• Percival Puggina
  • 20/04/2023
  • Compartilhe:

A verdade foi sepultada viva

 

Percival Puggina

         Sob sete palmos de terra e cinco anos de sigilo, a Verdade gemia dentro do caixão. A balbúrdia dos militantes nas tribunas, nos microfones, ante as câmeras, nas redações, abafava seus clamores. Parente próxima da Verdade, a Lógica corria de porta em porta e alertava nas esquinas e mesas de bar que ela sobrevivia; sufocada, mas viva. O governo gastava promessas, anunciava emendas, prometia recursos e cargos (a moeda oficial da compra de consciências em instituições enfermas) para que nenhuma comissão parlamentar de inquérito a fosse resgatar.

Era muito mais conveniente ao governo um inquérito que aplicou tornozeleiras e colocou atrás das grades mais de duas mil pessoas. Todas empacotadas com o rótulo de terroristas, ou vândalas, ou golpistas responsáveis por incitação ao crime e associação criminosa (vândalos reais e seus financiadores, se presos, estão no lugar certo).

Aos donos do poder vinha sendo bem mais confortável pespegar rótulos à oposição do que examinar os próprios meios de ação desde uma perspectiva moral. Ontem, a propósito, um jornalista da Jovem Pan retirou do baú da memória uma brilhante frase que o ex-senador José Serra usava para denunciar a conduta dos petistas no parlamento dizendo que batiam a carteira e saíam gritando “Pega ladrão!”.

Era muito, muito conveniente examinar aqueles vídeos, sepultá-los no ataúde da Verdade, mandar prender o secretário de segurança do Distrito Federal que estava em férias, destituir o governador do DF e convocar Bolsonaro para depor. Ao mesmo tempo, deixar solto o general Gonçalves Dias, sem sequer ouvir o Ministro da Justiça. Aos vídeos, diziam, impunha-se sigilo por uma questão de “segurança das próprias instalações de segurança do Palácio do Planalto”. Não entendo de segurança, mas reconheço uma hipocrisia.

O general Gonçalves Dias, também se soube ontem, foi Secretário de Segurança da Presidência da República nos dois mandatos anteriores de Lula e chefe da Coordenadoria de Segurança Institucional da ex-presidente Dilma Rousseff.

Com o que se sabe hoje, devo exclamar: Que inquérito, senhores! Que inquérito!

Aqui, desde esta pequena cápsula de trabalho a que chamo gabinete, penso no omisso senador mineiro Rodrigo Pacheco e nos enfeitados caciques partidários que com larga margem o reelegeram para presidir o Senado Federal. Talvez agora, que o chão se abriu sob seus pés e as vítimas dessa omissão caem no seu colo, o senador, enfim, se disponha à desagradável e inédita experiência de cumprir seu dever para com a nação.

A Lógica, sentada ao lado do túmulo da verdade, aguarda a CPMI e a exumação da parente sepultada viva.   

Percival Puggina (78), membro da Academia Rio-Grandense de Letras, é arquiteto, empresário e escritor e titular do site Liberais e Conservadores (www.puggina.org), colunista de dezenas de jornais e sites no país. Autor de Crônicas contra o totalitarismo; Cuba, a tragédia da utopia; Pombas e Gaviões; A Tomada do Brasil. Integrante do grupo Pensar+.

 


Carlos Antonio de Siqueira Alencar -   23/04/2023 19:52:30

Excelente, Professor, seus artigos são como um oásis. Muito certeira essa colocação: "o senador, enfim, se disponha à desagradável e inédita experiência de cumprir seu dever para com a nação." Parabéns

MILTON VICENTE DEMASI -   23/04/2023 00:05:05

Simplesmente PERFEITO.

Paulo Antônio Tïetê da Silva -   22/04/2023 15:48:43

Ganhará um prêmio quem provar que um agitador mascarado, foi preso, divulgado seu nome e o conteúdo de sua mochila. Desconfio que são agitadores e depredadores proficionais, utilizados largamente pela esquerda. Nas imagens de 8 de janero, em uma cena rápida, aparecem três ou quatro reunidos convrsando e logo separam-se.

Marizaura -   22/04/2023 14:11:35

Obrigada pelas excelentes matérias publicadas, para mim tem sido um aprendizado!!

Menelau Santos -   21/04/2023 16:35:58

Prezado Professor. A metáfora é perfeita. O mal que essas pessoas causaram e estão causando ao país é incomensurável.

Mwrcos Rossi -   21/04/2023 15:14:28

E a militância bradava "SEM ANISTIA"

Idalgo -   21/04/2023 14:59:54

Parabéns pela assertiva do texto. 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏

marisa Van de Putte -   21/04/2023 12:57:09

Primeiro gostaria de parabenizar o senhor Puggina por tao bem descrever as barbaridades que acontecem no nosso querido Brasil. Rezo sempre pelo senhor. Tambem devo acrescentar que a "criatura e seus asseclas" deram soco em faca de ponta e voltaram atras no que haviam esbravejado. Que sirva a licao.

Cristina Hilgert -   21/04/2023 12:31:18

Lamentavelmente, perfeito! O que mais me assusta, é ver gente comemorando comum, do povo, comemorando, pois mostra o quanto o sistema está infiltrado. Até 2018, achava que o Brasil tinha um século de atraso cultural. Agora acho que é bem mais. Vai dar trabalho, mas não podemos desistir.

AFONSO PIRES FARIA -   21/04/2023 12:16:49

Para quem achava que o Bolsonaro tinha um vice que não era totalmente fiel, este que aí esta é. E sim totalmente infiel. O tempo dirá quem foi o responsável pela divulgação dos vídeos.

