• Percival Puggina
  • 22/04/2018
  • Compartilhe:

AS MOTIVAÇÕES DE GLEISI HOFFMANN

 

 A fidelidade é uma virtude e as virtudes são ingredientes escassos na conduta política brasileira. Por isso, o comportamento da senadora paranaense tem dado causa a diversas interpretações. Seria ela tão fiel ao projeto político do PT quanto se deduz de suas exortações? Estaria realmente fascinada pela causa e convencida – no nível do delírio – de coisas pouco razoáveis como a “inocência” de Lula, a“perseguição” promovida pelo judiciário brasileiro ao seu partido, e a existência de um “golpe” da direita, ainda em curso, envolvendo todo o aparelho institucional brasileiro?

 Nada disso faz sentido. Perdeu o juízo? Não. A senadora é articulada em suas manifestações e está agindo racionalmente, com vistas à preservação de seu mandato e aos seus problemas com a ação penal que contra ela corre no STF.

 Impulsionado pela Lava Jato, o Paraná, onde precisa buscar votos, se tornou reduto antipetista. Conservar a cadeira no Senado virou tarefa complicada pelo acúmulo de circunstâncias adversas, a saber: redução dos meios, descrédito da legenda, e militância agindo pelo avesso de seus objetivos. Nos próximos meses, Gleisi será a mais aguerrida presidente que o PT já teve. Fará Tarso Genro, José Genoíno e Rui Falcão parecerem refinados e moderados conservadores.

Por outro lado, no último dia 19 de dezembro, seus advogados apresentaram as razões finais de defesa no processo que contra ela corre sob acusação de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Em 2016, essa ação foi admitida na Segunda Turma do STF e é, neste momento, o segundo processo na fila, entrando em pauta logo após o julgamento do deputado Nelson Meurer (PP). Correndo ano eleitoral, faz muito sentido, então, que a senadora construa um cenário de “perseguição política” incidindo sobre o partido que preside e convoque quantos lhe possam dar ouvidos a se oporem, nas urnas, ao “golpe” que cuida de apresentar como caixa de Pandora, fonte de todos os males do país. Afinal, ela será julgada por aquela Turma em que o relator Facchin se vê às voltas com Lewandowski, Toffoli, Gilmar e Celso de Mello. Decisão favorável será “vitória da justiça” e decisão desfavorável confirmará o discurso da “perseguição”.

Pura estratégia, pura ação política, pura práxis cumprida com frieza, fazendo com que a narrativa e a eloquência sejam construções da razão aplicada a um fim político.

__________________________________

* Percival Puggina (73), membro da Academia Rio-Grandense de Letras, é arquiteto, empresário e escritor e titular do site www.puggina.org, colunista de dezenas de jornais e sites no país. Autor de Crônicas contra o totalitarismo; Cuba, a tragédia da utopia; Pombas e Gaviões; A tomada do Brasil, integrante do grupo Pensar+.

 


Maria das Gracas -   24/04/2018 10:56:37

Uma verdade que a Nação brasileira percebe . Não só na classe política , mas nas Instituições que deveriam ser seria , idôneas como no SUPREMO . Gilmar Mendes, Março Aurélio, Levandosk e Tofoli tem que ser investigados , está claro que estão levando vantagem e estão com o rabo preso.Ovelhas negras .... Graças a Deus que é minoria ...parabéns a maioria , todos ! E nós que acreditamos em um Brasil melhor ...

Julio Cardoni -   23/04/2018 13:35:39

Caro Sr. Percival, Ótimo artigo! Tocar na questão de "fidelidade" e"lealdade' entre petistas abre um tema complexo ao meu ver... eles realmente não abandonam o barco por pouco. Soa surreal a nós , (os não psicopatas) comentarmos os atos petistas dentro da ótica deles... Ela é articulada , concordo plenamente e gostaria de deixar uma análise em relação ao vídeo da AL-Jazeera: Gleisi enviou uma dupla mensagem - aos muçulmanos que aqui estão( Muhammad El Kadri - líder da comunidade no Brasil) e ao mesmo tempo reforçou, de forma contundente, a afirmativa do Golpe sobre a esquerda e Lula. Sr. Puggina, sou seu leitor e admirador!

Rosa Dalmônico -   23/04/2018 13:32:55

PARABÉNS. BASTA DE ESQUERDA COMUNISTA NO BRASIL. GRAÇAS A DEUS O PT JÁ É ZUMBI. GLEISI LADRA SÓ PENSA EM DEFENDER A PRÓPRIA PELE E DANE - SE O PAÍS. SERÁ CONDENADA E PRESA....SÓ ASSIM A JUSTIÇA SE FARÁ. Rosa.

Oliveira -   23/04/2018 11:16:52

Excelente comentário Espero ansioso pela prisão dela, do Aécio e do Renan Calheiros.

Ramos -   23/04/2018 09:57:50

Meus parabéns feliz comentário. Muito sábio

Jose Correia de C . Neto -   23/04/2018 09:27:49

Se esse processo está com a segunda turma certamente essa louca criminosa e terroristas se dará bem em virtudo dessa turma adoradora de marginais está formada na sua maioria pir petista o outrosvtogasvpidres. Assim o país está fadado a um futuro negro e de degradação onde a bandidagem se fortalece acada dia! Infe...

Heriton Arantes -   22/04/2018 23:33:49

Boa noite, Muito bem escrito o texto. Infelizmente vivemos dias escuros, com alguns lampejos de luz. Me faz lembrar Charles Dickens, que cito : “It was the best of times, it was the worst of times, it was the age of wisdom, it was the age of foolishness, it was the epoch of belief, it was the epoch of incredulity, it was the season of light, it was the season of darkness, it was the spring of hope, it was the winter of despair.” Penso que como conservadores, temos culpa no cartório, pois o jabuti não sobe na arvore sozinho. Desde a redemocratização, a CF88, e a decadência cultural, nosso País foi moldado para ser o que é hoje. Espero sinceramente, que todos esses anos tenebrosos, possam servir de lição para nós.