• Percival Puggina
  • 21/05/2021
  • Compartilhe:

AINDA É TEMPO DE SALVAÇÃO!

 

Percival Puggina

 

No último dia 15, vi esse bom povo rezar, cantar, valorizar em cartazes, gestos e aplausos, palavras que traziam calor à alma na tarde fria de Porto Alegre. Havia, na manifestação pela Família, alguns amigos pessoais, claro. Mas eu conhecia aquela gente toda pelo muito que temos em comum no pequeno e imenso repertório de afetos morais e espirituais que trazemos no coração.

Estávamos unidos por algo valioso e, sim, também contra perigos assustadores. Quando lhes falei, encerrando o evento, disse que no campo político, no lado oposto, cada palavra proferida ali no Parcão era objeto de escárnio e combate. Era execrado cada cartaz, bem espiritual, valor moral, anseio expresso, oração pronunciada. Difícil, no mundo moderno, imaginar antagonismo maior e conciliação tão impossível.

Engana-se quem pensa que as bandeiras vermelhas expressam mera opção política. Não! Trata-se de algo muito mais profundo, que envolve a destruição de toda uma cultura. E não é para substituir por outra superior, que seus filósofos, psicólogos, linguistas, juristas estão longe de esboçar, mesmo os mais eminentes. Pensam tão distantes do homem real que negam a própria Razão.

Por acaso, poucas horas antes de sentar-me para escrever este artigo, recebi da editora Avis Rara, o livro “Guerra Cultural” de Stephen Hicks. Nas primeiras páginas, engasgo a leitura diante da composição de duas frases. Numa, diz Michel Foucault: “A Razão é a derradeira linguagem da loucura”. Na outra, Jean-François Lyotard completa o abismo: “A Razão e o Poder são uma coisa só”.

Perceberam, queridos leitores, as consequências disso? De um golpe só todas as bibliotecas são derrubadas.  É a filosofia que nega a filosofia! Segundo ela, observar a realidade, buscar sentido, aplicar a inteligência ao objeto, ter razão, por fim, é opressão. Que dizer, então da Fé, da verdade, do bem, do justo, do belo?

Sigamos adiante com os semideuses das prateleiras universitárias. Eles nos levam pela mão àquilo de que nos querem afastar. Pense nas nossas salas de aula que motivam o desamor à pátria, no “pluralismo” excludente das universidades, no que aconteceu com a arte ao longo do último século. Pense nas notícias que chegam de toda parte sobre a total rendição dos educandários católicos, pense na acomodação e reacomodação da doutrina à falta de juízo da hora. Pense na fragmentação da sociedade, no modo como o poder é disputado, no que o Congresso vota, ou não vota, e no que STF decide, ou não. Pense na erotização das crianças, na ânsia pela liberação da maconha, nas prisões abertas, na culpa das vítimas e na inocência dos culpados. E vamos, assim, virando o mundo pelo avesso, usando a difamada Razão para estabelecer relações de causa e efeito.

Durante dezenove séculos, minha amada Igreja Católica foi a grande depositária e sustentáculo da cultura do Ocidente. Sua missão educadora e cultural andava lado a lado com a espiritual. Ao ceder aquelas, fragilizou esta. Ao exorcizar seus conservadores, foi à dança com os lobos. Por isso, o Brasil, com um governo que coloca Deus acima de todos, está no olho de um furacão de intolerância a evidenciar que não há lugar para Ele na destruição empreendida por seus adversários. Há dois anos, o Brasil mostrou não estar perdido. Não há uma carta de rendição sobre a mesa. Ainda é tempo de salvação.

Percival Puggina (76), membro da Academia Rio-Grandense de Letras, é arquiteto, empresário e escritor e titular do site www.puggina.org, colunista de dezenas de jornais e sites no país. Autor de Crônicas contra o totalitarismo; Cuba, a tragédia da utopia; Pombas e Gaviões; A Tomada do Brasil. Integrante do grupo Pensar+.


