• Percival Puggina
  • 14/08/2021
  • Compartilhe:

ATIVISMO JUDICIAL EM GRAU SUPREMO

 

Percival Puggina

 

Ao fechar, por se haver revelado inútil, o inquérito dos atos antidemocráticos, o ministro relator abriu imediatamente outro com o mesmo perfil. Não se requer muita experiência e sensibilidade para entender que o ministro e seus colegas se agradaram do escudo protetor de que agora dispõem para coibir manifestações contra atos do poder.

Para justificar a abertura desse novo inquérito, Alexandre de Moraes escreveu que as investigações “apontaram fortes indícios da existência de uma organização criminosa voltada a promover diversas condutas para desestabilizar e, por que não, destruir os Poderes Legislativo e Judiciário a partir de uma insana lógica de prevalência absoluta de um único poder nas decisões do Estado”. Não acreditei até ler o mesmo texto, entre aspas, em vários veículos.

Acumulando funções de modo até hoje indisponível a qualquer outro membro do Poder Judiciário nacional, o ministro relator identifica “indícios” de “organização criminosa” orientada por “lógica insana” que pretende a “prevalência de um único poder”. Não sei se isso existe, mas parece pouco sólida a motivação. Ademais, ao inserir em seu texto uma estranha interrogação acusatória – “desestabilizar e, por que não, destruir os Poderes Legislativo e Judiciário” – o ministro viaja na instável canoa da mera suspeita e da subjetividade.

Tirados os adjetivos e a imagem de “organização criminosa”, sem a qual não haveria motivo real para qualquer inquérito, o intuito descrito corresponde, em grande parte, ao que parcela expressiva da sociedade vê como sendo o caminho para onde o ativismo judicial tantas vezes arrasta a nação.

Nesta mesma pista da história por onde trafegamos, atrás de nós, vem um caminhão carregado de decisões em que ministros constitucionalizam seu querer e inconstitucionalizam seu não querer, alardeiam seu caráter “contramajoritário” e suas aspirações a se tornar Poder Moderador da República, função de Estado inexistente no nosso gabarito constitucional.

No mesmo caminhão entram, agora:

-        o absurdo comportamento de um hacker, tão curioso quanto consciencioso, que nenhum efeito ou dano causou nas entranhas dos computadores do TSE,

-        os passos desse audacioso, apagados, por descuido, durante um serviço terceirizado;

-        o caráter pouco comum do sigilo imposto pelo TSE, maior interessado em que o burlesco acontecimento de três anos atrás não chegasse ao público.

Até que haja sólida motivação para uma reforma institucional promovida com virtuosas intenções, assim anda e assim andará o Brasil, de crise em crise, de bolha em bolha, em conflito consigo mesmo, cativo de um sistema político feito para dar errado.  

Percival Puggina (76), membro da Academia Rio-Grandense de Letras, é arquiteto, empresário e escritor e titular do site www.puggina.org, colunista de dezenas de jornais e sites no país. Autor de Crônicas contra o totalitarismo; Cuba, a tragédia da utopia; Pombas e Gaviões; A Tomada do Brasil. Integrante do grupo Pensar+.

 

 

 

 

 


Paulo Antônio Tïetê da Silva -   23/08/2021 17:53:30

Depois de vinte ou mais anos de "governos de esquerda", só tem uma maneira de diminuir as crises no Brasil, é votando em esquerdistas. Pelo aparelhamento das instituições, que eles fizeram, e pela venalidade da nossa imprensa, nenhum governo que não defenda essa ideologia, conseguirá governar. Não é por mera casualidade o que está acontecendo no Brasil. As crises daqui, são irmãs siamesas, do que aconteceu e está acontecendo na América do Sul,

Clauceni ParraguirPinto -   23/08/2021 08:58:32

Acredito que o PT aparelhou este país para a sua corja se mantivesse no poder para sempre. Ou seja, apodreceu todas as instâncias da sociedade. A única saída que posso vislumbrar é o artigo 142. Não há outra solução. Verificamos que estes bandidos são bem ousados, ou seja, para eles o rigor máximo. Não há possibilidade de diálogo, pois quando se lida com gente desta laia não se pode confiar. Que os militares se mexam para salvar a pátria da ditadura e do comunismo. Está demorando demais.

Antonio Fallavena -   18/08/2021 17:00:32

Já tive vida partidária: eu e mais tres colegas nos dispomos a filiar-nos, em quatro partidos, para conhecer como eles funcionam; como os filiados participam; como as decisões são tomadas, até como são compromissados com a cidade, estado e país as principais figuras, os donos e a participação do coletivo partidário. Dizer que é triste, não é nada: é vergonhoso! A imensa maioria não sabe nada e tem interesses próprios ou os dos seus “líderes”. Quando leio opiniões, por tudo que já estudei, vivi e assisti, consigo completar quadro desesperador e trágico de nosso País: a maioria não tem mais opinião, apenas repete a opinião de outros. Prezadíssimo amigo Puggiana, faz tempo tenho a certeza de que, nosso maior problema é a falta de qualidade da maioria dos brasileiros. Nem a fraude nas urnas, conseguiria produzir resultado tão ruim nas eleições, como grande parte do eleitorado tem feito! Para eleições, só existe uma forma que garanta lisura, mas jamais será adotada! Estou preparando material e lhe enviarei. O problema das escolhas não está na urna, mas o que colocam nela! Não nos esqueçamos: O STF também sai das urnas!

Eduardo Leite -   18/08/2021 10:45:06

Para o TSE a vulnerabilidade do sistema eleitoral não importa, o importante para eles é que isso não seja divulgado .

