• Percival Puggina
  • 02/05/2015
  • Compartilhe:

AFINAL, CNBB, QUEM PÕE EM RISCO A ORDEM DEMOCRÁTICA?

Não há nenhum indício de algum ato que possa justificar qualquer denúncia contra a presidente da República”. D. Damasceno, então presidente da CNBB, e cardeal arcebispo de Aparecida (SP), 12/03/2015.

 “Existem normas, regras, para um pedido oficial de impeachment. Creio que não chegamos a esse nível". D. Leonardo, secretário geral da CNBB, 12/03/2015.

 "A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, reunida em sua 53ª Assembleia Geral, em Aparecida-SP, no período de 15 a 24 de abril de 2015, avaliou, com apreensão, a realidade brasileira, marcada pela profunda e prolongada crise que ameaça as conquistas, a partir da Constituição Cidadã de 1988, e coloca em risco a ordem democrática do País." Palavras iniciais da Nota da CNBB Sobre o Momento Nacional, divulgada no encerramento da Assembleia.

 Já mencionei que, como leigo, não tenho dever de acolhimento ou reverência às posições políticas dos senhores bispos. Nas democracias, a política é terreno de contraditórios, antagonismos, diversidade de opiniões. Quem assume posição política não pode, após ser imprudente, erguer o báculo cobrando dos fieis prudência e zelo pela autoridade religiosa que não soube preservar. A CNBB entrou no jogo e foi falar com Dilma. Espontaneamente, disse não ver motivo para impeachment. Certificou à mídia não existir "nenhum indício de algum ato" que possa justificar denúncia contra a presidente (uma certeza que não é compartilhada por muitos no mundo jurídico, por muitos mais no mundo político e por 63% dos brasileiros).

Tais afirmações podem e devem ser contestadas. O que as motiva pode e deve ser objeto de reflexão. Mormente se, no momento seguinte, a CNBB desencadeia campanha de apoio ao projeto de reforma política do PT.

Após tantas adesões, ora veladas ora explícitas à pauta petista, a questão que proponho à reflexão dos leitores, é a seguinte: quem ou o que estaria pondo em risco, na opinião da CNBB, a ordem democrática no Brasil? Formulo a pergunta porque essa conversa sinuosa, melíflua, esse dizer sem ter dito, esse verdadeiro arremedo de nota oficial, pode ser ofensivo se dirigido aos milhões de brasileiros que saíram às ruas pedindo impeachment e exigindo das instituições, civicamente, que cumpram seu dever. E é um primor de circunlóquio, em relação ao alvo para onde deveria apontar: a pessoa da presidente e seu envergonhado governo, enclausurado nas próprias trampolinagens contábeis, mentiras, irresponsabilidades, más companhias e péssimos exemplos, seus black blocs, os exércitos de Stédile, e os incendiários divisionismos de Lula. Afirmar, como D. Damasceno, que "os ânimos se exacerbaram durante a campanha política de 2014" e que "a tensão continua" é dar um torcicolo nos acontecimentos. É fazer coro ao PT quando denuncia um suposto "terceiro turno". É uma pirueta retórica sobre a tensão política que se instalou no país. A vítima, aqui, senhores, é a nação, indignada mas ordeira, que não precisaria estar passando pela crise moral, econômica, fiscal, política, de credibilidade e de inteligência com cujas consequências se defronta. Tudo sob um governo que terceirizou suas atividades essenciais porque não as sabe cumprir.

______________

* Percival Puggina (70), membro da Academia Rio-Grandense de Letras, é arquiteto, empresário e escritor e titular do site www.puggina.org, colunista de Zero Hora e de dezenas de jornais e sites no país, autor de Crônicas contra o totalitarismo; Cuba, a tragédia da utopia e Pombas e Gaviões, integrante do grupo Pensar+.

 


André -   13/05/2015 16:56:28

Aqueles que juraram amor por Deus se tornaram progressistas. É possível trocar este amor, pautado na verdade, pelo desejo peçonhento de se juntar ao PT?