Ivaldo de Holanda Cunha -   24/05/2021 23:51:13

Quem faz uma reflexão como esta, é mesmo muito bom. Entende. Parabéns

PAULO CEZAR ALVES MONTEIRO -   24/05/2021 16:26:29

Artigo Definitivo Dr. Percival. Veja se gosta deste? https://www.cultseraridades.com.br/?p=9840

Marcia Helena Suarez -   24/05/2021 01:07:10

E um alento ler seus comentários, professor. Me dá esperança de que, quem sabe, tudo vai dar certo.

Beatriz Cherubini Alves -   23/05/2021 21:11:41

Preocupante tudo isto. Mas acredito que com fé ainda venceremos. Fico feliz sempre que leio teus editoriais me esclarece e fico muitas vezes me faz pensar.Obrigada

Enio Luiz Círico -   23/05/2021 16:14:47

Sempre muito bom ler algo que nos faça refletir um pouco mais dos fatos da vida e do passado que embasa o futuro, e o que estamos passando. De onde viemos, aonde estamos e para aonde queremos ir. Pois, temos metas a alcançar, isso que nos move. A vida é uma eterna superação que nos agrega, mais e mais conhecimento, e entendimento de nós mesmos. Uma eterna briga do bem e do mal. Pensando afundo nisso, acredito que o direito do voto só poderia ser dado aos maiores de 35 anos. E que a autorização para votar, dos jovens a partir de 16 anos, foi uma jogada de mestre da esquerda. Hoje tenho 47 anos, e digo isso pela minha construção de ideias e pensamentos que ainda desenvolve, e que antes disso era um condicionado. Uma criança, um jovem que foi cooptado dentro das escolas por ideais inquestionaveis, de igualdade e de "democracia", frases como: "O trabalhador é oprimido pelo patrão." "Revolução do proletariado, igualdade para todos." Algumas freses agora eu as defino como no mínimo uma trapaça. Sem conteúdo, soltas, sem argumentos... Hoje faço do atual Presidente, uma oportunidade, que não se deve desperdiçar, um meio para um fim a ser alcançado, pela simples verdade, da real cultura de um povo humilde, em que a maioria esmagadora dos brasileiros se engajaram. Veja o povo do sertão Nordestino, quando veem o Jair. Acho aquilo emocionante, sertanejos simples e desprovidos de maldade pedido ao Presidente que olhe para eles, o que a décadas não o fazem. E nós sabemos o porquê! Acho que 2018 foi um marco em que não se retrocederá mais. Assim como na arte, é triste verificar o quando retrocedemos como humanidade ao se constatar o belo por mais simples que seja. Evoluímos constantemente, e que no ultimo século nos fizemos retroceder! E justo a internet, uma tecnologia que evoluiu, se fez esclarecer e interagir os milhões de vozes sufocadas, caladas e escondidas pelo politicamente correto, imposto por uma minoria mentirosa. Será que acordamos. Juro que eu acho que não foi isso que eles imaginavam quando criaram a internet.

Jandir Roque Stefanello -   23/05/2021 12:16:53

Gosto muito de ler e escutar o que falas. Consegue nos mostrar muitas coisas com poucas palavras, com colocações claras para o entendimento. Por favor continue mostrando que existem muitos valores que o povo possa compreender.

Genesi Duarte -   23/05/2021 10:38:05

Como sempre maravilhoso seu texto. E como sempre tentando nos mostrar como estamos beirando o abismo do comunismo. Uma pena que muitos não leram.

JOSÉ GABRIEL PENA DE MORAES -   23/05/2021 00:24:59

Meu prezado Percival, há mais de 10 anos que propus à ADCE que acionasse o Princípio da Subsidiariedade e da Participação, preconizado na Doutrina Social da Igreja Católica, para agir contra isto. Infelizmente fui voto vencido. Eis o resultado da omissão e da comodidade de ficar assistindo.

