• Percival Puggina
  • 18/09/2023
  • Compartilhe:

A peregrinação de Lula

 

Percival Puggina

 

        O que Havana simboliza para Lula é muito semelhante ao que a Terra Santa representa para os cristãos. Tais destinos são peregrinações, coisas de devoção. Nos séculos XI e XII, os cristãos promoveram sucessivas cruzadas para libertar Jerusalém do domínio sarraceno. O solitário apoio ao regime cubano significa algo semelhante: proteção do sagrado comunismo frente a permanente ameaça capitalista. A conta é paga pelos trabalhadores e pagadores de impostos brasileiros.

Como temos um presidente itinerante, que não esquenta lugar, verdadeiro papa-léguas em lua de mel, lá foi Lula a Havana encontrar-se com seu passado quando, em 2009, pelas barbas do profeta Fidel, decidiu regalar-lhe um porto zero quilômetro, da grife Odebrecht.

A fé política é um desastre quando substitui a fé em Deus. Nessa condição missionária, Lula (e os governos de esquerda) sempre ofereceram e continuarão oferecendo incondicional proteção diplomática a seus irmãos de fé política. O Brasil esquerdista, por exemplo, desaprova quaisquer manifestações de colegiados internacionais em relação às violações de direitos humanos sempre em curso naquele legendário país. O Brasil esquerdista faz negócios que desagradam os brasileiros, mas são festejados entre os beneficiados como uma alvorada sobre as ruinas do apocalipse.

Só os fiéis dessa igrejinha política não sabiam que o empréstimo para construção do Porto de Mariel seria pendurado num prego. O país não tem dólares para pagar. Sua balança comercial é permanentemente deficitária. Para cada três ou quatro dólares que importa, exporta um dólar. Na excelente instalação paga pelo Brasil, a maior obra de infraestrutura em Cuba, quase não há o que exportar. Metade da área está vazia.

Enquanto Cuba for um país comunista, inimigo dos Estados Unidos, será visto pelos norte-americanos exatamente conforme seus dirigentes políticos afirmam de si mesmos ao longo de 63 anos, em todas as suas manifestações. É conversa fiada afirmar que Cuba voltaria a ser a Pérola do Caribe, como efetivamente era no começo do século passado, se acabasse o bloqueio. Que bloqueio é esse que não impediu o Brasil de levar um porto inteiro para lá? Bloqueio que não impede Cuba de importar da China, Espanha, Rússia, Brasil, México, Itália e Estados Unidos (sim, os próprios EUA são o 7º país que mais exporta para lá). O problema é que, com medo de calote, alguns só vendem mediante pagamento à vista e nenhum investidor sensato vai colocar dinheiro naquele formato de Estado.

O governo Lula assinou um contrato que previa, na falta de meios, ser ressarcido em charutos. Ou seja, Lula II sabia o que estava fazendo em 2009, mas delirou com a ideia de criar, na Cuba comunista, um porto fervilhante de oportunidades e negócios que, impenitentes, só aparecem em regimes econômicos capitalistas.

O estado cubano e seu regime são uma lição ao mundo. As elites comunistas preferem seu povo enfrentando desnecessárias privações a reconhecer os próprios erros. Passadas seis décadas, esse discurso que inculpa os EUA não tem um fiapo que o mantenha no ar. Em 2019, o parlamento da Ilha aprovou uma nova Constituição (produto da experiência de 60 anos!) cujo artigo 5º acaba com o futuro da Castro&Castro Cia Ltda, cujo CEO, hoje é o senhor Díaz-Canel.

O Partido Comunista de Cuba, único, martiano, fidelista e marxista-leninista, a vanguarda organizada da nação cubana, sustentada em seu caráter democrático e em sua permanente ligação com o povo, é a força motriz dirigente superior da sociedade e do Estado.

Sabe quando um país assim pagará ao Brasil os US$ 261 milhões que deve? Vai um charuto aí, leitor?

Percival Puggina (78) é arquiteto, empresário, escritor, titular do site Liberais e Conservadores (www.puggina.org, colunista de dezenas de jornais e sites no país.. Autor de Crônicas contra o totalitarismo; Cuba, a tragédia da utopia; Pombas e Gaviões; A Tomada do Brasil. Integrante do grupo Pensar+. Membro da Academia Rio-Grandense de Letras.


Paulo Antônio Tïetê da Silva -   20/09/2023 19:38:20

Penso que até os vinte e cinco anos, todo o jovem é ativista, revolucionário, marxista, trotskista, carbonário, incendiário e etc. Entre vinte e cinco e quarenta, pode ser socialista. Daí em diante, só continuarão na esquerda os fracassados e recalcados, que sempre acham que a realização e sucesso dos outros, não foi por seus méritos, mas sim porque roubaram, aproveitaram-se ou foram ajudados por padrinhos. Pensam que seus fracassos, foram devidos ao não reconhecimento de sua capacidade, por inveja e perseguições.Também, aqueles que sempre julgam-se merecedores de reconhecimentos globais, como serem merecedores do Prêmio Nobel da Paz...

João Cleucio -   19/09/2023 21:38:51

Lula é um imbecil. Um indivíduo sem nenhuma referência moral, ética e de família. Ele parece que desconhece que no Brasil se fala o Português e não o espanhol rioplatense, venezuelano ou cubano. Ele é traidor da pátria pois idolatra Simón Bolivar e Fidel Castro heróis forasteiros em detrimento de heróis nacionais com Caxias, Osório e tantos outros que desenharam nosso imenso País na base da ponta da lança. Um sujeito desprezível!

DANÚBIO EDON FRANCO -   19/09/2023 18:05:53

Estamos apenas no início do desastre. Há quem diga (jornalista, evidentemente) que as viagens de Lula são benéficas ao Brasil. Quais são os benefícios? as fantasiosas propostas de paz para os países em guerra, ? os reclamos de poluição ambiental que as grandes nações industrializadas continuam a fazê-lo (em que China, parceira master do Brasil atual, é uma das maiores poluidoras), ? pretender uma vaga no Conselho de Segurança da ONU? Lula é megalomaníaco; não percebe o quanto é ridículo e o quanto isso é prejudicial à imagem do Brasil. Sua figura na política internacional é a mesma de um cachorro de vila, avançando e latindo para o veículos que por ali passam - ninguém dá bola.

Decio Antonio Damin -   19/09/2023 15:45:20

Muito bem colocado... Concordo...!

Eustaquio Ferreira -   19/09/2023 11:04:04

Lula deveria ser condenado a pena máxima, já que não temos pena de morte, por lesa pátria.....

Gerson Carvalho Novaes -   19/09/2023 09:05:34

Exército Brasileiro, ‘O Grande Mudo’, Magnífica Instituição Com Quase 400 Anos De História.

Constatação -   19/09/2023 08:56:37

As imagens mostram que Lula conseguiu uma façanha julgada impossível: ser menos popular em Cuba do que o falecido Fidel.

Elizabeth -   19/09/2023 07:41:57

Não pagará e corremos o risco de pagar ainda mais.

Menelau Santos -   18/09/2023 22:40:19

O Brasil possui leis até para impedir você de podar a árvore defronte à sua casa. O Código Civil Brasileiro tem mecanismos para proteger um cônjuge se o outro quiser transmitir parte do patrimônio para terceiros sem consentimento (outorga uxória). Será que não existe uma lei impedindo um presidente relapso a dar o patrimônio do país para outro sem autorização do parlamento?