso mesmo! Pena que existem pessoas tão cegas. Ele é forte e conseguirá com o nosso apoio. ????????????????????

Ana Maria Almeida -   24/01/2019 14:21:12

Parabéns. Seu texto veio ao encontro de meu pensamento. Obrigada por o ter escrito. Acalmou minha revolta com essa mídia vingativa e arrogante. Uma confirmação de que estou certa. E que temos que continuar. Avante.....

Jose Manuel Santos -   24/01/2019 14:18:05

Pode-se dizer muito em poucas pslavras enads em grandes discursos. Parabéns Sr. Presidente. Estou com o Sr..

Waldir c. wenceslau -   24/01/2019 14:14:30

Parabéns pelo texto. O BRASIL precisa de homens corajosos e influenciadores como vc. Em poucas palavras resumiu e traduziu o sentimento de milhões de brasileiros. Pena que a mídia manipuladora não enxergou isso.

Odilon Rocha -   24/01/2019 14:10:15

Caro Professor Esquerdistas, Bolsonaro DAVOS trabalho! Quanto ao Embaixador alemão, ele que vá plantar batatas, fazer um bom chucrute, comer uma boa salsicha e tratar de se preocupar com a imigração islâmica, antes que ele perca isso tudo de bom. De nossos problemas, que não são poucos, entendemos nós.

Angelo Gaiarsa Neto -   24/01/2019 14:04:10

Texto excelente...curto é grosso. Para os babacas lerem e se removerem..

Sonia -   24/01/2019 13:57:53

Texto com rara lucidez ! parabéns!

REGISA MACHADO -   24/01/2019 13:56:53

Este comentário não engrandece o país muito nenos a figura do presidente. Se a pessoa tem oportunidade de aprender e tirar suas próprias decisões, tem que aproveitar. E, quanto mais, se envolver o bem -estar de um povo tao sofrido como nosso. O presidente tem sim, o dever de estudar e refletir sobre todas ações de sua competência. Deixar na mão de Paulo Guedes e não querer se envolver é uma posição cômoda pois não dá a cara para bater. Ele, Bolsonaro estudou em boas instituiçøes e tem a obrigações conosco que nele voltamos e apoiamos.

Catarina Pompeu. -   24/01/2019 13:47:28

Perfeita sua análise.

Antônio Mardegan -   24/01/2019 13:42:17

Análise perfeita. Vi varias vezes o discurso e também enxerguei da mesma forma. Lamentável é o posicionamento de grande parte da imprensa que quer por interesse quer por ideologia cega distorce os fatos.

Mara -   24/01/2019 13:40:17

Maravilhoso e que Deus abençoe nosso Presidente! ??

Luci -   24/01/2019 13:39:48

Bolssonaro nossa última esperança como líder,façamos agora a lição de casa ,é responsabilidade de cada eleitor ser tão honesto quanto ele!Parabéns pelo artigo !

Rodrigo -   24/01/2019 13:01:26

A verdade só tem um lado embora muitos ainda prefiram acreditar nas mentiras que foram os últimos 16 anos de governo. Finalmente o Brasil começa a tomar novos rumos.

Ines -   24/01/2019 12:56:29

De que adiante falar muito e falar apenas bobagens e mentiras? Prefiro poucas palavras, bem colocadas e verdadeiras!

Crecia Albano -   24/01/2019 12:55:27

Bravo

Sonia -   24/01/2019 12:51:04

Parabéns! Excelente texto...??????

José Laerte Brandão Feijó -   24/01/2019 12:44:21

Parabéns chefe. Como sempre, um excelente e inteligente comentário. Abçs

Sofia Machado -   24/01/2019 12:42:17

Muito bom.

Lucila -   24/01/2019 12:41:18

Excelente análise! Depois de tanta bobagem na imprensa tradicional, é um alívio ler um texto lúcido e honesto!

Josue de Faria -   24/01/2019 12:06:05

Espero cinceramente que o Grande e Soberano Deus ilumine seus caminhos e pensamentos juntamente com seus Ministro para,Governar nosso Pais pois merecemos e sabemos que Deus Regera por intermedio de Bolsonaro e sua exelemte equipe.

LÊNIO SILVA -   24/01/2019 11:47:27

A GRANDE DIFERENÇA, É QUE O NOSSO PRESIDENTE, É UM PATRIOTA E CRISTÃO VERDADEIRO!!! PARABÉNS PELO COMENTÁRIO LÚCIDO E VERDADEIRO!!!!

Odila -   24/01/2019 11:35:12

Muito esclarecedor .ele falou tudo em poucas palavras.

