• Percival Puggina
  • 13/12/2014
  • Compartilhe:

AÇÕES DA PETROBRAS: DE BLUE CHIPS PARA O CÓDIGO PENAL

Ora vejam só. Na última quarta-feira, a senhora Graça Foster propôs à presidente Dilma a substituição de toda a diretoria da Petrobras. Nessa novela, o enredo é conhecido. Muitos personagens, também. O mais novo é a geóloga Venina Velosa da Fonseca, cujo relato contém cenas de gangsterismo. Quando denunciou o pouco que sabia do muito que acontecia, encostaram-lhe uma pistola na cabeça, ameaçaram seus filhos e a expatriaram.

 O Brasil real já sabe. A Petrobras foi aparelhada pelo Comando Vermelho, pelos sócios do Clube da Estrela, que governa e faz girar a roda da história em nosso país há mais de uma década. Mas o Brasil do faz de conta, do me engana que eu gosto, funciona de outro modo. Acredite, foi necessário que a presidente da Petrobras fosse ao Palácio do Planalto propor a Dilma a demissão da diretoria da empresa!

 Causa surpresa a conduta da presidente? É bom lembrar que no dia 27 de outubro, dia seguinte à eleição, já lá vai mês e meio, Dilma declarou ao Jornal Nacional, referindo-se à corrupção na Petrobras: "Não vou deixar pedra sobre pedra!". Pois deixou. Deixou cada pedrinha no seu lugar. Você sabe como são essas coisas no jogo de xadrez - às vezes, uma pedra mal mexida faz desandar a partida.

Ao longo desse período, cada dia reservou ao noticiário nacional algo capaz de estremecer a escala Richter de quem tenha a mínima sensibilidade política e moral. E a que se dedicou a presidente Dilma? Manteve-se cumprindo o dever: protegendo a linha de fundo de seu tabuleiro, lá onde estão o rei e a rainha, cujas cabeças perdem preço tão rapidamente quanto se depreciam as ações da Petrobras. Ah, as ações da Petrobras! Saíram da lista das blue chips e foram para os artigos, incisos e alíneas do Código Penal, as ações da outrora reverenciada Petrobras!

 O momento pertence às instituições da República. Ou elas cumprem seu papel ou o povo voltará às ruas para proclamar sua revolta e sua vergonha. Não será apenas vergonha ante o que esse governo, seu partido e seus associados fizeram com o país e com a imagem do país. Será uma revolta contra as instituições e sua condescendência criminosa. O povo já percebeu que não pode contar mais com outras veneráveis instituições que, historicamente, funcionavam como faróis e como vigilantes dos grandes valores nacionais - entre outras a CNBB, a OAB, a ABI. Hoje elas se omitem, ou concedem apoio explícito ao Comando Vermelho, aos sócios do Clube da Estrela.

_____________
* Percival Puggina (69), membro da Academia Rio-Grandense de Letras, é arquiteto, empresário e escritor e titular do site www.puggina.org, colunista de Zero Hora e de dezenas de jornais e sites no país, autor de Crônicas contra o totalitarismo; Cuba, a tragédia da utopia e Pombas e Gaviões, integrante do grupo Pensar+.
 


Erwen Souza -   16/12/2014 13:58:20

Excelente matéria...

Carlos Henrique -   16/12/2014 02:14:20

E para aqueles que compraram ações com o seu depósito de FGTS o que sobrou? Dos míseros 3% pagos anualmente neste depósito compulsório, que sequer cobre a inflação, o incauto investidor foi "depenado". Diria meu pai: ovelha não é pra mato.

João C.N.Vargas -   15/12/2014 22:42:46

Prezado Carlo Germani, seu comentário sintetiza tudo.

Pedro D. Fattori -   15/12/2014 17:07:25

A rainha vermelha protagonizou cena de dramalhão mexicano, ao conter o choro, na entrega do relatório da Comissão da Verdade na semana passada. Pergunto: Se emociona também com relação as atrocidades dos irmãos Castro em Cuba? E das perseguições ao povo venezuelano? Pura canastrice, de quem apoia descaradamente ditaduras pelo mundo... E teve a aplauso de uma plateia de pelegos. A mim não me enganam essas estrelas vermelhas de araque. AGAURDEM: VEM AÍ MINHA PROPINA MINHA VIDA...

Vicente Tubiana -   14/12/2014 19:38:03

Muito bem lembrado, professor. A CNBB ainda existe? Onde estão aqueles que bradavam no passado contra qualquer vírgula fora do lugar? Viraram avestruzes? A OAB sempre foi uma piada. A ABI sempre existiu para contemplar 2 ou 3...

André Carvalho -   14/12/2014 17:08:56

A permanência de Graça Foster no comando da "Roubobrás" é um dos grandes mistérios de todo esse escândalo. Sua batata já estava suficientemente assada quando se comprovou a jogada ensaiada em seu depoimento na fraude que foi aquela CPMI do Congresso. E agora, com essas denúncias de que fora avisada dos problemas, então... O curioso é que tem parte da mídia destacando que ela está sofrendo muito com os problemas da empresa. Sendo assim, dona Desgraça, ajude a Petrobras que tanto ama e peça as contas! Tenha um pouco de vergonha nessa cara feia!