José P.Maciel -   10/05/2015 04:01:59

Essa questão de a CNBB ,já quase que por tradição emitir opiniões de ordem política e econômica,criou um problema sério para os católicos, que em nada ajuda a religião nem a política.Sempre causa confusão na maior parte dos fiéis,enquanto que nos outros,nos ateus e indiferentes,pode causar alegria ou revolta.Na Igreja,existem as Encíclicas Sociais e os pronunciamentos papais, bastante profundos.Esses clérigos "engajados" na política, parece que querem seguir hoje o exemplo dos evangélcos,já fartamente presentes nos parlamentos,alguns como palermas no meio dos sabidões.O professor Puggina tem sofrido muito com isso.Espero que não seja em vão.Talvem errado tenha sido a criação das chamadas CNBB's.

Gustavo Pereira dos Santos -   07/05/2015 09:28:38

O vinho tava ótimo, tentarei arrumar meu besteirol. i) arquivado, em vez de indeferido. ii) decisão colegiada da mesa, em vez de monocrática. iii) colocar em votação a decisão de abrir ou não o processo de impeachment na Cãmara dos Deputados. A verdade é que o PMDB não quer falar de impeachment em 2015. Mas, em 2016 a história será outra: prepararão o terreno para puxar o tapete da ANTA por impeachment a partir de janeiro de 2017, caso ela não renuncie. Abraços, Gustavo. "Esquerdopata é doente, a CIA tem mais o que fazer. Aventura é um país a deriva, sem rumo. Nenhum ato isolado resolverá o caos que a esquerda criou. Que tal começarmos a exigir que as leis sejam cumpridas, principalmente por quem nos representa? Sr. Abel falou da história. Me diga onde foi que a esquerda fez algo que preste. Flertou com a esquerda? CRÉU. Um abraço, Gustavo. ps: o próximo pedido de impeachment não poderá ser indeferido autocraticamente pelo Cunha. Uma sucessão de pedidos ocorrerão até que ele tenha que VOTAR a aceitação ou não do pedido."

DeBrito -   06/05/2015 20:22:04

Parafraseando aquele narrador esportivo: "Meeuuu Deeuuus! Meeuuu Deeuuus!" Isso é como escolher a Barrabás!

Genaro Faria -   06/05/2015 08:30:42

O PT tem medo de panela na janela. Que partido é este?

Gustavo Pereira dos Santos -   06/05/2015 04:00:45

Esquerdopata é doente, a CIA tem mais o que fazer. Aventura é um país a deriva, sem rumo. Nenhum ato isolado resolverá o caos que a esquerda criou. Que tal começarmos a exigir que as leis sejam cumpridas, principalmente por quem nos representa? Sr. Abel falou da história. Me diga onde foi que a esquerda fez algo que preste. Flertou com a esquerda? CRÉU. Um abraço, Gustavo. ps: o próximo pedido de impeachment não poderá ser indeferido autocraticamente pelo Cunha. Uma sucessão de pedidos ocorrerão até que ele tenha que VOTAR a aceitação ou não do pedido.

Abel Abati -   05/05/2015 18:36:11

Estou de acordo com D. Damasceno. Impeachment não resolve. O PMDB, o partido da boquinha, vai dar conta? Além de ser inconstitucional, pois não há razões suficientes. Além disso a CIA americana está torcendo e olhando de espreita para que aconteça. É só olhar para trás e analisar a história. Em 1954 ficaram torcendo para a derrubada do gaúcho Getúlio. Lacerda foi o braço direito da Cia. Em 1961 o maluco Jânio pressionado pelas "forças ocultas" entregou o bastão. Em 64, idem. Derrubaram outro gaúcho, João Goulart. E aí ficamos 21 anos debaixo dos tacões da ditadura. E agora o que vocês querem? Já dizia o Senador Cícero: "História magistra vitae". Não vamos embarcar em outra aventura.

