• Percival Puggina
  • 29/05/2016
  • Compartilhe:

A VERDADE É EXIGENTE


Explicar a um europeu, por exemplo, o que está acontecendo no Brasil é tarefa quase impossível. Imagine a dificuldade de passar a lista de informações abaixo para um sujeito que esteja sentado ao seu lado no aeroporto e que demonstre curiosidade sobre a situação nacional.

1) O Partido dos Trabalhadores, entre sua fundação e a posse de Lula em 2003, foi recordista mundial de pedidos de impeachment contra governantes aos quais se opôs.

2) O referido partido venceu três eleições presidenciais (duas com Lula e uma com Dilma) e, apesar das constantes denúncias de corrupção, não foi alvo de qualquer procedimento dessa natureza. Tal fato derruba a tese de que “a oposição não sabe perder” e mostra o contrário: ela deixou de cumprir seu papel.

3) O atual processo de acusação à presidente começou a ser discutido nas manifestações de rua e nas redes sociais somente após a quarta vitória petista, porque alcançada em escandaloso estelionato eleitoral.

4) A presidente Dilma, para vencer a eleição de 2014, ocultou a situação nacional, incorreu em crime de responsabilidade, ampliou o gasto público, criou indecente déficit, derrubou a confiança externa no país, duplicou o desemprego, ampliou a inflação e produziu assustadora recessão.

5) A Operação Lava-Jato e uma série de outras expuseram à nação a existência de imensa organização criminosa atuando no seio do governo e em empresas estatais.

6) O procurador-geral da República, indicado à elevada função pela própria presidente Dilma, usou a mesma expressão – “organização criminosa” – para se referir aos altos escalões empresariais e políticos em que se enquadra a multidão de envolvidos nos atos de corrupção que estão sendo investigados.

7) A presidente teve amplo direito de defesa em todas as fases do processo. E os crimes de responsabilidade foram: a) apontados unanimemente pelo TCU; b) identificados na comissão especial da Câmara; c) admitidos como tal por quase 75% dos deputados federais; e d) reconhecidos por ampla maioria da comissão especial do Senado e por dois terços dos senadores. Foi essa mais recente decisão que, na forma da Constituição, segundo rito determinado pelo STF, afastou a presidente em caráter provisório, dando posse a seu vice.

8) Inicia-se, agora, o julgamento propriamente dito, conduzido pelo presidente do Supremo (um dos indicados de Lula). Esta etapa pode se prolongar por até seis meses. Se o processo durar mais do que isso, ou se, ocorrendo o julgamento, Dilma for considerada inocente por mais de 27 dos 81 senadores, ela retorna ao cargo. Dito isso, pode-se então perguntar: de que golpe a presidente afastada e seus parceiros falam?

Eis aí, caros leitores, um exemplo bem atual e local de uma das muitas complexidades do discurso político. A verdade sempre exige reta intenção, boa informação e empenho da mente à luz da razão. Já para propagar falsidade, basta escrever num cartaz que “há um golpe de Estado no Brasil” e solicitar aos camaradas que repitam isso mundo afora. E a verdade, quem a reproduz? Quantos a querem afirmar? Quantos a querem ouvir?
 

(Por contrato com ZH, o restante deste artigo deve ser lido no site do jornal, por assinantes)


Odilon Rocha -   30/05/2016 20:56:38

Prezado Professor Sim, a verdade é exigente. Nós sabemos disso. Quem venera a mentira por método ideológico, para a manutenção de poder, desconhece a verdade como exigência. Creio mesmo que nem saiba o que é conviver com a verdade. Abraço

sanseverina -   30/05/2016 15:52:40

Artigo imperdível de Gustavo Franco, ex-presidente do Banco Central e um dos pais do Plano Real (governo FHC), publicado no Estadão hoje e reproduzido no blog do Augusto Nunes, sobre a catástrofe econômica e fiscal que Temer herdou da Anta Encostada e do PT. Economia não é a minha área, mas qualquer leigo entende o que é torrar um superávit de 190 bilhões e ainda cavar um déficit de mais de 170 bilhões. Pergunto: além das despesas obrigatórias do governo com o pagamento do funcionalismo, das obras em andamento, do desenvolvimento dos projetos, inclusive os sociais - menina-dos-olhos do populismo - para onde é que foi o grosso destes 360 bilhões??? Haja Lava Jato com GPS, Wase, etc., para farejar o caminho e encontrar os esconderijos dessa inimaginável grana toda! HERANÇA MALDITA E MACABRA É ISTO AÍ.

Genaro Faria -   30/05/2016 14:13:00

Mais difícil que defender o "Golpe Parlamentar" e a "Ditadura do Judiciário" seria converter um militante petista ou devoto da Teologia da Libertação à razão. Ou ensinar a eles a diferença entre um predador e sua presa. Entre o lobo e o cordeiro. Eles são incapazes de contemplar as estrelas sob as luzes da ribalta que o marxismo acendeu acima de suas cabeças. Luzes que projetam apenas as sombras do ser humano fora da caverna ideológica que lhes foi preparada. Que ninguém se anime a enfrentar tal desafio. Melhor seria que ele fosse obrigado a ensinar japonês em braile. A falsa vestal do PT - deusa mitológica do marketing pilantra - quis entrar na História raspando as pernas para cair na vida.

Joao -   30/05/2016 05:25:00

TAGS PETISTAS. Eis: PT e Lavagem Cerebral; ilusionismo; arrogância; vigilância ideológica; guerrilha virtual; "robozinhos"; blogs petistas; denegação; Publicidade Petista; gravame; Seita Política; astúcia; mitomania; PT pratica Lavagem Cerebral; frase-feita; Ersatzbrot; PT e a mídia; inverdade; grosseria; autoritarismo petista; mediocrização; narrativa fantasiosa; inflexibilidade; enfermidade epidêmica; recusa; Ideologia Digital Petista; Ideologia Digital do PT; obnubilação; coercitividade; embuste; ardil; gosto do poder; campanhas ardilosas; Partido dos Trabalhadores; inculto; peças publicitárias do PT; isenção passiva; Mobilização de Ambientes Virtuais pelo PT; obstinação; rigidez; blogs de inclinação petista; falta de aderência com a realidade; estratagema; retórica Petista; Propaganda; tramóia; ponto-cego; blogs financiados pelo Estado; picaretagem do PT; agnosia visual; Hegemonia petista; campanha de velhaco; fome de Poder; trapacice; enceguecimento; força coerciva mental; subterfúgio; patrulhamento; bloguista comprado Paulo Nogueira; adestramento; Ideologia Petista; turvação; truculência; clichê; chavão; bordão; lugar-comum; uso da máquina pública; Lulopetismo; imagem estereotipada; pseudo-intelectual; negação; aparelhamento do Estado pelo PT; cegueira ambiental; mediocridade; Ersatzkaffee; marketing Petista; APARELHAMENTO IDEOLÓGICO; identificação com a comunicação de massas; 'Brasil pra inglês ver'; 'A Copa das Copas'; Autoritarismo; "Danoninho vale por um bifinho"; POPULISMO; amestrar; Coca-Cola da mais vida; pseudo-esquerda.

Ismael de Oliveira Façanha -   29/05/2016 21:12:07

"Golpe", "Estelionato eleitoral", "Redes sociais", "Movimentos Sociais", "Manifestações de rua", são chavões, bordões, palavras talismã, de significado difuso e confuso, que infestam a semântica da política no Brasil de hoje. Servem para encobrir a realidade, e não para revelar.