Juan I. Koffler A. -   14/12/2014 14:22:34

Caro Puggina: Realmente, é incompreensível o rumo que está tomando o "affair" Petrobrás. Como de usual ao nosso país, principalmente nestes últimos doze anos, estão na linha de tiro os bagrinhos, enquanto os verdadeiros mentores e responsáveis (Lula, Dilma et caterva) mantêm-se intocáveis. Enquanto assim for, enquanto não se cortarem as cabeças de toda essa balbúrdia institucionalizada e solidamente assentada nos três poderes da República, tudo continuará como dantes no quartel de Abrantes. A hora já está começando a passar e graças a isso, a UNASUL vem crescendo em suas criminosas estratégias continentais, escancaradamente vomitadas. O se toma uma decisão drástica já, ou estaremos fadados a ser mais uma prisão-satélite da Russia. Um abraço. J.Koffler

Ismael de Oliveira Façanha -   13/12/2014 23:32:39

Nesse drama da Petrobrás, o escândalo dentro do escândalo, Puggina, é essa bruxa da Graça Foster ainda não ter caído; como ela se atreve a propor a demissão de seus subalternos, ficando impávida no cargo máximo da empresa que estão destruindo com sua cumplicidade, ou mais que isso? Quando o time, de futebol, vai mal, a saída do seu presidente é demitir o treinador e assim conservar a própria cabeça bem à salvo!...

José Luiz de Sanctis -   13/12/2014 19:38:38

Meu saudoso pai dizia ironizando que “deveriam criar uma lei proibindo o roubo por políticos somente nas segundas feiras e em pouco tempo seríamos tão ricos quanto os EUA”. Não sei se tanto mas estaríamos no mínimo no 2º mundo e não quase no quinto dos infernos. Não sei quem extirpará esse câncer.

Leonardo X -   13/12/2014 19:18:43

O prezado articulista nem precisou lembrar os leitores do adiamento "sine die" da apresentação do balanço da empresa, mesmo que essa falta esteja acelerando a queda das ações ao nível do pré-sal. No intuito de contribuir para a saúde da Petrobras e sossegar o mercado acionário, talvez eu me anime a enviar para o site planalto@lheira.gov.br, uma modesta sugestão que me inspirou o PLN 136/2004. Seguinte: Graça Foster pediria à amiga Dilma Rousseff uma lei de irresponsabilidade contábil, à semelhança da fiscal, recentemente aprovada pelo Congresso Nacional. Basta que o governo chegue no preço e argumente que sem essa lei a empresa vai parar, o que seria, cá pra nós, um tremenda irresponsabilidade dos congressistas, não é mesmo? E no dia votação, uma recomendação especial. Que Lula convoque a militância (coletivo de primatas, da ordem dos mamíferos descerebrados) para as galerias.

Carlo Germani -   13/12/2014 18:35:21

Caro Puggina, oportuna sua observação sobre a conivência e subserviência das "entidade$ de cla$$e - OAB,CNBB,ABI,...". Mas não consigo ver qualquer manifestação da população. A grande massa de imbecis coletivos (como diz o Prof.Olavo de Carvalho) faz de conta que a tragédia em curso (desgoverno petista-comunista) não lhe interessa, não lhe preocupa,nada lhe atinge e pior ainda,nenhum compromisso com um verdadeiro projeto de nação lhe deve ser exigido. Puggina:toda nação para se elevar a categoria de desenvolvida pasou por megaprovações internas (guerra civil,amplos movimentos de desconstrução do que está inviável e perigoso,...,)fundamentados no senso de realidade da maioria da população. A alienação,a ausência de acuidade cultural-intelectual-moral, o existencialismo-materialismo ,o oportunismo,a canalhice,da grande massa populacional do Brasil,...,é a própria tragédia anunciada. Povo consciente? Que povo Puggina? Na verdade temos é "bagaços espirituais" a serviço do mal.Nad é casual,tudo é causal.

Odilon Rocha -   13/12/2014 18:12:32

Prezado Professor Puggina Não só a ABI, OAB e CNBB estão omissas, mas uma gama de outros meios e categorias que sequer dão um traque de insatisfação. É um silêncio mais esvaziador do que por medo. Intimidados? Creio que não. Eis aí a UNASUL, firme e forte. Me parece que o 'projetão' corre paralelo, frouxa e sobranceiramente, ao largo dessas imoralidades que ultrapassaram a escala Richter. Em seu último artigo, denunciante, só faltou o FHC dar um beijo na boca da "Faxineira". Voltando ao assunto ações da 'Pterobrás' , ainda me lembro quando, trinta e poucos anos atrás, meu pai falava da importância na aquisição das mesmas, com um orgulhoso tom de quem estava falando de papéis que valiam mais que barras de ouro. Um 'negocião', como Pasadena.