Genaro Faria -   05/05/2015 12:04:33

Aos senhores bispos da CNBB lembro um adágio romano: Quos jupiter vult perdere dementat prius. Em tradução livre - Deus primeiro enlouquece aqueles que vai perder. Em que virtudes dos dirigentes do PT Vossas Eminências se espelhariam para pautar as ações da CNBB diante do fiéis católicos? Seriam eles inocentes e foram levados aos tribunais por perseguição política ou religiosa? Cristo no Sinédrio seria uma prefigura desses "heróis da pátria", como se louvam com o braço erguido de punho cerrado na saudação comunista? Teriam Vossas Eminências lido Karl Marx, Engels, Lênin e outros autores materialistas como profetas pós-bíblicos? Ou quem sabe esses gênios foram suscitados como paráclitos que iluminariam as palavras do Cristo revolucionário político que os marxistas assim interpretam? Não, até o absurdo deve respeitar algum limite. Eu prefiro acreditar no adágio que acima transcrevi.

CARLOS ALBERTO CORDELLA -   04/05/2015 19:57:02

Infelizmente, todos aqueles que defendem o atual governo, de alguma forma foram comprados, corrompidos, e se juntaram a causa em troca de benefícios. Se bem me recordo o governo Lula bancou a construção do hotel que está faturando muito em Aparecida. Aliás o templo dedicado a Nossa Senhora, Padroeira do Brasil, transformou-se num mercado livre . Lá o governo não cobra impostos , tudo por lá é como doação. Gostaria de ter os mesmos privilégios para defender a tão nobre, devotada e honrada presidente da república bolivarianista brasileira.

Francisco Fernandes Filho -   04/05/2015 15:10:39

Como católico praticante, defensor de minha Igreja, não me sinto representado politicamente por essa entidade que defende um partido que, abertamente, é a favor do aborto, do casamento homossexual e promoveu o maior assalto aos cofres públicos de nosso país em toda a sua história.

Vilson Schäfer -   04/05/2015 14:29:21

Que loucura. Puggina você escreve bem. Mas só isso. O conteúdo pode ser bom, mas a raiva, o ódio, a revolta descredenciam qualquer cristão.... O cristão é de obras que geram transformação. Boas intenções o inferno está cheio. Te reúna com os mais lascados, escute, articule, organize..mas cuidado, corres o risco de mudar de opinião e de posição.

Dagoberto Lima Godoy -   04/05/2015 14:10:02

Magistral e corajoso, mais uma vez demonstras que ser católico é ser servo de Deus e não subordinado aos que se dizem seus representantes, na Terra (mas parecem os vendilhões do templo, que Jesus expulsou). Afinal, o que querem esses bispos? Um socialismo bolivariano para o Brasil?

Mila -   04/05/2015 13:40:58

Depois de fazer algumas pesquisas, fiquei chocada ao ver como a Igreja Católica pende para o cumunismo. Que coisa triste... O futuro se revela mais negro que nunca!

Genaro Faria -   04/05/2015 11:17:57

O xodó da CNBB, João Pedro Stédile, condecorado pelo atual governador de Minas com a medalha de Tiradentes, pode ser a gota d'água no pode cheio de mágoa dos católicos e todos os cidadãos de boa formação moral. Essa afronta feita pelo mais íntimo amigo de Dilma na política - na qual ambos entraram pelas portas da clandestinidade criminosa - lembra a que nos fez o amalucado Jânio Quadros ao homenagear Che Guevara com a mais alta comenda nacional. Infelizmente, porém, a maioria dos católicos ainda não se deu conta de que a entidade que deveria defender a nossa igreja de seus inimigos usa o símbolo enganoso de um anjo quando deveria usar a figura do Cavalo de Tróia que introduz o demônio no templo erguido pelo apóstolo Pedro.