Lilia -   24/01/2019 11:31:56

A sua análise foi clara e ao mesmo tempo trouxe uma reflexão em relação aos políticos que colocamos no poder no intuito de mudar o Brasil, mas infelizmente levou o Brasil a ruína . Parabéns pelo teu texto!

Sebastiao -   24/01/2019 11:28:13

Excelente comentário. O nosso Orrsidente almoçou num bandejão, tamanha e a sua simplicidade...

Jorge Schneider -   24/01/2019 11:26:57

Diferencial do caráter de um homem honrado e de um canalha ! Ótimo comentário, parabéns.

Gicelia -   24/01/2019 11:23:07

Parabéns!! Texto muito bem escrito.

Maria -   24/01/2019 11:02:17

Perfeito, parabéns pelo posicionamento e clareza nas palavras

Erica -   24/01/2019 11:01:42

Fantastica análise!

Zoraia -   24/01/2019 10:54:55

Texto irretocável.

Suzana -   24/01/2019 10:35:39

Excelente texto!!!! Parabéns!!!!

João Luiz Kroeff Guedes -   24/01/2019 10:11:22

Declaração,honesta ,verdadeira ,sem promessas descabidas.E muito bom teu comentário.

Eric -   24/01/2019 09:29:40

Concordo com seu pensamento. Bolsonaro está tirando a venda dos olhos brasileiros e resgatando nossa credibilidade no mundo.

MADELEINE SCHEIN -   24/01/2019 09:13:14

Parabéns! Texto maravilhoso! Disse tudo, simples assim!

ARILCE GRILLO -   24/01/2019 08:31:22

PARABÉNS !!!QUE TEXTO QUANTAS VERDADES!!! #BRASIL NOVO.

Rosana makrakis -   24/01/2019 05:35:40

Um comentario observador e realista da situacao que o carcere de curitiba com sua cúpula deixou o Brasil, a simplicidade e humildade, do novo presidente demonstra que estamos por um Brasil melhor, buscando dividir os problemas, com quem conhece realmente e técnicamente, podem errar, mas tenho certeza que a intensão foram as melhores, os esquerdistas, so gritam e gesticulam com as mãos, Cb omo sempre fizeram saquearam os cofres públicos, fim desta era....

Lia -   24/01/2019 05:31:07

Falou tudo, com clareza e objetividade. Adorei sua avaliação do discurso do presidente.

Katia Raupp -   24/01/2019 01:24:03

Sou sua fã Percival

DINAI VEIGA -   23/01/2019 23:47:21

Percival, parabéns pela lucidez.

Zygmundo Czykiel -   23/01/2019 23:35:13

Parabens pelos comentarios.

Luiz Antonio Martins Alvares -   23/01/2019 23:26:38

Uma salva de palmas pelos encaixes perfeitos nesta bela descrição.

Marcelo -   23/01/2019 23:09:26

Excelente análise

Rossana Tarenzi -   23/01/2019 22:51:40

Perfeito. Muito bom mesmo! Obrigada!

Rosângela -   23/01/2019 22:26:42

Orgulho muito grande em ter contribuído para eleger nosso Presidenta. Parabéns !!

Lucélio Garcia -   23/01/2019 22:20:00

Ótimo texto e quem não gostou, leia a "Foice de São Paulo ou Veja a REDE ESGOTO/Globo. o que incomoda aos esquerdopatas é a honestidade do Mito. Espero que ele possa varrer com a Folha e a Globo.

Maria Elizabeth Helm -   23/01/2019 21:53:20

Nada como ler artigo de quem tem uma visão real das pessoas e das coisas. Bolsonaro não é um intelectual, mas é honesto. Lamentavelmente, tivemos um presidente que, além de não ter instrução alguma, pensava que era um Deus E além de tudo se tornou um ladrão.

Marina -   23/01/2019 21:27:03

Boa tarde Achei o melhor comentário até o momento.

JEFFERSON AUGUSTO CAMPOS DOS SANTOS -   23/01/2019 21:12:08

Excelente Percival Puggina!

Silmara -   23/01/2019 21:08:03

Parabéns! Excelente artigo. Nosso presidente merece todo respeito.

Ivane ahlert -   23/01/2019 20:53:24

Parabéns pelo texto. Emocionada!

Luzia -   23/01/2019 20:23:16

Em uma só palavra: Maravilhoso!

Juliana Marta Sguassabia -   23/01/2019 20:02:17

O Sr está de Parabéns pelas sua palavras!!!O nosso presidente é um HOMEM do povo,,, humilde,,, que não se acha melhor do que ninguém!!Por isso cercou-se de ministros que têm a mm posicao e pensamentos de trabalho que ele!!!Esperamos um Brasil melhor,,, não vai ser de um dia para o outro,,, mas temos certeza de dias melhores!!!!Obrigada!!!????????????????