Cecília Madalena Lima -   22/05/2021 21:12:24

Um texto realista e nós remete citações de figuras notórias por devaneios maléficos à sociedade. Agradeço. Parabéns!

Adilson Maestri -   22/05/2021 20:57:37

Muito bom

Adão Valdeci Nogueira -   22/05/2021 19:55:13

Como sempre, CIRÚRGICO! Meus sinceros PARABÉNS!

joseli -   22/05/2021 17:50:23

Amo seus artigos!

Luiz Cleive -   22/05/2021 16:42:01

SIMPLESMENTE PERFEITO !!

PAULO CEZAR ALVES MONTEIRO -   22/05/2021 16:35:48

Doutor Percival Puggina, mais uma vez um texto definitivo. Impecável. Parabéns

José Emídio Farias Ferreira -   22/05/2021 15:33:04

Prezado senhor, muito feliz em ouvir suas palavras e constatar que não estou louco sozinho e que se há dois há três! Não há carta de rendição possível! Acima da liberdade só a morte! Acima do bom senso e da verdade só Deus! Acima da justiça só Deus! Ouvia outro dia um rapaz chinês vivendo no Brasil pra estudar e aprender a língua e a um ponto da entrevista com um jornalista brasileiro este pergunta se a perda de liberdade na China em troca de um bem viver eh negociável! Ele disse que sim que troca pois o governo lhes da estabilidade, comida, moradia, trabalho, possibilidade de ganhar dinheiro, etc.. então a falta de liberdade de expressão, o controle do estado sobre tudo, teria importância secundária!!!! E ele achando tudo muito natural e ainda com muito gorgulho de ser chinês!

Ambrosio de Oliveira -   22/05/2021 14:52:54

O que estamos passando é uma divisão de almas, não só de opiniões ou idéias, mas de algo muito maior que ainda não nos foi dada a devida compreensão. Quando uma parte da população fecha os olhos para valores morais, éticos e espirituais e começa a enaltecer uma visão de que somente a matéria importa num mundo tão carente de humanidade é sinal de que tempos sombrios estão se aproximando, mas concordo quê aínda há tempo para salvação.

Gelso Fernando Marcon -   22/05/2021 13:49:02

Perfeito! Abraço.

Edyr Batista Pereira -   22/05/2021 13:39:58

Fomos salvos pelo gongo. Que bom que tivemos essa chance, vamos lutar para não voltarmos a casa dos horrores!!!

Luiz R. Vilela -   22/05/2021 11:52:07

Desde de que o mundo é mundo e passamos a viver nele, a razão sempre foi viver conforme as leis que a natureza impõe as criaturas vivas da terra. Os animais, desde que surgiram, tem comportamento único, dizem que são dotados de "instintos", que regem suas maneiras de ser Nós os humanos, os quais prega-se sermos dotados de "razão", na verdade somos os mais refratários ao convívio harmonioso e natural. Somos mesmos, se as outras espécies pudessem nos classificar, os verdadeiros "irracionais" A irracionalidade no Brasil, chega com força extremada hoje, na própria política, que deveria ser um fator de congraçamento, mas por aqui, é totalmente destrutiva. A bandeira vermelha, agitada por alguns, realmente esconde desejos inconfessáveis, pois é a "fantasia" que camufla o poder totalitário. A ideologia de esquerda, revoga simplesmente o desejo natural do indivíduo ser livre e ter as sua posses. Sua liberdade e seus bens, passam a ser dádivas concedidas por aqueles que tentam usurpar da natureza, o controle sobre a vida na terra. Tornam-se seus senhores. Jamais podemos esquecer como os regimes comunistas se instalaram no mundo, e como governaram. Sempre criticaram a tal de democracia burguesa, entre eles o governo deve ser imposto, o título eleitoral, é o fuzil, e o povo é apenas uma massa que deve ser conduzida pelo "grande líder". É assim que veem as coisas e é assim que querem nos impor suas vontades. Devemos resistir, escravidão moderna, nem pensar, a nossa liberdade é um bem dada pela natureza, de quem somos criaturas, qualquer ideologia baseada na idiotia, tem que ser rechaçada.