Data Venia -   04/05/2015 01:32:17

BADERNAÇO DE CURITIBA 2 Declarações nas redes sociais do prefeito de Curitiba levantam suspeitas de que ele fez parte do esquema petista para enfraquecer o governador Beto Richa. http://www.valor.com.br/politica/4030038/prefeito-de-curitiba-critica-ataque-da-pm-manifestantes-no-pr Pelo menos ele saiu do PSDB antes de começar a ajudar o PT na sua campanha permanente de enfraquecimento da oposição. Difícil de engolir são as críticas veladas de alguns expoentes do PSDB ao comportamento de Beto Richa e da PM do Paraná. Os blogs sujos estão deitando e rolando. Querem um exemplo ? Um certo (errado) Blog do Tarso chegou a dizer o seguinte disparate: “CRESCE A POSSIBILIDADE DE IMPEACHMENT, DE INTERVENÇÃO FEDERAL OU DE RESPONSABILIZAÇÃO CRIMINAL CONTRA RICHA”. Quem é o responsável por mais esta trincheira do lulopetismo, que chama de MASSACRE (acreditem!) o que aconteceu na capital paranaense ? Trata-se de Tarso Cabral Violin, advogado de Curitiba. Com toda certeza, outro membro do fã-clube de Fachin. Ele estava presente no bardernaço e foi ferido “gravemente” por um estilhaço de bomba. Em um dos posts ele pergunta CABERÁ À DILMA INTERVIR NO ESTADO DO PARANÁ ? A malta vermelha está declarando guerra à democracia. Os jornalistas independentes podem denunciar e nós leitores podemos protestar, mas cabe a oposição e a parte sensata do PMDB reagir. O primeiro passo é votar contra Fachin.

Pedro Coelho -   03/05/2015 22:53:46

Puggina, você disse tudo na sua análise sobre essa retórica acusatória formulada pelos bispos da CNBB. Você devolveu a pergunta para quem não deu a resposta. Quem está pondo em risco a ordem democrática no Brasil? Isso a "padraria", como os chamava Eça de Queirós, não diz. Um abraço e mais uma vez parabéns.

Genaro Faria -   03/05/2015 16:05:18

A lupa que não permite a D. Damasceno, nosso Sherlock de batina, ver qualquer indício na cena do crime, onde toda a galera do Flamengo, do Corinthians, do Grêmio e os fãs os Beatles, da bossa nova e do pagode veem uma Petrobras descer pelo ralo da corrupção, com certeza é de fabricação venezuelana. Ou cubana. A democracia só não está mais ameaçada neste país do que a fé na igreja católica. Para a CNBB, Genésio Boff, codinome Leonardo, foi quem impôs ao Vaticano um "obsequioso silêncio". E expulsou o Papa do clero.

Sérgio Alcântara, Canguçu RS -   03/05/2015 13:13:50

O, até agora, bem sucedido projeto petista contou e conta ainda com dois pilares fundamentais em sua construção: 1) O minucioso sistema midiático de geração de expectativas em torno da figura mítica de Lula, que foi capaz de atrair, inclusive, muita gente que se diz de centro e de centro-direita, não apenas trabalhadores empregados ou colonos, mas também muitos empresários urbanos e rurais (pequenos, médios e grandes). 2) O também sistemático e irresponsável uso da autoridade pedagógica, artístico-cultural, acadêmica, intelectual e religiosa para a doutrinação ideológica em torno dos "valores" do petismo-marxismo. E, dentro desta plataforma de atuação, a CNBB, com certeza, tem sido crucial na propagação da "proposta". Eu mesmo, acabei me retirando das missas nas CEBs por não aguentar mais ver o Evangelho ser transfigurado em revolução socialista e o sagrado nome de Nosso Senhor Jesus Cristo ser sistematicamente reduzido à condição de revolucionário.

