• Percival Puggina
  • 16/11/2023
  • Compartilhe:

Até que enfim! Estas informações são preciosas aos eleitores.

 

Percival Puggina

         Ministros do STF gostam de se apresentar como membros do poder mais zeloso pelo bem do país e pela democracia. No entanto, abriram a torneira dos recursos públicos para o financiamento das campanhas eleitorais e partidos floresceram no deserto das ideias. No entanto, também, impediram a aplicação da cláusula de barreira quando ia começar a valer na eleição de 2006. 

Pela confluência desses dois vetores, o Congresso Nacional tem, hoje, 22 bancadas! Pode parecer inusitada a relação de causa e efeito, mas é também por eles que a sociedade custeia, hoje, quatro dezenas de ministérios! Atraídos por cargos, verbas públicas e espaços de poder, partidos sem rosto e com nomes impróprios se transformaram em estabelecimentos dedicados ao business da corretagem do apoio político-parlamentar ao governo.

Foi grotesco, foi indecoroso, mas todos pudemos assistir à forma como em poucas semanas, uma “consistente maioria” conservadora, ou liberal, ou de direita, ou de centro direita, eleita e proclamada como tal em 2022, bandeou-se de mala e cuia, como dizemos aqui no Rio Grande do Sul, para o calor e o sabor do assado governista, onde toda a picanha é consumida ali mesmo, na beira do fogo, se me faço entender.

Recentemente e em boa hora, foi criado um site que cidadãos de bem e os eleitores com cotidiana repulsa ao noticiário nacional deveriam manter registrado entre os favoritos no seu computador ou em lugar de fácil acesso de seu celular. Anote aí:

https://placarcongresso.com/pages/partidos.html

Essa verdadeira preciosidade presta serviço valioso à memória e à informação dos eleitores. Contém, por parlamentar, por partido e por estado da Federação, dados de assiduidade ao plenário e de votos concedidos ao governo e à oposição nas deliberações da Câmara dos Deputados.

O site é de muito fácil manuseio e consulta. Com dados de 83 deliberações em que o governo indicou à sua base orientação favorável ou desfavorável, esse site permite identificar a posição governista ou oposicionista de cada deputado. A partir desses registros, observa-se que dos 22 partidos, apenas dois: PL e Novo, foram decididamente oposicionistas! Todos os outros 20 deram mais votos ao governo do que à oposição. Entre os 513 deputados, não chegou a uma centena o número dos que votaram contra o governo em mais da metade dos projetos nos quais este indicava sua posição. Por fim, descobre-se que apenas as representações de três estados – Santa Catarina, Mato Grosso e Roraima – foram oposicionistas.

Maus políticos e maus partidos têm grande estima por eleitores desinformados e omissos. Prestigiam a ignorância e precisam da mediocridade.

Percival Puggina (78) é arquiteto, empresário, escritor, titular do site Liberais e Conservadores (www.puggina.org), colunista de dezenas de jornais e sites no país. Autor de Crônicas contra o totalitarismo; Cuba, a tragédia da utopia; Pombas e Gaviões; A Tomada do Brasil. Integrante do grupo Pensar+. Membro da Academia Rio-Grandense de Letras.


MAURO ERNANI AGUIRRE -   20/11/2023 09:22:00

Prezado! É com satisfação, que recebo está, informação, urge divulgarmos, enquanto o povo continuar pagando a conta desses vermes, eles continuarão nós assaltando!

Joel Freire -   19/11/2023 01:42:34

O que assisto neste Congresso me dá náuseas. Uma significativa parcela se elegeu surfando na onda "bolsonarista" se auto-proclamando de direita Mas em poucos meses foram cooptados pela esquerda, a mesma esquerda que nos palanques era tida por eles como o maior dos males da nossa Pátria. Foi uma questão de preço. Estes senhores apostam as suas fichas na falta de memória dos seus eleitores. É bom acompanhar mesmo como votam estes demagogos.

Paulo Antônio Tïetê da Silva -   18/11/2023 17:12:54

Para mim, interessa muitíssimo mais o nome e as votações pró e contra o Governo de cada deptado, do que os votos por partido. Quero ter o prazer de verificar se votei certo e a felicidade de tentar expurgar um traidor que não cumpre o que diz durante a campanha.

Mirian Silveira da Costa Vaz -   17/11/2023 15:06:05

Parabéns pela matéria!!! O povo precisa ser informado pra sair do ócio

DANÚBIO EDON FRANCO -   17/11/2023 14:38:05

Excelente informação! Creio que isso facilitará o conhecimento de quem é quem. Os dados que apontastes a respeito das votações passadas é um indicativo da utilidade do site. Se fizermos esse acompanhamento, acredito que teremos bons resultados, denunciando, inclusive, por meio das redes sociais, como votaram. Acho que os vendilhões do templo não irão gostar. Quem sabe encontramos um caminho para barrar a bandalheira. E para completar, apenas relembrando, como o fizeste, o mal que o STF, com a atual composição, fez ao país vem de longe.

MARCO ANTONIO GEIB -   17/11/2023 12:13:05

Mestre estamos voltando para casa depois de uma cirurgia e o primeiro ato foi ir ao seu artigo. Não abrimos o site ainda, mas vamos faze-lo com calma e parcimônia na certeza de nos "deliciar" com os dados que lá se encontram. Mais um "grande serviço" prestado por nosso professor a uma sociedade que vive de "fakes e fakes". Finalmente temos, não sei até quando, uma "fonte de dados confiáveis" das sacanagens, ops, dos atos desta gente !!!

Carlos Mansur -   17/11/2023 11:24:51

Otimo! Uma boa informação! Irei acompanhar.

IVONE DOSSIN ZANROSSO -   17/11/2023 09:07:52

Sempre perfeito em suas colocações Dr. Puggina! Vamos seguir o site. Forte abraço

Roberto -   17/11/2023 08:54:46

Esse site que indicou, é ótimo, mostra bem o numero de deputados traidores que bandearam-se para o governo. Há um site desses que mostre o senado? Seria interessante comparar o percentual de parlamentares que se importam com o próprio bolso e o do povo que esvazie.

IGNÁCIO JOSÉ DE ARAUJO MAHFUZ -   17/11/2023 08:44:55

Puggina, Caro Mestre Percival. SAÚDE E PAZ! Triste e infelizmente, É A CLEPTONARCODITADURA DI LULADRÃO SEMPRE LULADRÃO SEMPRE BAN-DI-DO E SUA QUADRILHA EM AÇÃO - CORRUPÇÃO, ROUBALHEIRA, BANDIDAGEM, MENTIRA, DESMANDOS, NARCOTRÁFICO E MUITA PUTARIA! UM SURUBÃO GERAL! Fraternal abraço, Ignacio Mahfuz

Eustaquio Antunes Ferreira -   17/11/2023 08:42:06

Quando KASSAB fundou a areapuca dele que ele chama de partido, pergutaram a ele se o partido seria de direita ou esquerda....ele respondeu.... nem uma coisa nem outra...temos que negociar com todos os lados. Na erdade fica mais que comprovado que não temos PARTIDOS POLITICOS...... Temos uma quadrilha que se reveza no congresso e que se reune diariamente para dividir o BUTIM......com poucas e rarissimas exceções.......

José Vicente -   17/11/2023 08:06:35

Comparar os ministros do STF com os deuses do Olimpo não é exagero. Foram muitas as decisões daqueles imortais que resultaram em tragédia para a humanidade. Basta citar como a vaidade de três deusas em disputa resultou na Guerra de Troia, com a destruição de uma cidade inteira.