Clarissa Bornemann -   22/05/2021 11:07:33

Lúcida reflexão do Sr Pugina, que nos faz lembrar de que a luta que enfrentamos é espiritual.

Silvana S H Benevenuto -   22/05/2021 04:12:00

Lutemos incansavelmente para que nossos filhos tenham um país com condições de se viver .Temos que criar homens de bem. Cultivar valores wue agreguem .

Gilberto Lupo -   22/05/2021 03:22:24

No que diz respeito à igreja católica, a partir da teoria da libertação , sua guinada para o aplauso aos esquerdismo, tem lhe ocasionado um permanente abandono de seus outrora fiéis.Exemplo mais próximo foi a recente conclusão da CNBB. Mais, o Papa ter recebido em audiência o sr. Lula da Silva, uma afronta aos católicos e outras atitudes que deixam a desejar aos fiéis conservadores da verdadeira igreja católica.

Donizete -   22/05/2021 01:13:24

Boa noite Percival , muito bom o texto publicado e aproveitoso com muito conteúdo. Somos um povo muito temente a Deus, com muita fé e não podemos a esperança com facilidade, apesar de tantas lutas mas se não há lutas não tem vitórias né. Mas é verdade independente de qualquer, coisa como política, religião, opiniões diversas , desigualdade social e governantes ainda há uma luz no final do túnel. Só precisamos que o ser humano o povo tivesse mais união, respeito, "educação " fé e força para aprender a discutir e saber primeira mão o que eles querem né. Porque hoje na atual conjuntura seculo 21 nós passando por uma crise de pandemia serissima, econômica e acontecendo o que está aí para todo mundo ver , muito triste e constrangedor em ver tudo isso o nosso psicológico já está sendo abalado. Só agradeço a Deus por tudo e por todos e o mundo ????inteiro. Desculpe o desabafo e o texto é parabéns. ????????????????

Anna Brasileiro -   22/05/2021 00:52:04

Quero acreditar que sim - ainda há salvação - mas vejo o cerco se fechando

Maria Dulce de Lima -   22/05/2021 00:44:18

Um excelente texto...nossas orações devem ser triplicadas, principalmente depois do que vimos nas declarações de duas senadoras na CPI da Covid....hj Brasil Chinês entre os Congressistas que possa imaginar nossa va filosofia.

Carlos Henrique Santos da Silva -   22/05/2021 00:30:27

Estou aprendendo que uma ideologia para subsistir precisa destruir o que foi construído com base em valores morais, éticos e religiosos sólidos.

Josefa Bernadete da Silva Silva -   21/05/2021 23:39:18

Excelente explanação, professor! Seu artigo enriquece o meu aprendizado, muito obrigada. Gratidão sempre...

Rejane Arleti Philippsen -   21/05/2021 23:16:01

# Bolsonaro em 2022, voto impresso já, e Deus acima de todos!!

Marcio Barcellos -   21/05/2021 22:59:37

Ao ceder aquelas, fragilizou esta. Verdade. Até porque, a razão é a própria loucura. E o que vemos hoje é a razão e a loucura de todos.

Helvécio Gouvêa Neto -   21/05/2021 22:22:37

Cristalinas as tuas palavras, mestre Puggina e, cada vez mais, apego-me às palavras de são Paulo: "Não vos enganeis: as más companhias corrompem os bons costumes." I carta aos Coríntios 15:33. Abraço.

Marcelo Fernandes -   21/05/2021 22:13:52

Sou constantemente bloqueado pela rede social foicebook, é uma amostra do porvir.