Belmiro Stephenson machado Santos -   03/05/2015 02:30:34

Entreguei o Brasil pra Deus , exatamente porque o número de pessoas que torce pela desgraça do Brasil, é muito maior, do que o número dos que que desejam a nossa felicidade! E a ideia que tenho, é que entre as dezenas de Deputados Federais e Senadores, a maioria está mamando com a turma do PT. E finalmente, " a pior cegueira é a de quem não quer ver"! E tudo indica, que o Brasil está caminhando para uma guerra civil, porque como está por certo não ficará. A minha sugestão é uma intervenção Militar, para dar um basta nessa corja de ladrões!

Odilon Rocha -   02/05/2015 22:52:21

Caro Professor Deus nos dá muitos talentos e dons, como uma espécie de empurrãozinho. Mas nem tudo! ELE não poderia jamais nos dar, por exemplo, o dom e talento da mentira, da empulhação, da hipocrisia e da cara de pau. Tais dons e talentos são conquistas e responsabilidades pessoais e até institucionais. Fazer o quê? Livre-arbítrio! Poderia listar mais 'dons', mas fico por aqui, para quebrar o galho (não sou bom como Deus!). Quanto dom nas palavras de Dom Damasceno e Dom Leonardo! Quanto talento da CNBB! Juro, não sinto inveja alguma.

Gustavo Pereira dos Santos -   02/05/2015 21:53:52

Dr. Percival, infelizmente isso vai acabar em derramamento de sangue, muito sangue. Acho que o senhor já viu, deixo o link do video de um seminário comunista dentro da PUC - GO, que foi interrompido por um jovem corajoso com fortes argumentos. https://www.youtube.com/watch?v=SQGY9-JIuXw Eles estão sendo derrotados no confronto das ideias e partirão para o confronto físico. Abraços, Gustavo.

Data Venia -   02/05/2015 17:44:22

Como o badernaço de Curitiba rendeu bons frutos aos petistas, eles vão tentar repetir a dose em outros estados governados pelo PSDB. Os parlamentares tucanos, eleitos pelo Paraná, precisam defender Beto Richa e a PM. Os motivos (números e fatos) estão todos nos posts de Reinaldo Azevedo. Lamentavelmente, eles só parecem unidos e determinados na defesa da candidatura de Fachin ao STF. http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/o-confronto-no-parana-foi-meticulosamente-planejado-por-extremistas-e-por-profissionais-da-baderna/ http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/videos-deixam-claro-que-policia-do-parana-reagiu-ao-ataque-de-bandidos-de-vandalos-de-marginais/ http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/deputado-do-parana-revela-a-intencao-da-baderna-derramamento-de-sangue/ http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/milicias-bolivarianas-no-parana-cade-no-estado-a-imprensa-independente/ http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/o-cerco-golpista-do-pt-a-um-governo-o-que-boa-parte-da-imprensa-do-parana-e-do-brasil-esconde-de-paranaenses-e-brasileiros/ Divulguem nas redes sociais A VERDADE! Os baderneiros tiraram o povo da rua em 2013. Agora querem tirar o PT do fundo do poço, com apoio imoral da imprensa chapa branca.

Ismael de Oliveira Façanha -   02/05/2015 16:44:39

Cansativo esse assunto do impeachment da Dilma; porque FHC e esses bispos são contra o PEDIR IMPEACHMENT? Por que "não pode" ser pedido? Atualmente o único partido político abraçado com a decência é o DEM, porque na hora do vamos ver, PPS e PSDB perdem a casca verde deixando visível sua alma vermelha, e vão cobrir de panos quentes os comunas no poder, os traidores da Pátria. A OAB federal, e a casta episcopal, a CNBB, já arvoraram o estandarte do comunismo, da ditadura do proletariado, da guerra às "elites". Está chegada a hora nesse País, de os medalhões da direita conservadora abandonarem seus pedestais de egolatria, seus malabarismos beletrísticos, e irem constituir núcleos de ação política, sob o ideário de Deus, Pátria e Família. Isso porque o capeta incarnado e encarnado, líder máximo do partido no poder, não para de agir em busca dos objetivos bolivarianos.