Roberval Damasceno -   21/04/2023 12:13:23

Como sempre, brilhante! Abc

Oliveira -   21/04/2023 11:59:51

Se não fosse o débito falar sobre o petrodólar a CNN jamais jogaria a verdade no ar. Ele cuspiu no prato que comeu ao fazer as declarações na China contra o presidente que ajudou a se eleger.

Paulo Renato B. Ribeiro -   21/04/2023 11:51:00

Embora tenhamos conhecimento de que os planos de conquista e domínio mundial da Esquerda estão premeditado e plenamente em execução, após o apoderamento da Mídia Internacional via Satélites e Internet, cabe a nós, os que ainda perseveram. na Crença da Soberania das Nações, combater a incipiente derrota da humanidade pela manutenção dos Direitos Universais da Liga das Nações que combateu a Loucura da Tirania e da Escravidão proposta pelos Regimes de Dominação Racial e Colonização de Nações com fraco poder de se tornarem independêntes... Nosso País está cabalmente sendo controlado por Governos e Grupos Econômicos Estrangeiros que visam apropriarem se, além das grandes produtoras de alimentos, que já são quase doados para o Exterior, é latente a cobiça estrangeira pelas riquezas do subsolo, da. grande quantidade de Água Doce, e do grande potencial de Energia Elétrica para benefiaquecimento do Reso

Eloy Severo -   21/04/2023 10:56:44

Pura verdade. No dia 1º de janeiro/23. Eu estava tão desgostoso, que desabafei p/uma amiga e conterrânea que mora em Portugal. Meu País acabou. Eu que fui um jovem cheio de sonhos, quando do lançamento da Petrobrás por ex., tive o previlégio de assistir ao vivo uma palestra de Oswaldo Aranha, conterrâneo do Alegrete, dizendo vamos acabar c/o analfabetismo. Um abraço. Eloy

julio cesar da silva -   21/04/2023 10:54:49

maravilha, cuidado com a carteira, hahaah,Brasil não é para os fracos....

Luiz Carlos Wiltgen Tavares -   21/04/2023 10:11:44

Brilhante como sempre!

Antônio Ferreira -   21/04/2023 09:13:31

As pessoas ainda não entenderam o nível de proximidade entre o molusco e o G.Dias, este era o Chefe da Segunda Pessoal do presidente, todas as viagens e simples deslocamentos diários eram os dois juntos, no mesmo carro, avião ou barco, até férias ou folgas do presidente eram acompanhadas pelo chefe da segurança, nestes casos, autorizado a levar esposa. A promoção ao posto de general foi uma imposição do molusco ao então comandante do exército, general Albuquerque, foi realizada outra reunião do ACEx pra essa finalidade específica, caso contrário, o presidente não faria promoções regulares daquele momento, ou seja, por condições de merecimento normal ele não seria general, ao menos naquela hora, o relato acima é facilmente comprovado por matérias da época e conversando com oficiais do exército. Todo esse enredo pode ser aplicado exatamente no mesmo molde e contexto para o brigadeiro Joseli, hoje a frente do supremo tribunal militar. São os três amigos íntimos e de estreita relação. Ver agora a imprensa tentar dissociar essas amizades é ridículo. Cabe ainda ressaltar que no palácio do Planalto, piso térreo, tem uma estrutura aproximadamente com 200 metros quadrados de sala de imprensa, alí ficam os jornalistas autorizados a cobrir a presidência da República, os estagiários ficam na sala e os medalhões, andam livremente nos andares, corredores e nas ante salas de reuniões, sabendo, portando, a verdade diária e contando a mentira noturna.

MARIA DA GLÓRIA FRITSCH NUNES -   21/04/2023 08:17:56

O Lula achou que o Brasil que ele encontraria,seria o mesmo de seu antigo plantel,todos com viseira,sem questionar e acreditando em qualquer coisa,devemos a Bolsonaro esta abertura de olhos,pois desconfiavamos mas ninguém imaginaria a lambança,como é feita,nem os filmes de espionagem, americanos,imaginariam Abraços

felipe luiz ribeiro daiello -   21/04/2023 07:54:41

Às barricadas?

Flavio Mansur -   21/04/2023 00:31:08

A depender daquela dama de face monalisica nãoamosaçar...

Honório Dubal Moscato -   20/04/2023 17:02:17

Como sempre, cirúrgico e profundo. Muito obrigado pelo texto.

Angela -   20/04/2023 16:49:15

Parabéns, Puggina, que texto! Lavou a alma de patriotas que, inconformados com a traição militar e sob o beneplácito da Justiça, assistem o desmantelamento da nação por criminosos descondenados numa rapidez avassaladora.

Luiz R. Vilela -   20/04/2023 15:58:01

Tudo isso que começou a aparecer esta semana, só veio a tona após o "nosso presidente", abrir a boca e fazer discurso em total discrepância com o alinhamento ocidental. Disse que a guerra entre Rússia e Ucrânia, é culpa quase que exclusiva da Ucrânia, dando uma absolvição ampla e irrestrita ao ditador russo Putin. Falou também em relações comerciais entre Brasil e China, sem o uso de dólares. Ora, o mundo todo sabe que a maior fonte de renda dos americanos, é a sua moeda em circulação pelo mundo e que quem já se posicionou contra seu uso, foi de uma maneira ou outra, confrontado pelos americanos. Rapidinho o presidente brasileiro mudou sua opinião sobre a guerra, por força da pressão internacional, mas agora parece que vai ter aguentar a contrariedade do TIO SAM, pelo ataque a sua moeda. O que apareceu na CNN esta semana, já parece ser a reação.

NESTOR CARLOS ARNT -   20/04/2023 13:47:26

Como sempre, seu texto está maravilhoso, na medida em que aponta a hipocrisia reinante no País. Continue sendo esta voz de resistência democrática, dando esperança ao povo do bem! Obrigado!