Eduardo -   21/05/2021 20:20:11

Excelente artigo, prezado professor. Como seguidamente consegues fazer, suas reflexões e percepções estão elucidando o que nos cerca nesses (sempre) tempos estranhos. Assim, ajuda e incentiva a não "baixarmos a guarda". Portanto; "macte animo!".

Elen Nunes Sampaio -   21/05/2021 19:10:25

Se depender de nós, o Brasil não estará perdido. Vamos até o fim na luta por um Brasil onde possamos ter nossa fé, nossa livre expressão e nossa democracia solidificada. "Brasil acima de tudo e Deus acima de todos" como deve ser.

Sebastião José da Silva -   21/05/2021 17:50:04

Verdadeiramente, ao ponto em que já chegamos e no ritmo em que caminhamos, a frase de Foucault tem certo quê de verdade: a tal Razão se mostra, nesses últimos acontecimentos do Ocidente, a expressão da loucura. As claras manifestações do dia 15 de maio não deixam dúvidas sobre qual é o sentimento, a visão e o espírito de um povo cristão, trabalhador, honesto, conservador em sua grande maioria. Pena constatar, mais uma vez, que o poder não emana desse povo. Orem pelo Brasil. Orem por Jair Bolsonaro. Orem pelo fim do domínio chinês - a exemplo do fez no Chile e na Argentina. O alvo agora é o Brasil.

Gilda -   21/05/2021 17:47:47

Sou grata ao escritor e professor Percival Puggina, pela oportunidade de estar lendo seu texto em uma análise real.

Claudio de Souza Alves -   21/05/2021 17:20:11

Parabéns pelo texto Sr. Percival.

Mariza -   21/05/2021 17:11:50

Percival, amigo ,,tenho curtido muito seus artigos e lives e me sinto bem mais por dentro do que está se passando em nosso país, o que me deixa muito assustada:onde irão parar todos os valores que sempre nortearam o povo brasileiro???A esquerda quer acabar com todos eles???Vamos lutar!????????????????????????????

LUIZ FRANÇA BARROS -   21/05/2021 15:26:50

Puramente verdade meu caro. Tenho rezado o rosário todos os dias e não somente o terços, mas sim os 4 mistérios pelo Brasil o presidente e seus ministros para que tenham força e sejam conduzidos pelo Espírito Santos e noite rezamos em família. Eu creio, mas é uma guerra onde não podemos baixar a guarda. Abraço e obrigado

Rudimar -   21/05/2021 15:01:14

Excelente artigo.

Antoniofernandoalves Alvesb -   21/05/2021 14:17:27

bom dia professor Puggina eu gostaria dê uma pergunta ao senhor é tenho à certeza quê estou fazendo esta pergunta à pessoa certa porquer vemos pessoas eminentes jornalistas escritores cantores atores filosofos defendendo é apoiando causas que nos pobres mortais vemos é sabemos que aquilo é errado mim de uma resposta por favor porquer à pessoa humilde pobre sem um minimo de estudo estudo é facil ser doutrinada agora eles que tem todo o aparato publicitario acesso a tudo porquer agem dessa forma um abraço parabéns pelos seus artigos que DEUS o proteja

Neire Pareaj -   21/05/2021 14:08:47

É um alívio ler artigos tão inteligente s como os seus. O Brasil anda muito chato. A mídia esquerdista só emite opiniões e não relata fatos. Você é uma luz no final do túnel, uma esperança de que ainda há salvação para o Brasil.

Hermenegildo Gonçalves Leite -   21/05/2021 13:32:32

O Brasil não será nocauteado pelo ANTIDEMOCRÁTICO, e o nosso patriotas não deixará porque vencemos em 1964 e o grito da liberdade prevalecerá.

Samuel Coutinho -   21/05/2021 13:30:44

Perfeito professor. Não é só a democracia que está em jogo, mas o futuro do país. Abcs!!