Cristina Hilgert -   17/08/2021 12:06:26

Depois do ex presidente sem dedo e sem noção, eis que surge mais um megalomaníaco com poder. Por ser letrado, é ainda mais perigoso.

Maceira -   16/08/2021 20:13:05

Excelente texto.... !

Décio Antônio Damin -   16/08/2021 17:30:09

Muito bons os argumentos... Como humanos que somos, devemos sempre nos lembrar dos dois alforjes que carregamos: um à frente e outro às costas...!

Paulo Antônio Tïetê da Silva -   16/08/2021 17:08:41

Estamos vivendo, não sei até quando, uma ditadura das togas, capitaneada por "Il Duce Brasiliani".

Geraldo -   16/08/2021 16:27:30

Para essa facção criminosa só há uma solução: destituição imediata de seus onze integrantes e fechamento. Deixo a pergunta: quem o fará?

Zildete Maciel -   16/08/2021 14:31:50

Prezado Professor, muito bem explicado o que está acontecendo com o Judiciário. Desde que o Bolsonaro assumiu como Presidente do Brasil ????????, eleito com mais de 57 milhões de votos, baseado em sua principal proposta de governo que é a de não deixar mais ninguém roubar o dinheiro dos cofres públicos, fonte dos impostos arrecadados com o suor do trabalho de todos os brasileiros, para desviar (aos seus pares políticos) e financiar governos ditatoriais e comunistas, entre outros, desde o início começou uma perseguição por meio do Judiciário ao Governo Bolsonaro e aos quem o apoia, tudo em nome da Democracia. O povo está percebendo tudo e está o povo está angustiado com perseguição desenfreada às pessoas que se manifestam. Obrigada pela oportunidade.??????????????

Lori Weiss -   16/08/2021 12:22:04

Orgulho desse excelente escritor gaúcho! Alexandre de Moraes está deslumbrado com seu cargo de ministro do STF, tanto é que quer ser tudo, Delegado, Promotor, Juiz de todas instâncias, num processo só! Justamente para não dar chance de recorrer para as vítimas que caem em sua desgraça! E ele fala da suposta "organização criminosa" que quer atingir o judiciário e legislativo! Deixou fora o executivo, o que será que quis dizer com isso? O que deu a entender que não falou? Eu entendi, que esses supostos "criminosos" são Bolsonaristas! Sim, só quem apoia o Presidente é perseguido!

José Rui Sandim Benites -   16/08/2021 10:22:21

Nobre professor Puggina ratifico como sempre suas palavras acima. E, novamente, do artigo anterior, da natureza humana. Tem gente que fica valente em "camanga". E aí apresenta a sua verdadeira natureza humana. Em bando ê um leão. Sozinho um gatinho. Por isto que usando um cabo e um soldado pode ser usado para terminar com um poder, sem o bando. Sozinhos não são ninguém. O tempo é o senhor da razão. E irão ver que tudo se tornará pó. E está a nossa natureza humana. Entre o poder e a humilde. Prefiro sempre a humildade. A lição que muitos ministros do STF irão apreender a duras penas. E muitos que querem o poder a qualquer custo também irão apreender. E que Cristo já a muito anos nos ensinou.

DULCE M A P TOLEDO -   16/08/2021 10:11:30

Meu muito caro escriba, Eu vou, de manchete a manchete, estarrecida com a audácia e desfaçatez deste ministrinho de porta de boteco. Em todos os meus anos de vida, nunca vi nada igual. Como o STF abriga psicopatas prontos e babando para se posicionarem debaixo dos holofotes (de preferência, bem potentes, faz favor sr. técnico da iluminação! - ô produção, isso pode?).

Luciano Cunha -   15/08/2021 11:20:13

Se esses dois membros do STF recuarem por algum motivo qual seria o futuro deles dentro do cenário brasileiro ?

Luiz R. Vilela -   15/08/2021 10:55:19

Dizem que o judiciário não age por conta própria, deve ser provocado. Que então estaria acontecendo com o STF, que se tornou "caçador" de "subversivo"? Afinal atentar contra a ordem constituída, nada mais é do que uma forma de subversão. O inusitado, é que um ministro, monocraticamente criou um inquérito, do qual é o acusador, juiz e executor das suas próprias ordens. A isto, antigamente, costumava-se dar nome, "arbitrariedade". Pois então o presidente da república, que antigamente também era chamado de primeiro magistrado da nação, resolveu reagir e promete pedir o impedimento de dois ministros que andam tomando atitudes estranhas, mas a contra reação já se manifesta com toda a truculência possível. É, ninguém mais entende nada neste nosso Brasil, quem deveria mandar, não manda mais nada, e quem não deveria mandar, e se pronunciar só nos autos dos processos, agora mandam em tudo e de suas atitudes, não há para quem recorrer, os hipotéticos "supervisores" dos ministros das altas cortes, os senadores, estão também em situação de "vulnerabilidade" e com medo. Agora ficou por conta de satã, e seja o que ele quiser.

Isaias Antonio Caputo -   14/08/2021 14:27:53

Prezado Amigo Percival, O caminho para solução desses conflitos, é o povo brasileiro acordar e pedir a renúncia de todos os Ministros desse Sinistro STF. Seria uma solução democrática e saudável, pois faria a vontade do povo. Abraços desse admirador.

Adolfo Puggina -   14/08/2021 14:11:28

Não vejo saída para esse impasse.

andrea oliveira mascarenhas da silva mascarenhas -   14/08/2021 13:43:44

Sempre preciso em suas análises...