• Percival Puggina
  • 14/06/2022
  • Compartilhe:

Aproxima-se a hora, pegue sua vassoura.

Percival Puggina

 

           Enquanto os dias escoam para o mês de outubro, olho para o Senado e percebo que o Senado não olha para mim. Nem para você, leitor. O Senado olha para os senadores e estes só atentam para si mesmos. Com a mais generosa boa vontade, entre os 81, as exceções a esse quadro egocêntrico não chegam a vinte.

Eis uma das grandes missões da ação política em favor do Brasil ao longo deste ano eleitoral. Vinte e sete senadores serão escolhidos pelos eleitores no primeiro domingo de outubro. Cada estado deve passar um pente fino na atuação dos que se apresentarem buscando renovar os mandatos. É preciso conhecer e tornar conhecidas, entre outras, as respectivas posições em relação ao pacote anticrime, à CPI da Lava Toga, à CPI da Covid, à prisão após condenação em segunda instância e à governabilidade do país.

A rigor, toda a insegurança jurídica causada por excessos monocráticos e colegiados do STF, apontados por Marco Aurélio Mello quando ministro, podem ser atribuídos ao desequilíbrio causado pelas décadas em que coube à esquerda política (mais precisamente a José Dirceu) apontar ao Senado os ocupantes dessas cadeiras. Agora, é o que temos, um poder de estado fazendo política sem voto.

Para o Senado porém, diferentemente do Supremo, a vida segue outro curso. Nossa Câmara Alta é um poder cujos membros se submetem à manifestação periódica de seus eleitores. Então, em outubro, sela-se o destino de 27 senadores. Salvem-se os raros bons e renovação já! Os restantes 54 entram na contagem regressiva para 2026. Também a estes deve ir o recado dos cidadãos de seus Estados. É a hora da cobrança, da revisão de vida, do respeito ao eleitor, da transparência das condutas. Hora de compreender que dirigir é servir.

Vale o mesmo para a Câmara dos Deputados. Antes de reeleger alguém, informe-se sobre como esse seu representante votou na autorização para o processo contra o deputado Daniel Silveira, como se posicionou (ou não!) sobre o voto impresso, o fim do foro privilegiado (que o Senado aprovou por unanimidade na legislatura anterior, ciente de que a Câmara jamais aprovaria aquela PEC). Maliciosamente, os senadores de então sabiam que o interesse próprio dos deputados prevaleceria e a matéria jamais iria à votação. Assim, salvaram-se todos, senadores e deputados, para os arquivos mortos da impunidade e da prescrição. Procure saber o que pensa seu candidato sobre reformas institucionais que limitem os ensaios tirânicos e o uso do poder de Estado como arma de guerra cultural e política.

Durante décadas, os construtores de narrativas foram muito bem sucedidos. Especialmente no tempo das velhas “cartilhas”. Os ativistas de esquerda eram nacional e uniformemente abastecidos de construções retóricas, esfarrapadas desculpas e grotescas acusações que, reiteradas além dos limites da náusea, tinham, pela repetição, aquele indigesto e conhecido poder de convencimento estudado por Goebbels. Pois esse tempo acabou, rápido e a muito baixo custo com as antagonizadas redes sociais. Os dias escoam em direção ao mês de outubro.

*        Percival Puggina (77), membro da Academia Rio-Grandense de Letras, é arquiteto, empresário e escritor e titular do site www.puggina.org, colunista de dezenas de jornais e sites no país. Autor de Crônicas contra o totalitarismo; Cuba, a tragédia da utopia; Pombas e Gaviões; A Tomada do Brasil. Integrante do grupo Pensar+.


Neuri Coser -   20/06/2022 11:07:13

Urge realmente que o povo se decida e faça uma limpa nesses corruptos eternos. Fora esquerda maldita. Parabéns pelo artigo

JOSÉ WAIMER PEREIRA DE CARVALHO -   19/06/2022 16:05:24

Por isso, sou por 1 senador por estado e mandatos de 4 anos, com coincidência das eleições gerais com as municipais.

MARIA INÊS DE SOUZA MEDEIROS -   17/06/2022 23:15:50

Parabéns, querido Puggina. Teu artigo é uma excelente lembrança de fatos que devem ser levados em conta antes de digitarmos o número do candidato na urna. Puggina sempre uma leitura obrigatória!

carlos edison domingues -   17/06/2022 22:36:08

PUGGINA O meu Corcel 80, tem do lado direito, um porta-bandeira de metal, fixo, junto à janela. Com frequência coloco a Bandeira do Brasil. Durante os próximos meses poderá ser colocada uma vassoura. Vamos à luta. Carlos Edison Domingues O.A.B.RS nº 3.626

Nei Piccoli -   15/06/2022 20:56:18

O brasileiro tem que ir para rua exigir a destituição do STF. https://t.co/Ej8KLQfgLn

Luiz R. Vilela -   15/06/2022 12:16:16

Em 1960, o então candidato a presidência da república, Jânio Quadros, veio com um slogan, o homem da vassoura. Se propunha a limpar o Brasil, que já desde sempre, era carcomido pela corrupção. Entrou, viu, não gostou da aparência nem do conteúdo, tentou ir a luta, não deu. Por não conseguir enfrentar os "suspeitos de sempre", teve de renunciar. Agora vem o Bolsonaro com os mesmos propósitos e também bateu de frente com as mesmas "forças ocultas", das quais Jânio já se queixava. A verdade, é que as tais "forças", já se tornaram "explícitas, com a liberalização quase total dos costumes, nada mais envergonha ninguém, inclusive o assalto aos cofres públicos, que são classificados por uma parte dos envolvidos na tal "luta política", como exercício de "esperteza política". Parece que a sina do Brasil é essa mesma, ser governado por ladrões, para ladrões e quem não se enquadrar, será alvo da ira dos que os protegem. A dois mil anos, Barrabás, que também era ladrão, levou a melhor. Dois mil anos depois, vamos ver a quem o povo escolhe.

José Henrique sobrinho -   15/06/2022 10:04:20

Muito obrigado por nos ajudar entender este mundo político e jurídico , e assim não cair em tantos golpes que aparece com cara que vai nos ajudar mais no final só querem nos ferrar.

Paulo porto -   15/06/2022 08:38:14

Muito bom

BlancaVitoriaOlmedo -   15/06/2022 08:18:11

Exatamente sr Puggina bem como o sr disse, E hora da cobrança da revisão de vida do respeito ão eleitor da transparência das condutas,hora de compreender que dirigir é servir. Temos que fazer uma renovação total no senado e na camara de deputados. Não mais deputados e senadores com processos nas costas la no stf, não mais lobos velhos da politica que nao sabe fazer nada a não ser ,corrupção!!

Cassio Medeiros Ahmed -   15/06/2022 07:14:51

Excelente como sempre Professor! "Vida longa e próspera. "

José Paulo Moletta -   15/06/2022 00:02:25

Brilhante, votei no candidato a senador pelo RS, na última eleição, que concorre a reeleição, não repetirei o erro.

Maria Luísa salomon -   14/06/2022 20:08:18

Excelente texto para todo eleitor linguagem direta que comunica. Devia poder stngir milhões de eleitores

Alexandre -   14/06/2022 17:55:42

Puggina: o recado completo no texto conciso.