• Percival Puggina
  • 22/05/2023
  • Compartilhe:

A verdade não tem dono!

 

Percival Puggina      

         Há quatro anos, o consórcio de mídia, como um coro afinado e provavelmente com regência competente, fez sua opinião valer como se fato fosse. Ou seja, fez-se obrigatório tomar como verdade o que ele em coro dissesse e quem o refutasse era tratado como falsário de um fato que não podia ser contestado.

Tudo muito definitivo e estável porque a mão pesada do Poder Judiciário dava suporte a essa prática que custou caríssima, em direitos e em liberdade de expressão, para muita gente boa. A situação se agravava contra quem expressasse irritação, sarcasmo, ironia ou aspereza, ao ver comunicadores deixar o país, o futuro de tantos estacionar nas sacolas dos inquéritos finis mundi e essa perturbação toda virar “novo normal”. Um século e meio atrás a ironia, a sátira, a exposição das figuras públicas ensejavam a existência de jornais de humor! Era tempo do Império! Este país tinha imperador! E D. Pedro II era o alvo principal, sereno e bem humorado, dos chargistas de então.

Com o século XXI já rodando, graças aos acontecimentos que o leitor bem conhece, o humor político joga na terceira divisão da comunicação social. Os Hipócritas estão no desterro e até a Bárbara Destefani, do Te atualizei, é censurada. Santo Deus! O humor circula naquele espaço antiquado e restrito que o Judiciário chama “serviço de mensageria privada”. Coisa privada, mas apesar de privada não escapa ao interesse dos censores, curiosos em saber quem curtiu o quê. O humor chega individual, por e-mail, dá causa a gargalhadas, desopila, mas provoca ressaca. Sobrevém uma profunda tristeza por perceber que o jornalismo brasileiro, de tão infiltrado, se tornou braço edemaciado do petismo.

O ministro Flávio Dino deu azar. Logo após proclamar, alteando a voz. que “esse tempo da liberdade de expressão como um valor absoluto acabou no Brasil”, a Suprema Corte dos Estados Unidos, por 9 a 0, decidiu sobre duas pretensões que buscavam indenização por conteúdos publicados em plataformas. A decisão da Corte, manteve unanimemente o entendimento sobre a Seção 230: nos EUA as plataformas são isentas de responsabilidade sobre o que é postado pelos usuários. Lá, a liberdade de expressão persiste. Aqui, nos afirmam que ela é tolhida para a nossa proteção e nos livrar de todo mal, amém.

Quem respeita a si mesmo e se vê como titular de direitos inalienáveis, sabe o quanto é importante à democracia a crítica política. Quando repercutem sobre a sociedade, os atos dos poderes de Estado podem e devem estar sujeitos à crítica. A diversidade de opiniões é saudável e os donos da verdade que excluem a divergência cometem a primeira impostura. Para coibir excessos nada melhor do que uma justiça imparcial. Ao não ser assim, ela comete excessos.

Percival Puggina (78), membro da Academia Rio-Grandense de Letras, é arquiteto, empresário e escritor e titular do site Liberais e Conservadores (www.puggina.org), colunista de dezenas de jornais e sites no país. Autor de Crônicas contra o totalitarismo; Cuba, a tragédia da utopia; Pombas e Gaviões; A Tomada do Brasil. Integrante do grupo Pensar+.

 

 

 


Alexandre Carneiro Wendling -   28/05/2023 11:04:25

Democracia é muito mais do que votar a cada quatro anos. Democracia é uma forma do poder ser exercido. E a nossa forma sempre e continua sendo antidemocrática. Temos que construir uma Democracia do zero.

CARLOS EDISON DOMINGUESS -   27/05/2023 10:37:44

PUGGINA. Nada mais oportuna é, para nós e no momento que vivemos , uma reflexão a respeito do significado da semana Pentecostal. O Ressuscitado conversou com Maria Madalena, caminhou ao lado de dois apóstolos à Emaús e, no último encontro, antes da ascensão, ainda recebeu esta pergunta: "Senhor, é agora que vais restaurar o reino em Israel?" Na atualidade, parece que o brasileiro está preocupado com a medida do terreno onde mora e o contracheque da aposentadoria. Aos 86 anos mandei fazer um banner para levá-lo à praça: - SÓ O LEGISLATIVO PODE CASSAR UM DEPUTADO.- Assim esperamos a vinda do Paráclito. Carlos Edison Domingues

Leonco de Carvalho Bones -   25/05/2023 10:52:15

Ditadura covarde e criminosa do ptstf e luladrão.

Diva Castoldi -   24/05/2023 00:17:23

Obrigada por não desistir do nosso país!

Ademar Pazzini -   23/05/2023 20:16:25

Tenho a percepção de que vivemos em uma ditadura do sistema, ai incluídos executivo, judiciário, congresso, mídia (consórcio), e demais instituições de estado. Porquê tenho essa percepção? 1) temos presos políticos; 2) temos exilados políticos; 3) temos a censura disfarçada de inquérito das fake news; 4) temos medo de expressar nossos pensamentos e opiniões; etc.

Carlos JBLeite -   23/05/2023 15:48:22

Dez, com louvor!

Carlos Martins da Cunha. -   23/05/2023 15:22:23

Otimo texto Percival, não à censura. O lula é Ladrão e o Dino é Sauro.

AFONSO PIRES FARIA -   23/05/2023 10:24:16

Estamos ficando sufocados. Até quando o professor poderá se manifestar é uma grande dúvida. A frase do dino, (sim, em letras minúsculas mesmo), ditam de como as coisas andarão daqui para frente. Seremos vítimas do sistema, com certeza. Estou me esforçando para ir primeiro. Parabéns pela coragem professor.

Otalio Bordini Camargo -   23/05/2023 08:36:58

Fui dicionário sobre....dissesse...e...Te...no teu artigo entre outras palavras pq sou ainda índio missioneiro q maneja melhor arco e flecha

Pedro Amaro Ramos Machado -   23/05/2023 08:12:40

Bom dia, presado professor. É sempre muito BOM termos a graça da sua leitura. A verdade dos fatos anda muito ESCASSA! O risco de CASSADAS, muito abundante. Tempos difíceis para quem se criou ouvindo palavras de liberdade e tudo mais, claro, com RESPONSABILIDADE! Aos meus 72 anos, causa-me muita ESTRANHESA! Mas, continuo com fé. Ainda acredito que a FÉ REMOVE MONTANHAS! Um abraço a todos os brasileiros do BEM!

MARIA DA GLÓRIA FRITSCH NUNES -   23/05/2023 08:00:34

Bom dia, Puggina Quanta coisa não se fica sabendo,com este boicote a informação