• Percival Puggina
  • 18/07/2022
  • Compartilhe:

A Pátria em semanas decisivas

Percival Puggina

 

Todo dia estou aprendendo. Os espaços de informação que mais frequento ficam fora do circuito onde opera o consórcio dos grandes meios de comunicação.

Para exemplificar, nesse espaço modesto, cívico e abnegado, encantou-me a sabedoria de uma frase do eng. Roberto Motta: “Uma sociedade que não consegue condenar moralmente seus criminosos jamais conseguirá condená-los judicialmente”. Ao contrário do que afirmam os bandidólatras, a turma do desaprisionamento e os ideólogos do pandemônio, nosso problema não é de presos em excesso. O que temos é verdadeira multidão de bandidos soltos a infernizar nossa vida de mil e uma formas.

Em novo exemplo de sabedoria numas poucas linhas, um leitor comentou-me ontem: “Os apoiadores de Bolsonaro não se apropriaram da bandeira do Brasil, apenas veem nele um exemplo do amor à Pátria”. Com efeito, esse sempre foi um sentimento estranho para alguns. Refiro-me, especialmente, a quem se alegra quando nosso jornalismo compromete a reputação do país e quando personagens de nossa cena política e do ambiente jurídico viajam ao exterior para fazer exatamente a mesma coisa.

Aproveitemos as semanas vindouras para refletir sobre o que os maus brasileiros estão fazendo com nossa gente. Eles não podem continuar transformando o Brasil numa casa de tolerância, desavergonhada como nunca se viu igual. Uma casa de tolerância que aplaude o gangsterismo político, que neutraliza a democracia, que levou ao requinte a impunidade nos altos andares da República e que confere poder ao banditismo deslavado. Uma casa de tolerância onde dinheiro e votos são contados como se fossem a mesma coisa.

Já não lhes basta a própria corrupção. Dedicam-se, há bom tempo, à tarefa de corromper, aos milhões, nossa juventude, porque são milhões e milhões que não se revoltam, mas apoiam, aplaudem e se declaram devotos.

Não é apenas no plano da política que a nação vai sendo abusada e corrompida. Dividiram a sociedade entre devedores e credores. As aspirações individuais e as perspectivas de vida são as novas vítimas desse caos. Adoeceram a consciência nacional. À medida que Deus vai sendo expulso, à base de interditos judiciais e galhofas sociais, instala-se, no Brasil, a soberania do outro.

Percival Puggina (77), membro da Academia Rio-Grandense de Letras, é arquiteto, empresário e escritor e titular do site Liberais e Conservadores (www.puggina.org), colunista de dezenas de jornais e sites no país. Autor de Crônicas contra o totalitarismo; Cuba, a tragédia da utopia; Pombas e Gaviões; A Tomada do Brasil. Integrante do grupo Pensar+.

 

 


Alcemar de Godoi -   25/07/2022 10:35:40

Querido mestre! Assim o considero, pelos excelentes conteúdos. Num país onde as pessoas tem uma educação péssima e pessoas morrendo por falta de assistência, enquanto destinamos bilhões para políticos fazer campanha, pra se elegerem e após nos roubarem, não vejo muita saída enquanto não houver uma ampla e linear reforma política pra corrigir todas essas incoerências. É inaceitável termos um parlamento e um judiciário mais caro e mais incompetente do planeta. Me revolta todos os dias ao acompanhar as barbáries.

VLADIMIR DUARTE DIAS -   25/07/2022 09:28:31

Parabéns ao filósofo Puggina pela lucidez de seus comentários.

José Rui Sandim Benites -   21/07/2022 07:54:00

Meu nobre e ilustre Mestre Puggina. Parte da sociedade enferma. Não tem consciência que estes governos passados deixaram uma herança de 50% do orçamento federal para pagar juros, 20% para previdência, 4% para saúde, 2% educação, 1% para segurança, aproximadamente. Somos reféns do capital financeiro. E eles querem a volta de governos passados que nos deixaram nesta situação. Mas a ganância ê tanta que querem mais e mais. Infelizmente, não há moral e nem ética. O que vale somente a força do capital. Mas nós meros mortais, estamos lutando pela família, propriedade e liberdade. Contra a tirania, ignorância e preconceito. Mostramos a nossa inconformidade. Não vão nos intimidar. Busque a verdade é está se revelará.

CELSO JÂNIO MOSKORZ -   20/07/2022 16:41:48

E muitos ainda acham engraçado o jeitinho brasileiro.

Joel Robinson -   20/07/2022 11:49:21

Insatisfeitos com o ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira, militares do Alto Comando do Exército entraram em contato com ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) para informar que não endossam as tentativas de desacreditar as urnas eletrônicas. Ataques às urnas têm partido do presidente Jair Bolsonaro e encontrado eco na postura de Nogueira à frente do ministério. O próprio Bolsonaro já disse que não tem provas, suas acusações já foram desmentidas, mas ele mantém a estratégia de tentar desacreditar as urnas e o sistema eleitoral. Segundo militares da ativa, Bolsonaro ultrapassou todos os limites ao reunir embaixadores sediados em Brasília para fazer ataques contra ministros do STF e contra o processo que rege as eleições do país, na segunda-feira (18). Na avaliação desses militares, o encontro serviu para desgastar ainda mais a imagem do Brasil no exterior.

Luiz R. Vilela -   19/07/2022 11:00:22

Pois é! Quando se perde a fé, vai-se viver do que? Não é a fé que nos salva? Também não é a fé que remove montanhas? Assim vivemos nós, não mais sabemos em quem acreditar, quando pregam que as urnas eletrônicas são indevassáveis, porém não aceitam que se tornem as eleições claras e com cheiro de limpeza. Pensa-se, o que querem esconder? Afinal não gritam a plenos pulmões que ninguém atentará contra a democracia brasileira? Mas eleições com resultados duvidosos faz parte do jogo democrático? Quando libertam um encarcerado, e o permitem disputar a presidência da república, e dão sinais claros que o querem no palácio, estão agindo para o aprimoramento do regime democrático? fazem-nos pensar que estamos sem sintonia, porque esta não é a democracia dos antigos gregos, mas quem sabe aquelas da república democrática alemão, a democracia soviética, coreana , ou até mesmo a cubana. Anda parecendo que querem nos empurrar goela abaixo um sistema de governo que não funcionou em nenhum lugar do mundo, e que já anda infelicitando também as nossas vizinhanças. Quanto aos vendilhões da pátria, deles só se pode esperar isso mesmo, arrecadar todo o dinheiro possível e manda-lo para os paraísos fiscais, porque patriotismo não tem, só a ganância pelo dinheiro que deixarão sobre a terra, quando forem para debaixo dela. O têmpora, o mores!

IGNÁCIO JOSÉ DE ARAUJO MAHFUZ -   18/07/2022 21:30:24

Mestre Percival Puggina, Mui Caro. Realmente, a bandidagem esquerdopata insiste em querer transformar o nosso Brasil em um puteiro da pior categoria...

Saulo Santos -   18/07/2022 19:58:41

"Triste é ver tantos jovens subvertidos a uma massa de manobra, que sequer enxerga sua própria falência! Desavergonhadamente, acreditam que o mundo sem família, gênero e respeito à vida, é o melhor futuro!

Decio Antônio Damin médico -   18/07/2022 19:39:00

Gostaria de acreditar, como tu acreditas....! É bom ter o quê defender...! Escolher entre o bandido e o inconsequente será uma missão difícil, inacreditável! Se não aparecer a tal "terceira via", não ideal, apenas aceitável, só me restará cumprimentar àqueles que acreditam e torcer para que estejam certos!!!