• Percival Puggina
  • 11/11/2022
  • Compartilhe:

Alexandre Garcia e as palavras certas

 

Percival Puggina

         Em sua coluna na Gazeta do Povo (11/11), o amigo Alexandre Garcia usa as palavras certas para descrever o ocorrido. Usa-as desde o título: “Tentaram colocar palavras na boca do Ministério da Defesa”. Perfeito!

Foi exatamente o que fez o lamentável jornalismo brasileiro, funcionando como marqueteiro do ativismo judicial e seus meios de repressão das liberdades individuais.

As manchetes posteriores à entrega do relatório das FFAA atribuíam-lhe a conclusão de que não houve fraude na eleição. Havia, porém uma enorme distância entre o afirmado e o deduzido pela velha mídia. O relatório é extenso e em certo trecho afirma que os votos totais dos boletins de urna (BUs) correspondem ao totalizado pelo TSE nas urnas em que essa conferência foi feita. Ponto. 

Ora, bolas, que à soma das parcelas corresponde um e apenas um total, é uma obviedade que o computador do TSE confirma. Se o problema estivesse aí, em primários erros de soma, facilmente identificáveis, já estava todo mundo preso.

O problema sempre foi outro: o que está nos BUs corresponde efetivamente ao que foi digitado pelos eleitores? Isso, o relatório informa não ter sido possível avaliar porque os meios não foram possibilitados aos técnicos que o elaboraram.

Sabe, leitor, o que mais me incomoda nessa história toda? É a teimosia desrespeitosa, grosseira, prepotente com que a impressora de votos foi inviabilizada pelos tribunais superiores. Essa teimosia levou às ruas e praças milhões de brasileiros, durante anos; criou um conflito permanente entre o governo e o STF (posteriormente, também com o TSE); intoxicou as relações e trouxe suas consequências ao período posterior à eleição.

Culpam o povo, culpam o presidente, culpam meia dúzia de veículos, xingam a multidão, mas eles se inflam com as próprias palavras para substituir o que lhes falta: um pingo de razão.

Percival Puggina (77), membro da Academia Rio-Grandense de Letras, é arquiteto, empresário e escritor e titular do site Liberais e Conservadores (www.puggina.org), colunista de dezenas de jornais e sites no país. Autor de Crônicas contra o totalitarismo; Cuba, a tragédia da utopia; Pombas e Gaviões; A Tomada do Brasil. Integrante do grupo Pensar+.

 


ALCIDES POLIDORO PERSIGO -   14/11/2022 09:02:49

BEM COLOCADO PELO ALEXANDRE GARCIA. É A REALIDADE. PERGUNTO A MIM MESMO? QUE POSSO CONTRIBUIR? A PRINCÍPIO VOU DAR APOIO AOS CONCENTRADOS FRENTE AO QUARTEL DE NOSA CIDADE. LEMBRO: "VOX POPOLI VOX DEO" (NÃO SEI SE ESTÁ CORRETO ESTA ESCRITA. DESEJO FELIZ SEMANA A TODOS.

Armando Andrade -   12/11/2022 13:18:23

Lendo e relendo coisas do gauchão, relembro idos do João Figueiredo, suas falas pelas emissoras, a morte do filho, e as lutas continuam. E por que? A militância nauseabunda nunca foi exterminada, esta pandemia mundial ceifa paulatinamente na busca do paraíso que temos visto lá e acolá, misérias e sem liberdade. Pelo já vivido me custa a crer militares engolir sapos. Mas daí em diante, está posta sofismas e adiar verdades.O tempo brasiliense já mostrou essas garras. a hora é vacinar já.

Áurea Cassettari Câmara -   11/11/2022 13:28:17

Pcomo sempre, perfeito na análise!