Jota carvalho -   23/01/2019 19:59:36

Sou admirador de suas opiniões. Mais uma vez parabéns

Geraldo Negrão de Lima -   23/01/2019 19:46:31

Comentário pertinente e de grande visão da nossa situação!

ABRAHÃO FINKELSTEIN -   23/01/2019 19:41:33

Caro mestre, concordo na tese, porém, considerando que foi um texto elaborado por muitos notáveis, poderia ter sido bem melhor o speach do presidente. Tenho certeza que um texto seu estaria muito melhor que o apresentado. Abraço

Verinaldo Carvalho -   23/01/2019 19:28:06

O que mais me impressiona em tudo que se refere ao presidente é a gritante, absurda, excepcional constatação da absoluta ignorância de tantos brasileiros. Que bradam aos berros coisas supostamente ruins e são incapazes de observar o quão distantes da realidade estão. Espero que os próximos anos a educação no brasil seja colocada como prioridade absoluta. Os ignorantes já não tem vergonha de demostrar sua condição. Fato.

Rosa Maria -   23/01/2019 18:21:48

Emocionada com esta leitura.Quando a gente pensa em desistir da imprensa ,por tanta tendenciosidade e injustiça,chegando as raias da perseguiçáo,aparece uma pedra preciosa desta.Obrigada Puggina.Muito obrigada mesmo.Você ,como seu texto resgataram minha fé nesta classe desacreditada,vendida e suspeita que se tornou o jornalismo deste país.

Dalton C. Rocha -   23/01/2019 18:19:56

Embaixada em Jerusalém, apenas, não tornou nenhum país rico. Costa Rica e El Salvador tinham embaixada em Jerusalém, já nos anos 1970. Depois, tanto Costa Rica, como El Salvador tiveram embaixadas em Jerusalém de 1984 a 2006. Nem Costa Rica, nem El Salvador se tornaram em nações ricas, por terem este fetiche, que é uma embaixada em Jerusalém. O petróleo é outro fetiche, que sozinho, jamais desenvolveu país nenhum. Colossais reservas e produção de petróleo, apenas, não enriqueceram nações como: Angola, Iraque, Irã, Líbia e Venezuela. Muito pelo contrário, todas estas nações petrolíferas citadas tem péssimo padrão de vida. O caso da Venezuela é ilustrativo. Em 1974, a renda per capita da Venezuela era maior que a renda per capita de Portugal. Após ter recebido trilhões, volto a repetir, trilhões de dólares pelo petróleo que exportou de 1974 para cá, a Venezuela tornou-se um clássico caso de calamitosa gestão e tem hoje, renda per capita e padrão de vida piores, que os da Etiópia. Como diz a palestra presente, a partir de 6 minutos e vinte segundos, no site: ( https://www.youtube.com/watch?v=axuxt2Dwe0A&t=24s ), a verdadeira chave para o desenvolvimento de uma sociedade é, ela ter um bom sistema educacional. Caso Bolsonaro fracasse em tornar o lixo, que o sistema educacional brasileiro é e sempre foi, o Brasil seguirá na crise econômica, que o assola, há quatro décadas seguidas. Neste ambiente de crise econômica, estará aberto o caminho, para o PT voltar ao poder, no mais tardar, na eleição presidencial de 2022. E a reforma educacional no Brasil poderia ter coisas, que são baratas e mesmo gratuitas, tais como: 1- Eliminar do currículo disciplinas, tais como: Sociologia e filosofia. Ambas foram impostas por Lula, com a finalidade de terem elas, para corromperem nossa juventude, pelo notório e grotesco proselitismo marxista, que estas disciplinas tem. Eliminar o espanhol da grade curricular seria, uma outra forma de melhorar, nosso ensino. 2- Trocar todos os livros de qualquer matéria, que tenham proselitismo marxista disfarçado ou não. Basta de vermos nossas crianças e jovens serem forçados a idolatrar tipos como Lenin, Stalin, Che Guevara e coisas deste gênero. Quando falo de livros de proselitismo marxista, eu falo também de livros, que corromperem os alunos em doutrinas gayzistas, racismo, etc. 3- Eliminar o ENEM ou pelo menos, impedir que ele se mantenha, como instrumento de doutrinação comunista. Igualmente, os tribunais raciais e porcarias raciais devem serem eliminados. Todo o ensino superior deve ter, acesso por meio do mérito, não por patifaria raciais marxistas. 4- O Brasil já tem mais de 90% das vagas, em seu ensino superior, providas pelas universidades particulares. Infelizmente, se os rankings internacionais não colocam nenhuma das universidades brasileiras, entre as cem melhores universidades do mundo, estes mesmos rankings mostram, que a qualidade do ensino superior particular é ainda pior, que nas boas universidades públicas do Brasil. É preciso que, as universidades do tipo pagou - passou, sumam o mais rápido possível. 5- A internet, especificadamente, o You Tube deve ser uma ferramenta de ensino barata e altamente eficaz, em todos os níveis de ensino. Deveríamos abraçar plenamente a tecnologia, como forma de nossos estudantes terem aulas interessantes e assim, terem bom nível de ensino e consequentemente, um padrão de vida, no futuro. 6- Deve ser restabelecido o castigo físico, para crianças que não estudam. Não proponho de forma alguma tornar nossos colégios das séries iniciais em coisas nem remotamente similares aos postos de polícia política de Cuba. O que eu proponho é que, tal e qual na Coréia do Sul e Taiwan, as crianças pobres sejam forçadas a estudar com afinco. Principalmente no caso das crianças pobres este é o único meio de colocar as crianças, para estudar com afinco. Logo eles se tornarão adultos dedicados ao trabalho. Sim, eu sei da chiadeira esquerdista, em que isto dará. A mesma esquerda, que aplaude os campos de trabalho escravo de Cuba, que estão abertos desde 1959, vai ter histeria, quando aparecer uma criança tomando uma palmada, por não estudar. A esquerda não gostaria de ver tal situação, por gostar das crianças, mas por saber que uma vez libertas da pobreza, a esquerda sumiu do cenário político tanto da Coreia do Sul, como de Taiwan. A esquerda simplesmente ficaria histérica, caso aparecesse a possibilidade de algo, que em umas décadas, a varresse do cenário político do Brasil. O que realmente vai decidir, se o Brasil sairá da crise econômica ou se o Brasil se manterá em crise e o PT voltará ao poder será, o sistema educacional brasileiro. Caso Ricardo Velez Rodriguez, o colombiano, que Bolsonaro nomeou, para ser ministro da educação, simplesmente não consiga retirar, o sistema educacional do Brasil, da vergonhosa situação, a que ele sempre esteve, o PT voltará ao poder. Apenas mudanças econômicas e um presidente que não rouba, não retirarão o Brasil da crise. Tanto no México, como na vizinha Argentina, presidentes com perfil muito parecidos com o de Bolsonaro, fracassaram em retirar suas nações da crise. Tanto na Argentina, como no México, os governantes falharam, no estabelecimento de um sistema educacional. Consequentemente, a crise econômica permaneceu, tanto na Argentina, como no México. Em 2012, o México elegeu para presidente, Felipe de Jesús Calderón Hinojosa. Este havia sido eleito, pelo Partido Acción Nacional, com ideário parecido, com aquele de Bolsonaro. Felipe de Calderón fez até coisas boas pelo México. Elas não foram o suficiente, para começar, ele não fez nenhuma grande melhoria, no sistem educacional mexicano. No México, em 2018, já se elegeu como presidente, o esquerdista Andrés Manuel López Obrador. Simplesmente o povo do México deu para achar que a solução para os seus problemas seria eleger um homem de esquerda, para o governar. Na vizinha Argentina, os peronistas apenas aguardam o retorno ao poder, pois Macri não fez nenhuma real melhoria, no sistema educacional argentino. Como consequência, a Argentina segue em crise econômica e os peronistas lideram as pesquisas de intenção de voto. No Brasil, a equação será simples. Tendo fracasso num sistema educacional, a crise econômica seguirá assolando o Brasil. E com uma crise, o PT teria o caminho de seu retorno ao poder, livre. Será o ministério da educação, sendo dirigido, por Ricardo Velez Rodriguez aquele que vai definir o destino do Brasil. Sempre foi assim, apenas muitos não haviam percebido isto.

Luciana Azevêdo Vieira -   23/01/2019 17:54:14

Maravilhoso!!

nilma.nil.sp@gmail.com -   23/01/2019 17:42:26

Muito bem , é isso esatamente que queria saber. Estou feliz em ter a oportunidade de ler palavras tão sábias. Parabéns para que agora temos um presidente que o Brasil merece.

marilena bahr -   23/01/2019 17:20:06

Comentário perfeito. Absolutamente perfeito. Orgulho-me do meu voto, porque ninguém sabe tudo, só os psicopatas ou os idiotas. Esse presidente, até agora, parece-se com cada um de nós, com limitações, mas com a grandeza de admiti-las. Gostei do artigo. Muito.

Daniel -   23/01/2019 17:00:58

Resumindo em uma palavra, excelente!

Wagner Araujo -   23/01/2019 16:56:01

Gostei muito, foi claro e certeiro.

Roberto -   23/01/2019 16:41:40

Adorei o comentário.

DARCISIO SCHEEREN -   23/01/2019 15:21:32

Perfeito, irretocável.